A primeira lente que muitos fotógrafos possuem é a lente do kit. Esta lente normalmente cobre uma faixa focal de 18-55mm e possui uma abertura máxima variável. Então, antes de passar para outras lentes, como você pode tirar o máximo proveito dessa lente em particular? Bem, há muita coisa que pode ser alcançada com essa lente quando você se dedica a ela. Claro que existem limitações, mas há ainda mais espaço para experimentar a criatividade das lentes do seu kit! Então, vamos ver algumas das maneiras que você pode fazer exatamente isso.
Esta foto usou a capacidade de zoom das lentes do kit para fazer uma pintura de luz cinética.
1 – Pintura de luz cinética
A pintura com luz é uma forma emocionante de fotografia e que você pode experimentar usando uma lente de kit humilde. O que a lente do kit é adequada é uma forma de nicho de pintura de luz, chamada pintura de luz cinética. Essa forma de pintura com luz envolve mover a câmera, em vez de mover a fonte de luz. A pintura com luz usa uma longa exposição e, como em todas as fotos de longa exposição, é uma boa ideia usar um tripé. Então, que tipos de pintura de luz cinética funcionarão bem?
- Rotação da câmera – Este é um tipo de pintura de luz que envolve mover a câmera enquanto ela está presa a um tripé. Use uma distância focal ampla e experimente fontes de luz que estão acima da câmera. Estruturas altas, como arranha-céus, geralmente funcionam bem para essa técnica.
- Zoom - A faixa focal de 18-55 mm é ideal para trabalhos de pintura com luz de zoom, boa para a criatividade da lente do kit. Na verdade, talvez a única lente melhor seria uma superzoom 18-300mm. Desta vez, você alterará a distância focal da lente durante a foto, fazendo com que a luz seja pintada na cena.
Panning é uma ótima técnica para praticar e é divertido.
2 – Panning
Embora seja verdade que você pode usar mais ou menos qualquer lente para panorâmica, você também não precisa de uma atualização da lente do seu kit para fazer esse tipo de foto. Na verdade, uma distância focal de cerca de 55 mm geralmente é ideal para essa técnica específica. Você simplesmente precisa de uma velocidade do obturador de cerca de 1/20 de segundo. Existem alguns excelentes guias sobre este assunto, e a técnica é simples e divertida de dominar.
- Encontre uma área em que o assunto em movimento se mova pela área que você pretende fotografar. Você deseja que seu objeto em movimento seja paralelo a você, em relação a onde você está posicionado.
- Use uma velocidade do obturador de cerca de 1/20. Você pode aumentar ou diminuir isso, se desejar. Em velocidades mais lentas do obturador, a chance de trepidação da câmera aumenta, portanto, você precisará ser muito estável ao rastrear o movimento do objeto que está panorâmica. É possível usar uma velocidade de obturador mais rápida para fazer panorâmica, mas você precisará de um objeto em movimento rápido para fazer a panorâmica.
- À medida que o objeto que você está movendo se aproxima, comece a seguir o movimento com sua câmera. Quando tiver certeza de que está seguindo o movimento com firmeza, pressione o obturador suavemente enquanto continua a se mover com o objeto.
Usar sua lente para fotos de longa exposição pode ser criativo.
3 – Zoom contínuo
Você notará que o zoom é uma técnica de pintura de luz cinética. Também pode ser usado durante o dia, para criar uma sensação dinâmica à sua foto. A velocidade do obturador necessária é semelhante à do movimento panorâmico, portanto, em torno de 1/20. Você também pode usar um tripé para estabilização extra de sua foto. É melhor aplicar zoom no assunto ao praticar essa técnica, que pode funcionar muito bem para fotos de retrato. Mais uma vez, a lente do kit é adequada para isso, pois permite uma faixa de zoom de 18 mm a 55 mm.
4 – Fotografia de refração de bola de vidro
A fotografia de refração é um nicho que pode usar qualquer tipo de câmera. Você certamente pode usar uma lente de kit para obter esse tipo de fotografia. A técnica gira em torno do uso de uma bola de cristal, embora outros objetos, como taças de vinho cheias de água, funcionem. Quando você considera que uma bola de vidro funciona como uma ótica de lente externa, em certo sentido, você está obtendo sua criatividade de outra lente. No entanto, você ainda precisa de uma lente de kit para tirar a foto! Como essas fotos funcionam melhor com um fundo desfocado, fotografe em 55 mm e com a maior abertura possível.
Nesta foto, um copo de vinho foi usado para mostrar a refração.
5 – Retrato com luz discreta
Você não precisa de pouca luz para criar retratos discretos e, com isso em mente, a lente do kit pode ser uma lente muito útil. Usar sua lente em torno de 50 mm funcionará bem para o seu retrato, e você pode usar o corpo da câmera para expor no valor de exposição -2 ou -3. Você precisará definir sua abertura e velocidade do obturador para as configurações apropriadas para obter esse valor de exposição, dependendo do ambiente em que estiver. Para fazer uma foto discreta, você precisará de uma grande diferença de luz do modelo para o fundo. Isso pode ser conseguido encontrando um local onde um fragmento de luz solar passe por uma abertura no telhado, talvez em um mercado. Agora você precisa que seu modelo seja iluminado pelo sol, enquanto o fundo ficará subexposto e, portanto, escuro.
Você pode usar qualquer lente para retratos discretos, incluindo a lente do kit.
6 – Fotografia de longa exposição
A lente do seu kit não restringirá sua capacidade de tirar fotos de longa exposição. O fator limitante aqui será a falta de um tripé e talvez a falta do filtro correto. Isso significa que você pode tirar fotos incríveis de longa exposição com uma lente de kit, desde que tenha o equipamento adicional correto.
- Trilhas leves para carros – Encontre o local certo acima de uma estrada com muito tráfego, e você pode tirar fotos de trilhas leves produzidas por carros. Feche a abertura e você também criará um efeito starburst com as luzes da rua próximas. Você precisará de tempos de exposição de 5 segundos ou mais para esse tipo de foto.
- Água em movimento – A água em movimento pode parecer atraente em sua foto, e uma lente de kit certamente pode capturar isso. Tempos de exposição de cerca de 1 segundo ou mais dão à água em movimento uma aparência sedosa quando fotografada.
- Pintura com luz – Os méritos da lente do kit para pintura de luz cinética já foram discutidos. Não é surpresa que você também possa aumentar a criatividade das lentes do seu kit com pinturas leves de qualquer tipo.
Os fogos de artifício podem ser gravados usando uma lente de kit e é ótimo para capturar toda a cena em distâncias focais amplas.
7 – Anexando um filtro
Uma ótima maneira de aumentar a criatividade da lente do seu kit é adicionar um filtro, e esse não é o tipo digital. Há uma boa variedade de filtros que você pode adicionar ao seu kit de lentes que lhe darão opções extras como fotógrafo. Estes podem ser filtros de pôr do sol graduados, que adicionam tons quentes ao céu. Como alternativa, um filtro ND forte permitirá que você tire fotos de longa exposição durante o dia, usando a lente do kit e um tripé. Este artigo lhe dará uma ideia de alguns dos filtros disponíveis que você pode usar. Você precisará usar o filtro de tamanho correto, sendo 52 mm ou 58 mm típico para uma lente de kit.
Os filtros podem ser anexados à lente do seu kit. Esta foto foi tirada com um filtro infravermelho acoplado a uma lente do kit.
8 – Amplo
Em 18 mm, a lente do seu kit é ampla o suficiente para capturar uma boa parte da cena em uma foto de paisagem. Isso significa que, enquanto você viaja com essa lente, pode tirar algumas fotos de pontos de vista incríveis. Combine isso com uma técnica como longa exposição ou pintura de luz cinética e você terá a criatividade da lente do seu kit! Observe que, se você estiver usando uma câmera APS-C com sensor de corte, 18 mm é efetivamente 28,8 mm em uma câmera full-frame.
9 – Trabalho de retrato
Na outra extremidade da escala com a lente do seu kit está 55mm. Mais uma vez, ao usar uma câmera APS-C, isso será efetivamente 88 mm se for usado em uma câmera full-frame. Essas distâncias focais são ideais para fotografia de retrato. Qualquer compressão do rosto não será muito extrema na distância focal efetiva de 88 mm. Portanto, distâncias focais de cerca de 30 mm a 55 mm fornecerão algumas boas taxas de compactação para trabalhar na fotografia de retrato.
Quer seus retratos sejam fotos de rua, poses ou viagens, a lente do kit fornecerá bons resultados.
Como você obterá a criatividade do seu kit de lentes?
O impulso para mais criatividade está sempre presente com a fotografia. Há muito que você pode fazer usando a lente do kit, se quiser. A lista acima fornece alguns exemplos de como você pode fazer isso. Você já tentou alguma dessas técnicas com a lente do kit? Existem outras maneiras de tirar fotos interessantes com essa lente específica? Por favor, compartilhe seus pensamentos e fotos na seção de comentários.