>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Como fazer fotografia estilo Tilt-Shift com o Lensbaby Edge 50


Fotógrafos profissionais de arquitetura e paisagem usam lentes tilt-shift para evitar linhas verticais convergentes e para obter o foco nítido de toda a cena. Fotógrafos de retratos e alimentos os usam para criar efeitos interessantes usando desfoque e mudanças no plano de foco. As lentes Tilt-shift são ferramentas criativas empolgantes, mas também são itens especializados. Isso significa que eles são caros para comprar, especialmente para amadores.



Mas existe uma maneira de aplicar um efeito de estilo tilt-shift (embora não haja movimentos de deslocamento) com uma lente de câmera relativamente barata - a Lensbaby Edge 50.

O Edge 50 é um acessório de lente de 50 mm que se encaixa no Lensbaby Composer Pro II. Os dois são vendidos juntos, ou você pode comprar o Edge 50 separadamente se já tiver um Composer Pro II. Está disponível para todos os principais suportes de câmera.

O Lensbaby Edge 50 (com um para-sol barato que comprei na Amazon) e o Composer Pro II montados em uma câmera Fujifilm X-T1. A lente Edge 50 está inclinada para baixo nesta foto.

Na minha câmera APS-C Fujifilm, a Edge 50 é uma lente telefoto curta ideal para retratos e muitos outros assuntos. Se você possui uma câmera full-frame, obterá o mesmo campo de visão e um efeito semelhante com a óptica Edge 80.

A lente Edge 50 permite inclinar o plano de foco para que ele corra em qualquer direção ao longo do quadro que você desejar.

As linhas vermelhas mostram a direção do plano de foco nas fotos acima.

Por que comprar um Lensbaby Edge 50?


Então, por que comprar a ótica Lensbaby Edge 50? Para mim, um dos fatores determinantes foi a curiosidade. Eu tinha tantas perguntas. Eu poderia fazer fotos interessantes com essa lente? Serve para retratos? O que acontece se eu adicionar um tubo de extensão para fazer fotos em close? As imagens neste artigo fornecerão algumas respostas.

O que eu não esperava é que adoraria usar essa lente. Há algo estranhamente fascinante em ver o mundo através de uma lente que tem movimentos de inclinação. A Edge 50 é tão divertida de usar que há um perigo genuíno de você usá-la o tempo todo e esquecer suas outras lentes!

O Edge 50 pode ajudá-lo a fazer fotos com um efeito de miniatura criado pela inclinação da lente. Eles funcionam melhor quando você tem um ponto de vista alto com vista para o assunto.

Práticos de usar a lente Edge 50


Existem algumas diferenças entre a lente Edge 50 e as lentes de câmera comuns que você precisa conhecer antes de comprar uma.

A Edge 50 é uma lente de foco manual


Esta não é uma lente de foco automático e você precisa ter muito cuidado ao focar com precisão. É mais fácil focar com câmeras que possuem visores eletrônicos e pico de foco. Ou você pode usar o Live View.

A lente Edge 50 é perfeita para fotos em preto e branco como essas.

O Edge 50 não vem com um parassol de lente


Isso é decepcionante, pois significa que você não pode apontar a lente para qualquer lugar perto do sol sem obter reflexo de lente. Comprei um para-sol de metal da Amazon por alguns dólares. A cobertura da lente reduz o reflexo da lente e protege o elemento frontal contra danos acidentais quando a câmera está pendurada ao seu lado.

Você pode experimentar mudar o plano de foco, fotografando a mesma cena de várias maneiras.

A profundidade de campo é muito estreita na abertura mais ampla de f/3.2


Aprendi a ficar longe da configuração de abertura mais ampla e parar em f/4 ou f/5.6 para obter os melhores resultados. Você também terá que usar um ISO mais alto para obter a exposição correta com pouca luz do que com uma lente fixa regular de 50 mm.

A lente Edge 50 com um tubo de extensão pode criar fotos em close-up como esta.

Você pode mudar o plano de foco em todas as direções


Com esta lente, você pode posicioná-la de modo que o plano de foco fique horizontal, vertical ou em qualquer ângulo intermediário. Isso permite que você seja criativo e experimente diferentes efeitos de foco.

Por exemplo, os retratos são muito eficazes quando o plano de foco é horizontal, pois você pode focar nos olhos do modelo e tirar o resto da cena de foco.


O Edge 50 é ótimo para close-ups quando combinado com um tubo de extensão


Eu uso um tubo de extensão Fujifilm MCEX-16 com essa lente para fazer close-ups de flores. Isso me permite mudar o plano de foco e criar efeitos interessantes de uma maneira que você não pode fazer com uma lente convencional de 50 mm.


Conclusão


A lente Lensbaby Edge 50 é um ótimo complemento para minha bolsa de câmera e estou muito feliz por ter feito. Se você gosta de fotografia criativa, bokeh interessante e efeitos de desfoque, ou se está procurando algo um pouco diferente para seus retratos, o Edge 50 pode ser exatamente o que você precisa.

Gostaria de saber mais sobre lentes e sua câmera? Meu ebook Mastering Lenses ensina tudo o que você precisa saber. O guia de compra sozinho economizará muitas vezes o custo do ebook!