Não muitos anos atrás, em um momento triste e sombrio, não havia muitas maneiras de nós, tipos aventureiros, nos ramificarmos da maneira como usávamos nosso equipamento fotográfico. Ou seja, nossas lentes de câmera não eram facilmente utilizáveis em plataformas. Era possível, mas adaptadores e conversores não eram abundantes ou fáceis de encontrar.
Hoje, as câmeras mirrorless, full-frame e crop-sensor são essencialmente pareadas com muitas lentes. Adaptadores para essas lentes também são relativamente fáceis de encontrar. Tanto é assim que há uma saturação excessiva do mercado de conversão de lentes, tornando a maioria dos adaptadores de montagem de lente acessíveis para qualquer orçamento.
Infelizmente, nem todos os adaptadores de lente são criados iguais. Então, quando a Fikaz, uma empresa da qual eu nunca tinha ouvido falar, me abordou para testar alguns de seus novos adaptadores Sony E-Mount (NEX), eu estava de mente aberta, mas ainda cauteloso com outro fabricante de adaptadores de lente.
Felizmente, todas as minhas reservas sobre os adaptadores de lente Fikaz Sony E-Mount eram infundadas. Acontece que os dois adaptadores que recebi eram peças de kit agradavelmente de alta qualidade. Deixe-me explicar o que eu pensei sobre esses pequenos adaptadores bacanas de uma das crianças mais novas no bloco conversor de lentes.
Como eu disse, o mundo dos adaptadores de lente é uma mercadoria quente no momento e poder usar suas lentes (especialmente lentes vintage manuais) está em voga atualmente. Os dois adaptadores que avaliei foram o Nikon F (G) para Sony E-Mount e o M42 para Sony E-Mount. Ambos os adaptadores eram de alta qualidade tanto na estética quanto na construção.
Adaptador Nikon F (G)
Até seu recente salto para o reino sem espelho de quadro completo, e desde o final dos anos 1950, todas as montagens de lente da Nikon eram variações da montagem “F”. Então, tecnicamente, praticamente todas as lentes Nikon devem ser compatíveis com um adaptador Nikon F-mount.
A ressalva é que as lentes posteriores da série “G” (lidas como modernas) não possuem um anel de abertura física na própria lente. Esse anel de abertura ausente significa que, embora a lente possa ser fotografada fisicamente com a maioria dos adaptadores de lente de montagem F, não há lugar para o fotógrafo alterar a abertura. Um adaptador de montagem G dedicado é útil porque o atirador pode usar o anel de abertura no adaptador para controlar fisicamente a quantidade de luz que entra na câmera através da lente.
O adaptador Nikon F (G) é solidamente construído e se sente extremamente substancial na mão. O anel controlador de abertura é um prata bem contrastante contra a moldura preta do adaptador.
O adaptador Nikon F (G) foi testado usando minha lente Nikkor 70-300mm F/4-5.6 relativamente antiga. Ambos os lados da lente e da câmera do adaptador se ajustam extremamente bem... mas não muito justos... à baioneta da lente e ao suporte da câmera. Absolutamente nenhum jogo ou movimento foi observado.
Um controle deslizante de liberação bem colocado e elástico também está presente no adaptador, que está, novamente, no tom de prata contrastante visualmente agradável. A Fikaz também incluiu um cordão vermelho altamente visível para facilitar o acoplamento da lente e da câmera com o adaptador.
Do que eu aproximaria, o anel de abertura, ou melhor, o anel “aproximador de abertura” funciona em incrementos de ponto final com seis pontos de ajuste. Baseando minha lente em 70mm e F/4, as aberturas fornecidas pelo adaptador devem ser aproximadamente F/4, F/5.6, F/8 e assim por diante. O adaptador tem uma representação visual para ajudá-lo a selecionar o tamanho da abertura.
Controle de abertura usando o adaptador Fikaz Nikon F (G) para Sony E-mount
Controle de abertura usando o adaptador Fikaz Nikon F (G) para Sony E-mount
Adaptador M42
Eu pretendia testar o adaptador Fikaz M42 para Sony E-mount usando uma lente favorita dos fãs, a Helios 44-2. Infelizmente, percebi tarde demais que meu Helios não estava na minha bolsa. Visto que estou atualmente a 3.000 milhas da minha lente de teste, esta parte da revisão mostra apenas minhas impressões sobre a construção e a aparência do adaptador M42. O que devo dizer, é extremamente impressionante por seu preço.
O adaptador M42 da Fikaz é incrivelmente espartano em sua aparência. A maioria do conversor é principalmente preto liso com áreas de alumínio nuas acentuando que cortam uma forma discreta e clássica. Assim como o adaptador Nikon, as marcações são bem executadas e bastante limpas. As roscas do lado M42 são muito uniformes e lisas, sem rebarbas ou aparas de metal.
Este mesmo nível de habilidade também vale para a extremidade baioneta da Sony do adaptador, que não apresenta falhas no corte ou no acabamento da montagem. O perímetro do adaptador M42 possui serrilhas de corte profundo, oferecendo uma excelente aderência, mesmo com as mãos enluvadas.
Considerações finais sobre os adaptadores Fikaz Sony E-mount para Nikon F (G) e M42
No grande escopo das coisas, tanto a qualidade de construção quanto a consideração do design exibidas com as primeiras entradas da Fikaz no mundo dos adaptadores sem espelho me impressionaram. Felizmente, tanto a construção quanto a aparência dos adaptadores sugerem grandes coisas por vir também.
O adaptador Nikon F (G) funcionou extremamente bem para permitir uma grande medida de controle de abertura com lentes Nikon mais recentes e acasalou perfeitamente com minha lente de teste de 70-300 mm. No entanto, não pude testar a montagem M42 com uma lente, a construção e a precisão deixaram poucas dúvidas de que também funcionaria bem.
Dito isto, há algumas coisas a serem lembradas sobre o M42 (e quaisquer outros adaptadores não AF). Essencialmente, tudo o que é necessário é uma conversão de montagem. Não há necessidade real do tamanho relativamente grande do adaptador que pode afetar o foco infinito. Embora o adaptador M42 tenha uma construção excelente, pode ser benéfico procurar um adaptador de “anel” mais fino se você estiver preocupado com problemas de foco.
Nessa nota, os adaptadores Fikaz apresentam pintura preta em seu interior, mas sem flocagem para eliminar possíveis reflexos. Isso não deve ser um problema, mas talvez uma preocupação para aqueles que buscam segurança completa para exposições prolongadas.
Atualmente, os adaptadores Fikaz Sony E-mount estão disponíveis para as seguintes montagens de lente:Nikon F (G), M42, Pentax K e Fuji X. Fui informado de que a montagem Canon EF estará disponível no futuro. Na época desta análise, esses adaptadores tinham um preço de venda em torno de US$ 24, o que os tornava uma pechincha. Existem muitas opções para adaptadores e conversores de lentes hoje. Alguns são de alta qualidade e outros, bem, nem tanto.
Sinto que o Fikaz agora pode se juntar às fileiras de alguns dos melhores adaptadores de orçamento atualmente no mercado. Um bônus para aqueles que procuram uma maneira econômica de usar suas lentes em uma ampla variedade de sistemas de câmeras.