DJI não precisa particularmente de uma introdução. Sua série Phantom trouxe o vídeo de drone para o Joe comum, enquanto o Mavic Pro o aproximou das comunidades de tecnologia e vloggers. Agora, o DJI Spark pretende levá-lo a todos. Esta pequena maravilha vai a lugares que nenhum drone de brinquedo poderia esperar e realmente embala a tecnologia de seus irmãos mais velhos em um pequeno pacote.
Especificações do DJI Spark
O DJI Spark não é muito mais do que o tamanho da palma da mão, e eu não tenho mãos particularmente grandes. Pesando 300 gramas (pouco mais de meio quilo), você pensaria que não seria muito, mas como moro perto do mar, a maioria dos meus voos foi com ventos fortes. O DJI Spark lidou admiravelmente, especialmente considerando seu pequeno quadro.
As vistas aéreas são uma brisa ao vento com o DJI Spark.
drones de brinquedo para praticar
Deixe-me contar um pouco do meu histórico de drones. Eu queria um drone há muito tempo, mas com meu histórico de acidentes com novos equipamentos, além de ver alguns de meus amigos destruírem drones muito caros, evitei obter um bom. Em vez disso, comprei um monte de drones de brinquedo e aprendi a pilotá-los. Embora minha agenda sempre tenha sido obter um drone adequado, voar com drones de brinquedo é muito divertido. O melhor de tudo, o preço significa que você não tem medo de quebrá-los. Achei isso uma ótima maneira de se sentir confortável com o vôo.
Um quadro de paisagem marinha de um vídeo do DJI Spark.
Vamos dar uma olhada no resto das especificações do DJI Spark. Ele possui um modo de fotos somente JPEG de 12MP, com recursos de vídeo limitados a vídeo de 1080p 30fps. Esta câmera fica em um gimbal de 2 eixos, que, embora não esteja na liga dos recursos de 3 eixos de drones maiores, funciona muito bem na prática.
O campo de visão é equivalente a 25 mm e parece ótimo. A bateria é do tipo inteligente e possui firmware próprio independente do próprio drone. O tempo de carregamento é rápido e, além do carregador dedicado, há uma porta micro USB no drone que pode ser usada para carregar a bateria. Isso é útil quando você está fora e tem um banco de potência pronto.
Opções do DJI Spark
O DJI Spark vem como um dispositivo autônomo, voado através do aplicativo DJI Go 4 por US $ 499 e como o kit Fly More combinado com um controlador, bateria sobressalente, protetores de suporte, 3 carregadores de bateria e uma bolsa por US $ 699. Não desperdice seu dinheiro na versão básica. Pegue o kit. Por quê?
Bem, o tempo de voo é cotado em 16 minutos, mas na prática é menor. Você precisará da bateria extra após o seu primeiro voo porque vai querer voar mais! Mas o principal motivo é o controlador. Com apenas o telefone, você está limitado a usar uma rede Wi-Fi de telefone ad hoc para controlar o Spark. Este é um raio de 30m escassos. Você vai ficar sem diversão muito rapidamente.
Em voo
Agora para a pergunta crucial. Como voa? Depois de pilotar drones de brinquedo por um tempo, estou bem acostumado com o funcionamento dos controles. Minha mão esquerda acelera e gira, com a direita para frente/trás e esquerda/direita. Torna-se natural rapidamente. Como o DJI Spark usa GPS para posicionamento, assim que você para de voar, o drone para de se mover. Está firmemente travado no lugar.
Comecei a usar o modo Iniciante apenas pelo telefone e mudei para o controlador quando me senti confortável. O modo iniciante reduz a distância e a velocidade que o Spark pode percorrer. É perfeito para aprender as cordas.
Há uma coisa que vou enfatizar. Comparado aos drones de brinquedo, o Spark quase voa sozinho. Faz-me arrepender de não ter adquirido um drone adequado mais cedo. No entanto, esses drones de brinquedo me deram mais confiança em voar. Se você está esperando e quer apenas um drone com uma câmera de qualidade para fotografia básica, este é o ideal para você.
Problemas
Há algum problema com o DJI Spark? Sim. Estou feliz o suficiente para usar JPEG e há controles de exposição disponíveis, mas há uma coisa que não estou feliz, problemas de nitidez. A nitidez da câmera nos arquivos é horrível. Tenho certeza de que eles imprimiriam bem, mas olhando para os arquivos em 100%, é simplesmente horrível. Também não há como recusar. Obviamente, o DNG seria melhor, mas esse é um ponto de venda do Mavic Pro.
100% de visualização mostrando a nitidez e os artefatos estranhos com o JPEG.
O tempo de voo do Spark é bastante baixo em comparação com seus irmãos mais velhos. É bastante longo comparado aos drones de brinquedo e comparando os tamanhos das baterias, não é uma maravilha. Para o tamanho do drone, o tempo de voo é aceitável.
O aplicativo
O aplicativo DJI Go 4 é fácil de usar e contém todas as informações que você precisa durante o voo. Avisos de vento forte, juntamente com informações sobre o ponto inicial e informações gerais de voo, são exibidos na tela enquanto você voa. Altura, distância e velocidade são exibidas na parte inferior da tela. Há uma bússola no canto inferior esquerdo. Sempre verifique a direção em que o drone está voltado antes de decolar para que você possa alinhar o drone se ele sair do alcance visual.
Controle por gestos
O grande ponto de venda na publicidade da DJI é o Gesture Control. Para usar isso, você o liga (toque único, depois segure o botão liga / desliga) e toque duas vezes. Se os sensores o pegarem, os adereços começarão a girar e o Spark decolará.
Uma série de gestos controla o dispositivo e, colocando a mão sob ele, ele pousará na palma da mão. Funciona? Sim. É um truque? Sim, é divertido, mas só até certo ponto. Voar com o controlador é o único caminho a percorrer. Você fica entediado com o controle de palma Jedi rapidamente, embora a maioria das pessoas o ache realmente impressionante.
Modo Esporte
No centro do controlador há um botão marcado esporte. Isso remove o freio de mão e transforma o Spark em um monstro divertido. Não é imediatamente óbvio que você não precisa do aplicativo para pilotar o Spark. Ligue o controlador e, em seguida, ligue o Spark. Uma vez conectado, você pode pilotar o Spark diretamente do controlador com o modo Sport ativado.
Descobri que não voaria para mim sem o modo Sport ativado. Aponte os dois joysticks para dentro e para baixo para iniciar as hélices, depois acelere para decolar. Apreciar! É rápido e furioso, mas cuidado com a frenagem, pois precisa de espaço para parar ou reverter.
Veredito
O DJI Spark é um ótimo drone inicial com uma câmera utilizável. É divertido de usar e fácil de voar. Se você precisa de 4K e DNG, nem olhe para isso, vá para o Mavic Pro. Se isso não for um problema, você vai adorar o Spark, mas economize um pouco de dor e obtenha a versão do kit.
Confira o DJI Spark Drone na Amazon.
Prós
Tamanho pequeno.
Estável mesmo com ventos fortes.
Boa combinação de opções de controle.
O modo iniciante é útil para aprender a voar, assim como o Flight Academy no aplicativo.
Divertido. É muito divertido, especialmente no modo Sport apenas para controle.
Voar com controle é ótimo.
Contras
Somente JPEG, com nitidez terrível.
1080p com apenas 30fps. Obviamente, uma tática para vender para um dos irmãos mais velhos.
Baixo tempo de voo; aceitável, mas ainda um contra.
Precisa do controlador para melhor uso, mas o kit tem um ótimo valor.
Revisor do resumo Sean McCormack Data da revisão Item revisado DJI Spark DroneAvaliação do autor 4