Bridge Camera é um nome geral para câmeras digitais que possuem algum grau de controle manual, uma lente de zoom de longo alcance e um visor – mas geralmente não são lentes intercambiáveis. Eles estão em algum lugar entre uma câmera de apontar e disparar e uma DSLR completa.
Entre essas três propriedades compartilhadas, existem muitos modelos para escolher. Use as informações a seguir para decidir se há espaço para uma em seu kit ou se é uma boa primeira câmera para entrar no mundo da fotografia.
Como tudo começou?
Nos primeiros dias do segundo milênio, uma câmera digital era um point and shoot com muito poucos controles e divertido de usar para o fotógrafo amador, ou era uma SLR digital pesada e volumosa com um preço muito além do alcance da média. fotógrafo (veja abaixo). Então havia espaço para um novo tipo, a câmera ponte com controles manuais, uma lente zoom longa não intercambiável e uma quantidade razoável de opções. Para muitos fotógrafos, a câmera bridge era uma opção segura, conectando o velho mundo do filme e o futuro mundo da fotografia digital, daí o nome – bridge.
Uma DSLR de 2MP do ano 2000, o preço era de US$ 10.000.
Pegue um pequeno sensor de imagem, coloque-o atrás de uma lente de zoom longo, em um corpo que se parece com uma câmera SLR, com todos os controles e dispositivos manuais, substitua o complicado sistema de visor SLR por um pequeno LCD - e você criou um câmera que é um compromisso entre preço, tamanho e qualidade de imagem – a câmera ponte. Uma câmera que é mais do que especificações e qualidade de imagem, uma câmera que traz a experiência da fotografia digital para não profissionais.
A era de ouro das câmeras de ponte durou pouco e parecia que elas desapareceram assim que as DSLRs acessíveis chegaram às lojas. Isso aconteceu em 2004, mas a ponte ainda é sólida.
A FujiFilm Finepix 4900Z, anunciada em 2000, foi uma das primeiras câmeras fotográficas digitais a usar um visor eletrônico (EVF) em vez de um óptico.
Uma câmera de ponte é para você?
Uma década depois, na era das câmeras de lentes intercambiáveis sem espelho (MILC) e as câmeras de ponte desempenham um novo papel. Eles permanecem fiéis aos seus principais valores de design, mas com as tecnologias atuais, eles se tornaram uma ferramenta formidável que geralmente é a escolha certa, e não um compromisso. As câmeras Bridge hoje são feitas por muitos fabricantes, para atender às necessidades de diferentes fotógrafos. Alguns assumem a tradicional tarefa de ser um bom compromisso entre preço, tamanho e qualidade de imagem, e outros vêm substituir a DSLR como uma solução fotográfica completa para todas as suas necessidades.
Aqui está uma rápida visão geral de algumas das principais câmeras de ponte hoje e seus pontos fortes.
Panasonic Lumix FZ1000
O navio capital da frota de câmeras de ponte da Panasonic não é uma câmera pequena em medidas absolutas, mas é um bom tamanho de pacote para o que oferece. A Lumix FZ1000 ($ 798 USD) oferece uma ótima combinação de sensor de imagem grande (1″ 20MP) com uma lente zoom longa e rápida que é opticamente estabilizada. O EVF da câmera é muito grande e brilhante.
Esta câmera tem algo para o iniciante, bem como para o fotógrafo experiente. Sua ergonomia e controles se assemelham aos da linha Lumix G de câmeras MILC, e são feitos para operação totalmente manual. É uma câmera muito rápida e responsiva, a lente vai de 25mm a 400mm (equivalente a 35mm) em um f/2.8 rápido no lado grande e f/4 no lado longo do zoom.
Esta câmera tem mais ferramentas em sua caixa. Funciona muito bem com pouca luz e a lente pode produzir profundidade de campo rasa graças ao sensor grande. É capaz de vídeo 4k e possui uma entrada de microfone para melhor gravação de som. A lente não é a mais longa, nem a mais rápida e nem a mais nítida da família, mas nas mãos certas ela produzirá belas imagens que ficarão ótimas na tela, assim como em impressões de até 16×24 polegadas.
Esta é a câmera ponte para ter quando você quer que uma câmera faça tudo. Todas as fotos deste artigo foram feitas com uma Panasonic FZ1000.
Sony RX10III
O rei de todas as câmeras bridge, a Sony RX10III é a que realmente redefine o lugar dessas câmeras na bolsa do fotógrafo profissional. Custa semelhante a uma câmera profissional (US $ 1.498) e pesa 1,05 kg (2,32 lb / 37,07 oz), para alguns fotógrafos é a melhor solução fotográfica disponível com seus recursos exclusivos.
Destinada a fotógrafos de vida selvagem, os designers da Sony criaram esta câmera em torno do mesmo sensor de 1″ 20MP da FZ1000, mas em um corpo à prova de intempéries que parece que deveria sofrer. Possui uma lente de 24-600mm (equivalente a 35mm) com uma abertura rápida de f/2.4 na extremidade ampla e f/4 no lado telefoto do zoom. A câmera possui três anéis de controle ao redor de sua lente grande, dos quais um é um anel de controle de abertura dedicado, um recurso que oferece mais liberdade do que qualquer outra câmera para fotógrafos manuais.
A RX10III é uma câmera grande e pesada, mas brilha no ponto mais importante, sua qualidade de imagem. A lente Carl Zeiss T* de 24-600 mm realmente tira o máximo proveito do sensor grande, em qualquer ponto ao longo do enorme alcance, ele funciona de uma maneira que faz você querer usá-lo para sua próxima filmagem. Para o fotógrafo da vida selvagem, a câmera oferece uma taxa rápida de 14FPS (quadros por segundo) e um vídeo em ultra câmera lenta exclusivo.
Esta é a câmera de ponte para fazer uma viagem fotográfica da vida selvagem, ou se você é um fotojornalista de um homem só. Isso garantirá que você retorne com ótimas fotografias.
Nikon Coolpix P900
A Nikon Coolpix P900 é um milagre óptico, mas com um alto custo de usabilidade além da vida selvagem diurna ou outros objetos de longa distância.
A Nikon Coolpix P900 ($ 529 USD) é a ponte mais longa, com sua lente zoom extremamente longa de 24-2000mm (equivalente a 35mm). Com f/2.8 na extremidade ampla e f6.5 na extremidade telefoto do zoom, a P900 tem a lente mais longa que você pode colocar em uma câmera sem prejudicar suas costas ou suas economias. Por exemplo, a mesma distância focal em uma lente Nikkor fullframe custaria cerca de US $ 95.000 e pesa 38,5 libras. Esta telefoto não estaria disponível sem o estabilizador de imagem óptico de cinco pontos da Nikon, que possibilita o uso da poderosa lente sem tripé, mesmo a uma velocidade do obturador de 1/60 de segundo, já que o assunto não está se movendo.
Com 899g (1,98 lb / 31,71 oz) a Nikon Coolpix P900 está longe de ser chamada de câmera compacta. Não deve ser sua primeira escolha se você planeja fazer fotografia ou vídeo com pouca luz, nem tem a melhor qualidade de imagem. Você deve escolher esta câmera se for fotografar assuntos muito distantes em plena luz do dia.
Panasonic Lumix FZ300
A Lumix FZ300 ($498 USD) é uma mistura bem equilibrada de tecnologias e recursos, juntos eles fazem desta câmera uma das mais divertidas de usar na maioria das situações fotográficas, dentro das limitações de um sensor pequeno. A Panasonic escolheu um sensor de resolução bastante baixa para esta câmera de apenas 12mp, a fim de melhorar seu desempenho com pouca luz. O sensor está atrás de uma lente de 25-600mm (equivalente a 35mm) com uma abertura máxima constante de f/2.8, uma combinação que não só permite mais controle sobre a profundidade de campo e a criação de belos retratos, mas também é importante para fazer as longas lente útil em uma variedade maior de cenas com diferentes condições de luz.
A FZ300 é uma câmera bridge madura que funciona bem dentro de seus limites de tamanho e custo e aproveita ao máximo os diferentes componentes. Ele captura belos vídeos em 4k e usa essa capacidade também para produzir imagens estáticas de 8mp a uma taxa surpreendente de 30 FPS, um recurso útil quando você está fotografando objetos em movimento rápido. Sua vedação contra intempéries ajudará você a tomar a decisão certa antes de sair de casa para as férias de inverno ou apenas para se aproximar das ondas ao fotografar na praia. Esta câmera deve ser sua escolha se você deseja se divertir muito, mas não vai fazer impressões muito grandes.
Uma câmera digital é uma magnífica combinação de dispositivos ópticos, eletrônicos e digitais, reunidos para permitir que você realize sua criatividade e ideias fotográficas. Eles vêm em muitos estilos e formas diferentes, alguns se encaixam mais para você do que outros. É sempre bom verificar com você mesmo exatamente o que você quer fotografar mais, então vá procurar a câmera que pode lhe dar isso, em vez de comprar aquela com a folha de especificações mais impressionante.
Você já usou uma câmera bridge? Se sim qual? Você acha que ainda há lugar para eles no mundo da fotografia de hoje? Por favor, compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo.