Em 2001, depois de muitos anos como fotógrafo de filmes, comprei minha primeira câmera digital. Era uma Nikon Coolpix 995, e ainda me lembro de como fiquei animada quando abri a caixa e tirei minhas primeiras fotos com ela. Fiquei realmente impressionado com o que esses três megapixels foram capazes de fazer. Desde então, segui o caminho digital e nunca mais olhei para trás.
Cuidei muito bem dessa câmera, comprei todos os acessórios e adaptadores de lente para ela e a levei para todos os lugares comigo. Por um tempo foi meu animal de estimação ou câmera de jogo.
Nikon Coolpix 995 – por Chung Chu
Lembro-me da sensação de me apaixonar novamente pela fotografia e acredito que algumas das melhores fotos do meu portfólio foram feitas com essa câmera.
Avanços em tecnologia
Depois disso, as primeiras DSLRs de resolução decente chegaram ao mercado, e decidi investir em uma para acompanhar a demanda do mercado de fotografia profissional. Minha Coolpix começou a ser usada cada vez menos, em pouco tempo aqueles três megapixels eram simplesmente ridículos em comparação com o que as DSLRs podiam fazer, e minha câmera de reprodução ficou guardada na parte de trás do meu armário de equipamentos, para nunca mais ser usada.
Eu tive muitas câmeras compactas depois disso, mas nenhuma delas substituiu minha câmera de reprodução, o fato é que cada vez que eu baixava as fotos e as olhava na tela do computador, todas elas pareciam ter uma qualidade muito ruim em comparação com os arquivos que eu estava recebendo com minhas DSLRs. Infelizmente eu tinha me tornado um pixel peeper.
Mais uma tentativa de ter uma câmera de jogo
Recentemente minha esposa me comprou uma Canon EOS-M como presente, que foi a primeira tentativa da Canon no mercado mirrorless. Bem, se você gosta de equipamentos fotográficos, provavelmente sabe que esta câmera foi o maior fracasso no mercado da história recente das câmeras digitais. Além de ter problemas de foco muito ruins, não havia concorrência para o que outras marcas já haviam lançado, ou seja, minha esposa conseguiu comprar o kit por cerca de US $ 300, pois todo mundo estava despejando seu estoque.
Eu nunca teria comprado esta câmera, mas foi um presente, então decidi experimentá-la.
Abri a caixa e me lembrei da minha querida Coolpix 995. A EOS-M é uma câmera muito bonita, com um ótimo design, e o fato de não ser uma câmera compacta simples me deixou muito mais interessado nela . As fotos de teste que fiz após uma atualização de firmware corrigiram alguns problemas de foco, me levaram de volta a esse sentimento amoroso novamente.
Aquelas eram ótimas imagens, e o pixel peeper dentro de mim estava feliz com a qualidade da imagem quando eu as olhava na tela do computador. O fato de todo mundo estar considerando essa câmera como o patinho feio da Canon, me fez amá-la ainda mais, pois ela tinha algum tipo de atitude “desajustada” entre todas as outras câmeras mirrorless por aí.
Por que ter uma câmera de jogo?
Logo eu estava comprando acessórios e levando para todos os lugares comigo. Finalmente eu tinha uma nova câmera de jogo – o objetivo é tê-la e usá-la o tempo todo! Um aperto e um descanso para o polegar foram as primeiras coisas óbvias a comprar, já que a câmera parecia tão pequena em minhas mãos e me dava a sensação de que ia deixá-la cair toda vez que fotografava.
Uma lupa de LCD adicionada ajuda a bloquear a luz ambiente no LCD e me deu uma melhor noção da exposição e do foco.
O fato de não custar muito dinheiro, me deixou confortável usando esta câmera em situações em que eu nunca usaria minhas DSLRs caras, como debaixo d'água com uma bolsa protetora barata.
Não havia limites para o que eu poderia fazer com essa câmera, e mesmo quando eu tinha muito trabalho comercial, me esforçava para encontrar algum tempo para voltar aos meus projetos pessoais de fotografia.
Devo dizer que meu recurso favorito nesta câmera é o fato de que ela é capaz de usar não apenas as lentes dedicadas da série EF-M que a Canon lançou com ela, mas com um adaptador especial também é capaz de usar EF ou EF-S lentes também, mantendo todos os recursos automáticos.
Ao longo de todos esses anos como usuário de DSLRs da Canon, colecionei alguns vidros L sérios ao longo do caminho, então o fato de poder usar todas essas lentes neste minúsculo corpo sem espelho foi uma grande vantagem no meu livro. Devo admitir, porém, que parece um pouco ridículo ver esta câmera junto com uma lente da série L, mas o fato é que funciona.
Tente coisas novas e malucas
Até me empolguei experimentando uma combinação maluca de extensor com minha EF 70-200 2.8L juntamente com o extensor Canon 2x e o Kenko 2x Teleplus Pro 300, dando-me uma capacidade de telefoto para fotos da vida selvagem.
200 mm X (fator de corte APS-C 1,6) X (Extensor Canon 2x) X (conversor Kenko 2x) =equivalente a 1280 mm.
Essa capacidade de telefoto também me levou à fotografia da lua, pois é a distância focal perfeita para capturar ótimas fotos da janela do meu quarto.
Outra grande coisa é que você pode até ir além das lentes EF. Com adaptadores de terceiros, você pode fazer o corpo da câmera funcionar com praticamente qualquer lente que desejar, mesmo que perca a capacidade de foco automático. Para mim é ótimo voltar a usar lentes antigas que esqueci totalmente que tinha, como essa M42 50mm f/2.8 Carl Zeiss Jena Tessar que tem uma qualidade de imagem realmente fantástica, e me faz voltar a quando eu era criança usando minha antiga Pentax com uma tela de focagem de prisma dividido.
Resumo
Portanto, a conclusão é que, embora esta câmera tenha sido lançada em 2012 e a EOS-M2 e a EOS-M3 tenham sido lançadas depois disso, ainda me divirto muito com ela e não sinto necessidade de atualizar para um modelo mais novo .
Acho que me sinto muito livre para experimentar esta câmera sem me preocupar em danificá-la ou me incomodar em carregá-la. Para mim, isso é o que significa uma câmera para animais de estimação, independentemente da marca, modelo ou tipo de câmera.
Fotografia é tirar fotos, e a melhor câmera é aquela com a qual você se sente mais confortável, para o que você quer fotografar.
Você tem uma câmera de jogo? Um que você leva com você para todos os lugares, um que você não se preocupa em perder ou danificar? Você sente que é mais criativo com ela do que sua câmera normal? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.