O Lumix G9 – uma câmera sem espelho de 20,3 mp, micro 4/3rds.
Quando comprei minha primeira DSLR full-frame há muitos anos (uma Canon 5D original), pensei ter descoberto o auge da tecnologia de câmeras. Porque um sensor maior é melhor certo?
Bem, não necessariamente.
Os tamanhos dos sensores são como os tamanhos dos filmes - são formatos diferentes, não de qualidade diferente. Cada um tem vantagens e desvantagens, e alguns atenderão às suas necessidades, enquanto outros não.
Voar em aviões pequenos é como eu chego a muitos dos meus locais de fotos. Um sistema de câmera de luz é vital.
A câmera sem espelho Lumix G9
Sensores maiores, apesar de todos os seus benefícios, também significam lentes mais volumosas e pesadas. Um sensor menor, como o sistema micro 4/3rds, é compacto e leve. É por isso que, como profissional ao ar livre especializado em fotografar em áreas remotas, comecei recentemente a fotografar o sistema Lumix m4/3rds. Especificamente, minha câmera principal agora é a câmera sem espelho Lumix G9, o carro-chefe das câmeras fotográficas Lumix.
Qualidade do corpo
A câmera sem espelho Lumix G9 vista de cima.
A Lumix G9 Mirrorless Camera é de tamanho semelhante a outros corpos de câmera mirrorless de nível profissional. Para mim, este é o tamanho adequado. Se o corpo fosse muito menor, os controles se tornariam muito pequenos e pesados para uso rápido no campo e impossíveis de usar luvas. O G9, na minha opinião, é um bom compromisso entre tamanho e funcionalidade.
A construção é robusta com um chassi de magnésio fundido e é selado ambientalmente. Um revestimento de borracha texturizada cobre a maior parte do corpo, proporcionando uma aderência confiante, mesmo quando molhada. O corpo pesa 658g, mais ou menos típico de uma câmera mirrorless desse tamanho. Eu usei o meu em temperaturas variando de -25F a +100F na neve, chuva e névoa salina. Eu bati com ele dentro de aviões, veículos de safári, jangadas e canoas, e ainda não tive problemas com durabilidade.
Aviões de Bush. Já me acostumei a voar neles, mas nunca me canso de fotografá-los. (De Havilland Otter refletido em um lago do Alasca).
Sensor
O micro sensor de quatro terços de 20,3mp tem uma excelente faixa dinâmica para um sensor desse tamanho e ruído extremamente baixo abaixo de cerca de 1600 ISO. Em ISOs mais altos, o ruído aumenta notavelmente, o que é uma desvantagem para a fotografia noturna. No entanto, os arquivos podem lidar com pushs substanciais no pós-processamento. Adicionar dois ou até três pontos de luz parece ter pouco impacto na qualidade da imagem.
Estabilização
Portátil, em 1/15 de segundo. Fácil.
Lumix anuncia impressionantes 6,5 stops de estabilização embutidos na câmera; um sistema que funciona perfeitamente com estabilização integrada na lente. Esse número impressionante não é apenas uma hipérbole de marketing. Descobri que posso segurar imagens, mesmo usando uma lente longa, a velocidades tão baixas quanto 1/8 de segundo. As fotos desfocadas na água não requerem mais um tripé e a captura de vídeo é suave e quase sem vibração. Esta é sem dúvida a melhor câmera que já usei quando se trata de estabilização de imagem.
Desempenho de fotografia
Taxa de quadros
As câmeras sem espelho não estão sujeitas às mesmas limitações de velocidade do obturador que suas contrapartes DSLR. O obturador eletrônico do Lumix G9 atinge impressionantes 20 quadros por segundo, muito mais do que o necessário, exceto nas situações de disparo mais extremas e rápidas. Mesmo usando a taxa de quadros padrão, ele ainda gerencia 9 quadros por segundo, o que é competitivo com praticamente qualquer câmera no mercado.
A 20 fps no modo de rajada alta ou 9 fps em regular, o G9 faz um trabalho rápido de assuntos em movimento.
Foco automático
O foco automático é talvez o único ponto em que o G9 fica um pouco aquém das DSLRs de ponta. A Lumix aplicou um sistema de detecção de contraste combinado com a tecnologia Depth from Defocus (DFD) da Panasonic. Em condições de luz com poucos obstáculos, achei o foco automático excepcionalmente rápido com uma alta taxa de acerto. No entanto, em ambientes emaranhados ou com pouca luz, às vezes ele se esforça para pegar meu assunto.
O sistema DFD é um autofoco ativo que continuamente empurra e puxa o foco apenas um fio de cabelo para frente e para trás enquanto determina o ponto de foco. É rápido, mas um pouco perturbador e muitas vezes me leva a pensar que a câmera não se fixou no meu assunto. Ele tinha, e as imagens resultantes mostram uma alta taxa de acerto, mas o constante push-pull é um pouco perturbador.
Qualidade da imagem
Embora a qualidade geral da imagem seja excelente, a fotografia noturna é o único lugar em que o G9 fica aquém. Esta imagem, capturada em ISO 3200, exigiu uma redução de ruído substancial.
Na maioria das situações de iluminação, as imagens de 20,3 mp são excelentes. Os arquivos no formato RAW têm uma faixa dinâmica competitiva que permite um aumento substancial da exposição no pós-processamento. Se você é um atirador de jpeg, a câmera exporta arquivos coloridos, mas não artificiais, prontos para compartilhamento nas mídias sociais. Gosto tanto das saídas jpeg que configurei a câmera para gravar pequenos jpegs e arquivos RAW, o que permite compartilhamentos rápidos sem pós-processamento.
Contrastando com a imagem anterior, esta imagem capturada em 800 ISO é quase limpa e não exigiu redução de ruído, apesar das condições de pouca luz. Parece haver uma grande redução na qualidade da imagem entre ISO1600 e ISO 3200.
Cenas de alto contraste como essa, o G9 lida admiravelmente bem.
Imagens de alta resolução
Um dos meus recursos favoritos da Lumix G9 Mirrorless Camera é a configuração de alta resolução. O sensor de 20,3 mp é suficiente para uso geral, no entanto, como fotógrafo de paisagens, muitas vezes desejo arquivos que possam ser impressos muito grandes. A configuração de imagem de alta resolução no G9 leva 8 imagens seguidas, cada uma com deslocamento de 1/2 pixel. Isso produz um arquivo final com mais de 80 megapixels! Para melhores resultados, é necessário um tripé, mas para trabalhos de paisagem, quase sempre estou usando um de qualquer maneira. A qualidade da imagem final é, francamente, incrível.
Esta imagem foi capturada usando a configuração de alta resolução no Lumix G9. O arquivo original é de 10368x7776px.
A imagem acima, cortada quase ao meio, ainda é enorme por quase qualquer padrão.
Recursos
WIFI
A conectividade Wifi quando combinada com o aplicativo intuitivo da Lumix para celular ou tablet, permite a exportação rápida de arquivos para compartilhamento em campo. Além disso, o aplicativo permite a operação remota completa da câmera. Uma vez que sua imagem é composta, você pode usar o aplicativo para ajustar a exposição, abertura, velocidade do obturador ou ISO e, em seguida, clicar no obturador a 100m de distância.
Personalização
Com uma grande variedade de lentes nas linhas Lumix (e Olympus). Não faltam opções para todos os tipos de fotografia de vida selvagem a retratos e paisagens.
Atiradores avançados apreciarão as extensas opções de personalização do G9. Você pode programar em vários modos predefinidos, acessíveis a partir do dial de função principal na parte superior da câmera. Mas passei a gostar ainda mais de um interruptor separado na frente da câmera no canto inferior esquerdo, que permite alternar entre dois tipos de modos de disparo. Eu tenho um conjunto para minhas configurações padrão de paisagem e um para meus favoritos para a vida selvagem. Com um movimento rápido de um dedo, posso me mover para frente e para trás entre os dois conforme minha situação de tiro muda. Bonito.
Vídeo
A Lumix sempre foi associada à captura de vídeo, ainda mais do que à fotografia. E enquanto o G9 foi definitivamente projetado com imagens estáticas em mente, ele herdou muitos recursos de vídeo das outras câmeras Lumix. A captura de vídeo 4k de até 60fps é possível com a G9, algo que poucas outras câmeras fixas podem alcançar. Com a excelente estabilização integrada, o vídeo de alta qualidade é muito fácil. Como muitos de meus clientes agora estão solicitando videoclipes além de fotos, a excelente captura de imagens em movimento do G9 significa que não preciso mais carregar uma segunda câmera específica de vídeo quando estou gravando em uma tarefa. Para um fotógrafo que gosta de capturar algum vídeo ou um cineasta que também deseja fotos de alta qualidade, o G9 pode ser o compromisso perfeito.
Na parte de trás, os controles da câmera são diretos.
Mas como é usar?
Todas as especificações técnicas do mundo não lhe dirão como é realmente usar a câmera. E nesse caso, acho que a Lumix realmente ganhou a corrida. Os controles são intuitivos, com botões convenientemente localizados e ergonomia que permitem determinar os botões facilmente pelo toque e sem procurar ao redor. Mudei da Canon para a Lumix e descobri que não demorou muito para me sentir em casa com o novo sistema. Eu também fotografo uma Sony mirrorless, e ir e voltar entre as duas não é um desafio.
Estava nevando intermitentemente forte e soprando vento frio quando fiz esta imagem no Ártico ocidental do Alasca. O G9 lidou com as condições sem problemas.
Mas é no campo que eu realmente amo o Lumix G9. O sistema m4/3rd significa que não apenas o sensor é menor, mas também as lentes. Tudo é muito menor e compacto, mesmo com lentes rápidas e sofisticadas. Meu kit encolheu substancialmente com minha mudança para Lumix. Enquanto as câmeras full-frame mirrorless são menores e mais leves que as DSLRs de nível profissional, as lentes não são, o que limita a quantidade de peso e espaço que você pode realmente economizar mudando para full-frame mirrorless. Com micro 4/3rds no entanto, tudo é menor.
Como fotógrafo do deserto, esta é uma vantagem ENORME para mim. Posso carregar um corpo e várias lentes com o mesmo peso e tamanho de uma única DSLR e lente de zoom de médio alcance. Não posso dizer o quanto isso significou para mim nas muitas ocasiões em que tive que pesar cada grama para fazer meu kit caber em um avião do mato. O tamanho importa para um fotógrafo do interior e, quando se trata de câmeras, menor é melhor.
Uma observação sobre lentes
Embora esta não seja uma revisão das lentes Lumix, quero oferecer uma rápida dica de chapéu para os sistemas de lentes Lumix-Leica. O vidro é compacto, leve e extremamente afiado. Os elementos de vidro Leica são impecáveis e, embora não sejam baratos, a nitidez é comparável em todos os aspectos às melhores lentes Nikon, Canon e Sony. Secundariamente, as lentes m4/3rds são compatíveis entre as marcas, o que significa que o equipamento Olympus funciona perfeitamente em corpos Lumix. (Minha lente longa atual é a Olympus 300mm f4 PRO, e funciona perfeitamente na G9).
Considerações finais
A Lumix tem sido um fabricante de referência para videógrafos e cineastas que procuram um sistema compacto e de alta qualidade há muitos anos, enquanto a Olympus liderou o mercado de fotografia estática m4/3rds. Isso tudo mudou com o Lumix G9. Enquanto espero algumas melhorias na próxima geração, o G9 tem quase tudo que um fotógrafo sério poderia desejar:ótima qualidade de imagem, excelentes opções de lentes, capacidade de gravar vídeos em 4k, opções de personalização abundantes e controles intuitivos.
Parece que o sistema Lumix encontrou um lugar permanente na bolsa da minha câmera.
Você já usou a câmera sem espelho Lumix G9? Por favor, compartilhe seus pensamentos e experiências nos comentários abaixo.