A lente Nikon 16-35mm f/4 é a que eu mais uso – eis o porquê!
Como fotógrafo em tempo integral, você percebe rapidamente que a bolsa da sua câmera está ficando cada vez mais pesada à medida que você encontra novos equipamentos ou gadgets que
precisa querer. Não sou tão “ruim” quanto muitos outros fotógrafos quando se trata de comprar gadgets e equipamentos, mas tenho dois sistemas de câmera e várias lentes e equipamentos extras que uso regularmente. Minha principal razão para ter dois sistemas é ter uma câmera mais leve (a Fujifilm X-T2) para caminhadas, mas também é reconfortante ter um sistema de backup caso algo aconteça.
Frequentemente me perguntam sobre o equipamento que uso, mas a pergunta que mais me chama a atenção é:“Qual é a sua lente mais usada ou favorita?” Esta pergunta é um pouco difícil de responder, pois tenho mais de um favorito e realmente depende da situação. Por exemplo, se estou fotografando fotos abstratas, costumo usar um zoom de telefoto, enquanto durante a noite confio muito na minha Nikon 14-24mm ultra grande angular. No entanto, olhando para qual lente eu
uso a mais e confiaram mais do que as outras, a pergunta não é tão difícil de responder – é minha amada Nikon 16-35mm f/4.
É certo que, ao comprar uma Nikon D800 alguns anos atrás (que foi minha primeira câmera full-frame), a Nikon 16-35mm foi minha lente de escolha. Por mais de meio ano, foi a única lente que tive para este sistema. A lente é de longe uma das mais populares para quem usa uma câmera Nikon full-frame, mas acredite, não é sem motivo.
amplo o suficiente
A fotografia de paisagem é o meu principal gênero de fotografia. Embora muitas vezes seja atraído por cenas menores e fotos mais íntimas, a maioria das minhas imagens é capturada com uma lente grande angular, pois adoro fotografar grandes paisagens. A 16-35mm não é a lente mais larga que possuo (você ficaria surpreso com o quão grande é a diferença entre 14mm e 16mm), mas é mais do que larga o suficiente para a maioria dos tipos de fotografia de paisagem.
Como é um zoom grande angular e não uma lente prime, é uma boa opção se você puder trazer apenas uma lente. Costumo usar essa lente em 35mm, principalmente quando estou na floresta e quero remover partes indesejadas da imagem. Tal foi o caso da imagem abaixo, onde dei zoom para remover o céu e as copas das árvores.
A distorção também é bastante baixa com a 16-35mm e mesmo ampliada a imagem fica mais ou menos nítida mesmo nos cantos externos. Isso é algo que tem sido um desafio comum entre outras lentes ultra grande angulares. A vinheta também é quase inexistente mesmo na abertura mais ampla, o que é ótimo para as poucas vezes que realmente preciso usar f/4 (bastante raro com essa lente).
Informações técnicas
Se você acompanha regularmente meus artigos e fotografia, saberá que não sou a pessoa mais técnica e raramente passo muito tempo focando nos aspectos técnicos do equipamento. Estou mais focado nas imagens que posso produzir com a lente e a qualidade de imagem específicas. De qualquer forma, eu sei que muitos de vocês estão curiosos sobre alguns desses aspectos técnicos, então vamos ver rapidamente as especificações:
- Distância focal:16-35mm
- Abertura máxima:f/4
- Abertura mínima:f/22
- Ângulo de visão:107° – 63°
- Distância de foco mais próxima:0,29 m (1,0 pés)
- Diâmetro do filtro:77 mm
- Peso:680 g/24,0 onças.
Com um tamanho de filtro de 77 mm, esta lente é compatível com sistemas de filtro quadrado de tamanho padrão, como o NiSi V5 Pro Holder (filtros quadrados de 100 mm). Isso significa que você não precisa de um novo sistema de filtro para usá-los nesta lente. Isso é algo que é valioso para mim pessoalmente, pois carregar mais equipamentos do que o necessário pode ser exaustivo em caminhadas mais longas.
Foco e nitidez
Eu realmente amo que você pode focar quase diretamente na frente da lente, tornando possível colocar elementos de primeiro plano extremamente próximos para adicionar profundidade extra nas imagens. Como fotógrafo de paisagem uso principalmente o foco manual, mas sempre que estou sem meu tripé e uso o foco automático nesta lente, fico muito satisfeito. A lente foca facilmente e a imagem parece nítida mesmo quando se usa um obturador portátil de velocidade semi-lenta.
Eu mencionei que é afiada? É incrivelmente afiada. Na verdade, é provavelmente a lente Nikon mais nítida que já experimentei. Ainda assim, vários anos depois de comprá-lo, às vezes fico impressionado com a nitidez das imagens ao visualizar grandes (ampliadas ou 1:1).
Os Negativos
Estou sentado aqui há um tempo tentando pensar em coisas que não gosto na Nikon 16-35mm f/4, mas honestamente não há muito ruim que eu possa dizer. É de longe uma das melhores lentes que já usei e, apesar de ter sido lançada em 2010, ainda é considerada uma das principais lentes da Nikon.
Meu único comentário negativo é que f/4 nem sempre é suficiente. Para fotografia noturna, você deseja usar a maior abertura possível para capturar o maior número possível de detalhes no céu. Nesse caso, a Nikon 16-35mm não é a lente ideal. No entanto, não podemos esperar tudo em uma lente, certo?
Conclusão
Apesar de ter sido a primeira lente que comprei para minha primeira câmera full-frame e ser uma lente relativamente antiga, ainda continua sendo a minha mais usada. A menos que a Nikon venha com uma atualização alucinante, não consigo me ver substituindo essa lente tão cedo.
A Nikon 16-35mm f/4 continuará sendo minha lente mais usada nos próximos tempos. É uma lente que eu recomendo para quem quer começar com a fotografia grande angular.