>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

O que é um filtro polarizador circular (CPL) e como usá-lo


O uso de filtros de lente pode transformar completamente sua fotografia, pois permite ir além do habitual e explorar algo criativo com seu equipamento. Entre vários filtros, um filtro polarizador circular (CPL) é uma dessas ferramentas criativas com a qual você pode aprimorar a foto final que aparece na tela LCD da câmera.

Um filtro polarizador circular é o melhor acessório de câmera de um fotógrafo de paisagem, pois permite capturar vivacidade e contraste em uma foto. Eu até o usei para capturar paisagens urbanas e confie em mim, ele muda completamente a imagem quando você o monta na lente da câmera. Dito isso, deixe-me guiá-lo pelos usos detalhados de um filtro CPL.


O filtro CPL melhora a cor do céu


Uma das maiores decepções ao fotografar paisagens urbanas é que a cor do céu não é registrada em sua câmera com a mesma precisão que parece aos seus olhos, certo? Mesmo que você consiga combinar as cores da sua foto, ainda poderá achar o céu opaco ou nebuloso.

Com o uso de um filtro de polarização circular (CPL) em sua lente, você pode aprimorar as cores no céu, bem como os elementos em seu quadro. Isso é possível porque o filtro CPL, quando girado em um ângulo específico, minimiza a neblina no céu e aprimora a cor reduzindo o efeito de polarização causado pela luz solar.



Como você pode ver na imagem acima, a cúpula estava parecendo esbranquiçada e o céu parecia um pouco brilhante demais. Depois de aplicar o filtro Manfrotto CPL na minha lente Canon 24-70 f/2.8, consegui expor corretamente a cúpula, o céu tinha uma boa quantidade de contraste e as nuvens também eram claramente visíveis.



Aqui está outra comparação de filtro CPL antes e depois, deixe-me saber na seção de comentários abaixo qual você gosta mais.

Um filtro CPL corta reflexões


Ao tirar fotos de edifícios de vidro ou paisagens com um corpo de água no quadro, pode ser realmente desafiador se livrar dos reflexos causados ​​pela luz solar. Você pode ter que mudar sua composição ou esperar que a luz mude para obter uma imagem sem reflexos.

O uso de um filtro CPL pode permitir que você minimize a imagem espelhada causada pelo elemento refletivo em seu quadro. Tudo o que você precisa fazer é simplesmente girar o filtro para o ângulo desejado.



Discutindo as duas imagens acima, você pode ver claramente como a montagem do filtro CPL elimina quase completamente o reflexo visível no corpo d'água. Isso não é mágico?



Aqui está outro exemplo de como girar o filtro CPL para o ângulo desejado pode permitir que você minimize os reflexos em qualquer corpo d'água em seu quadro.

Como obter o efeito de polarização máxima?


Como afirma a ciência, o efeito de polarização máxima ocorre em um ângulo de 90 graus do sol que se move em uma faixa circular. Isso significa que, se o sol estiver no topo, você obterá um céu igualmente iluminado se estiver fotografando em um ângulo de 90 graus do sol.

Para obter o quadro exato onde você deve posicionar sua câmera para obter o máximo benefício do filtro CPL, basta fazer uma “forma de L” usando o polegar e o dedo indicador. Basta apontar o polegar para o sol e o dedo indicador lhe dará o ângulo em que você obteria o céu uniformemente iluminado e obteria o máximo benefício do filtro CPL.

Caso contrário, você pode obter céu desigualmente iluminado em suas fotos, o que seria difícil de corrigir mais tarde no estágio de pós-processamento.

Aspectos a serem considerados ao usar um filtro CPL

1 – Corta a luz


À medida que você monta o filtro CPL na lente da câmera, ele corta uma certa quantidade de luz que pode variar de 1 a 2 pontos. Isso significa que se você estivesse fotografando anteriormente em 1/1000, f/16 e ISO 100, depois de montar o filtro CPL, a exposição diminuiria, digamos, 2 pontos. Então, para deixar entrar 2 pontos de mais luz, você terá que:
  1. Diminua a velocidade do obturador de 1/1000 para 1/250 ou
  2. Abra a abertura de f/16 a f/8, ou
  3. Aumente o ISO de 100 para 400

Portanto, sempre que você planeja usar um filtro CPL, lembre-se de que haverá perda de luz e talvez seja necessário compensar um pouco para obter a exposição correta.

2 – Evite usar uma lente grande angular


O uso de uma lente grande angular às vezes pode resultar em cores irregulares do céu ou variação de cores. O filtro CPL não tem culpa aqui, é porque uma distância focal mais ampla cobriria mais do céu e, como discutimos acima, o efeito de polarização é máximo em 90 graus. Agora, uma lente grande angular cobriria mais área do céu, resultando em variações de cores.

Para obter o máximo benefício e o melhor resultado usando um filtro CPL, tente evitar o uso de uma lente maior que 24 mm.

3 – Nem sempre use o grau máximo de polarização


O que costumamos fazer é usar tudo no máximo valor e grau possível, como fazemos com uma lente f/1.8 ou f/1.4, certo? Você deve sempre girar o filtro CPL 360 graus e verificar o nível de contraste, saturação e reflexão que está aumentando ou reduzindo, e então decidir apenas o grau em que deseja usar o filtro.

Às vezes, usar o filtro CPL no grau máximo também pode resultar em variação de cor, especialmente ao usá-lo em uma lente grande angular.

Conclusão


Se você quiser saber mais sobre filtros polarizadores e ver exemplos, aqui estão alguns outros artigos dPS sobre o tema:
  • Quando NÃO usar um filtro polarizador
  • Polarizadores circulares versus filtros de densidade neutra graduada para fotografia de paisagem
  • Como fazer imagens coloridas e divertidas de objetos plásticos comuns usando um filtro polarizador
  • Por que você DEVE ter um polarizador
  • O melhor guia para a natureza e fotografia ao ar livre