No ano passado, tive uma oportunidade incrível de viajar para os EUA por três semanas e meia apenas para tirar fotos. Minha viagem foi patrocinada por uma mulher incrível, o que me estimulou a tentar conseguir outros patrocinadores para minha fotografia. Quando você está viajando, não pode levar tudo com você, então conseguir uma lente que pudesse lidar com muitas das cenas que eu queria filmar foi muito útil. Ser capaz de ir a partir de uma visão grande angular e, em seguida, aumentar o zoom, seria uma ótima lente para viajar, eu esperava.
Lente Tamron 28-300mm – imagem cortesia da Tamron para montagens Canon, Sony e Nikon.
Eu tinha lido sobre a lente Tamron 28-300mm e como ela era boa para viajar. Decidi entrar em contato com a Tamron Austrália para ver se eles me emprestariam a 28-300mm para minha viagem, e eles o fizeram. É uma lente full frame e, se você tiver um sensor recortado, lembre-se de que não poderá obter 28 mm (mais parecido com 42 mm) e que será muito maior que 300 mm (semelhante a 450 mm).
Golden Gate Bridge com bandeira dos EUA, tirada através de uma janela de carro. Distância focal 65mm
Tamanho físico
A primeira coisa que notei quando abri a caixa foi o tamanho. Para uma lente com um comprimento de zoom tão grande, é bem pequeno. Também não é uma lente pesada. Imediatamente parecia a lente perfeita para carregar, isso não contribuiria para quebrar minhas costas.
Ele se encaixa perfeitamente em qualquer bolsa de câmera, devido ao seu tamanho compacto. A bolsa que usei na minha viagem era bem pequena e fácil de arrumar. O peso leve significava que eu não precisava me preocupar em deixar minha bolsa mais pesada. Imagine como suas costas se sentiriam se você tivesse que carregar um monte de outras lentes para cobrir esse alcance!
Parte do antigo prédio da cidade fantasma em Bodie, CA, distância focal 122mm.
Versatilidade
Ao viajar nem sempre é possível chegar perto de lugares para obter os melhores ângulos, e ter uma lente que permita tirar fotos quando estiver perto ou longe é uma vantagem. Você pode tirar uma imagem de um edifício e obter a maior parte dela, depois aumentar o zoom para obter alguns detalhes também.
As imagens a seguir do Flatiron Building em Nova York mostram como você pode tirar uma foto de todo o prédio e, em seguida, um close de alguns detalhes usando a lente 28-300mm.
O Flatiron Building em Nova York, distância focal 28mm. | Detalhe do Flatiron Building, distância focal 300mm. |
Há também a vantagem de não precisar trocar constantemente sua lente. Se estiver ocupado ou lotado, você não precisará parar, pegue outra lente e troque-a. Esta lente compacta é ótima para a maioria das situações.
Uma abelha em uma flor, tirada em 300mm.
Compromissos
Com qualquer lente que tenha esse tipo de faixa de distância focal, você terá que se comprometer em algum lugar.
Nitidez
Quando você tira fotos em 300 mm, as imagens não são tão nítidas quanto em 150 mm. Este é um problema comum com a maioria das lentes, e mais ainda com as que têm comprimentos maiores, como a Tamron 28-300mm.
Lente mais lenta
Uma lente é julgada pelo tamanho da maior abertura. Uma lente rápida tem uma grande abertura de f/2.8 ou, como é o caso de algumas lentes prime, talvez f/1.4. A maior abertura significa que, quando há pouca luz, você pode obter uma velocidade de obturador mais rápida, o que a torna uma lente mais rápida.
Esta lente Tamron 28-300mm tem uma faixa de abertura de f/3.5 – 6.3, o que se traduz em ser capaz de ter a abertura mais rápida de f3.5 a 28mm, mas quando você diminui o zoom para 300mm, a mais rápida (mais ampla) que você pode obter é apenas f/6.3. Na maioria das vezes não é um problema, e só se torna um quando a luz está baixa ou ao fotografar em ambientes fechados. O compromisso é que, quando essas condições surgem, você precisa configurar seu ISO, o que introduz ruído em suas imagens ou, em termos antigos, granulação.
Vinheta ao diminuir o zoom
Uma das coisas que encontrei foi que havia algumas vinhetas quando a lente foi ampliada para 300 mm. Fiquei um pouco irritado inicialmente, mas quando me deram a oportunidade de experimentar a Nikon 28-300mm, notei que fazia o mesmo. É apenas uma das desvantagens de trabalhar com lentes como essas.
Uma vista do horizonte de Nova York da balsa de Staten Island. Distância focal 300mm,
Os outros fatores
Peso
A lente pesa pouco mais de meio quilo ou 19 onças. Compare com a lente Nikon, que é de 800 gramas ou 28,2 onças. Como dito anteriormente, é uma lente bastante leve e fácil de transportar e armazenar.
Uma das muitas montanhas em Yosemite, distância focal 28mm.
Preço
A lente custa em torno de US$ 850, o que a torna um bom preço pela versatilidade que você obtém. Isso a torna uma lente acessível e uma opção muito boa para um iniciante que deseja encontrar uma lente que se adapte a praticamente qualquer situação ou ocasião.
Em conclusão
Esta era uma lente perfeita para viajar. Achei tão versátil, e pra falar a verdade, enquanto eu pegava algumas outras lentes, essa estava na minha câmera 80% do tempo. eu não queria tirar. Foi muito triste quando a lente teve que ser devolvida à Tamron, sei que quando conseguir juntar o dinheiro, será a próxima lente do meu kit.
Selo no Calçadão de Santa Cruz. Distância focal 135mm.