Até muito recentemente, minha mentalidade era decididamente anti-drone. Para mim, os drones pareciam um brinquedo complicado para geeks. Afinal, esse hobby de fotografia não é caro o suficiente sem adicionar aparelhos voadores à equação? Além disso, havia muito pouca dúvida em minha mente de que, se eu comprasse um drone, o enviaria voando para o oceano em seu primeiro voo. Não, obrigado.
Por que um drone?
Eu tive um problema embora. Eu planejei uma viagem de fotografia costeira e, na fotografia costeira, muitas vezes é difícil tirar fotos
de a costa em pé
sobre a costa. Há muito tempo queria poder olhar a costa de fora para o mar e fotografá-la dessa perspectiva. Um drone era a única resposta real para mim, então aceitei e comprei um.
Depois de usar o drone por vários meses, posso dizer que minha atitude mudou acentuadamente. Muito do que eu pensava sobre drones estava errado, ou pelo menos os problemas foram superenfatizados. Voar neles é realmente muito fácil. Não é tão complicado. Nem é tão caro (pelo menos não comparado ao que gastamos em câmeras e lentes).
Você pode estar pensando em comprar um drone, ou pelo menos se perguntando o que eles são. Você também pode ver todas as imagens de vídeo de drones e se perguntar como os drones são usados na fotografia estática. Então deixe-me apresentar os drones e como eles podem adicionar uma nova dimensão à sua fotografia.
Voar drones é fácil
Primeiro, vamos falar sobre drones voadores. Isso é algo que você provavelmente está preocupado. Você pode se perguntar se voar exigirá habilidades que você não possui. Ou talvez você simplesmente não queira dedicar tempo para aprender. Esta é uma área onde você não tem nada para se preocupar. Pilotar um drone é incrivelmente fácil. Isso não quer dizer que você não deva ter cuidado ou que não ficará nervoso toda vez que voar, mas voar é muito fácil.
A principal coisa a entender é que, se você tiver seu drone no ar e soltar completamente os controles, ele pairará inofensivamente no ar. Ele literalmente fica lá até você dizer o que fazer. Outra coisa com que as pessoas se preocupam é com a bateria acabar enquanto você está no ar. Isso não vai acontecer. A maioria dos drones tem um recurso que traz o drone de volta ao seu ponto de decolagem quando a bateria chega a um certo nível. Na verdade, a maioria dos drones tem um recurso de retorno para casa que você pode pressionar se estiver em uma situação desconfortável. Você sempre tem uma saída.
Controlar o drone é fácil. Você tem um controlador com dois joysticks nele. Empurrar um deles envia o drone para cima ou para baixo; fazer o mesmo com o outro joystick o envia para frente e para trás. Cada um dos joysticks também vai para a direita e para a esquerda. Um vai virar o drone para a direita e para a esquerda; o outro fará com que ele se mova para o lado que você empurrar. Falarei mais sobre as especificidades do controle mais tarde. Por enquanto, eu só quero que você tenha uma ideia de como é fácil. Se você estava preocupado em poder pilotar um drone, não fique.
Observe onde você voa
Você já deve ter ouvido falar muito sobre as novas leis que afetam os drones. É verdade que a maioria dos países está promulgando regulamentações para drones. Nos EUA, a FAA finalizou recentemente suas regras sobre drones. Mas muitas das regras e restrições se aplicam àqueles que usam drones comercialmente. A maioria de nós está fazendo isso apenas por diversão, então deixe-me tentar simplificar para você.
Se você estiver pilotando seu drone para fins recreativos, não precisa de permissão. Não há requisitos de piloto. Basta registrar seu drone na FAA e pronto. O processo de registro é simples e custa apenas US $ 5. Para isso, basta acessar esta página, criar uma conta e seguir as instruções para registrar seu drone.
Dito isto, você não pode simplesmente pilotar seu drone para onde quiser. As principais limitações que você deve entender são as seguintes:
- Você deve sempre voar abaixo de 400 pés.
- Você deve manter seu drone à vista.
- Nunca voe perto de outras aeronaves ou a menos de 8 km de qualquer aeroporto.
- Nunca sobrevoe grupos de pessoas, estádios ou eventos esportivos.
Existem outras áreas restritas também. Por exemplo, você não pode voar para qualquer lugar em Washington D.C. ou em parques nacionais. Existem mapas e aplicativos online para o seu telefone – incluindo o aplicativo B4U Fly da FAA – que informam quando você está em um espaço restrito.
De qualquer forma, os regulamentos acima se aplicam aos EUA. Outros países terão seus próprios regulamentos. Aqui estão os links para os regulamentos da Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.
Obter o drone certo
Em seguida, vamos falar sobre como obter um drone, se você ainda não tiver um.
Você pode sonhar em comprar um drone e enviar sua DSLR para tirar fotos de alta qualidade. Esqueça isso, a menos que você queira gastar mais de US $ 6.000. Em vez disso, você provavelmente vai querer um drone que vem com sua própria câmera, mas também existem modelos que funcionam com a GoPro. Os modelos mais comuns são o Phantom 4 by DJI (verifique preços na Amazon ou B&H Photo) ou o Typhoon H by Yuneec (verifique preços na Amazon ou B&H Photo). Isso custará cerca de US $ 1.300 a US $ 1.500 para o drone e a câmera, embora você ainda possa obter modelos mais antigos mais baratos.
O que você vai ganhar por isso? Você receberá um drone que voará até cerca de 40 milhas por hora, que pode operar até algumas milhas de distância de você. Ele permanecerá no ar com uma carga de bateria por cerca de 20 a 30 minutos. Você pode esperar que ele tenha recursos como retorno automático para casa, prevenção de colisões e a capacidade de segui-lo. Obviamente, os recursos específicos dependerão do modelo real que você escolher.
Quanto à câmera, você pode esperar obter uma que tire fotos e vídeos (geralmente 4K). Falaremos mais sobre as especificidades das câmeras em um minuto. Primeiro vamos falar mais sobre como voar.
Como voar
Quando você pilota o drone para fotografia, as coisas são bem simples. Ao contrário da gravação de vídeo, você não precisará fazer panorâmicas ou revelações sofisticadas. Você só quer colocar o drone no(s) ponto(s) certo(s) para tirar a foto. É apenas uma questão de colocá-lo no ar, observar para onde você está indo e movê-lo para onde quiser.
Seu drone terá um controlador com dois joysticks. O controlador se conecta ao seu telefone ou outro dispositivo. Você controla o drone com os dois joysticks. Ao mesmo tempo, você pode ver através da câmera dos drones no seu dispositivo. Para enviar o drone para o ar, tudo o que você faz é pressionar o joystick esquerdo. Essa vara controla a altitude. É tão simples quanto empurrar o manche para aumentar a altitude e puxar para baixo para derrubar o drone. Essa vara também vai virar o drone de um lado para o outro. O outro joystick (direito) fará o drone voar para frente e para trás pressionando para cima e para baixo. Quando você pressiona esse joystick para a esquerda ou para a direita, ele move o drone nessa direção.
Monitorando o voo
Para ficar de olho para onde seu drone está indo, você pode assistir ao próprio drone ou ver para onde ele está indo pela tela do seu telefone. Claro, você pode operar o controlador enquanto mantém os olhos no drone para fazê-lo ir para onde quiser. Mas você também pode ver o que o drone vê para controlá-lo, o que geralmente é muito mais fácil. Você terá um controlador que se conecta ao seu telefone ou outro dispositivo. Sua tela mostrará a visão da câmera do drone, bem como outros dados pertinentes. Lembre-se de que seu drone deve ser mantido à vista direta.
Isso não soa muito difícil, não é? Realmente não é. Depois de alguns voos, será ainda mais fácil. Claro, existem nuances adicionais e as coisas serão um pouco diferentes dependendo do modelo que você comprar. Certifique-se de ler as instruções e assistir a alguns vídeos online sobre o seu modelo específico.
Você usará uma câmera feita para vídeo
Em seguida, vamos falar sobre a câmera que virá com o seu drone. Primeiro, as boas notícias. Quando se trata de gravar vídeo, as câmeras em drones são de primeira qualidade. Eles gravam rotineiramente em Ultra HD e a maioria grava vídeos em 4K. Não fica melhor do que isso.
A má notícia é que a fotografia estática é uma espécie de reflexão tardia para os drones. Os sensores são pequenos. Na maioria dos casos, eles são o que você obteria em uma câmera compacta. A resolução é moderada (12-16 MP é o padrão). A faixa dinâmica é extremamente limitada e o desempenho com pouca luz não é ótimo.
Além disso, a lente provavelmente será muito limitada; uma distância focal fixa. Será uma lente grande angular, geralmente em torno de 15-20 mm. A lente também terá uma abertura fixa, o que significa que você não pode alterá-la.
Trabalhando com as limitações
Praticamente nenhum de nós se sentiria bem em sair fotografando com uma câmera e lente tão limitadas. No entanto, em drones não é tão ruim. Quanto à câmera, lembre-se de que você estará fotografando à luz do dia (você só pode pilotar drones durante o dia – dentro de 30 minutos do nascer e do pôr do sol – nos EUA), então geralmente haverá muita luz. Quanto à lente, a abertura fixa não é tão limitante quanto parece à primeira vista. Tenha em mente que tudo na sua foto estará tão longe que o foco estará no infinito. Você não precisa de muita profundidade de campo para que tudo fique nítido.
Portanto, as câmeras são bastante limitadas, mas você pode se virar. De qualquer forma, as câmeras estão melhorando o tempo todo, então você pode esperar melhorias significativas na qualidade da câmera em um futuro próximo.
Dicas para fotografar com seu drone
Falamos sobre os recursos dos drones e os conceitos básicos de como pilotá-los. Vamos falar agora sobre tirar fotos com eles. Na maioria das vezes, é semelhante a operar uma câmera normal. Você tem os modos normais para escolher. Você mesmo pode definir a velocidade do obturador e o ISO ou fazer com que a câmera os defina para você. Dito isto, existem alguns aspectos do uso de câmeras em drones que você deve conhecer. Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a começar:
#1 Considere fotografar no modo automático
Eu sou um atirador de modo manual dedicado quando se trata de fotografar com minha DSLR. Eu não pensaria em usar um modo de exposição automática. Mas quando se trata de fotografar com um drone, eu o coloco no modo de exposição automática com mais frequência.
Por quê? Porque há o suficiente para se preocupar quando se trata de drones. Não quero adicionar controle de exposição à minha lista de problemas para pensar. Então, quando você está começando a usar um drone para fotografia, considere usar o modo automático. Quando você se sentir mais confortável com os outros controles, poderá definir os controles de exposição por conta própria. De qualquer forma, sua câmera normalmente fará um bom trabalho definindo o nível de exposição. Você raramente terá cenários de exposição complicados aqui.
#2 Agrupe suas fotos
Uma maneira de garantir que você obtenha a exposição certa sempre é colocar suas fotos entre parênteses. As câmeras de drone geralmente são capazes de fazer suportes de 3 fotos. Use isso para superexpor e subexpor suas fotos por uma parada. Pense nisso como um seguro de exposição. Às vezes você vai gostar mais de uma das fotos super ou subexpostas. Nesse caso, basta usá-lo. Além disso, você pode combinar as exposições ou usar o software HDR para combinar as exposições posteriormente.
#3 Usar filtros
Como mencionado anteriormente, a lente do seu drone provavelmente terá apenas uma abertura. Isso deixa opções limitadas para alterar as velocidades do obturador. Você não está completamente sem sorte; você ainda pode comprar filtros de densidade neutra para sua lente. Esses filtros são mais usados para vídeo, mas também ajudam os fotógrafos. Eles restringem a quantidade de luz que entra na câmera, forçando assim a câmera a usar uma velocidade de obturador mais longa.
Você também pode obter filtros polarizadores para o seu drone. Esses filtros reduzem os reflexos e fazem o céu parecer um azul mais profundo e rico. Isso é útil para a fotografia com drone, onde o céu geralmente é uma parte significativa da imagem.
#4 Obtenha várias baterias
Esta não é estritamente uma dica de fotografia, mas é importante, no entanto. Certifique-se de obter mais de uma bateria para o seu drone. As baterias dos drones normalmente duram apenas 20 a 30 minutos. Isso não é muito tempo. Além disso, você também pode querer voar em alguns locais diferentes no mesmo dia. Na maioria das vezes, você não poderá carregar sua bateria entre os locais. Então, você vai precisar de mais de um.
Quantos você precisa? Depende. Você pode sair com apenas duas baterias (eu faço), mas muitos fotógrafos de drones têm três ou quatro. Você não deve precisar de mais do que isso. As baterias não são baratas, então pense cuidadosamente sobre o que você vai precisar.
#5 Cuidado com as lâminas do deone em suas fotos
Obviamente, quando você estiver voando, as lâminas do seu drone estarão girando. Lembre-se de que você também usará uma lente extremamente grande angular. Se você não tomar cuidado, sua imagem incluirá as lâminas giratórias.
A melhor maneira de evitar esse problema é simplesmente inclinar a câmera para baixo. Isso manterá as lâminas giratórias fora do campo de visão da câmera. Claro, mudar o ângulo da câmera mudará a composição da sua foto. Voar mais alto enquanto inclina a câmera para baixo pode manter a composição semelhante à imagem que você originalmente tinha em mente.
De qualquer forma, certifique-se de procurar lâminas em suas fotos. Você precisará olhar de perto às vezes, porque nem sempre é óbvio. Você não quer chegar em casa e descobrir que suas fotos estão todas arruinadas porque há lâminas giratórias em todas as suas fotos. Se eles estiverem presentes, basta mudar as coisas e tirar outra foto sem as lâminas na foto.
#6 Mantenha-o baixo
Seu drone voará até 400 pés no ar. É divertido voar alto e também garante que você esteja longe de árvores, linhas de energia e outros obstáculos. Mas para as melhores fotos, você não vai querer estar nem perto dessa altura. Sua foto será parecida com algo do Google Earth. Em vez disso, mantenha seus drones bem baixos no chão (abaixo de 100 pés) para obter as melhores fotos. Isso irá ajudá-lo a estabelecer um primeiro plano para sua imagem.
Começando com seu novo drone
Então eu admito, eu estava errado sobre drones. Eles são divertidos, fáceis de pilotar e realmente adicionam algo à sua fotografia. Um é certo para você? A resposta será diferente para todos, mas se você estiver em cima do muro, eu realmente o encorajo a tentar.
Uma atitude de “apenas vá lá e faça” pode não parecer apropriada quando se trata de drones. Afinal, qualquer erro pode levar a um acidente. Mas há uma regra simples que facilitará o voo dos drones. Isso é ficar longe de tudo. Na verdade, fique
distante um jeito. Não se aproxime de árvores, prédios, linhas de energia, etc. Se você fizer isso, muito pouco pode dar errado.
Você tem outras dicas de drones para compartilhar com os leitores do dPS? Por favor, faça isso e compartilhe suas imagens de drone nos comentários abaixo.