Houve, e provavelmente sempre haverá, um debate persistente entre fotógrafos profissionais e entusiastas da fotografia amadora, sobre se uma lente de terceiros pode ou não ser tão boa quanto o vidro nativo produzido pelo fabricante da sua câmera.
Muitas vezes há uma margem de compromisso entre custo e qualidade. Nos últimos cinco anos, essa margem tornou-se cada vez mais estreita. Na verdade, tornou-se tão pequeno que nos encontramos vivendo em um momento incrível em que essas lentes de terceiros estão se igualando ao desempenho de lentes de ponta, em termos de desempenho óptico e qualidade de construção.
Até o momento, poucas lentes que avaliei exemplificam essa maioridade na fabricação de lentes, mais do que a Tamron 85mm F1.8 Di VC USD. Destina-se a ser usado com dSLRs full-frame, bem como corpos APS-C (se torna equivalente a 136 mm). Essa lente incorpora o que poderia ser chamado de nivelamento do campo de jogo, em termos de custo versus desempenho. Recentemente, a Tamron anunciou suas intenções de reenergizar e melhorar suas ofertas de lentes com maior qualidade de imagem e construção mais confiável. Durante esta análise, fiquei impressionado com o quanto a Tamron conseguiu entregar com sua 85mm f/1.8.
Primeiras impressões
Depois de abrir a caixa, descobri que a lente, junto com o capuz, estava muito bem acondicionada em sua embalagem.
À primeira vista, a Tamron 85mm f/1.8 parecia robusta, com um peso sólido. Não muito pesado em 24,7 onças (700 g), mas certamente também não é leve. Você definitivamente saberá que esta lente está na sua câmera. A aparência da lente é limpa e clássica.
O corpo da lente em si é bem acabado em preto fosco, enquanto a Tamron adicionou alguns detalhes em tons de prata; o mais notável é o novo anel metálico na base do corpo ao redor do suporte. O anel de foco é agradavelmente emborrachado e é muito confortável ao toque. Há também um voucher para download gratuito do SilkyPix, o software de pós-processamento da Tamron, incluído na compra da lente.
Qualidade de construção
Como eu disse, o aspecto físico mais notável desta lente é o seu peso. O que não é ruim, e equilibra quando comparado a outras lentes semelhantes:a Canon EF 85mm f/1.8 e a Canon EF 85mm f/1.2 L que pesam 14,99 oz (425 g) e 36,16 oz ( 1,025 kg), respectivamente. Tenha em mente que nenhuma dessas duas lentes possui estabilização de imagem (mais sobre esse recurso posteriormente). No geral, o Tamron parece ser bem sólido. O anel de foco é firme e extremamente suave ao girar. Todas as marcações e acentos são muito bem executados e a janela do indicador de foco é bem feita.
Aqui estão a Tamron 85mm F1.8 montada em uma Canon 7D Mk1 ao lado de outra excelente prime, a Canon EF 50mm F1.4 (abaixo) para uma comparação de tamanho.
Os interruptores VR (estabilização de imagem) e AF/MF estão bem posicionados para facilitar a operação e ligam/desligam firmemente. O parassol de lente tipo barril incluído parece ótimo sem gritar “Ei! Olhe para mim!" e trava com segurança com facilidade.
Aqui está a folha de especificações oficial da Tamron
Uma coisa que sempre achei tão agradável na Tamron, embora seja um pequeno detalhe, é a atenção à ergonomia da tampa da lente. Eu sei, eu sei – é apenas uma tampa de lente. Mas é um elemento muito importante de qualquer lente que se destina a ser usada extensivamente. Menciono isso devido ao fato de que as tampas das lentes Tamron têm uma pitada frontal muito profundamente rebaixada.
Muito do meu trabalho gira em torno de aventura e fotografia ao ar livre, onde os elementos nem sempre são cooperativos. Poder colocar e tirar a tampa da lente sem medo de cair (mesmo com as mãos enluvadas) é uma grande vantagem nesse tipo de situação. Pequeno detalhe? Sim. Um detalhe importante? Muito mesmo. É um recurso que meus colegas paisagistas e fotógrafos ao ar livre apreciarão muito.
Agora, de volta à sua revisão agendada regularmente.
Se você olhar atentamente para a lente, poderá notar uma pequena junta de borracha preta na área da montagem da lente.
Isso faz parte dos passos avançados que a Tamron fez para melhorar a resistência de suas lentes aos elementos. Embora não seja tão facilmente visível quanto a vedação na montagem da lente, todo o design da lente incorporou maior vedação contra intempéries nas áreas entre o anel de foco e o barril da lente. Isso significa melhor serviço a longo prazo e proteção contra areia e sujeira, geralmente encontrados ao fazer fotografias ao ar livre, onde poeira e umidade se tornam um incômodo indesejado.
Qualidade da imagem
A 85mm F1.8 destina-se a ser uma lente telefoto média, que oferece compactação decente para trabalhos de retrato, bem como reprodução de cores realistas. Em todas essas coisas, a Tamron se destacou. Fiquei empolgado ao ver que a lente teve um desempenho muito bom e foi muito nítida em toda a faixa de abertura f/1.8 a f/16. Os cantos ficaram um pouco macios em f/1.8, mas ficaram nítidos em f/4 e além. A nitidez geral foi melhor observada de f/4 a f.8, com f/5.6 parecendo ser o ponto ideal deste modelo de revisão.
É certo que fiquei muito impressionado com a nitidez, mas o desempenho da cor é um ponto em que esta lente realmente brilha. As cores vêm bem saturadas, com apenas aberrações cromáticas moderadas em aberturas amplas (passado de f/2.2 fica muito bom) e o contraste é maravilhosamente ousado.
Esta é uma série de imagens não cortadas, mostrando o desempenho em aberturas comuns de f1.8 a f/16.
Agora, dê uma olhada nesse mesmo conjunto depois de ser cortado para aproximadamente 1:1.
As nove lâminas de abertura curvada produzem um bokeh cremoso, que os fotógrafos de retratos vão adorar. Adorei especialmente o bokeh produzido na maior abertura de f/1.8. Em algumas situações, até insinuou um leve efeito de redemoinho, reminiscente do seletivamente amado/odiado Helios 44-2.
De qualquer forma, você sem dúvida ficará satisfeito com o desfoque de fundo de suas imagens. Juntamente com a ótima cor e contraste, a 85mm f/1.8 produzirá consistentemente imagens de qualidade com boa nitidez, em uma ampla variedade de situações.
Aqui estão algumas imagens de amostra adicionais feitas com a Tamron 85mm F1.8.
Foco automático e desempenho de estabilização de imagem
Esta é a parte do review que eu mal podia esperar para escrever sobre a 85mm F1.8. O foco automático desta lente é rápido, preciso e silencioso. O acionamento do motor ultrassônico produziu muito pouca vibração durante o foco automático, o que foi ótimo. Eu sou um grande fã de ter a palavra final com meu foco. A Tamron incluiu um recurso de substituição manual em tempo integral, que definitivamente permite maior controle para ajustes precisos quando necessário, sem ter que alternar o interruptor AF/MF para manual.
O foco automático rastreou com muita precisão ao fotografar assuntos em movimento também. No geral, o desempenho de AF da lente é de primeira qualidade.
O estabilizador de imagem nesta lente é uma maravilha absoluta. Na maioria dos casos, a tecnologia de redução de vibração é útil, mas para mim, nunca foi um ponto de venda decisivo quando compro lentes. Com a 85mm – devo dizer que estou completamente impressionado. O desempenho de estabilização de imagem da lente é um dos, se não o melhor, que já encontrei. A Tamron afirma que a 85mm F1.8 foi a primeira 85mm fast-prime a incluir a tecnologia (em janeiro de 2016). O VR (redução de vibração) torna muito possível fotografar no que pode ser considerado velocidades de obturador impraticavelmente lentas em luz abaixo do ideal. Isso é ótimo para fotógrafos de rua e realmente para quem precisa manter seu ISO sob controle, que também encontra frequentemente condições de pouca luz.
Esta é uma imagem tirada com o dispositivo portátil a 1/10 de segundo com o VR desligado.
Aqui vemos o impacto quase mágico do estabilizador de imagem quando o VR é ligado.
Geralmente, baseio a maioria das minhas exposições em torno da Regra Recíproca (1/distância focal), então em 85mm eu normalmente não ficaria mais lento que 1/80 de segundo, ou 1/60 em um bom dia. O fato de eu conseguir obter essa medida de nitidez em 1/10 de segundo significa que a imagem poderia ter sido feita com uma velocidade de obturador ainda mais lenta, mantendo uma clareza aceitável. Isso significa que um ISO mais baixo pode ser usado em situações em que anteriormente não seria possível. A Tamron atingiu o VR fora do parque com a 85mm F1.8.
Veredito final
Do que você vai gostar:
Excelente nitidez em toda a faixa de abertura.
Excelente desempenho de cor e contraste.
A qualidade de construção é ótima.
A vedação contra intempéries melhorada ajuda a controlar problemas de umidade e sujeira<./li>
O desempenho de RV é excelente. Nível de estabilização de imagem:Jedi.
O que você pode não gostar:
Bem, é difícil listar qualquer coisa aqui. Um atirador extremamente minucioso pode mencionar o peso e as aberrações cromáticas moderadas em f/1.8 como desvantagens, mas ambos caem com muita segurança na faixa do que seria considerado aceitável para a maioria dos usos.
Pensamentos finais
É difícil para uma lente deixar um revisor sem ter negativos reais. Ainda assim, a Tamron 85mm F1.8 parece ter feito exatamente isso. Não foram encontrados problemas que justificassem a inclusão. O fato é que a qualidade óptica é excelente e a construção é muito sólida.
Levando em consideração o foco automático rápido e a incrível estabilização de imagem, é realmente uma lente difícil de vencer por esse preço (cerca de US $ 749). Adicione a proteção contra intempéries reforçada e você ficará com uma lente telefoto de médio alcance, que se destacará em retratos e fotografia de rua, enquanto se mantém durante condições adversas de fotografia ao ar livre.
4,5 de 5 estrelas Revisor do resumo Adam Welch Data da revisão Item revisado Tamron 85mm F1.8 Di VC USD LensAvaliação do autor 5