A Sony rapidamente se tornou uma potência da fotografia no mundo profissional. Com sua coleção de impressionantes câmeras sem espelho e produtos de cinema, a Sony esculpiu um nome entre as lendas da fotografia como Canon, Nikon e Leica.
Como tal, não é à toa que a empresa lançou uma versão própria da famosa lente 85mm f/1.4 (lente Sony FE 85mm f/1.4 GM) – um milímetro fixo que apresenta um bokeh lindamente cremoso.
Eu sou um fotógrafo muito versátil. Meu trabalho abrange uma variedade de nichos no campo, de shows ao vivo a retratos, fotografia de ação a animais.
Eu encontrei um uso para a lente Sony FE 85mm f/1.4 GM em todas essas situações, e a grande abertura é um bônus fantástico para o trabalho que faço.
Eu uso essa lente em situações de pouca luz, ajudando a isolar o assunto em locais movimentados e criando uma aparência precisa de profundidade de campo.
Construção da lente
Meu quadro de referência são as lentes Canon L, das quais isso deve ser um equivalente. Acho que a construção dessas lentes é de alta qualidade e durável.
Fiquei impressionado com a qualidade de construção da lente Sony FE 85mm f/1.4 GM. A câmera pesa cerca de 825g – quase 2lbs – este é um peso significativo.
O invólucro exterior desta lente é de policarbonato de alta qualidade e todas as marcações são gravadas e preenchidas com tinta. A sensação física da lente em sua mão é sólida e resistente.
O anel de foco emborrachado é bastante confortável ao toque e é muito suave para girar.
A lente possui um anel de foco emborrachado, um anel de abertura, uma chave AF/MF e, no lado esquerdo da lente, há um botão programável que você pode configurar para funcionar como quase tudo. Uma excelente ideia para uma lente!
O capô que vem com a câmera também é de alta qualidade na construção. O capô ostenta um para-choque dianteiro emborrachado e feltro no interior para neutralizar a luz difusa. Além disso, há também um botão que você deve pressionar para remover o capô, o que garante que o capô permaneça no lugar.
Anel de abertura
Como um ávido usuário de lentes Canon DSLR e EF que recentemente adicionou uma Sony mirrorless à coleção, o anel de abertura era algo um pouco novo para mim.
Destinado a ser muito benéfico durante o trabalho de cinema, em vez de ajustar a abertura no corpo da câmera, você tem a opção de ajustar sua largura na lente.
Este anel pode ser ajustado para ser silencioso ou fazer pequenos cliques para indicar que está girando – muito útil para disparos silenciosos.
Para aqueles que preferem ajustar a abertura no próprio corpo da câmera, você pode definir o anel de discagem para 'A' para automático.
Minha única reclamação seria a localização da opção 'A' - ela fica no lado f/16 ao invés do f/1.4. Parece-me mais lógico colocar esta opção no lado da abertura mais ampla. Encontrei-me acidentalmente mudando o anel para f/16 durante a filmagem.
Foco
O foco nesta lente é muito preciso, se eu mesmo disser isso. Embora nesses tipos de combinações de câmeras, grande parte do foco automático dependa da câmera - mas a velocidade é muito da lente.
A distância de focagem próxima é de aproximadamente 0,8 m.
Eu li comentários de outras pessoas que tiveram problemas de foco com este modelo, mas eu não. Consegui gravar uma sequência de um cachorro correndo em minha direção do início ao fim em perfeita nitidez.
O corpo com o qual estou emparelhando a lente é o Sony a7r III, o que pode fazer uma diferença significativa.
Tenha em mente que fotografar em f/1.4 tem seus desafios - aberturas amplas tendem a ser difíceis se você não estiver acostumado a elas. Para atualizar rapidamente o básico, quando você foca sua câmera em um assunto, ela estabelece um plano focal.
Para obter o seu assunto em foco, ele deve estar no plano focal. Os planos focais acontecem em um eixo x (horizontal) e y (vertical).
Qualquer coisa ao longo de qualquer um desses eixos estará em foco, e qualquer coisa que não estiver neles ficará fora de foco. Com aberturas amplas como f/1.4, seu plano focal é bastante estreito. Truque rápido? Dê um passo para trás para ampliar o plano!
Nitidez
Falar sobre o foco naturalmente leva à nitidez. Esta lente é tremendamente nítida. Fiquei muito impressionado com a quantidade de detalhes que esta lente captura.
Não há absolutamente nenhuma razão para adicionar nitidez no pós-processamento.
Uma das primeiras sessões que fiz com a lente Sony FE 85mm f/1.4 GM foram retratos de ação na praia, e o resultado final conseguiu captar todos os detalhes, incluindo partículas de areia voando.
Também fiquei impressionado com a clareza e as cores que essa lente produz. O vidro ficou excelente.
Embora eu ainda encontre uma vantagem significativa no vidro Canon L (sou um ávido usuário da Canon), em relação à qualidade bruta da câmera. Esta lente é um segundo melhor próximo.
Profundidade do campo
O bokeh produzido a partir desta lente é onde a diferença é bastante perceptível para o olho treinado. A profundidade de campo (DOF) em f/1.4 parece um pouco diferente da de seus concorrentes, como o equivalente da Canon.
Acho que a profundidade de campo parece mais sonhadora e um pouco artificial de outras lentes semelhantes, mas tem autenticidade e vivacidade.
O DOF raso tem uma rotação sutil e mais calma que cria uma aparência muito natural para as imagens (ou, no mínimo, tão natural quanto esse campo raso pode ser).
Dito isso, há uma vinheta que ocorre em f/1.4. Algumas pessoas gostam disso, outras não.
Eu gosto da vinheta natural que é contrária à opinião popular, mas para aqueles que acham isso um incômodo, lembre-se de que esse problema ocorre com essa lente.
Resistência a chamas
Um grande bônus que diferencia essa lente das outras é sua impressionante resistência ao reflexo.
Na maioria das vezes, você pode simplesmente fotografar diretamente no sol e não terá problemas com uma enorme perda de contraste ou fantasmas.
Isso é brilhante para fotógrafos de luz natural, especialmente durante a amada hora de ouro.
Como fotógrafo de concertos, achei isso uma vantagem significativa, pois as luzes do palco não brilhavam muito.
Aberração cromática
A aberração cromática, também conhecida como 'franja de cor' ou 'franja púrpura', é um problema óptico comum que ocorre quando uma lente é incapaz de trazer todos os comprimentos de onda de cor para o mesmo plano focal, ou quando comprimentos de onda de cor são focados em diferentes posições no plano focal.
Infelizmente, onde eu perco um pouco do amor por essa lente é o problema de aberração cromática que ela sofre. Embora eu tenha lido comentários em que outros afirmam que a aberração cromática é mínima, experimentei o contrário e considero a aberração cromática bastante grave.
Eu usei várias lentes rápidas de alta qualidade que têm pouca ou nenhuma aberração, e essa não é uma delas.
Eu experimentei uma enorme quantidade de cores saindo em imagens bastante contrastantes. Estes variam da franja roxa a aqua ou franja verde brilhante. Embora isso possa ser removido no pós-processamento (especialmente em um programa como o Lightroom), essa é uma etapa extra.
Prós e contras da lente Sony FE 85mm f/1.4 GM>
Prós
- Lente muito rápida – o foco é muito fácil.
- A qualidade de construção é bastante sólida e durável.
- Imagens muito nítidas e claras.
- A profundidade de campo é mais natural do que sonhadora, o que considero positivo.
- A lente Sony FE 85mm f/1.4 GM é uma lente full-frame. Destina-se a câmeras full-frame.
- Excelente resistência a reflexos.
Contras
- Aberração cromática muito perceptível em situações de alto contraste.
- Vinhetas visíveis em aberturas amplas.
- A opção 'A' no anel de abertura está localizada em um local inconveniente (na minha opinião).
- A lente tem um peso significativo.
- O preço é um pouco alto, em torno de US$ 1.700.
Conclusão
Para aqueles que usam câmeras Sony E-mount, essa lente é um sonho. Uma escolha excelente e de alta qualidade como uma montagem nativa da Sony.
Acho que vale a pena para quem ostenta o corpo da câmera desta marca.
Você já usou a lente Sony FE 85mm f/1.4 GM? Quais são suas experiências com ele? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Quer a lente Sony FE 85mm f/1.4? Venha aqui.