Você finalmente tem sua nova câmera e após as primeiras semanas de retirá-la, você começa a perceber que pode haver outras coisas que você precisa. Às vezes é difícil saber quais acessórios fotográficos são realmente necessários e quais são os itens mais “legais de se ter”. Certamente é possível gastar muito dinheiro em equipamentos fotográficos extras, então vale a pena pensar um pouco nisso.
Claro, o que você precisa dependerá do tipo de fotografia que você fará. Um fotógrafo de paisagem precisará de muito mais coisas do que um fotógrafo de rua da cidade. Um fotógrafo de retratos de estúdio terá uma lista completa de luzes e suportes caros necessários (sem mencionar o espaço do estúdio para colocar tudo).
Mas vamos começar do início, quais são os acessórios fotográficos mais básicos e necessários.
1. Baterias extras da câmera
Ter uma bateria de câmera sobressalente é um salva-vidas, especialmente se você se lembrar de carregá-la com antecedência. Não há nada pior do que ficar sem energia para sua câmera quando você está longe de casa. Você pode optar por comprar a bateria da marca para se adequar à sua câmera, mas também existem opções de terceiros mais econômicas. Minha preferência é ficar com a marca, descobri que eles têm um desempenho melhor ao longo da vida útil da bateria. Sinta-se à vontade para executar seus próprios experimentos.
Para quem fotografa em clima muito frio, é recomendável ter várias baterias e alguma forma de mantê-las aquecidas. O clima muito frio consome a energia da bateria, assim como as longas exposições ou muitas fotos em rajada.
2. Cartões de Memória Sobressalentes
As opiniões estão divididas sobre se você deve ter alguns cartões de memória de alta capacidade ou vários de menor capacidade. A teoria é que se um cartão for corrompido, com um cartão de menor capacidade você corre o risco de perder menos imagens. Verifique quais cartões de memória são recomendados ou preferidos para sua câmera, pois existem várias marcas disponíveis, mas nem todas funcionam no mesmo nível.
Verifique também a velocidade do cartão, se for provável que você faça muitos disparos rápidos. O quão bem o cartão pode processar essas rajadas de imagens pode ter impacto no desempenho da sua câmera. Se um cartão for muito lento, você terá buffer overuns, pois o cartão se esforça para continuar salvando todos os quadros.
Uma vez que você tenha vários cartões de memória, também faz sentido ter alguma forma de organizá-los e armazená-los. Algumas pessoas têm sistemas diferentes para indicar quando os cartões estão cheios ou vazios. Crie um plano para saber quais cartas estão expostas e quais estão prontas para serem usadas.
3. Uma bolsa para câmera
Estou bastante convencido de que a bolsa perfeita para a câmera é como o Santo Graal – impossível de encontrar. Todo mundo tem requisitos diferentes, o que significa que não há uma solução. Mochilas, bolsas com rodinhas, bolsas tipo sling, bolsas de cintura, alças, clipes, cintos e arneses são todas as opções disponíveis.
Minha mochila para passear pela cidade, ou quando eu só quero levar o básico.
Há tantas opções e pode ser fácil ficar confuso, aqui estão algumas coisas a serem lembradas ao comprar uma bolsa para câmera:
- Procure um bom acolchoamento nas alças dos ombros.
- Que a bolsa tenha o comprimento certo para suas costas (sou uma mulher de estatura média e muitas bolsas são longas demais para mim).
- Tem bolsos suficientes para guardar coisas úteis como filtros e baterias e para que sejam facilmente acessíveis
- A bolsa é o mais leve possível.
- Como ele se comporta quando você o coloca no chão, ele tomba?
- Que é à prova d'água (material resistente à água, abas sobre os zíperes e as melhores bolsas vêm com capa de chuva embutida).
- Há espaço suficiente para armazenar todas as suas coisas com segurança com preenchimento e divisórias suficientes.
- Existem boas cintas peitorais e cintos nas mochilas (eles tiram uma quantidade surpreendente da carga de seus ombros se você os usar).
Com o tempo, você provavelmente experimentará vários estilos diferentes de bolsa até encontrar uma opção que seja o melhor compromisso para o que você deseja versus o que pode encontrar.
Minha bolsa principal é uma mochila, a F-stop Kashmir projetada para mulheres. Esta é a posição fechada.
Mochila na posição aberta. Diferentes bolsas podem ser acessadas de diferentes maneiras.
4. Calçado
Praticamente em todos os lugares que você vai com sua câmera envolverá alguma forma de caminhada para pessoas fisicamente aptas. Isso significa que você precisa ter um bom calçado confortável de apoio e adequado às suas condições. Não se esqueça também das meias de boa qualidade (minha marca preferida é a Thorlo). Ao procurar sapatos ou botas, leve em consideração o peso, o ajuste, o conforto, a flexibilidade, a impermeabilidade e, claro, o preço.
Estes sapatos são muito leves e respiráveis, no entanto não são muito impermeáveis e as solas podem ser um pouco escorregadias em pedras molhadas. Mas são super confortáveis de usar o dia todo, o que é o mais importante.
Botas pesadas são realmente cansativas para andar por longos períodos, mas você pode precisar delas para clima muito frio. Dependendo do tipo de caminhada e das situações que você vai encontrar, você pode até considerar mais de um par de calçados.
5. Jaquetas e camadas externas
A tecnologia moderna tornou as roupas para atividades ao ar livre muito leves, e é recomendável que você construa camadas para se ajustar às mudanças nas condições. Estar muito quente e suar em condições muito frias é desconfortável, mas também pode contribuir para a hipotermia, principalmente se o vento frio for um fator.
Jaqueta de caça Hunters Element em verde e jaqueta corta-vento cinza Katmandu.
Portanto, monte uma seleção de camadas técnicas leves que você pode usar ou carregar facilmente na bolsa ou no bolso. Eu tenho três jaquetas, a cinza é muito leve e quente e amassa todos os cantos da minha mochila. A jaqueta verde é uma jaqueta de caça mais pesada que possui excelente proteção contra o vento, com bolsos enormes na frente. Não é mostrada uma capa de chuva para colocar sobre a jaqueta cinza para proteção adicional contra a secura.
6. Proteção Extra
Chapéus e luvas também são uma necessidade para mantê-lo aquecido e seco. Especialmente se você estiver ao ar livre fazendo paisagens ou fotografia de natureza e estiver sentado por longos períodos. Novamente, as camadas são úteis, na foto estão minhas luvas finas à prova de vento, mas bastante quentes, com algumas luvas mais pesadas para colocar por cima. As luvas mais pesadas dificultam o uso da câmera, e é por isso que duas camadas de proteção me ajudam a funcionar e me manter aquecido.
A metade inferior também precisa de proteção. Estas são calças de chuva projetadas para passar por cima de suas camadas de perna padrão.
Sua mochila e câmera também merecem consideração para proteção. Na foto abaixo estão a capa de chuva da minha mochila laranja e uma capa de chuva para minha câmera que permite fotografar na chuva.
7. Tripé
A menos que você seja um fotógrafo de rua hardcore (precisando ser leve e móvel), um tripé provavelmente será um requisito em algum momento. Necessário para imagens de paisagens nítidas, longas exposições, astrofotografia, macro e todos os tipos de trabalho de estúdio.
Um tripé requer dois componentes para funcionar – as pernas e a cabeça. Às vezes, você pode comprá-los juntos ou pode comprá-los separadamente para atender a determinados requisitos. Aqui estão algumas coisas importantes para procurar em um tripé:
- As pernas são altas o suficiente para você? Fiquei surpreso ao encontrar muitos tripés muito curtos para mim, com 1,60m - ter as pernas do tamanho certo facilita o trabalho no pescoço e reduz a necessidade de usar o poste central.
- A haste central se ajusta ao modo horizontal? Muito útil para fazer naturezas mortas e trabalhos de macro.
- É um clipe ou um tipo de extensão de perna com trava de torção? As pessoas preferem opções diferentes – fotógrafos de vida selvagem costumam usar pernas com trava de torção, pois são mais silenciosas.
- Qual é o peso? A fibra de carbono é a opção mais leve, mas também é muito cara e, em comparação, nem sempre é tão leve. Além disso, um tripé mais pesado oferece mais estabilidade quando usado ao ar livre.
- Há pelo menos uma perna enrolada? Carregar um poste de metal nu em uma noite fria e gelada é desagradável.
Cabeça de tripé
Cabeças de tripé também vêm em muitas variações. Bola e soquete são bastante comuns, mas precisam de duas mãos para serem utilizadas. Uma cabeça de boa qualidade será feita de material sólido e forte o suficiente para segurar sua câmera e sua lente mais pesada em vários ângulos. Faça sua pesquisa sobre tolerâncias de peso e rastejamento antes de comprar.
Acessórios adicionais de tripé que valem a pena considerar são placas em L para o corpo da câmera e, se você gosta de macro, trilhos nodais também. Aprenda também a desmontar e limpar as pernas do tripé, especialmente quando usado na água ou no oceano. Isso prolongará a vida útil do seu tripé e economizará dinheiro.
Reserve um tempo para investir em uma boa combinação de tripé/cabeça e ela durará muitos anos.
Pernas Manfrotto com cabeça Acratech. Minha preferência é por pernas ajustáveis por clique.
8. Manual da câmera
É pequeno e leve e fácil de guardar na bolsa da câmera e muito útil para ter quando você precisar. Pode nunca ser usado, mas é bom ter à mão. Leve o manual da sua câmera com você!
9. Leitor de cartão
Existem várias maneiras diferentes de transferir dados da câmera para o computador. Alguns corpos de câmera novos têm wireless, ou podem ser conectados através de um cabo ao computador para transferência de dados. No entanto, isso tende a consumir a energia da bateria rapidamente na câmera.
Minha preferência é usar um leitor de cartão USB. O USB 3 ou o USB-C mais recente fornecem transferência de dados rápida para quem está com pressa. Além disso, ter um pequeno leitor portátil permite que você o leve com você quando viajar, permitindo que você faça o download na estrada.
Os leitores de cartão são baratos, leves, fáceis de embalar e são realmente úteis em viagens. Obtenha um com muitas portas diferentes para atender a todos os requisitos.
10. Outras coisas úteis
Há outras coisas que não são fotos que são úteis para se ter por perto, como; troco para parquímetros ou taxas de entrada, uma bússola, protetor solar (o meu está em um mosquetão preso na parte externa da minha mochila para facilitar o acesso) e uma caneta e papel são sempre úteis.
Outros itens que podem ser úteis são; cartões de visita, formulários de autorização de modelo, lanches, seu celular carregado com uma variedade de aplicativos úteis, e a lista continua.
Conclusão
O que você precisa em termos de acessórios fotográficos dependerá do tipo de fotografia que você faz e de onde você a faz. Esta lista deve cobrir o básico que qualquer novo fotógrafo provavelmente precisará, ou pelo menos precisará pensar em investir em algum momento. Estar ciente de suas opções é importante, pois boas bolsas e tripés podem ser caros, então você precisará fazer um orçamento para eles.
Muitas pessoas se esquecem de seu próprio conforto pessoal e pensam que opções de roupas mais baratas serão boas. Para fotografia de propósito geral, esse pode ser o caso, mas qualquer pessoa que vá para a natureza deve estar o mais preparada possível. Roupas ao ar livre de boa qualidade durarão e serão um investimento. Ninguém quer perder um nascer do sol porque estava frio e molhado e em uma situação desagradável.
Lembre-se de cuidar de si mesmo, bem como de seu equipamento de câmera.