Revisão da Lente Zoom Tamron 18-400mm F/3.5-6.3 DI-II VC HLD
A Tamron tem se especializado em lentes super zoom nos últimos anos. Você pode estar familiarizado com as lentes 16-300mm, 18-270mm ou 150-600mm. Seu mais novo super-zoom é uma distância focal ainda mais surpreendente, a Tamron 18-400mm. Recentemente, tive a chance de revisar essa lente por algumas semanas, então pensei em dar uma ideia de para quem essa lente é, o bom, o não tão bom e minha recomendação geral.
Flor de hibisco resistente rosa quente. Canon 7D Mark II, lente Tamron 18-400mm @ 400mm, f/9, 1/160th, ISO 100, portátil.
Sobre esta avaliação
Eu sei que você já sabe disso (porque você leu TODAS as minhas peças para dPS, certo? Certo?!), mas minhas resenhas de lentes são bem reais. Eu não sento em um laboratório ou uso aparelhos tecnológicos para medir a nitidez. Na verdade, eu seguro uma lente em minhas mãos e fotografo com ela. Esta lente estava guardada na minha bolsa favorita durante a maior parte de agosto.
Dito isto, minha intenção era ver como uma lente se comporta para uma filmagem real. Usei essa lente para fotografar cavalos Lipizzan em uma apresentação de adestramento e também na pista de corrida. Então eu usei em uma missão para fotografar celeiros antigos e, finalmente, para fazer algumas imagens macro de flores.
Potro Lipizan em Tempel Farms, Old Mill Creek IL. Canon 7D Mark II, lente Tamron 18-400mm @ 300mm, f/6.3, 1/640th, ISO 500, portátil.
O objetivo era fazer imagens na maioria das distâncias focais com uma variedade de aberturas, mas algumas podem ter sido ignoradas porque eu estava realmente fotografando. Eu fotografo na distância focal, velocidade do obturador, ISO e abertura que cada situação exige. Então, digamos que peço desculpas antecipadamente se omiti algo importante para você. Dê-me um grito nos comentários, se for o caso. Vou vasculhar minhas anotações e arquivos de imagens para ver se consigo responder à sua pergunta.
Especificações da lente
Vamos começar com uma rápida visão geral das especificações da lente. Esta lente é apenas para câmeras Nikon e Canon APS-C (sensor de corte). Testei a lente em uma Canon 7D Mark II.
A Tamron 18-400mm super-zoom é uma lente de abertura variável. O que significa que em 18mm, a abertura máxima (maior abertura) é f/3.5. Mas quando você amplia em 400mm, a abertura máxima é f/6.3. A abertura mínima (menor abertura) é f/22 em todas as distâncias focais.
Celeiro vermelho em ruínas, McHenry County IL. Canon 7D Mark II, lente Tamron 18-400mm @ 71mm, f/9, 1/250th, ISO 200, portátil.
A lente possui um motor de foco automático HLD que é rápido e silencioso para uma lente de consumidor a esse preço. Ele também possui a Estabilização de Imagem VC padrão da Tamron. Esse recurso permite que você obtenha fotos mais nítidas enquanto segura a mão em distâncias focais mais longas. A lente também tem o que a Tamron chama de construção resistente à umidade. Estou aliviado em dizer que não testei esse recurso.
A distância mínima de foco – importante especialmente se você quiser tentar fazer imagens macro – é 17,72″ (45 cm). Macro é geralmente uma proporção de 1:1 e essa lente produz apenas 1:2,9, mas fiquei agradavelmente surpreso com meus resultados macro.
Botão de hibisco resistente branco. Canon 7D Mark II, lente Tamron 18-400mm @ 400mm, f/13, 1/320th, ISO 320, portátil.
Se você usar filtros de parafuso, como um polarizador circular, a rosca frontal é de 72 mm. A lente tem 1,56 libras (710 g) e aproximadamente 3,11" de diâmetro por 4,88" de comprimento (79 x 123,9 mm). É uma lente incrivelmente compacta para essa faixa de distância focal.
O preço, no momento da publicação deste artigo, é de $ 649,00 USD.
Para quem é esta lente?
Eu descreveria o usuário ideal desta lente como amador ou entusiasta. Se você é um fotógrafo amador que viaja, mas não quer levar mais de uma ou duas lentes, esta é a escolha perfeita para você.
Com uma distância focal de 18-400mm, talvez você não precise trocar a lente, exceto em uma situação interna escura, quando você precisa de flash ou talvez a abertura máxima rápida de f / 1.8 de um cinquenta bacana.
Retrato discreto de um cavalo de corrida, Arlington Park IL. Canon 7D Mark II, lente Tamron 18-400mm @ 400mm, f/6.3, 1/250th, ISO 250, portátil.
Essa lente também seria ótima para um pai ocupado que precisa de mais do que um smartphone para capturar fotos de partidas de futebol e recitais de dança, mas que não tem muito espaço extra em sua bolsa de transporte. O tamanho compacto e o peso do Tamron 18-400mm o tornam uma adição fácil ao kit padrão de qualquer pai.
O que há de bom nessa lente
O tamanho desta lente simplesmente não pode ser superado. Com apenas meio quilo e menos de 5 polegadas de comprimento, é muita distância focal em um pacote muito pequeno. Fiquei realmente impressionado com o quão pequeno era, já que normalmente fotografo com um vidro tão grande que rebenta no pescoço e nos ombros.
Segurar essa lente por uma tarde na pista de corrida não foi nem remotamente doloroso. Com os recursos insanos de distância focal, nem me preocupei em carregar uma segunda lente comigo (ou até mesmo minha bolsa de câmera!)
A lente Tamron 18-400mm, acoplada à Canon 7D Mark II, com a lente Canon 100-400 ao lado para comparação de tamanho.
A lente estendida Tamron 18-400, acoplada à Canon 7D Mark II, com a lente estendida Canon 100-400 ao lado para comparação de tamanho. Claramente, você pode ver o tamanho compacto dessa lente e como isso pode ser benéfico quando você viaja.
Ótimo para imagens de paisagem
Também é um prazer capturar uma bela paisagem com o canto do olho e simplesmente diminuir o zoom para 18 mm para capturá-la. Normalmente, se você estiver fotografando com uma lente longa, precisará de um tempo para mudar para a lente grande angular, tirar a foto e depois voltar para a lente de distância focal mais longa novamente. Bem, na verdade, se você for eu, você vê aquela paisagem e pensa ooh, bonita e depois vai embora sem tirar a foto.
Hipódromo IL de Arlington Park. Canon 7D Mark II, Tamron 18-400 @ 18mm, f/13, 1/100th, ISO 320, portátil. Processado no Lightroom.
Eu sou preguiçoso assim, então esta foi a primeira vez que fiz imagens da própria pista. A lente teve um desempenho muito bom na faixa focal de 18-50 mm. Era nítido e relativamente livre de distorção. A correção de lente do Lightroom controlou facilmente a ligeira distorção que havia também.
Coisas a serem observadas
Lembra que eu disse que falaríamos sobre o não tão bom também? É um pouco complicado girar a lente para ampliar além de 200 mm para chegar à distância focal de 400 mm. Primeiro, sua mão fica um pouco “presa”, já que anatomicamente, seu pulso só torce até certo ponto antes de você ter que reposicionar para continuar o movimento de torção.
Dirigido ao portão, Arlington Park IL. Canon 7D Mark II, lente Tamron 18-400mm @ 209mm, f/6.3, 1/1000th, ISO 250, portátil.
Segundo, a lente tem o que eu chamo de “soluço” onde você precisa exercer mais pressão para empurrá-la além desse ponto. Perdi algumas fotos porque o movimento de torção não era suave o suficiente e empurrei a lente um pouco enquanto aumentava o zoom de 200 mm para 400 mm.
Flor de hibisco branco resistente. Canon 7D Mark II, lente Tamron 18-400mm @ 227mm, f/13, 1/400th, ISO 320, portátil.
Suavidade nas bordas
Há uma suavidade definida (ou perda de nitidez) na extremidade mais longa da lente, especialmente quando sua abertura está aberta, por exemplo, 400mm em f/6.3. Se você cortar demais durante o pós-processamento ou imprimir muito grande, começará a ver a perda de detalhes finos em sua imagem, pois eles não estavam nítidos no início. Você não verá essa perda de detalhes em uma impressão pequena de 5×7″ ou se postar nas mídias sociais – então, para muitas pessoas, isso não será um grande problema.
Pilotos no paddock, Arlington Park IL. Canon 7D Mark II, lente Tamron 18-400mm @ 18mm, f/5, 1/500th, ISO 640, portátil.
Use o ponto de foco central
A lente tende a ser mais suave nos cantos, então a nitidez melhora se você usar o ponto de foco central da sua câmera. Também melhora se você fechar a abertura para f/8, f/9 ou menor. Como a lente não é nítida em todo o espectro de distância focal, não recomendo essa lente para fotógrafos super sérios da vida selvagem ou para quem gosta de imprimir muito grande. Para vocês, sugiro usar uma lente zoom mais padrão, como 100-400mm ou 200-400mm. (Peço desculpas antecipadamente pelo desgaste que esta recomendação causará em seus ombros.)
Se você fotografa predominantemente imagens de grande angular, como paisagens, e apenas ocasionalmente fotografa longas, essa lente será uma boa opção para você quando não quiser carregar uma tonelada de equipamentos.
Considerações finais
Em última análise, houve uma série de coisas que eu realmente gostei sobre esta lente. O tamanho pequeno e a distância focal super-zoom o tornam uma ferramenta muito prática para ter na sua bolsa. Por US $ 649,00, também é um ótimo valor.
No entanto, a suavidade na extremidade longa dessa distância focal pode se tornar um problema real se você não for cuidadoso. Por causa disso, vou cautelosamente classificar esta lente com 3,5 estrelas de 5.
Executando o potro Lipizan em Tempel Farms, Old Mill Creek IL. Canon 7D Mark II, lente Tamron 18-400mm @ 400mm, f/6.3, 1/640th, ISO 100, portátil.
Eu adoraria ouvir suas opiniões também. Já experimentou lentes super-zooms? Eles funcionam para o seu tipo de fotografia? Qual é a sua favorita e como ela se compara à lente Tamron 100-400mm? Por favor, compartilhe seus pensamentos com a comunidade dPS nos comentários abaixo.
ResumoRevisor Lara Joy BrynildssenData da revisão Item revisado Tamron 18-400mm F/3.5-6.3 DI-II VC HLD Zoom LensAvaliação do autor 3.5