>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Como alcançar a calibração do monitor em um orçamento


Os fotógrafos costumam dizer para você comprar um dispositivo de calibração para o seu monitor. É a coisa profissional a se fazer. Mas você precisa de um? Afinal, a maior parte do mundo da fotografia consegue sem tal dispositivo e ainda desfruta de suas fotos.



Mesmo entre fotógrafos “sérios”, muitos não têm um fluxo de trabalho que utilize totalmente a calibração. Além disso, existem diferenças entre monitores e outros dispositivos que a calibração nem sempre consegue superar. O gerenciamento de cores não é uma ciência perfeita.

Calibração versus criação de perfil

Antes de prosseguir, é útil distinguir entre calibração e perfil. Se você usar um dispositivo de hardware (por exemplo, colorímetro), ele calibrará seu monitor. Em seguida, ele cria um perfil com base no estado calibrado que você acabou de criar. Um perfil descreve o monitor para que os programas gerenciados por cores exibam as cores com precisão. Entre as configurações de calibração estão incluídos nível de preto (brilho), nível de branco (contraste), ponto branco (temperatura de cor) e gama.
Um perfil personalizado reflete a saída do seu monitor. Esta imagem mostra a gama do meu monitor envolvendo (principalmente) o espaço de cores sRGB.

Se você não possui um dispositivo de calibração, ainda pode calibrar um monitor manualmente, mas não pode fazer o perfil dele.

As desvantagens de calibrar um monitor sem um dispositivo são as seguintes:
  • A visão humana não é confiável, portanto, quanto mais você “olha” durante o processo de calibração, mais você pode se desviar.
  • Você não pode medir fisicamente a condição do monitor (por exemplo, luminância em cd/m). Isso significa que você não pode retornar ao mesmo estado a cada calibração.

Essa ilusão de ótica demonstra como os olhos são facilmente enganados. Os quadrados A e B são idênticos em tom. Fonte da imagem:Wikimedia Commons

Você precisa de um dispositivo de calibração?


Um dispositivo de calibração não é caro comparado aos corpos e lentes da câmera, mas o melhor pode custar algumas centenas de dólares ou mais. A pergunta de $ 200, então, é que você precisa de um?

Sim :se você usa uma impressora a jato de tinta e deseja resultados “o que você vê é o que você obtém”. Nesse caso, um calibrador é vital. Você precisa de perfis precisos para provas eletrônicas, onde você visualiza as cores de impressão antes de imprimir.

Sim :se você for um profissional ou semiprofissional fotografando assuntos com cores críticas (por exemplo, produtos, moda).

Provavelmente :se você pagar pelo Photoshop CC, caso contrário, estará prejudicando seus recursos de cores. Dito isso, muitos recursos da Adobe não dependem da precisão das cores.

Talvez não :se você é um fotógrafo de banco de imagens, já que não há cliente direto ou cadeia gerenciada por cores. Uma das maiores bibliotecas do mundo, a Alamy, tem milhões de fotos sem gerenciamento de cores em seu site.

Talvez não :se você fizer suas impressões no shopping ou pela Internet. Nesse caso, a necessidade de um dispositivo de calibração é menor. Por quê? Porque a maioria dos laboratórios não são gerenciados por cores. Portanto, existe uma desconexão mesmo se você calibrar e criar um perfil.

No Photoshop CC, a capacidade de “provar cores” depende de um perfil de monitor preciso, bem como de um perfil de saída. Se você identificar a necessidade desse recurso, também precisará de um dispositivo de calibração.

A necessidade de um dispositivo de calibração pode depender de sua abordagem. O conteúdo é quase tudo nas fotos. A maioria das pessoas que visualizam suas fotos não terá acesso à cor que você viu no monitor.

Calibração de nível de preto e branco


Quanto menos você fizer em um monitor, menos causará problemas como bandas e melhor será seu desempenho. Você não precisa ajustar todas as configurações de um monitor. Mesmo ao usar um dispositivo de calibração, muitas pessoas deixam gama e ponto branco em sua condição “nativa”.

Você estará em minoria se puder visualizar esse gradiente sem ver faixas, linhas ou cores (está em escala de cinza). Quanto mais você ajustar seu monitor, pior será esse efeito. Mas isso raramente afetará as fotos.

Com o acima em mente, você pode apenas calibrar os níveis de preto e branco. Isso garante que você possa ver detalhes de sombra e realce durante a edição, de preferência com iluminação suave. O processo seria algo assim:
  • Restaure o monitor para as configurações padrão.
  • Usando manchas de nível de preto, diminua a configuração de brilho até que a mancha mais escura (nº 1) não seja visível e, em seguida, ilumine-a para que fique apenas.
  • Usando manchas de nível de branco, ajuste o contraste, se necessário, para tornar a mancha mais brilhante (#254) quase visível.

(O padrão #254 no site Lagom é difícil de ver, exceto sob luz muito fraca, então o #253 será suficiente.)

Os números usados ​​para definir os níveis de preto e branco são os mesmos de uma imagem de 8 bits ou de um ajuste de níveis (ou seja, 0-255). Assim, “0” é o breu e “255” é o branco mais branco. Todos os níveis intermediários devem estar visíveis.

A maioria dos monitores são muito brilhantes fora da caixa. Além de ser ruim para edição, isso reduz a vida útil da luz de fundo.

Software de calibração gratuito


Existem alguns programas de calibração apenas com software gratuito. Embora eles criem um perfil para você, esse perfil não é baseado na saída do seu monitor, pois nenhuma medição ocorre. Na melhor das hipóteses, será um perfil genérico retirado dos dados EDID do seu monitor, que pode ser melhor do que a alternativa sRGB.

QuickGamma (Windows)


QuickGamma é um programa gratuito que permite calibrar gama e nível de preto, mas sugiro calibrar o último conforme descrito anteriormente. (Acho que examinar patches individuais é menos propenso a erros do que apertar os olhos em uma rampa.) Um benefício do QuickGamma v4 é que ele pode calibrar vários monitores.

Capturas de tela do programa utilitário QuickGamma.
Se você quiser ajustar o gama, siga as instruções fornecidas com o download. Eu não aconselho ajustar os níveis de vermelho, verde e azul, a menos que você veja uma cor nas faixas cinza. Atenha-se ao ajuste do nível de cinza, se possível. Se você quiser ajustar os níveis de vermelho, azul e verde, tente usar esta página com o software.
QuickGamma cria um perfil baseado em dados genéricos de monitor EDID ou sRGB. O primeiro deve ser mais preciso. O perfil carrega os dados de calibração, que são carregados separadamente na inicialização. (A área de trabalho do Windows não usa o perfil.)

Calibrar (Windows)


Calibrize é um utilitário simples para ajustar o nível de preto, nível de branco e gama. Ao contrário do QuickGamma, ele só pode lidar com monitores únicos. Ele não permite que você defina a gama cinza, então você é forçado a ajustar os níveis de vermelho, verde e azul. Ajustar esses níveis de RGB é mais fácil do que no QuickGamma, mas você ainda precisará apertar os olhos para a tela para fazê-lo.

Para construir um perfil, o Calibrize também usa os dados de cor EDID na maioria dos monitores. Se isso não estiver disponível, acho que usa sRGB.

A primeira e segunda telas do software Calibrize.

Calibração integrada do Windows e Mac


Os sistemas operacionais da Apple e Windows recentes possuem ferramentas de calibração integradas. Pessoalmente, acho que ferramentas e páginas de calibração de terceiros são melhores que o utilitário do Windows, principalmente em relação às imagens de destino usadas.

Sugiro estas opções para a calibração da Apple:perfil de monitor genérico, gama nativo ou 2,2, ponto branco nativo. Observe novamente que as configurações nativas preservam melhor a capacidade do monitor.

Esta é a imagem para definir o nível de preto (brilho) no Windows. Para mim, o “X” preto parece muito brilhante, o que resulta em uma tela muito escura.

Existe um paradoxo na calibração em que, quanto menos você fizer, melhor será o resultado que poderá obter. Ironicamente, muitas vezes você tem que pagar pelo privilégio de fazer menos no software de calibração. Programas básicos nem sempre permitem isso.

DisplayCal


Outra maneira de economizar dinheiro é comprar um pacote básico de calibração e emparelhar o dispositivo incluído com o software DisplayCal. Em alguns casos, é a complexidade do software que determina o custo do calibrador. O DisplayCal é um dos melhores programas de calibração, para que você obtenha todos os recursos necessários por menos dinheiro. Certifique-se de verificar sua compatibilidade com qualquer dispositivo que você pretende comprar.

(DisplayCal é gratuito, embora você queira contribuir para sua manutenção.)

Capturas de tela do DisplayCal, que combina com muitos dispositivos de calibração no mercado.

Sua chamada


O objetivo deste artigo não é dissuadi-lo de comprar um calibrador. Se você está apenas começando na fotografia, não precisa se apressar em comprar um. Da mesma forma, se você não gosta de gerenciamento de cores ou não consegue lidar com ele, há menos necessidade de medir a saída do monitor.

Os dispositivos de calibração não são tão caros, mas qualquer pessoa com orçamento limitado tem minha simpatia. A fotografia não é tão barata. Eu também posso entender o desejo de manter as coisas simples. Se você puder se identificar com alguma dessas coisas, espero que este artigo tenha lhe dado algumas ideias úteis de calibração de baixo custo.