Todos os fotógrafos sofrem de Síndrome de Aquisição de Equipamentos (ou GAS, se você não se importa) em um momento ou outro. Se você está ansioso para tentar algo novo ou apenas preso em uma rotina criativa, cair na armadilha de pensar que comprar uma nova lente irá instantaneamente renovar suas habilidades de fotografia é algo que todos nós somos culpados de fazer.
Você pode passar horas sonhando acordado com as fotos incríveis que tiraria se pudesse comprar aquela linda lente em que está de olho. Mas e se você simplesmente não puder justificar a compra? Se, como a maioria de nós, você não tem fundos inesgotáveis, aqui estão oito dicas fáceis para manter seu GAS (Síndrome de Aquisição de Engrenagens) sob controle.
#1 – Mantenha a lente do seu kit
Uma das primeiras coisas que muitos fotógrafos fazem depois de aprender a usar sua DSLR é atualizar a lente do kit. As lentes do kit são leves, versáteis e podem alcançar a maioria dos resultados desejados, apesar de suas limitações. Eles são incrivelmente úteis para manter por perto. À medida que você começa a expandir sua coleção de lentes, de repente você pode descobrir que há um tipo de fotografia que deseja explorar e para o qual suas lentes atuais não são muito boas. A lente do seu kit quase certamente pode ajudá-lo.
Normalmente variando de 17 a 55 mm, as lentes do kit oferecem uma boa grande angular combinada com uma capacidade de telefoto curta (especialmente quando usada em uma câmera com sensor APS-C). Isso significa que eles podem fotografar a gama de paisagens a retratos facilmente. Quando de repente você se pega sonhando com aquela grande angular incrivelmente cara e desejando que fosse sua, ter sua lente do kit à mão é uma maneira de descobrir se você realmente quer ou precisa de uma lente grande angular antes de entregar sua suada dinheiro.
Disparado usando uma lente do kit.
#2 – Mude seu ambiente, não seu equipamento
A maneira mais fácil de mudar a maneira como você fotografa com o equipamento que você já possui é mudar o que está fotografando. Suba no seu carro e vá em uma viagem. Visite o mar. Suba uma colina e aprecie a vista. Vá para um novo bairro e explore.
Claro, nem tudo precisa ser sobre viagens. Se você sempre fotografa paisagens ou tira um tempo para ver como suas habilidades se traduzem em retratos. Se você gosta de fotos de natureza morta, vá à loja de ferragens local e compre algumas tábuas de madeira e ladrilhos de mármore para usar como pano de fundo em suas imagens.
É fácil ficar entediado, mas agitar o ambiente e procurar novos assuntos é uma forma instantânea de inspiração.
Um novo lugar abre seus olhos.
#3 – Defina seu despertador
É um conselho dado aos fotógrafos com tanta frequência que é quase um clichê, mas não há como negar que é verdade. Definir seu despertador para acordar cedo e aproveitar a luz da hora de ouro é a maneira mais fácil de melhorar sua fotografia sem gastar um centavo.
A qualidade da luz encontrada ao nascer do sol – aquela luz nítida, enevoada e limonada – e ao pôr do sol – aquele rico brilho vermelho e dourado – transforma completamente qualquer cena. Comprar uma lente diferente não mudará seu mundo, a menos que você tenha necessidades muito específicas, mas ter um espectro ilimitado de luz variável para brincar certamente o fará.
A luz pode fazer até o assunto mais mundano parecer mágico.
#4 – Participe de um desafio contínuo de fotografia
Seja um desafio de 365 fotos por dia ou um sprint de fotos de 30 dias, seja um desafio de uma vez por semana ou apenas algo em que você mergulha de vez em quando como um livro tutorial de fotografia, iniciar um desafio pode refrescar seus olhos para fotografia. Desafios contínuos também podem ajudá-lo a evitar pontos em branco em sua criatividade e construir um corpo de trabalho ao longo do tempo. Além de ajudá-lo a se livrar de quaisquer bloqueios criativos, esses desafios podem apresentar novas técnicas e ideias.
Às vezes, mudar a maneira como você fotografa é muito mais fácil do que mudar o que você está fotografando. Por que não tentar HDR? Que tal experimentar uma nova técnica de pós-produção? Ou talvez tente criar uma série de fotos onde você só pode usar uma perspectiva simétrica. Esses desafios ajudam você a experimentar muitas coisas novas sem precisar comprar nenhum equipamento novo.
Novas perspectivas podem agitar sua fotografia.
#5 – Limite-se
Dizem que a melhor câmera é aquela que você tem com você. Às vezes ficamos tão fixados em equipamentos que achamos que precisamos, que esquecemos que o fotógrafo é o principal componente para fazer uma ótima foto. O Cheap Camera Challenge da Digital Rev provou repetidas vezes que uma ótima fotografia começa com o olho criativo por trás da câmera e não com a câmera real que eles estão usando.
Em vez de investir em um novo equipamento, coloque seu equipamento na prateleira e limite-se por um tempo à câmera do seu telefone. Pode parecer loucura, mas a limitação pode ser a mãe da criatividade. Trabalhar com uma ferramenta mais básica força você a se concentrar nos fundamentos da forma – composição, cor, textura, simetria, assunto, estilo e muito mais. Essa abordagem minimalista aprimorará seu olho e, quando você finalmente voltar a usar seu equipamento, será como mergulhar em um tesouro de possibilidades.
Filmado com um iPhone.
#6 – Macro sem lente macro
Existem alguns tipos de fotografia que você pode pensar que são impossíveis sem primeiro investir em equipamentos especializados. A fotografia macro é um desses gêneros. Sem uma lente macro dedicada, como você pode conseguir um foco próximo o suficiente? Mas existem algumas maneiras de tentar fotografar macro antes de comprar.
Em primeiro lugar, a lente livre é a técnica de fotografar com sua lente desconectada da montagem da lente da sua câmera. Segurando a lente livremente e movendo-a para trás e para frente na frente do sensor, você pode obter uma estética sonhadora e com vazamento de luz. Mas essa liberdade de movimento também altera a capacidade da lente de focar em distâncias muito mais próximas. Esta é uma maneira fácil e totalmente gratuita de testar a macro de disparo. A desvantagem, no entanto, é que é difícil controlar os vazamentos de luz e quase impossível fotografar de forma constante.
Filmado usando um tubo de extensão da Canon.
Para resolver isso, você pode tentar tubos de extensão. Esses tubos baratos imitam o efeito de lentes livres, mas minimizam vazamentos de luz e tremores. Se você tiver um pouco mais para gastar, poderá comprar versões equipadas com AF. Essas soluções baratas podem permitir que você tente fotografar macro sem prejudicar o saldo bancário que uma lente macro dedicada faria.
#7 – Colaborar com modelos
Se você se encontra preso em uma rotina criativa e está fixado em um novo equipamento na esperança de se livrar dele, por que não tentar trabalhar com novos assuntos?
Plataformas como Model Mayhem ou Purple Port podem ajudá-lo a se conectar e colaborar com os modelos. Ao encontrar assuntos que também trazem suas próprias ideias para a mesa, você pode testar novas técnicas e estilos. Não se esqueça de que trabalhar com modelos pode significar mais do que apenas retratos. Fotógrafos de comida às vezes precisam de modelos para serem as mãos em suas imagens e fotógrafos de estilo de vida podem precisar de alguém construindo a fogueira em uma cena de paisagem. Deixe sua imaginação correr solta.
Um modelo interagindo com uma cena conta uma história.
#8 – Compre pechinchas
Se tudo mais falhar e você sucumbir ao GAS, tente encontrar algumas alternativas baratas antes de gastar o dinheiro. Ao fazer compras em plataformas como eBay e Etsy, você pode encontrar ótimas lentes vintage por preços razoáveis. Contanto que você tenha um adaptador para sua montagem de lente, essas lentes manuais oferecem uma ótica fantástica por menos de um quarto do preço de uma alternativa moderna.
Você também pode encontrar câmeras de segunda mão, lentes, tripés e equipamentos de iluminação de vendedores respeitáveis como Wex Photographic e London Camera Exchange (no Reino Unido) ou B&H Photo Video e Adorama (nos EUA). Esses vendedores testam o equipamento que vendem para garantir que esteja em boas condições de funcionamento e, às vezes, oferecem garantias, dando-lhe tranquilidade e economizando potencialmente centenas de sua compra.
Saia e atire. (Foto com um iPhone.)
Conclusão
Sempre haverá um momento em que você precisará de um novo tripé, lente, flash – ou o que for – para dar vida à sua visão criativa. Mas eu diria que nove em cada dez vezes você não precisa de mais equipamento – você precisa de mais engenhosidade.
Então, quando você sentir que está sucumbindo ao GAS e tem pressa em gastar dinheiro, lembre-se de que uma ótima fotografia começa e termina com um ótimo fotógrafo. Você não dá crédito pelo trabalho requintado de um mestre carpinteiro ao cinzel que ele escolheu usar, então você certamente não deve dar tanto crédito ao seu equipamento! Em vez disso, concentre-se em sua engenhosidade em usar o que você já possui.