>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Como evitar imagens borradas de longa exposição com a configuração adequada do tripé




Um tripé é uma peça importante de equipamento para todos os fotógrafos, mas ainda mais para aqueles que são viciados em tirar fotos de longa exposição na hora azul como eu (eu fotografo principalmente paisagens urbanas à beira-mar). Essas fotos exigem exposições que duram minutos com o uso de filtro de densidade neutra (ND). Portanto, um tripé robusto é absolutamente essencial para manter as fotos nítidas.

Um tripé robusto é essencial para fotografia de longa exposição, pois não há chance de tirar fotos nítidas segurando uma câmera por minutos.

Obtenha o melhor tripé dentro do seu orçamento


Este artigo não é o seu melhor guia de compra de tripé (dPS já tem um excelente artigo sobre isso aqui), mas deixe-me mencionar algumas breves dicas primeiro.

Em primeiro lugar, ao contrário do corpo da sua câmera, um tripé não é algo que você atualizará com muita frequência. Na verdade, um bom pode durar a vida toda, por isso é aconselhável obter o melhor tripé possível dentro do seu orçamento. Aqui estão algumas outras coisas a serem observadas ao escolher seu tripé.

Capacidade de carga:


A capacidade máxima de carga do seu tripé deve ser pelo menos duas vezes ou, de preferência, três vezes o peso máximo do corpo da câmera e da maior lente combinados. Por exemplo, meu confiável Tripé de Fibra de Carbono Manfrotto MT190CXPRO3 suporta até 7kg, o que é mais que suficiente para minha Nikon D610 (850g) e Nikon 18-35mm (f/3.5-4.5) (385g) combinadas (1.25kg).

Cabeça de tripé:


A cabeça do seu tripé também tem uma capacidade de carga máxima e deve pelo menos corresponder à do seu tripé. Se o seu tripé suporta até 7kg, mas a cabeça suporta apenas até 5kg, então a capacidade de carga de todo o sistema de tripé deve ser de 5kg, pois a carga máxima vem do componente mais fraco. Para sua informação, eu possuo o SIRUI K-20X Ballhead, que suporta 25kg.

Peso do tripé:


Tripés decentes são geralmente feitos de alumínio ou fibra de carbono. Ambos são igualmente bons, mas os tripés de fibra de carbono são mais leves e mais resistentes à vibração (portanto, também são mais caros). Meu tripé de fibra de carbono Manfrotto pesa 1,6 kg (3,5 lbs.), enquanto sua contraparte de alumínio, o Manfrotto MT190XPRO3, pesa 2 kg (4,5 lbs.), com todas as outras especificações praticamente idênticas).

Seções da perna do tripé:


Enquanto as pernas de 3 seções fornecem uma plataforma mais estável, os tripés com pernas de 4 seções têm um comprimento mais curto fechado (dobrado para transporte) e facilitam o transporte em uma mala ao viajar. Por exemplo, o comprimento fechado do meu tripé de fibra de carbono Manfrotto MT190CXPRO3 de 3 seções é de 61 cm (24 polegadas), mas sua contraparte de 4 seções, o Manfrotto MT190CXPRO4, é de apenas 52 cm (20,5 polegadas).

Se você me perguntar, recomendo escolher nada além de pernas de tripé de 3 seções. Eu pessoalmente não vou comprometer a estabilidade por conveniência. Dito isto, meu tripé ainda cabe na minha bagagem de check-in (depois de retirar a coluna central). Antes de comprar, eu até testei levando minha bagagem para a loja de câmeras!

Alto nem sempre é legal


Ter um bom tripé é uma coisa, mas usá-lo da maneira correta é outra. Eu vejo muitos fotógrafos estendendo totalmente as pernas do tripé, mesmo quando não é necessário. A regra geral é que quanto mais altas as pernas do tripé forem estendidas, menos estável ele ficará, deixando mais propenso a ventos fortes e prejudicando sua chance de tirar fotos nítidas. A foto abaixo (no Victoria Peak em Hong Kong, com 552m de altitude) é um bom exemplo.

Para tirar fotos sem desfoque aqui, mantive o tripé baixo e coloquei a lente através das barras, em vez de estender totalmente as pernas do tripé e a coluna central para fotografar acima do corrimão.

Em vez de estender totalmente as pernas do tripé (e até mesmo a coluna central, que é um grande NÃO-NÃO) para posicionar a câmera acima do corrimão, coloquei a lente pelas barras e mantive o tripé o mais baixo possível para minimizar o risco de vibração.

Na verdade, aprendi isso com um erro anterior. Eu fotografei neste local exato no ano anterior, mas estraguei a oportunidade montando o tripé muito alto (sobre o corrimão, estendendo a coluna central) em ventos fortes, e nenhuma das fotos saiu nítida.

Estender a coluna central em ventos fortes ou ao fotografar fotografia de longa exposição é uma receita para um desastre. É muito improvável que você consiga capturar fotos nítidas dessa maneira.

O pior pesadelo dos fotógrafos de longa exposição


Digamos que você esteja fotografando paisagens urbanas à beira-mar na hora azul com alguns minutos de longa exposição em uma área turística (lugares como Victoria Harbour em Hong Kong, The Bund em Xangai, etc.) em suas férias. Pode ser a sua viagem única na vida, e o tempo está claro e perfeito.

Esses lugares estão sempre lotados, especialmente ao pôr do sol e ao entardecer, com rebanhos de turistas reunidos para tirar fotos, selfies e groupies. Estender todas as pernas do tripé inevitavelmente ocupa mais espaço no chão, o que tem um grande risco de alguém acidentalmente chutá-lo durante a longa exposição e arruinar sua foto potencialmente épica. Este é o pior pesadelo dos fotógrafos de longa exposição (e aconteceu comigo uma vez).

Em um local de fotografia lotado como este (Merlion Park em Cingapura), mantenha a configuração do tripé o mais baixo possível para que ocupe menos espaço no chão e reduza o risco de alguém chutar acidentalmente as pernas do tripé.

Alternativas de tripé


Para evitar esse pesadelo, também estou usando uma espécie de tripé alternativo que ajuda a estabilizar a configuração da minha câmera. Um tripé de fixação como o Manfrotto 035 Super Clamp sem Stud é útil em locais com ventos fortes ou em locais de tiro em cidades lotadas, onde você se sente preocupado com alguém acidentalmente chutando as pernas do tripé.

Não é que você possa usar um tripé de fixação onde quiser, pois ele precisa de um corrimão ou algo em que possa ser fixado. Mas sempre que possível, essa configuração pode ser sólida (com uma capacidade de carga de 15 kg) e as fotos de longa exposição resultantes são consideravelmente mais nítidas do que aquelas tiradas com um tripé comum.

Um Super Clamp é como um divisor de águas, é pequeno e forte.



Para montar uma DSLR em um Super Clamp, primeiro, conecte um adaptador de plataforma de montagem de câmera Manfrotto 208HEX de 3/8 polegadas (ou uma alternativa mais barata Manfrotto 037 Reversible Short Stud) em um soquete Super Clamp e prenda-o com a trava dupla sistema. Em seguida, monte uma cabeça de tripé com DSLR no adaptador da plataforma de montagem, assim como você faz com seu tripé normal.

Conclusão


Espero que essas dicas ajudem você a evitar cometer os mesmos erros que eu. Não siga cegamente o mantra que diz:“Estenda seu tripé e coloque o visor no nível dos olhos” (você provavelmente já ouviu falar disso antes!).

Não há nada de errado em configurar seu tripé baixo e se abaixar. Isso aumenta sua chance de capturar fotos nítidas de longa exposição em ventos fortes e também evita que as pernas do tripé sejam acidentalmente chutadas.

Se você tiver outras dicas ou experiências para compartilhar, faça isso nos comentários abaixo.