A bela construção de maravilha ótica que é a lente da sua câmera é algo que muitos de nós às vezes damos como certo. Limpamos nossos preciosos copos com nossas camisas ou os jogamos apressadamente em nossas bolsas de câmeras enquanto nos contorcemos durante as trocas de lentes em movimento. De fato, nossas lentes são a porta de entrada para a alma da nossa fotografia. Mas quanto realmente sabemos sobre nossas lentes?
É verdade, alguns de vocês sabem bastante sobre lentes, bravo para você! Mas ainda há outros que estão apenas começando que precisam de uma ajudinha para decifrar todos os termos e confusões que surgem ao percorrer o mundo obscuro das lentes das câmeras.
Este artigo lhe dará uma ajuda, oferecendo algumas informações gerais para ajudá-lo a entender algumas coisas que você pode encontrar envolvendo as lentes da câmera. Se você é um iniciante completo lutando para entender todos esses números na frente de sua lente, esta será uma lição de “Lentes 101” e um ótimo ponto de partida. Se você é um atirador experiente, talvez as informações aqui sejam um pequeno curso de atualização. De qualquer forma, você veio ao lugar certo!
Anatomia básica da lente
As lentes ocupam um espaço de maravilhosa dualidade. São construções simples com uma série de peças de vidro, dispostas em uma ordem específica, para permitir que a luz passe de uma ponta a outra e, finalmente, em sua câmera. Ao mesmo tempo, as lentes das câmeras são peças EXTREMAMENTE complicadas de engenharia óptica que seriam consideradas condutores de dotes mágicos (lembra-se do problema em que Galileu se meteu?). Ainda assim, todas as lentes das câmeras compartilham alguns componentes básicos. Aqui estão algumas das principais partes que você precisa entender
Barril da lente
O alojamento em forma de tubo real que contém todas as entranhas da lente é chamado de barril da lente ou corpo da lente. Pode ser fabricado a partir de uma ampla variedade de materiais, desde plásticos a metais. Geralmente a construção do barril da lente determina a robustez da lente e sua resistência aos elementos
Elementos da lente
Alojados dentro do barril estão os elementos da lente. Estes são a estrutura óptica da lente que foca e direciona a luz que entra pela frente da lente na câmera. Eles são quase sempre feitos de vidro de qualidade variável. A configuração dos elementos determina o alcance focal da lente e, portanto, as capacidades de produção de imagem da própria lente.
Baioneta
A extremidade da lente que se conecta ao corpo da câmera é chamada de baioneta (ou montagem). A baioneta da lente é feita para se adequar a tipos e marcas específicas de câmeras. Pense na baioneta como a chave e na câmera como um cadeado.
Anel de zoom
Um anel de zoom é o que você gira para aumentar ou diminuir o zoom com sua lente. Faz parte do próprio barril da lente e varia em aparência. O anel de zoom está presente apenas em lentes de zoom.
Anel de foco
Praticamente todas as lentes de câmera (aquelas em câmeras de lentes intercambiáveis como DSLRs e câmeras sem espelho) têm um anel que pode ser usado para ajustar manualmente o foco da lente. Anéis de foco estão presentes em lentes de foco automático e totalmente manual. Ao contrário do anel de zoom, o anel de foco afeta apenas a distância de foco da imagem e não a distância focal. O anel de foco geralmente está localizado imediatamente na frente ou atrás do anel de zoom no cilindro da lente.
Anel de abertura
Encontrado em muitas lentes totalmente manuais mais antigas, o anel de abertura controla o tamanho da abertura dentro da lente, dependendo do “f-stop” que você selecionar. O anel de abertura geralmente está localizado no barril da lente próximo à baioneta.
Lâminas de abertura
As lâminas de abertura estão localizadas dentro da lente e controlam o tamanho da abertura (abertura) através da qual a luz entra na câmera. As lâminas de abertura são controladas eletronicamente por seleções feitas na câmera ou manualmente pelo fotógrafo usando o anel de abertura no barril da lente.
Outros termos que você pode encontrar
Distância focal
Este é um termo que honestamente pode ser tão complicado ou tão simples quanto você escolher fazê-lo. Fisicamente, a distância focal é a distância entre o receptor de imagem da sua câmera (sensor digital ou filme) e o ponto onde a luz que entra na lente converge fazendo com que a imagem apareça em foco (geralmente no centro do barril da lente). Esta distância é geralmente medida em milímetros, como 50mm, 200mm, etc.
À medida que a distância focal aumenta, o zoom da lente também aumenta. É por isso que as lentes grande angulares são chamadas de distâncias focais curtas e as telefotos são chamadas de “distâncias focais longas”.
Velocidade da lente
O termo velocidade é encontrado em alguns aspectos da fotografia. No que diz respeito às lentes, a velocidade refere-se ao tamanho máximo da abertura possível com uma determinada lente. Isso se traduz no desempenho da lente em situações de pouca luz. Uma lente com abertura máxima de f/2.8 é considerada “mais rápida” do que uma lente com abertura máxima de f/4 e assim por diante. Como f/2.8 é uma abertura maior que f/4, isso consequentemente permite que você fotografe com uma velocidade de obturador mais rápida – é assim que esse termo é derivado.
Distorção da lente
A distorção da lente é apenas isso, distorção da foto devido à natureza dos elementos da lente. Geralmente, quanto menor a distância focal de uma lente, mais distorção é encontrada. As imagens parecem inchar e o tamanho percebido dos objetos dentro da lente é distorcido.
Aberração cromática
Este é um termo que você encontrará ao ler muitas revisões de lentes. A aberração cromática é um fenômeno óptico em que franjas multicoloridas aparecem nas bordas dos objetos dentro de uma cena (geralmente na borda do quadro). Normalmente, a aberração ocorre quando os objetos são altamente contrastados em uma foto. É causado pela lente não focar com precisão todas as três cores (vermelho, verde e azul) no mesmo ponto, e é mais frequentemente experimentado com lentes de kit ou aquelas mais baratas.
Coma
Esta é outra manifestação óptica inerente a muitas lentes devido à forma e ao pequeno desalinhamento dos próprios elementos da lente. Coma é a distorção de pontos finos de luz dentro de uma imagem fazendo com que pareçam alongados. Se você planeja fotografar muitos céus noturnos e estrelas, a quantidade de coma produzida por uma lente deve ser mínima.
Bokeh
Derivado da palavra japonesa “boke”, que significa desfoque ou neblina, bokeh descreve a quantidade e as características do desfoque de fundo produzido por uma lente de câmera. O bokeh geralmente é muito importante para fotógrafos de retratos ao fotografar em aberturas muito amplas.
Dois tipos principais de lentes de câmera
Lentes principais
As lentes que não aumentam e diminuem o zoom e usam apenas uma distância focal fixa são chamadas de “primárias”. As lentes prime geralmente têm menos elementos de lente e, portanto, geralmente são menores que as zooms. Às vezes, evitadas devido à sua faixa focal fixa, as lentes prime estão encontrando uso até mesmo com fotógrafos amadores (nunca deixaram realmente) devido ao seu desempenho indiscutivelmente superior em termos de nitidez e velocidade em relação ao custo.
Lentes de zoom
As lentes que são capazes de operar em mais de uma distância focal são chamadas de lentes de zoom. Isso é facilitado movendo os elementos da lente para mais perto ou mais longe dentro do barril da lente por meio do anel de zoom. A flexibilidade adicional da distância focal variável, no entanto, geralmente significa que as lentes de zoom são maiores e mais pesadas do que as lentes prime.
Compreendendo os números
F-Stops
Há muito mal-entendido e confusão quando se trata de f-stops porque é um conceito tedioso e um pouco complicado. Na sua forma mais simples, o termo f-stop é meramente uma relação entre o tamanho da abertura em uma lente e a distância focal.
Para nosso propósito, os f-stops estão relacionados à velocidade da lente. Na maioria das lentes, a faixa de abertura da lente é indicada em f-stops, como f/3.5-5.6 ou f/2.8. A coisa a lembrar é que os f-stops funcionam contra a lógica comum, o que significa que quanto menor o número f, MAIOR é o tamanho máximo de abertura da lente.
Tamanhos do filtro
Os filtros são equipamentos fotográficos comuns e a maioria das lentes tem roscas na frente do barril para aceitar diferentes tipos de filtros. No entanto, as lentes têm diâmetros variados e, portanto, cada uma requer um filtro de tamanho específico. O tamanho do filtro de uma lente é medido em milímetros e geralmente será impresso na frente da maioria das lentes designadas com um “Ø” seguido do tamanho (você também pode encontrar na parte de trás da tampa da lente). O tamanho do filtro também é útil ao localizar tampas de lentes de reposição.
No final
Como em todas as coisas, conhecimento é poder. Quanto mais você souber, maior a probabilidade de tomar melhores decisões que, por sua vez, produzirão melhores resultados para sua fotografia. Compreender os conceitos básicos das lentes da câmera e sua terminologia comum ajudará você a ser o melhor criador de fotos possível.
Se você tiver outras dúvidas sobre lentes, pergunte na seção de comentários abaixo.