Não é nenhum segredo que ser fotógrafo, amador ou profissional, pode ser bastante caro. Nós dois viajamos e queremos os melhores e mais recentes equipamentos, mas nem sempre podemos pagar por tudo. Ser seletivo com o equipamento que escolhemos comprar pode ser sábio, pois é melhor gastar alguns dólares extras comprando algo de qualidade. Muito do equipamento que temos não é essencial e pode ser feito facilmente dentro da própria câmera. Vejamos o uso de uma liberação remota do obturador versus o temporizador atrasado embutido na câmera.
Um autorretrato capturado usando um obturador remoto
Um obturador remoto é algo que você pode ter ouvido repetidamente que precisa comprar, especialmente se você gosta de fotografia de paisagem. Um dos principais usos de um obturador remoto é minimizar a vibração ao tirar uma imagem para obter um resultado mais nítido. O que você também deve saber é que sua câmera possui uma função de obturador atrasado, normalmente de 2 e 10 segundos. Então, você realmente precisa comprar um obturador remoto quando pode fazê-lo na câmera? Vejamos alguns prós e contras de usar cada um - um disparo remoto do obturador e um obturador atrasado.
Obturação atrasada
A maioria das câmeras digitais tem uma função de obturador retardado. Na verdade, até os smartphones têm.
Como eu estava perto da câmera, eu poderia usar um obturador atrasado
Um obturador atrasado é, em palavras simples, uma função que diz à câmera para esperar alguns segundos depois de pressionar o obturador antes de tirar a foto. Isso permite que você corra na frente da câmera e tire uma selfie ou reduza a quantidade de vibração. Esta função é especialmente útil quando você está usando uma velocidade de obturador lenta e tem sua câmera montada em um tripé. Se você usar uma velocidade do obturador de 0,5 segundos e pressionar o obturador, verá que a imagem ficará menos nítida do que se usar um obturador atrasado.
Prós do obturador atrasado:
- É uma função padrão na maioria das câmeras digitais e smartphones.
- É grátis.
- Reduz a vibração e resulta em uma imagem mais nítida.
- Você pode escolher entre um atraso curto ou um atraso maior.
- Você tem tempo para se posicionar na imagem depois de pressionar o obturador.
Contras do obturador atrasado:
- Não é flexível.
- Se você estiver fotografando algo com movimento, é difícil acertar o disparo do obturador perfeitamente e você pode perder a foto.
- Em algumas câmeras, a função é encontrada no fundo do menu.
Liberação remota do obturador
A liberação remota do obturador pode variar em forma, formato e preço. Alguns são pequenos e baratos, enquanto outros são maiores, com mais opções, mas também com um preço menos atraente.
Usei um obturador remoto e um temporizador de intervalo para me fotografar no limite.
Escolher o disparador remoto certo pode ser um aborrecimento às vezes, pois você pode não conhecer suas necessidades. Você pode precisar apenas de um simples para evitar qualquer movimento ao tirar a imagem, ou pode precisar de algo mais avançado que permita fazer intervalos de tempo ou talvez algo que tenha um “bloqueio de lâmpada”.
Uma vez que suas necessidades são estabelecidas, você deve decidir se deseja uma liberação de cabo ou sem fio. Não vou entrar no tópico do que é melhor, mas, novamente, você precisa considerar suas necessidades de um controle remoto.
Prós dos disparadores remotos
- Os controles remotos sem fio permitem que você fique longe da câmera e tire fotos.
- Os modelos avançados têm muitas opções, como temporizadores de intervalo.
- Você pode usar o "Modo Bulbo" sem precisar segurar o botão de liberação da câmera e causar vibração.
- Muitos modelos têm telas LCD com timer.
- Tire uma foto no momento exato que você precisa.
Congelando o momento exato com uma liberação de cabo
Contras dos disparos remotos do obturador
- Modelos mais avançados podem ser muito caros.
- É preciso espaço extra na sua bolsa.
- Pode ser difícil escolher o modelo certo.
- Os cabos quebram rapidamente em liberações de cabos de baixo custo.
- Persianas remotas sem fio pequenas são fáceis de soltar.
O que é melhor?
Para ser honesto com você, ambos têm suas vantagens. Seria errado dizer que um é melhor que o outro em qualquer caso.
Dito isto, como fotógrafo de paisagens, sou dependente do meu obturador remoto. Na maioria das vezes, mal posso esperar os dois ou três segundos extras antes que a imagem seja tirada, pois o momento já passou. Quando estou fotografando ondas agitadas, preciso capturar a imagem no momento exato que quero, portanto, preciso de um obturador remoto. Se estou na floresta e não fotografo nada que possa se mover, não preciso do obturador remoto (mesmo que o use por hábito).
Velocidades do obturador acima de 30 segundos requerem um obturador remoto
Se você fotografa apenas paisagens e não precisa de uma velocidade do obturador superior a 30 segundos, não vejo motivo para comprar um obturador remoto. Se você fotografar qualquer coisa com movimento ou precisar de uma velocidade do obturador de mais de 30 segundos, recomendo que você compre um.