>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Equipamento recomendado para fazer fotografia de longa exposição ao crepúsculo e ao anoitecer


Você já se deparou com belas fotos de paisagens urbanas capturadas no crepúsculo e no crepúsculo (a chamada “hora azul”) com água suave e sedosa, como esta foto de Marina Bay (Cingapura) abaixo, e se perguntou como você poderia fazer isso sozinho? Supondo que você já tenha sua câmera (corpo e lente), deixe-me ver alguns dos outros equipamentos necessários para fazer uma fotografia de longa exposição impressionante ao crepúsculo e ao anoitecer.

Marina Bay (Cingapura), filmada em 35mm, f/11, por 194 segundos (pouco mais de 3 minutos de exposição).

Use um tripé


Um tripé é a peça de equipamento mais importante para fotógrafos que fotografam no crepúsculo e no crepúsculo. As fotos tiradas a essas horas exigem exposições longas, às vezes com duração de muitos segundos ou até minutos. Portanto, um tripé robusto é absolutamente essencial para manter as fotos sem desfoque.

Ao contrário do corpo da câmera, um tripé não é algo que você atualizará com frequência. Portanto, tente obter o melhor tripé possível dentro do seu orçamento. Um bom tripé pode durar uma vida inteira! Eu possuo um tripé de fibra de carbono Manfrotto MT190CXPRO3 (suporta até 7kg). Se o seu tripé não vier com uma cabeça de tripé (como o meu), arranje uma cabeça esférica firme ou um estilo de 3 vias, o que você preferir (eu possuo a cabeça esférica Sirui K-20X que suporta 25 kg).


Mini-tripés


Mini tripés são úteis em locais onde um tripé de tamanho normal não é permitido dentro (por exemplo, o deck de observação de uma torre). Eu possuo um Joby Gorillapod Focus para DSLRs que suporta até 5kg. Ele tem uma cabeça de bola dedicada (Joby GorillaPod Ballhead X for Focus) que você pode comprar como um pacote, mas estou usando minha própria cabeça de bola (chamada Sirui K-20X Ballhead), pois acho redundante ter duas.


Apertar Tripé


Um tripé de fixação é outra ferramenta extremamente útil quando não há espaço apropriado para montar um tripé. Eu possuo o Manfrotto 035 Super Clamp sem Stud (suporta até 15kg). Nela, conecto o adaptador de plataforma de montagem de câmera de 3/8 polegadas Manfrotto 208HEX vendido separadamente (ou uma alternativa mais barata Manfrotto 037 Reversible Short Stud) no soquete para montar firmemente uma cabeça de tripé e uma câmera em cima disso. Então eu prendo toda a configuração em corrimãos, etc. Essa configuração é sólida como uma rocha e é um divisor de águas para nós, fotógrafos de paisagens urbanas, que pretendem tirar fotos muito nítidas ao crepúsculo e ao anoitecer sem usar um tripé de tamanho normal.

Este gráfico mostra como montar uma DSLR no Manfrotto Super Clamp usando um adaptador de plataforma de montagem de câmera.

Etapas:

  1. Conecte um adaptador de plataforma de montagem de câmera em um soquete Super Clamp e prenda-o com o sistema de trava dupla.
  2. Monte uma cabeça de tripé com DSLR no adaptador da plataforma de montagem, assim como você faz com seu tripé normal.


Filtros de densidade neutra


Os filtros de densidade neutra (ND) ajudam a reduzir a luz que passa pela lente, permitindo que a velocidade do obturador seja estendida por muito mais tempo. Esta é uma ferramenta obrigatória se você deseja criar o efeito de água suave e sedoso normalmente visto em fotografia de longa exposição.

Os filtros ND vêm em diferentes pontos fortes, como; 3 paradas, 6 paradas ou 10 paradas. Quanto maior o número, mais escuro o filtro e menos luz passa. O meu favorito é o filtro ND de 6 paradas (eu possuo um filtro ND de 6 paradas B+W). Com isso conectado à minha lente, uma exposição básica de 2 segundos (ou seja, quando nenhum filtro está conectado) pode ser estendida para 128 segundos. Cada “parada” do filtro ND dobra o tempo de exposição necessário (2 segundos> 4 segundos [1 parada]> 8 segundos [2 paradas]> 16 segundos [3 paradas]> 32 segundos [4 paradas]> 64 segundos [5 paradas) ]> 128 segundos [6 stops]), tempo suficiente para criar efeitos de água suaves e sedosos.

Os filtros vêm em dois tipos, filtros de rosca e filtros quadrados. Se você estiver adquirindo filtros de rosca, tenha cuidado com o tamanho do filtro que está comprando. Depende do tamanho da rosca do filtro da sua lente (por exemplo, 77mm para Nikon 12-24mm, 67mm para Canon 10-18mm, etc. – olhe dentro da tampa da lente para ver o tamanho do filtro dessa lente). Se você tiver duas ou mais lentes com diferentes tamanhos de rosca de filtro nas quais gostaria de usar um filtro ND, obtenha uma que se encaixe na sua maior lente (ou seja, lente com o maior tamanho de rosca de filtro). Em seguida, compre um anel adaptador step-up para fazer o filtro único se encaixar em outras lentes com tamanhos de rosca menores.

Esquerda:Filtro ND aparafusado. Direita:Filtro quadrado drop-in (imagem cortesia de Tiffen).

Ou você pode obter um filtro drop-in quadrado ND, juntamente com um suporte e adaptadores (confira essas opções que analisamos e apresentamos aqui no dPS). A vantagem dos filtros quadrados é que você só precisa de um filtro para caber em todas as suas lentes. Dito isso, eu ainda prefiro filtros de rosca porque eles ocupam menos espaço na bolsa da minha câmera e eu possuo apenas uma lente que leva filtros frontais (minha fiel Nikon 18-35mm com rosca de filtro de 77mm), de qualquer maneira.

Remote sem fio ou liberação do obturador por cabo


Esta é outra ferramenta essencial, pois permite tirar fotos sem tocar na câmera e ajuda a manter suas fotos nítidas. Não há necessidade de obter um caro, no entanto. Ainda estou usando um Phottix IR-Nikon (controle remoto sem fio) que comprei anos atrás por US $ 20 (também está disponível para Canon).


Aplicativo de calculadora de longa exposição


Quando você usa um modo semi-manual (por exemplo, prioridade de abertura), a velocidade do obturador não pode exceder 30 segundos na maioria das DSLRs. Com um filtro ND de 6 paradas usado ao crepúsculo e ao anoitecer, é necessária uma exposição muito mais longa do que 30 segundos. Portanto, é aqui que você precisará alternar para o modo manual e assumir o controle total da câmera.

Mas, como você saberá o tempo de exposição correto (velocidade do obturador) a ser usado quando sua câmera não o ajudar mais? Bem, existem vários aplicativos de telefone gratuitos que ajudam a determinar a velocidade correta do obturador. Estou usando o aplicativo Long Exposure Calculator da Junel Corales (obtenha aqui para dispositivos iOS ou aqui para Android).

Ao definir a densidade do filtro (por exemplo, 6 pontos) e a velocidade base do obturador (por exemplo, 2 segundos), o aplicativo Long Exposure Calculator calcula automaticamente a velocidade do obturador necessária que você precisará usar (2 minutos e 8 segundos [128 segundos] neste caso).

Lenskirt


Um lenskirt é uma ferramenta útil ao fotografar através da janela de vidro de um deck de observação, janela de quarto de hotel, etc., pois ajuda a eliminar reflexos (como você, luzes do quarto) da janela de vidro. Pode chamar a atenção indesejada de outros visitantes devido à sua forma estranha, mas funcionou muito bem para mim e encontrou um lugar permanente na bolsa da minha câmera quando estou viajando.

Lenskirt em uso no deck de observação do 100º andar do Shanghai World Financial Center. Ao anexá-lo à lente e empurrar as ventosas para a janela, ele protege o elemento frontal da lente e corta os reflexos da janela de vidro, não deixando nenhuma chance de qualquer luz difusa entrar na câmera.

Conclusão


Isso é tudo. Espero que isso ajude você a começar com a fotografia de longa exposição no crepúsculo e no crepúsculo. Para mim, o crepúsculo é o momento mais bonito do dia. Ele termina em um piscar de olhos, e é isso que o torna ainda mais especial. Tente capturar a beleza da fotografia de longa exposição no crepúsculo e no crepúsculo com este equipamento.

Se você tiver outras peças de equipamento que você usa para longas exposições que considere indispensáveis, compartilhe-as nos comentários abaixo.