REVISÃO e pensamentos sobre a câmera compacta Sony RX100 V
A RX100 da Sony é uma linha histórica de câmeras compactas que sempre embalou uma potência de recursos em quadros pequenos, mas resistentes. Esta quinta iteração (a Sony RX100 V também conhecida como DSC-RX100M5) baseia-se nessa história com uma variedade de recursos para as necessidades de um fotógrafo moderno.
Para quem é o Sony RX100V
A RX100 Mark 5 é, na minha opinião, a câmera perfeita para viagens em família, fotografia de rua e como câmera secundária de paisagem quando sua câmera principal está ocupada. A lente zoom equivalente a 24-70 mm oferece alcance útil suficiente, enquanto a extremidade de 24 mm da lente funciona bem para paisagens, fotos de grupo e até mesmo selfie ocasional.
Comprei o RX100 V especificamente por sua alta taxa de quadros para vídeo, mas aprendi a amar o vídeo 4K de alta qualidade em um corpo tão compacto. Com uma taxa de quadros de até 1000 quadros por segundo (fps), é incrível o que pode ser capturado com este pequeno pacote. O sensor de 20MP oferece excelente qualidade de imagem com algum espaço para cortar ao seu gosto.
Esta câmera atrairá fotógrafos de paisagens que desejam alguma liberdade para composições exclusivas enquanto sua DSLR pesada está presa a um tripé. Fotógrafos de rua vão adorar sua compacidade e tela flip out. Não a vejo sendo muito usada como uma câmera de retrato, embora tenha uma boa faixa de abertura inicial de f/1.8 – f/2.8.
Pacote pequeno – grandes estatísticas
Vamos dar uma olhada em algumas estatísticas importantes do site da Sony:
Sensor de 20,1 MP 1″
Zoom óptico de 2,9X – equivalente a 24-70 mm
11 – 44x com zoom digital
Tela traseira de 1,2 MP de 2,95″ com 100% de cobertura
SteadyShot Óptico Ativo
Quatro modos de foco, incluindo Manual
Foco automático de detecção de fase ampla de 315 pontos, detecção de contraste de 25 pontos mais quatro outros modos
Compensação de exposição de -3EV a +3EV em incrementos de 1/3 de parada
Intervalo de ISO expandido completo de 80 a 25.600 para fotos e de 125 a 12.800 para vídeo
Velocidades do obturador de Bulb/30 segundos a 1/2000 no máximo
Recursos Auto High Dynamic Range e Filtro ND
Recurso de variação automática de exposição e balanço de branco
Tamanho físico de 4 x 2 3/8 × 1 5/8 polegadas (101,6 x 58,1 x 41,0 mm)
Peso aproximado de 299 g (10,5 onças)
Todos os tipos de efeitos de imagem, estilos criativos e perfis de imagem
Preço de varejo sugerido de US$ 999
Controles da câmera
Os controles são um saco misto. Por um lado, existem poucos deles e a maioria dos fotógrafos estará familiarizada com como alterar o ISO, ajustar a compensação de exposição e ampliar a lente. Por outro lado, após um ano de testes, descobri que o botão giratório principal para seleção de modo está ficando um pouco pegajoso. Não é tão suave como era quando novo.
Eu gosto da facilidade com que você pode gravar vídeos em 4K (veja a seção de vídeos em 4K mais adiante neste artigo para minhas impressões sobre isso). O botão de vídeo fica ao lado do polegar ao segurar a câmera e facilita o uso. Eu diria que é ainda mais fácil de usar do que a maioria dos smartphones. Você usa o dedo indicador para fotografar imagens estáticas e o polegar para gravar vídeos.
Como é típico das câmeras Sony, as telas de menu são organizadas para cima e para baixo e há muitas delas. Como mencionei mais tarde na seção Aplicativos abaixo, isso pode tornar as coisas um pouco complicadas, mas com todos os recursos que os fabricantes incluem em seus softwares atualmente, é de se esperar.
O flash é ativado com um gatilho manual e deve ser empurrado manualmente para baixo, deixando-o um pouco exposto para possíveis danos.
Inverter tela
A tela flip é um recurso útil que eu amo. Se você tirar qualquer coisa fora do ângulo, especialmente fotos baixas, esse recurso salvará suas costas e o ajudará a compor melhor suas imagens. Ele vira para cima e para baixo, bem como opções intermediárias.
Não é uma tela sensível ao toque, o que é um pouco decepcionante, e não gira para o lado e para a frente como algumas telas. Mas a simples versatilidade de virar para cima e para baixo é um bônus. Aqueles que procuram ajuda para compor selfies precisam apenas virar a tela para cima e a imagem será corrigida para visualização frontal e composição.
Anel de foco/abertura
Para aqueles de nós que aprenderam o foco manual e estão familiarizados com o uso de um anel de abertura manual, esse recurso é um ótimo retrocesso que parece natural para mim. Usar o grande anel ao redor da lente parece uma maneira natural de alterar a abertura e é muito mais suave do que as lentes dos anos 80 e anteriores.
Também é uma ótima maneira de aumentar o foco ao se aproximar ou gravar vídeos. Embora não seja perfeito, ele pode ser usado para armazenar e controlar o foco em gravações de vídeo em um grau mais fino e suave do que com botões ou botões. Eu me vejo usando esse recurso com frequência.
Desempenho ISO
O DXOMark deu ao sensor uma classificação de 70 em sua escala de 0-100 (ou 102 se você contar a Hasselblad X1D-50c). Isso coloca o Sony RX100 V no meio do pacote para seu grupo de pares e eu tendo a concordar. Você pode fotografar confortavelmente até ISO 1000 sem muito ruído prejudicando a qualidade da imagem, mas depois disso, você começará a notar a diferença.
A capacidade de fotografar tão baixo quanto ISO 80 é um toque agradável para fotógrafos de paisagem. Embora seja um expandido opção (ou seja, não é verdade ISO 80 de acordo com o padrão) a suavidade é uma delícia.
Um corte de 100% da imagem ISO 80 acima.
Indo para o outro extremo, a ISO 6400 mostrará muito ruído, mas pode ser limpa em um grau aceitável no pós-processamento. Abaixo estão imagens sem redução de ruído aplicada, filmadas em ISO 6400.
Visor
Não sei muito bem por que a Sony RX100 V tem um visor. Talvez eu seja um velho rabugento, mas olhar pelo visor apenas para encontrar uma tela menor sempre me parece estranho. Além disso, acessá-lo requer o movimento de uma pequena trava na lateral da câmera e, em seguida, você deve puxar manualmente o visor.
Isso é desajeitado e mais de uma vez eu puxei aquela ocular completamente.
Ops!
Ele tem uma dioptria para aqueles que precisam disso. Mas o visor requer um empurrão manual para colocá-lo de volta no lugar. Parece antiquado.
Velocidade do foco automático
O sistema de foco automático híbrido de detecção de fase/contraste da Sony irá encantar a maioria dos pais. Não é DLSR super-rápido, mas com 315 pontos de foco e rastreamento de ação de qualidade, a câmera pode acompanhar a maioria das crianças. O que isso significa para as pessoas sem filhos?
Embora a distância focal máxima de 70 mm não torne esta câmera secundária nas bolsas de câmeras de fotógrafos esportivos, a velocidade do foco automático e os recursos de travamento não a tornam desleixada para a ação cotidiana. Achei a câmera rápida para se prender aos assuntos principais e o rastreamento foi preciso ao seguir coisas como relógios de bolso balançando que estavam pegando fogo.
Uma desvantagem que encontrei foi ter que usar o controlador direcional de quatro vias (através do polegar) para mover lentamente o ponto de foco no modo de ponto flexível. É lento, mas não há outra opção. Ter a flexibilidade é ótimo, mas não espere usá-la para assuntos em movimento rápido.
Uma observação sobre foco manual:Ter o assistente de zoom para foco manual é incrível ao fotografar as pequenas coisas da vida e para verificar se o que você deseja realmente está em foco.
Modo de rajada – fotos de alta velocidade
O modo de disparo contínuo de alta velocidade é incrível. Ela grava até 24 qps enquanto foca automaticamente e pode gravar em JPEG ou RAW, o que é impressionante. Demora um pouco para a memória descarregar no cartão, mas esse recurso é superior à maioria das DSLRs.
O modo burst é ótimo para qualquer tipo de ação próxima (lembre-se do limite de 70 mm). É especialmente útil quando a câmera está acoplada a uma caixa subaquática e você está tentando tirar fotos de tartarugas ou peixes que são muito mais ágeis do que você.
No entanto, significa que você terá muito mais imagens para excluir. 30 minutos fotografando vários assuntos a 24 fps podem facilmente levar a mais de 1.000 imagens a serem eliminadas.
Desempenho do Flash
Média. Vamos apenas colocar isso lá fora.
Um flash tão grande, com uma classificação de índice de 1,31 pés a 33,46 pés (0,4 m a 10,2 m) em Auto, não deve superar um estroboscópio dedicado com sua própria bateria. É bom até cerca de 10 pés in/3m em uso no mundo real e faz o trabalho.
Mas você não compra esta câmera para usar o flash o tempo todo. A sapata também não é dedicada, portanto, adicionar um flash não é uma opção.
Vídeo de alta velocidade
Esta é uma área em que acho que o RX-100 V está acima da concorrência. Adoro o disparo de alta taxa de quadros, com velocidades de até 1000 quadros por segundo (FPS). O vídeo é filmado em um tamanho máximo de 1040p, ou HD padrão, então não espere 4K a 1000 fps (que custará talvez US $ 50.000).
Os clipes têm no máximo 2 segundos de duração, mas com taxa NTSC de 960 fps, são 80 segundos de vídeo quando reproduzidos a 24 fps. Usar a alta taxa de quadros é bastante fácil e você pode optar por ativar a gravação antes ou depois de pressionar o botão de gravação. Ou seja, ele armazenará o vídeo em buffer uma vez ativado para que você possa percorrer a ação e interromper a gravação quando terminar. Ou, pressione gravar e, em seguida, mova-se pela ação.
Por exemplo, eu fotografei algumas ampulhetas em chamas para Andy Suzuki e o Method para um videoclipe deles chamado Overtime. Sem saber quanto tempo realmente levaria para (rapidamente) me mover com e através das chamas e capturar a ampulheta em chamas, optei por armazenar livremente e parar de gravar depois de saber que rastreei a foto. Funcionou muito bem como você pode ver abaixo.
Vídeo 4K
Para ter certeza, nem todos os vídeos 4K são iguais. Comparar a Sony RX100 V com uma câmera de vídeo de US$ 5.000 não seria justo, então optei por classificar a Sony de acordo com as expectativas de uma câmera de dupla finalidade. Mais importante, eu queria ver uma boa qualidade de vídeo (ótima não era necessária a esse preço e formato) e áudio decente.
Com esses parâmetros, a Sony não decepcionou e se saiu melhor do que o esperado. Eu o classificaria como um vídeo 4K de qualidade que se encaixa no meio termo entre o nível do consumidor e o nível semi-profissional. Já está muito à frente do meu outro equipamento Canon (que infelizmente não tem 4K em câmeras que custam cinco vezes mais da Sony).
Os recursos do SteadyShot devem ser tomados com um grão de sal, na minha opinião. Embora ajude, o tamanho pequeno da câmera dificulta a obtenção de fotos realmente estáveis ao fotografar com a câmera de mão em 4K.
Modo Panorama
Fui apresentado ao modo panorâmico da Sony pela primeira vez enquanto ensinava um aluno. Era intrigante na época e ainda funciona hoje. É muito parecido com a maioria dos smartphones agora, pois você move a câmera em um alcance limitado (cerca de 180 graus) e a câmera fará sua mágica para você.
Eu tive alguns problemas recentemente depois de não usar a câmera por um tempo.
Minha família estava visitando o Parque Nacional do Grand Canyon, que implora por panoramas. Fazia cerca de 5 meses desde que usei o recurso e precisei de cinco tentativas antes de ser bem-sucedido. Quando você falha, a câmera geralmente não diz o que você fez de errado, apenas que as coisas não funcionaram (às vezes, ela diz para você se mover mais rápido ou mais devagar, mas fora isso, você está no escuro).
Essa frustração tirou o prazer da cena na minha frente.
Eu fotografo panoramas desde os dias de mascaramento de filme 35mm e sinto que entendo como funciona em smartphones e outros dispositivos digitais. Por que a câmera não estava cooperando comigo naquele dia ainda é desconhecido para mim. Meu conselho é praticar antes de precisar usá-lo.
Aplicativos
Não estou acostumado a uma câmera que tenha aplicativos adicionais disponíveis e parecia uma ideia legal no começo. Então percebi que precisava pagar para atualizar a câmera para fazer coisas que outros já fazem, como fotografar com lapso de tempo.
Os aplicativos são um pouco desajeitados para entrar, exigindo navegação pelo diretório de menus apenas para alternar o modo, essencialmente. Eu gostaria que houvesse uma maneira mais fácil de acessá-los.
Dito isto, o aplicativo de lapso de tempo é muito útil e possui algumas configurações pré-definidas para ajudar com o nascer do sol, o pôr do sol, as nuvens que passam e outras situações comuns. Isso ajuda muito.
Conectividade
Esta câmera vem com a conveniência moderna do wifi. Ele pode se conectar ao seu telefone se você tiver o aplicativo Sony PlayMemories Mobile. Para aqueles que amam a transferência instantânea de imagens para o telefone, você vai gostar. Não é a configuração mais simples, mas uma vez ativada, as transferências são bem fáceis (mas enterradas nos menus).
Após um ano de uso, finalmente removi o aplicativo do meu telefone. Eu não o usava com tanta frequência, pois achava tão fácil esperar e colocar o cartão SD no meu laptop quando voltava para casa. O zoom na câmera não era muito mais do que simples zooms com meu telefone e considerando que meu espectador veria a imagem em um telefone, provavelmente, os 20MP foram desperdiçados para isso.
No campo
Lembro-me de comprar a Canon Powershot G-1 quando foi lançada em 2001, pouco antes de minha filha nascer. Fiquei frustrado com a velocidade de inicialização e essas memórias voltaram a piscar quando ligo o RX100 M5. Só não é rápido para entrar em jogo. Eu executei alguns testes para descobrir que leva de 2 a 3 segundos realisticamente para iniciar. Parece uma lentidão estranha e eu tive que ajustar ou ficar desapontado por perder fotos rápidas.
O peso da câmera está bem na mão. Parece sólido, embora eu me preocupe em quebrar o flash e o visor porque eles são um pouco menos robustos.
Não é realmente compacto o suficiente para caber confortavelmente no seu bolso, a menos que você tenha calças apertadas, mas também é confortável o suficiente para carregar na mão na maioria das vezes ao explorar uma nova cidade. Também cabe perfeitamente no bolso do casaco ou na bolsa.
Westminster Abby – Grã-Bretanha ISO 125, f/5.6, 1/50th.
O que poderia ser melhorado
Primeiro, parece que todo mundo espera uma tela sensível ao toque em uma câmera desse tamanho hoje em dia. Eles até os querem em DLSRs. É útil ao focar e escolher as configurações de exposição e seria uma grande ajuda para a série Sony RX100.
Em segundo lugar, a duração da bateria não é tão boa. A Sony diz que é bom para 220 fotos ou 110 minutos de vídeo. Enquanto gravava vídeos em 4K pela janela do avião de Los Angeles para Seattle, troquei a bateria três vezes durante um voo de duas horas. Sem flash, sem muito ajuste de foco, apenas fotos de vídeo pela janela e cerca de 40 fotos. Parecia abaixo da média.
Por fim, eles precisam adicionar ou atribuir algumas teclas de atalho programáveis para que os fotógrafos possam escolher os recursos que terão à mão. Ter que entrar e sair de um aplicativo para filmar o lapso de tempo é complicado (depois que paguei US $ 9,99 por ele também). Talvez eles possam torná-lo atribuível a um dos modos de cena disponíveis no mostrador superior.
Espere! Mais uma implicância sobre câmeras desse tamanho – sem carregador externo. O carregamento é feito na câmera via micro-USB, o que é bastante fácil, mas o envio da unidade com um carregador seria muito apreciado, considerando a rapidez com que ela pode passar pelas baterias durante a gravação do vídeo.
Dois ótimos acessórios
Felizmente, esta câmera é pequena o suficiente para se esconder na maioria dos bolsos de casacos (não tanto com jeans, a menos que você tenha alguns bastante folgados), mas eu eventualmente queria levar a câmera de mochila. Preocupado com o perigo de arranhões e amassados (ou pior), olhei em volta e descobri que Lowepro é um estojo de tamanho perfeito para isso.
Chama-se Tahoe 25 II e tem espaço para a câmera, além de um cartão de memória ou dois na bolsa com zíper na frente. Uma presilha de cinto o torna ideal para caminhadas e eu o usei muitas vezes durante uma tentativa de escalar o Monte Whitney.
O segundo acessório é um estojo subaquático da Ikelite. Existe uma versão mais cara deste gabinete e oferece controle total da câmera. Mas eu encontrei o caso de ação para cobrir o que eu precisava sem gastar muito (ele é vendido por cerca de US $ 300).
Conclusão
Minha conclusão é que a Sony RX100 V é vencedora de uma câmera compacta. Está repleto de recursos e tem a capacidade, com aplicativos, de expandir à medida que um novo software é criado. O vídeo 4K é excelente e o vídeo em alta velocidade é muito divertido.
Esta câmera é perfeita para viagens em família (enquanto revisava as imagens para este artigo, notei que já havia alugado a Sony RX100 IV para uma viagem em família à Europa e gostei dessa versão também). Ele pode caber a família para uma selfie em grupo sem quebrar seu ombro carregando-o o dia todo. Compacto o suficiente para uma bolsa ou bolso de casaco, está sempre à mão quando o telefone não oferece uma imagem de qualidade.
Com um alcance dinâmico em torno de 12 stops, ele já pode oferecer uma ampla latitude de exposição de alcance. Junte isso com o bracketing ajustável pelo usuário e quase não há cena que você não possa capturar.
Por último, esta câmera está lenta mas seguramente me transformando em um convertido da Sony.
Amostras de fotos
Skógafoss – Islândia ISO 80, f/6.3, 1/80th.
Seljalandsfoss – Islândia ISO 125, f/8, 1/200th.
Ouriço-do-mar subaquático – Costa Rica ISO 125, f/4, 1/60th modo burst de alta velocidade foi usado
Locomotiva do canal do Panamá e a lua – Panamá ISO 6400, f/4, 1/13th.
Cobertura do solo – Costa Rica ISO 80, f/5.6, 1/40th.
Mt. Whitney e Via Láctea – Califórnia, EUA ISO 1000, f/2.2, 25 segundos.
Mt. Whitney – EUA ISO 80, f/2.2, 1/1000th.
Mt. Dickerman – Washington, EUA ISO 80, f/3.5, 1/400th.
Montanhas San Gabriel – Califórnia, EUA ISO 80, f/5, 1/800th.
Downtown Juneau – Alasca, EUA ISO 12,5 f/6.3, 1/250th.
Ducati ISO 640, f/1.8, 1/1000th.
Seattle e Elliot Bay – EUA ISO 80, f/5, 1/320th.
Tide Flats – Alasca, EUA ISO 125, f/18, 1/400th. Revisor do resumo Peter West Carey Data da revisão Item avaliado Sony RX-100 VA Avaliação do autor 4,5