Alguns anos atrás, a Nikon começou a reformular sua linha de lentes para incluir foco mais rápido, melhores revestimentos nos elementos de vidro e, pela primeira vez, nenhum controle manual sobre o tamanho da abertura. Essa série de lentes recebeu o apelido “G”, e uma das primeiras que entrou em produção ainda é uma das melhores:a 35mm f/1.8G.
Este pequeno cavalo de batalha barato não é apenas extremamente versátil, mas tem um desempenho muito além de sua faixa de preço em quase todas as situações de filmagem. Ele foi projetado para funcionar em câmeras com sensor de corte, que a Nikon chama de modelos DX, mas em muitas circunstâncias, também funciona bem em câmeras FX full-frame. Gosto de fotografar principalmente retratos e fotografia da natureza e dificilmente há uma situação em que esta lente de 35 mm não me dê bons resultados. É de longe a minha lente favorita, e eu gostaria de compartilhar um pouco mais para que você saiba o porquê.
Horizonte de Seattle, fotografado com a 35mm f/1.8G DX em uma Nikon D7100.
Uma das melhores características da lente 35mm 1.8G é algo que também pode ser visto como uma limitação significativa:ela não aumenta e diminui o zoom. É uma lente prime, o que significa que tem uma distância focal fixa. Portanto, se você está acostumado a girar sua lente para obter uma visão de perto do assunto, terá que treinar sua mente para pensar sobre as coisas de maneira um pouco diferente ao usar essa lente. Como está permanentemente preso em 35mm, você precisa usar os pés e ser criativo ao tirar fotos. Mas uma vez que você supere essa limitação, você começará a notar que ela empalidece em comparação com um de seus pontos fortes mais importantes:uma abertura super ampla.
Distância focal fixa, resultados incríveis
Se você não está totalmente familiarizado com o significado do termo abertura, é basicamente a abertura em sua lente que permite a passagem da luz. Esta é uma lente f/1.8, o que significa que possui uma enorme abertura máxima, ou abertura, em comparação com algumas outras lentes, especialmente a maioria dos zooms. Esse recurso permite que a lente capture muito mais luz para que você raramente precise usar o flash e também ajuda a obter o tipo de fundo desfocado suave que você vê em retratos de estilo profissional. A abertura f/1.8 é o fator chave que torna esta lente tão incrivelmente útil e versátil. Mesmo que não tenha a capacidade de aumentar e diminuir o zoom, é uma troca que vale a pena fazer, na minha opinião.
Tirei essa foto rápida da minha sobrinha enquanto ela brincava com os primos. A ampla abertura f/1.8 na lente 35mm me deu um bom fundo desfocado.
Evite os temidos problemas de flash pop-up
Antes de entrar na fotografia mais avançada, há vários anos, eu possuía uma câmera de bolso decente. Embora tirasse boas fotos em plena luz do dia, sempre que o sol começava a baixar no horizonte, ele disparava o flash e banhava tudo em uma estranha luz artificial. Percebi a mesma coisa acontecendo com meus amigos com câmeras DSLR também, e não conseguia descobrir por que mesmo as câmeras mais caras estavam sempre ligando o flash pop-up quando a iluminação era fraca.
Se você já se perguntou sobre isso, a resposta quase certamente está relacionada à abertura de sua lente. Aberturas menores deixam entrar menos luz, o que requer o uso de uma fonte de luz adicional, como um flash, para tirar uma foto. A lente 35mm f/1.8 quase nunca tem esse problema porque deixa entrar muita luz (quando você fotografa em f/1.8), o que pode parecer um milagre do céu se você está cansado de tirar tantas fotos com o flash ligadas.
A iluminação nesta igreja era muito fraca, mas graças à grande abertura f/1.8 consegui várias fotos deste bebé no seu baptismo sem usar o flash.
Esteja você tirando fotos da natureza e da vida selvagem, fazendo sessões de retratos pagas ou apenas tirando fotos de seus filhos brincando pela casa, a abertura f/1.8 lhe dará resultados excelentes se você estiver acostumado a uma lente com um tamanho menor. abertura. Fiquei impressionado quando comecei a fotografar com esta e outras lentes prime e comecei a perceber que poderia usar a luz natural ao meu redor para obter as fotos que realmente estava tentando tirar. Isso, em vez de depender constantemente de um pequeno flash pop-up.
Sem zoom, sem problemas
Muitos anos atrás, quando alguns de meus amigos fotógrafos me recomendaram pela primeira vez uma lente prime, pensei que estivessem brincando. Por que diabos alguém iria querer uma lente que não aumenta e diminui o zoom? A distância focal fixa de uma lente prime, logo percebi, força você a ser mais criativo e coloca você em um estado de espírito diferente de uma lente zoom, fazendo com que você contorne uma limitação. Nos anos seguintes, à medida que minha coleção de lentes cresceu para incluir várias lentes prime, continuo voltando a essa lente 35mm f / 1.8 específica como um cavalo de batalha não apenas para fotos diárias da minha família, mas também para sessões de fotos profissionais. 35mm está em algum lugar entre uma grande angular e uma teleobjetiva, o que a torna ideal para uma variedade de tipos de fotografia. Não é muito ampliado e nem muito ampliado, então é como as Cachinhos Dourados das lentes das câmeras. Está certo.
Nos anos seguintes, à medida que minha coleção de lentes cresceu para incluir várias lentes prime, continuo voltando a essa lente específica de 35 mm f / 1.8 como um cavalo de batalha. Não é apenas para fotos diárias da minha família, mas também para sessões de fotos profissionais. 35mm está em algum lugar entre uma lente grande angular e uma teleobjetiva, o que a torna ideal para uma variedade de gêneros de fotografia. Não é muito ampliado e nem muito ampliado, então é como as Cachinhos Dourados das lentes das câmeras. Está certo.
The Cascade Mountains:filmado com a 35mm 1.8G DX em uma Nikon D7100
É como “normal”
Em uma câmera com sensor de corte como a Nikon D3300 ou D7200, a distância focal dessa lente é multiplicada por 1,5x, o que a coloca em cerca de 50 mm, ou muito perto do que o olho humano percebe naturalmente. Isso significa que a imagem que você vê quando segura sua câmera para compor uma foto é muito semelhante à que você veria sem nenhuma câmera. Há muito pouca distorção, e tudo tende a parecer... bem...
Há muito pouca distorção, e tudo tende a parecer… bem…
normal . Eu sei que algumas pessoas ficam desanimadas com esse tipo de lente porque é tão pedestre que beira o chato, e porque faz tantas coisas bem, também não se destaca em nada em particular. No entanto, eu gosto da distância focal de 35 mm precisamente por causa das fotos que posso tirar com ela, e também porque é ampla o suficiente para que eu possa tirar fotos em velocidades de obturador relativamente lentas, como 1/45 segundo, e não me preocupar muito com desfoque de movimento.
Fardos de feno no Kansas:filmados com a 35mm 1.8G DX em uma Nikon D7100
Funciona em full frame também
Um recurso de bônus, desta lente em particular, é que, ao contrário de outras lentes projetadas para câmeras com sensor de corte, esta também funciona muito bem em modelos full-frame. Se eu colocá-lo na minha D750, posso obter resultados excelentes, desde que eu fotografe em torno de f/4. Se eu usar uma abertura muito menor do que isso, no entanto, ela começa a exibir algumas vinhetas muito ruins nos cantos.
Isso torna a lente ideal para situações em que você deseja se aproximar um pouco de seus assuntos para fotos um pouco mais pessoais e íntimas, e também para paisagens em que deseja obter uma visão muito mais ampla da cena. Tudo isso por uma lente que custa cerca de US $ 200 e você pode ver porque é, sem dúvida, minha lente favorita.
Embora essa lente seja projetada para câmeras com sensor de corte, ela funciona bem em câmeras full-frame como a D750, se você puder tolerar algumas vinhetas nos cantos. Isso me permitiu chegar bem no meio da ação enquanto tinha um ângulo amplo o suficiente para colocar várias pessoas na cena.
Recomendo esta lente com frequência
Muitas vezes as pessoas me pedem recomendações quando se trata de lentes de câmeras, e se forem fotógrafos da Nikon, meu conselho é sempre o mesmo:A 35mm f/1.8G DX. Recentemente, acompanhei cerca de uma dúzia de amigos e familiares para ver se minha recomendação era do seu agrado depois de usar a lente por vários meses. Cada um deles disse que sim, a lente era ótima e fez exatamente o que eles esperavam que fizesse. Alguns disseram que isso os ajudou a explorar novos aspectos da fotografia e, embora alguns tenham aumentado sua coleção com lentes de zoom ou outras primes, todos concordaram que essa lente em particular funcionou como um encanto.
Theta Pond:fotografado com a lente 35mm 1.8G DX em uma Nikon D7100
Neste ponto, provavelmente parece que eu sou algum tipo de shill pago pela Nikon, mas eu prometo a você que não é o caso. Eu compro todos os meus equipamentos da mesma forma que qualquer outra pessoa e nunca recebi lentes, câmeras ou outros equipamentos da Nikon ou de qualquer outra empresa. Eu gosto tanto dessa lente, e acho que você também, que não posso deixar de falar sobre como é de longe a favorita do meu kit e a que é usada com mais frequência do que qualquer outra. Mas e voce? Você tem essa lente e se sim, o que você acha dela? Que outras lentes você gostaria que outras pessoas conhecessem? Deixe suas impressões nos comentários abaixo!
Mas e voce? Você tem a lente Nikon 35mm f/1.8G? Se sim, o que você acha disso? Que outras lentes você gostaria que outras pessoas conhecessem? Por favor, deixe seus pensamentos nos comentários abaixo!