>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Fotografia com lapso de tempo – além do básico


A fotografia com lapso de tempo é uma maneira diferente de mostrar o mundo ao seu redor. São vídeos que são compostos por uma série de imagens estáticas e combinados para parecer um filme. O quadro a quadro dá uma visão acelerada do mundo. As pessoas os acham interessantes de se ver e, se bem feitos, são fascinantes.

Uma das centenas de fotos tiradas em Point Lonsdale enquanto tentava fazer um lapso de tempo lá.

Existem algumas maneiras de fazer vídeos de lapso de tempo A maneira óbvia é fazer um vídeo e acelerá-lo, no entanto, a maioria é feita de muitas imagens estáticas individuais. Usando programas especiais, você pode juntá-los e definir o tempo de execução do vídeo.

Neste artigo, compartilharei minhas experiências com você testando alguns equipamentos e configurações de lapso de tempo para que você possa aprender comigo.

Intervalo de tempo básico


Fazer fotografia com lapso de tempo é relativamente simples. Tudo o que você realmente precisa fazer é configurar sua câmera em um tripé e tirar uma foto a cada poucos segundos. Coloque as imagens no seu computador, processe-as em lote, se quiser, e execute algum software que permita transformá-las em um lapso de tempo. Aqui está um exemplo.



Essa é uma maneira muito simplificada de ver isso. Claro, existem muitos outros fatores, como o que está se movendo na cena, a rapidez com que está se movendo, etc.

À medida que você experimenta mais, você aprenderá a descobrir qual é o melhor horário e quantas imagens você precisa. Em média, você precisará de 30 imagens para cada segundo de vídeo desejado. Portanto, se você quiser um vídeo de um minuto, precisará de 30 x 60 =1800 imagens.

Adicionar panorâmica ao seu lapso de tempo


Ao longo dos anos, brinquei com lapsos de tempo, como acabei de descrever. Não parecia difícil e pensei que adicionar algum equipamento novo seria bom, que funcionaria. Eu estava errado.

Recentemente me emprestaram alguns produtos da Syrp aqui na Austrália para experimentar. Parecia o momento ideal para intensificar o que eu estava fazendo com isso. Talvez fique mais sério sobre fazer fotografia com lapso de tempo.

Emprestou-me equipamento suficiente para fazer panorâmica, inclinação e deslizamento. No kit estavam dois Syrp Genie Minis, o suporte de inclinação, o Genie e os trilhos do tapete mágico.

Foto de Syrp mostrando um kit com os trilhos do tapete mágico, Genie e suporte de inclinação.

Inicialmente decidi experimentar apenas o Genie mini. Comece com o mais fácil.

Uma das fotos da primeira tentativa de lapso de tempo.

Syrp Genie Mini – primeira tentativa


Minha primeira tentativa foi no Festival de Flores de Tesselaar Kabloom. Havia campos de flores e muitas nuvens, as condições eram perfeitas para fotografia de lapso de tempo. Para um lapso de tempo bem-sucedido, é melhor se houver algo se movendo na imagem.

Eu me mudei um pouco para vários lugares, mas a primeira série que gravei teve que ser excluída. A exposição estava boa, mas nenhuma das imagens estava em foco. Foi minha primeira grande lição ao fazê-los dessa maneira. Aprendi que você precisa focar a imagem e depois desligar o foco automático, caso contrário, a câmera tentará refocar cada imagem.

O Genie e o Genie Minis são todos controlados por um aplicativo no seu telefone. É bastante simples de usar, mas os arcos para fotografar podem ser confusos.

Em seguida, descobri como o panning funcionava e a largura que deveria ser. Vários arcos diferentes foram tentados e quando cheguei em casa e carreguei as fotos, os problemas eram claros de se ver.



O primeiro foi bom, mas provavelmente foi mais sorte do que habilidade. Eu realmente não sabia o que estava fazendo e deixei passar por muito tempo, com a câmera tirando uma foto a cada dois segundos. Havia cerca de 450 imagens no total.

Para os próximos, eu disse ao Genie Mini para rodar por 6 minutos, e para a câmera tirar uma imagem a cada dois segundos. Desta vez, foram necessárias 360 imagens. A área sobre a qual ela estava panorâmica foi aumentada. Quando convertido para o lapso de tempo, era irregular e o panning era muito rápido.

Soluções, se você for fazer uma panorâmica ampla, precisará tirar muito mais fotos do que acha que precisará.

Mais um dos alambiques do centro de flores.

Próxima tentativa


Desci a uma área local para experimentá-lo novamente, desta vez dando mais tempo. Infelizmente, cometi um erro semelhante.

Enquanto eu estava configurando, eu tinha na cabeça fazer uma imagem a cada 5 segundos e configurar a panela para durar 20 minutos. Isso só me deu cerca de 240 imagens para o vídeo. Não foi suficiente e ocorreu o mesmo problema. Da próxima vez, se eu quiser fazer apenas 20 minutos, devo tirar uma foto a cada dois segundos. Isso renderá 600 imagens, o que deve torná-lo um lapso de tempo melhor. Isso é o que será tentado na próxima vez.

Alguns outros problemas aconteceram também. Durante a panorâmica, a câmera não estava nivelada para toda a cena. Então, eu preciso descobrir como fazer isso acontecer. A prática vai facilitar.



Todos os tutoriais que tenho assistido dizem para usar o modo manual para exposição. No entanto, isso realmente só funciona para luz constante. Se você estiver gravando uma cena onde ela é variável, talvez seja necessário usar a prioridade de abertura.

Resolvendo


Chegou um ponto em que percebi que quanto menor o arco, melhor. Não cobrir uma área tão ampla era melhor. Certificando-se de que havia algo interessante na imagem também, algo em movimento.

O número de imagens e a distância entre elas são outro aspecto que pode ser difícil de resolver. Tirar uma foto a cada 2 ou 5 segundos é bom para algumas cenas, mas não para outras. No entanto, é um bom lugar para começar e, à medida que você fizer mais fotos com lapso de tempo, começará a entender quais configurações você precisa.



A maioria das séries de lapso de tempo resultará em um vídeo de cerca de 5 a 10 segundos. Ao compilá-lo, você precisa pensar em quantas imagens precisará.

Como regra geral, a maioria é feita com 30 quadros por segundo, ou 30 imagens por segundo. Em teoria, então, para um lapso de tempo de 5 segundos, você precisará de 150 imagens. No entanto, se você estiver adicionando panning a isso, dependerá de quão longe você pan. Se você estiver cobrindo uma área muito ampla, poderá precisar de muito mais imagens.

Você tem que ter certeza de que há algo interessante na cena, e que há movimento.

Adicionando inclinação


Quando você achar que descobriu como fazer o pan, você pode tentar inclinar a imagem para cima e para baixo, bem como fazer o pan. Eu tentei isso apenas algumas vezes, pois o maior problema que tive foi que minha câmera é muito pesada e o suporte de inclinação lutava com isso. Você podia ver que era muito peso para o sistema.

Descobri que usar o Genie Mini com ele era um pouco complicado e inclinaria para o lado errado. A lente atingiria o suporte se fosse para o lado errado. Foi o aspecto mais frustrante.

Novamente, você tem que ter cuidado com o que você usa isso. É preciso haver uma razão para inclinar para cima ou para baixo. Cachoeiras são uma boa opção para inclinação. Talvez olhando para um prédio. Pense sobre por que você faria isso de antemão.

Deslizando no Magic Carpet com o Genie


Os trilhos do tapete mágico com o Gênio no topo deslizarão a câmera em linha reta. Ele pode adicionar uma pequena quantidade de movimento ao seu vídeo para fazer parecer que a câmera está se movendo.

O Genie era muito complicado de usar e depois de fazer isso uma vez, eu realmente não queria usá-lo novamente. Não era tão fácil e intuitivo de usar quanto o Genie mini. Foi-me mostrado como usá-lo, mas quando fui fazer isso sozinho, tive problemas para descobrir. Enfim, usei apenas uma vez.



Ele adiciona um bom efeito ao lapso de tempo final, mas não tenho certeza se vale a pena o agravamento. Talvez, se você realmente quisesse começar a fazer fotografia com lapso de tempo a sério, valeria a pena gastar o tempo aprendendo como obter os melhores resultados.

No entanto, Syrp agora o atualizou para o Genie II. É suposto ser mais fácil de usar e pode fazer muito mais. Embora custando US $ 1599, o preço o colocará fora do alcance de muitos fotógrafos, inclusive eu.

Equipamento Syrp


Na maior parte do tempo em que tive o equipamento emprestado, usei mais o Genie Mini. Era pequeno o suficiente para que eu pudesse carregá-lo na minha bolsa a maior parte do tempo e era mais fácil de usar. Usar o telefone para controlá-lo nunca foi um problema.

É algo que vai levar muito tempo para se acostumar, mas para quem está começando a fazer fotografia de lapso de tempo seria suficiente. O Genie Mini é o que eu recomendaria. Não é barato, pelo que é, mas não é tão caro que se você realmente quisesse fazer lapso de tempo. O Syrp Genie Mini é vendido por US$ 249.

No final, quando tive que devolver o equipamento, sabia que queria fazer mais fotos com lapso de tempo. Então eu comprei o Genie Mini. Gosto do que posso fazer com ele, é mais simples de usar e o preço é factível para a maioria das pessoas.


Armazenamento e processamento do lapso de tempo


Todo mundo recomenda que você tire imagens brutas para sua série de lapso de tempo, dessa forma você pode processá-las no Lightroom. O maior problema é o tamanho dos arquivos raw. Minha D850 tem arquivos raw com aproximadamente 50 MB cada, então quando você está tirando algumas centenas de imagens, isso requer muito espaço.

Felizmente, o D850 tem a capacidade de alterar o tamanho dos arquivos brutos, para que eu possa usar os menores para o lapso de tempo. Se sua câmera tiver esse recurso, sugiro que você o faça. Depois que as imagens forem processadas e o lapso de tempo estiver concluído, você poderá excluir os arquivos brutos, pois dificilmente os usará novamente.

Princes Pier é um lugar popular para fotos, então parecia uma boa ideia tentar um lapso de tempo. Esta é uma das imagens estáticas da série.

Usar o Lightroom para processar as imagens é bom, pois você pode editar uma imagem e sincronizar o restante delas. Isso ajudará a dar a todas as suas imagens a mesma aparência. Você pode exportá-los para fazer o lapso de tempo.

Eu usei o Photoshop para construir o lapso de tempo. No entanto, existem muitos programas diferentes disponíveis para experimentar. Alguns lhe darão mais controle, no entanto, o Photoshop é bastante básico. É um bom lugar para começar.

Se você tiver problemas para fazer o Photoshop funcionar, pode ser a sequência de imagens que você está usando. Eles precisam ser consistentes ou o Photoshop não carregará as imagens corretamente.


Entrando na fotografia com lapso de tempo


Se isso é algo que você deseja tentar, comece com sua câmera em um tripé. Tire fotos a cada poucos segundos.

No entanto, se você quiser obter algum movimento de câmera, eu tentaria o Syrp Genie Mini. Aprenda a usá-lo completamente para obter os melhores vídeos. Se você decidir adicionar mais, você pode tentar fazer inclinação e deslizamento. Não se confunda tentando aprender tudo de uma vez.

Leia mais sobre fotografia com lapso de tempo aqui:
  • Como gravar e criar um vídeo com lapso de tempo usando o Lightroom
  • Como fotografar um lapso de tempo de pinha:um minitutorial
  • Guia de introdução ao equipamento fotográfico com lapso de tempo
  • Descubra a maravilha da fotografia com lapso de tempo
  • 10 dicas de lapso de tempo do controle de movimento profissional
  • Fotografia com lapso de tempo – um guia rápido para criar seu filme