>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Como usar um Synology DS216 NAS para colocar suas fotos online de forma rápida e fácil


Se você leu meus artigos aqui no dPS sobre armazenamento e backup, saberá que eles tratam principalmente de sistemas um pouco maiores com muito espaço para pessoas que têm muitos dados na forma de fotografias. Já faz um tempo, então pensei que talvez fosse hora de escrever sobre o sistema menor que estou usando há alguns meses, não apenas do ponto de vista de backup e armazenamento, mas também de uma entrega e compartilhamento de seu ângulo de trabalho . Digite, o Synology DS216.

Obtenha o Synology DS216 na Amazon

Discos rígidos


A equipe da Seagate tem algumas unidades NAS específicas (armazenamento conectado à rede), como o Seagate IronWolf (um nome tão sexy para um disco rígido!) que coloquei neste Synology DS216 para este teste. As unidades estão funcionando bem, não superaqueceram, apesar de muitas transferências de arquivos grandes, e parecem estar lidando bem com as coisas. Eu fui com dois discos de 4 TB e depois de usar o Synology Hybrid Raid, tenho cerca de 3,6 TB de espaço útil.



Os dois específicos para Seagate Ironwolf NAS discos que estou usando na minha configuração, 4 TB cada dando a você cerca de 3,6 TB de espaço utilizável.



Eu também tenho uma “tolerância a falhas de 1 disco”, o que significa que um disco pode morrer e ainda tenho uma cópia dos meus dados restantes! Eu posso então trocar o morto e copiá-lo de volta em ambos (chamado de reconstrução) e estou pronto para ir.

Aqui você pode ver que os discos individuais são de 3,6 TB cada



E abaixo você pode ver que a capacidade é de 3.57TB



SHR é como um raid normal, mas um pouco diferente… E para aqueles que não têm ideia do que RAID significa, é “Redundant Array of Independent Disks” ou “Redundant Array of Inexpensive Disks” dependendo da sua idade. Basicamente, significa que você tem mais de um disco para o qual as informações (no nosso caso, fotos) estão sendo copiadas. (NOTA:Raid por si só não é realmente um backup, embora dê alguma redundância ao seu NAS / unidade de armazenamento, não é considerado um backup)



Em vez de ficar todo nerd e falar sobre números e fatos sobre backup e como configurar tudo, eu queria dar a você um cenário que você pode encontrar como fotógrafo, profissional ou não. Mostrarei como você pode realmente se beneficiar de uma pequena configuração como esta, então continue lendo.

Uso de NAS do mundo real para seu fluxo de trabalho


Imagine que você está em uma filmagem. Você configurou seu kit e está fazendo alguns retratos, headshots ou fotos de comida e pode fotografar amarrado. Alternativamente, você saiu de férias e tira um monte de ótimas fotos que você copia para o seu disco externo através do seu laptop enquanto está sentado na sua varanda tomando um saboroso suco de laranja (a pequena Lacie no meu exemplo). Então, depois da sessão de fotos ou das férias, você chega em casa e quer fazer uma das poucas coisas…
  1. Você deseja compartilhar suas fotos de férias com amigos e familiares.
  2. Você deseja enviar um álbum de imagens para seu cliente selecionar.
  3. Você deseja colocar qualquer conjunto de fotos em seu NAS como meio de backup.

Agora, não há absolutamente nada que o impeça de colocar sua unidade em seu computador e importar suas imagens como faria normalmente. Em seguida, você os importaria (presumiremos RAW) para o Lightroom, exportaria alguns jpgs e os enviaria para o seu site.

Mas o que descobri com a configuração do Synology DS216 é que tudo o que você precisa fazer é conectar seu disco externo na frente do Synology e esperar um pouco (o pequeno NAS precisa gerar miniaturas etc., e não é o processador mais rápido do mundo, mas funciona bem). Suas imagens, mesmo as brutas, aparecerão em seu site padrão. Naturalmente, há alguma configuração necessária. Mas para o processo de importação que mencionei acima, você só precisa configurar suas regras uma vez. Então, quando você conectar um determinado dispositivo USB, o NAS verá que você o conectou e executará a regra que você configurou para essa unidade específica.

Um exemplo é que voltei de um fim de semana com meu pequeno drive externo Lacie. Eu copiei todos os meus jpgs do meu timelapse GoPro e os arquivos RAW do meu Sony a7ii em uma pasta no Lacie enquanto eu estava sentado em uma noite no fim de semana (tomando um café expresso saboroso, já que você perguntou). Cheguei em casa e liguei meu drive no NAS, saí e levei as crianças para a cama, desembalei minha mala e voltei ao meu computador mais tarde. Todas as imagens foram copiadas, miniaturas geradas e as fotos agora estão disponíveis online para qualquer pessoa a quem eu dei o link do álbum.

Mas e a minha privacidade?


Você pode controlar exatamente quem pode ver suas fotos por meio de senhas. Assim, você pode ter um álbum online por um determinado período de tempo, colocar álbuns offline a qualquer momento e permitir comentários. Todas essas coisas estão em um menu muito fácil de entender, e você não precisa de um diploma em ciência da computação para configurá-lo exatamente como gostaria.

Você pode aparecer e ver o álbum demo que enviei para você, ou você pode ter uma ideia através da captura de tela abaixo. Ele mostra um álbum compartilhado (sim, essa é uma foto fora de foco do meu amigo Glynn, ótimo exemplo Simon!) !) que mostra como funciona a proteção por senha (digite password13 para vê-la)


Conclusão


Concluindo, se você procura um sistema de armazenamento em rede simples de usar que permita compartilhar suas fotos online de maneira rápida e fácil (seja para um cliente ou para sua família e amigos), o Synology DS216 é uma ótima solução que está entre os mais fácil e flexível que eu tentei. Como nota lateral, você também pode compartilhar suas imagens com sua TV em uma apresentação de slides. Ótimo para noites de fotos de férias em família! (depende da sua TV, funciona na minha Sony de alguns anos).

Se esta fosse uma revisão de engrenagem pura, eu daria ao equipamento combinado cinco de cinco estrelas. Considerei dar quatro estrelas ao NAS porque, embora seja simples de usar, tenho experiência em TI e pensei “talvez seja simples para mim”. Mas é realmente simples, robusto e principalmente tolerante se você estragar as coisas. Espero que isso ajude alguns de vocês e sinta-se à vontade para me fazer qualquer pergunta sobre armazenamento sobre este equipamento nos comentários abaixo.