Há cerca de 15 anos estávamos visitando meu cunhado e sua família. Enquanto estava lá, vi o computador dele e ele tinha uma coisa estranha e achatada com uma caneta sobre a mesa. Perguntei ao meu marido o que era e ele disse que era um tablet Wacom. Você usa a caneta na parte plana, no tablet, e funciona como uma caneta ou lápis. Eu disse que queria um, ele disse que não precisava.
Então esperei, e um dia, enquanto tentava fazer um trabalho de detalhes no Photoshop e gritava porque o mouse não fazia o que eu queria, finalmente disse:“Vou conseguir um”. Em 2011, ganhei meu primeiro tablet Wacom, o Intuos 4. Não olhei para trás e agora o considero uma parte vital do meu equipamento fotográfico.
A Intuos Pro vista de cima, cortesia da Wacom Australia.
O que é um tablet Wacom?
Os tablets Wacom vêm em duas peças, o tablet e a caneta. O tablet fica plano em sua mesa e você o usa como um pedaço de papel. Então, quando você coloca a caneta, ou stylus, o tablet se comunica com o computador.
A caneta é semelhante a um mouse, pois conforme você a move sobre o tablet, o cursor na tela segue. A parte ativa do tablet cobre toda a tela, mas ao contrário de um mouse, você precisa levantar a caneta da superfície para mover o cursor. Quando você quiser clicar em algo, basta tocar a caneta na superfície do tablet.
Para que você o usa?
Você já pensou em como seria bom poder desenhar no seu computador como você faz em um bloco de desenho? As Mesas Wacom permitem que você faça isso. A caneta torna-se o seu instrumento de desenho e o tablet parte do seu papel ou caderno de desenho.
A mídia Wacom Intuos Pro, imagem cortesia da Wacom Australia.
Começando a usar um tablet
Não há dúvida de que muitas pessoas têm problemas para usar um tablet quando começam. A caneta pode ser um conceito difícil de entender. Não funciona da mesma forma que um mouse. Funciona mais como uma caneta e você precisa pensar no tablet como um pedaço de papel. Quando você quiser passar de uma parte para outra, levante a caneta e mova-a. A caneta fala com o tablet e sabe para onde você está indo.
Acostumando-se
Depois de usar um tablet por um tempo, isso se torna uma segunda natureza. Você apenas se move instintivamente com ele e, de muitas maneiras, mais do que com um mouse, porque as canetas existem há muito mais tempo.
A Wacom Intuos Pro vista de lado, imagem cortesia da Wacom Australia.
A mesa digitalizadora Wacom Intuos Pro
Depois de ter a Intuos 4 por alguns anos, decidi que era hora de comprar uma um pouco maior e optei pela Intuos Pro Medium. É maior que o meu anterior, mas tem algumas opções que não estavam disponíveis no modelo mais antigo.
A série Pro permite que você use o tablet sem fio. O que é muito bom para pessoas que não têm um lugar permanente para isso e o que mover. Você tem a opção de colocá-lo em sua mesa conectado ou, se quiser movê-lo, pode remover o plugue e não precisa se preocupar em conectá-lo. O meu fica permanentemente na minha mesa e, por isso, costumo mantê-lo conectado.
A parte do tablet também pode ser um touchpad. Portanto, se você acha que está acostumado a usar os dedos para se movimentar no computador, a área do touch pad pode ser adequada para você. Esse recurso certamente ajuda as pessoas que usam seu computador e não sabem usar a caneta. O touchpad pode ser facilmente ligado e desligado como você quiser. O botão superior do tablet é definido como a chave padrão para o recurso do touchpad.
Há também um suporte que segura a caneta quando você não a está usando. Na parte inferior do suporte, você encontrará uma área de armazenamento para mais pontas para a caneta. Você pode comprá-los separadamente, muitas opções estão disponíveis ou tanto o suporte quanto as pontas extras.
Eu tenho o modelo mais antigo da Intuos Pro. A nova versão atualizada inclui Bluetooth. A caneta que vem com ela agora, a Pro Pen 2, tem mais de 8192 níveis de sensibilidade com resposta de pressão e inclinação. O que eu tenho só tem 2148 nível de sensibilidade à pressão. A parte do tablet também é muito mais fina no modelo mais recente.
A Wacom Intuos Pro Medium é vendida por US$ 349 na B&H, ou você também pode comprá-la na Amazon.com.
Exposição longa do St. Kilda Pier tirada ao nascer do sol e processada com minha Wacom Intuos Pro.
Usando a Intuos Pro Pen
A Intuos Pro vem com muitas configurações padrão, mas você pode alterá-las para que a mesa gráfica e a caneta funcionem da maneira que você deseja. Há quatro botões na caneta. Clicar na ponta é como clicar com o botão esquerdo normal. Eu mudei as configurações da minha caneta, então os dois botões na lateral agora fazem um clique com o botão direito (o de baixo) e um clique do meio (a roda de rolagem em um mouse de PC também é um botão no qual você pode clicar. -clique em um link ele irá abri-lo em uma nova guia. Se você clicar com o botão do meio em uma guia, ela será fechada. É muito útil, e eu uso muito.). O que está na parte superior da caneta tem a configuração padrão de fábrica de apagar, mas alterei o meu para clicar duas vezes.
Você pode alterar a velocidade do clique duplo ou a quantidade de pressão que pode usar. Está tudo lá para você configurar exatamente como deseja. É bom brincar com ele para que você possa experimentar coisas diferentes. À medida que você se acostumar a usá-lo, poderá descobrir que deseja alterar outras coisas também.
Uso um tablet há anos e quando comprei a Intuos Pro decidi que usaria para tudo, então joguei fora o mouse. Agora uso meu tablet como meu mouse, esteja processando ou não. Eu me acostumei a digitar com a caneta presa entre o polegar e a mão. Na verdade, quase acho difícil digitar se não estiver lá. Tornou-se como uma extensão da minha mão e muitas vezes me vejo na cozinha fazendo um café com ela ainda presa.
Esta imagem da Seafarers Bridge tem muitos detalhes complicados e a Intuos Pro facilita muito a edição.
Minha família não gosta porque não pode usar meu computador com ele. Eu tenho um mouse em uma gaveta para eles agora.
Por que usar um tablet e uma caneta?
Se você ficar frustrado ao tentar fazer detalhes com um mouse, a Intuos Pro pode ser exatamente o que você precisa. Um tablet e uma caneta permitem que você faça um trabalho de detalhes que você não pode fazer com um mouse ou seu dedo, a menos que você seja realmente bom com eles. Um rato frustrante para mim e gritava muito, o que, no final, foi o motivo pelo qual meu marido concordou que eu precisava de um tablet. não olhei para trás. Agora, com a caneta, posso traçar linhas curvas ou entrar em pequenos pontos para mudar as coisas facilmente. Eu não conseguia mais viver sem um tablet e uma caneta.
A Wacom se destaca no trabalho de pós-processamento no computador. Esteja você usando o Photoshop ou o Illustrator, ou outro programa em que precise de muito controle sobre o que está fazendo, descobrirá que o tablet é perfeito.
Uma paisagem urbana de Melbourne, uma das muitas imagens que usei a Intuos Pro para editar.
Wacom MobileStudio Pro 13 512 GB
O Mobile Studio Pro, outra unidade estilo tablet da Wacom, exceto que se parece mais com o que esperamos de um tablet. Ele tem uma tela e você pode usá-lo independentemente do seu computador. É um computador em si, e você pode executar o Windows nele, bem como o Adobe Photoshop e o Lightroom. Este modelo tem Wi-Fi e funciona como um tablet normal.
Você pode usá-lo como tablet ou laptop, embora tenha que obter um teclado externo se não gostar do teclado na tela.
Com os recursos Bluetooth, você também pode emparelhar outros dispositivos com facilidade. Portanto, obter um teclado Bluetooth é uma opção muito boa, especialmente o da Microsoft que se dobra ao meio e é fácil de transportar.
Levando o MobileStudio Pro para tomar um café e um bagel.
Não possui as portas usuais para conectar dispositivos e usa USB-C. Isso logo se tornará o padrão, mas, por enquanto, você não poderá conectar outros a ele. Você pode obter adaptadores para USB> USB-C.
Prós e contras
PRO: Sem dúvida, a melhor coisa sobre este modelo em particular é que é exatamente como desenhar em um caderno. Você está trabalhando diretamente em sua imagem. É ótimo poder movê-lo e trabalhar o ângulo necessário para sua imagem. Sua mão pode atrapalhar algumas vezes, então ser capaz de virar é um bônus definitivo.
Uma longa exposição da Seafarers Bridge em Melbourne. O MobileStudio Pro foi fantástico para processar esta imagem.
PRÓS e CONTRAS: Ele possui recursos de tela sensível ao toque, e isso pode ser ótimo para navegar na Internet e usar outros programas. No entanto, para processar imagens com a caneta, era muito frustrante com a tela sensível ao toque ligada. Você coloca sua mão em algum lugar e, em seguida, outra coisa dispara ou é excluída. No final, desliguei o recurso de tela sensível ao toque quando estava processando a imagem, mas liguei novamente quando estava fazendo todo o resto.
Sair de casa para processar uma imagem é um luxo, o MobileStudio Pro facilita muito, até combina com um café com leite.
CON: Você precisa pensar um pouco diferente ao usar um tablet, especialmente se estiver acostumado a usar atalhos de teclado. Eu os uso o tempo todo, então, ao trabalhar em uma imagem, tenho uma mão no teclado e a caneta na outra. Você tem que encontrar outras maneiras de excluir, salvar, etc. A Wacom Australia me disse que você pode configurar atalhos no tablet. Pelo pouco tempo que tive o tablet MobileStudio, não me preocupei com isso, mas é bom saber. Como dito anteriormente, você também pode usar um teclado Bluetooth externo, se desejar.
A imagem final.
PRO: O Wacom MobileStudio Pro 13 512GB é perfeito para quem viaja muito e quer trabalhar em suas imagens em movimento. Você pode levá-lo para qualquer lugar e com uma duração de bateria de 4-6 horas, você tem muito tempo para fazer o que precisa. Eu o levava comigo quando encontrava amigos para tomar um café para que eu pudesse trabalhar se eles se atrasassem. É pequeno, não é muito pesado e cabe em qualquer lugar que a maioria dos laptops. Também usei para editar imagens enquanto assistia TV.
CON: Ele vem com um preço alto, pois é vendido por US $ 2.499 na B&H (com o disco rígido de 512 GB, os menores também estão disponíveis por menos – 256 GB custam US $ 1.999 e 128 GB custam US $ 1.799). Se você quiser o modelo maior de 15″, precisará pagar um extra de US $ 500.
Uma das primeiras imagens que editei usando o MobileStudio Pro.
Diferentes tablets disponíveis
A Wacom oferece uma ampla variedade de tablets para que você possa escolher desde um pequeno até um muito grande. A maioria deles funciona como mencionado aqui. Eles não são tão caros quanto você pensa (eles começam em cerca de US $ 199 para um pequeno), então, se você quiser experimentar um, poderá encontrar um que se encaixe no seu orçamento.
Os novos têm telas embutidas e funcionam como outros tablets (como um iPad). Você usa a caneta diretamente na tela para ver exatamente o que está acontecendo com sua imagem em tempo real. Eles são muito mais caros, mas se você realmente quiser levar a sério, pode ser exatamente o que você precisa.
Há outra versão para aqueles que desejam processar em movimento. Portanto, se você estiver viajando muito, poderá usá-lo como seu laptop e para processar suas fotos. Há também muito maiores que ficam em sua mesa e funcionam de maneira semelhante.
Seja qual for o nível em que você esteja, eles têm um tablet para você.
Finalizando
Se você leva a sério sua fotografia, ou mais ainda, se você leva a sério a edição de suas fotos, um tablet Wacom é uma ferramenta essencial que pode ajudá-lo a criar imagens fantásticas. Eles têm uma enorme variedade disponível, então você terá que decidir qual é o certo para você.