Tirar fotos em RAW definitivamente tem suas vantagens, mas há muitas boas razões para você querer fotografar usando o formato JPEG também. Realmente se resume a preferência pessoal, e ambos os tipos de formatos de arquivo têm seus prós e contras.
Uma das maiores vantagens do formato RAW é que você pode ajustar suas imagens o quanto quiser em programas como Lightroom ou Luminar. Enquanto os algoritmos de compactação com perdas usados para criar arquivos JPEG deixam muito menos espaço para flexibilidade de pós-processamento. Por esse motivo, para obter o máximo de seus arquivos JPEG, existem algumas configurações importantes em sua câmera que você deve aprender e personalizar para que suas fotos tenham a melhor aparência possível.
Ao usar RAW, você tem acesso à leitura completa de dados do sensor da sua câmera. Nenhum dos dados usados para criar sua imagem foi descartado pela câmera para compactar a imagem e economizar espaço no cartão de memória. Ao fotografar JPEG, sua câmera faz uma série de determinações em tempo real. Ele calcula o que considera os melhores valores para várias configurações para obter uma foto agradável quase como seguir uma receita para assar um bolo. Você pode ajustar essa receita para obter o resultado final mais personalizado ao seu gosto. Isso pode ser extremamente útil em muitas configurações de fotografia diferentes.
Balanço de branco
O balanço de branco é talvez a configuração mais crítica para os fotógrafos de JPEG entenderem. Acertar isso pode ter um impacto enorme na aparência de suas imagens. Se você notar que suas imagens estão levemente amarelas ou azuis, é provável que o balanço de branco não esteja calibrado corretamente. A maioria das pessoas usa apenas a opção Auto White Balance, que deixa o trabalho pesado para o cérebro digital dentro de sua câmera.
No entanto, é fácil definir o balanço de branco por conta própria e obter resultados muito melhores, principalmente em situações de iluminação complicadas. Especialmente dentro de casa.
Definir o balanço de branco neste show de gatos foi realmente complicado devido às antigas luzes fluorescentes no local. Várias das minhas fotos de balanço de branco automático tinham uma tonalidade amarela, então configurei o balanço de branco adequado na minha câmera e consegui obter resultados muito melhores.
Leva apenas alguns segundos para definir o equilíbrio de branco ao fotografar em JPG e pode economizar muito aborrecimento a longo prazo. Todas as câmeras DSLR e Mirrorless, assim como a maioria das câmeras point-and-shoot, vêm com uma variedade de configurações de balanço de branco. Você pode especificá-los se souber um pouco sobre as condições de iluminação em que está fotografando. Muitas câmeras têm opções como Luz do Sol, Nublado, Incandescente, Sombra, até diferentes tipos de iluminação fluorescente. Eles podem ser selecionados para ajudar a deixar suas fotos com a melhor aparência possível.
A configuração de equilíbrio de branco nublado me deu a aparência certa que eu estava buscando nesta foto.
Na minha experiência, a configuração de balanço de branco automático funciona muito bem ao ar livre. No entanto, ao fotografar no interior, mesmo as câmeras mais recentes podem ser tropeçadas pelos muitos tipos diferentes de luz artificial. Se você estiver em uma escola, escritório, evento esportivo ou outro ambiente interno com luzes fluorescentes, apenas escolher essa opção no menu Balanço de branco pode fazer uma grande diferença no resultado de suas fotos. Experimente configurações diferentes e veja o que você gosta. Provavelmente, uma das configurações pré-selecionadas pode ajudar muito se você notar que suas fotos estão um pouco azuis ou laranja.
A foto que eu queria tirar não era o que eu acabei com. Perdi uma boa oportunidade em grande parte devido a configurações inadequadas de balanço de branco. Um tom mais rico e natural era o que eu queria, mas a imagem ficou muito mais fria do que eu pretendia porque não demorei alguns segundos para definir um balanço de branco adequado.
Finalmente, você pode fazer tudo e definir um balanço de branco próprio, o que não é tão grande quanto pode parecer. Cada câmera tem sua maneira de fazer isso. Contanto que você tenha uma superfície predominantemente branca para apontar sua câmera, você deve estar pronto (idealmente funciona se a superfície for apenas um pouco cinza). Mais uma vez, o procedimento real será diferente em cada câmera e, se você não tiver certeza, faça uma pesquisa na Internet do modelo da sua câmera e do “balanço de branco personalizado”. Você deve encontrar as informações de que precisa.
Nitidez
Enquanto você ajusta o Balanço de Branco para várias situações de fotografia, Nitidez é uma configuração que você ajusta ao seu gosto e deixa como está. Claro, cada fotógrafo é diferente, mas descobri que gosto de um certo nível de nitidez em todas as minhas fotos JPG. Isso ocorre porque eu tenho um tipo específico de visual que estou tentando alcançar. A nitidez não pode corrigir uma imagem fora de foco. No entanto, pode dar às suas fotos um certo nível de toque ou clareza que você pode ter visto em outras fotos, mas não tem certeza de como conseguir por conta própria.
Aumentei a nitidez na câmera para obter uma imagem limpa e nítida desses giz de cera. O primeiro plano e o fundo estão ligeiramente fora de foco devido à profundidade de campo rasa, mas o meio é nítido.
Tenha cuidado para não definir a nitidez muito alta. A nitidez excessiva pode levar a imagens que parecem falsas e superprocessadas. No entanto, você pode descobrir que, com alguns ajustes na configuração de nitidez, suas imagens podem ter uma aparência muito melhor.
Contraste
Ajustar o controle deslizante de contraste pode dar vida a imagens maçantes e dar vida a uma imagem que de outra forma seria chata. Você ou sua câmera, dependendo do seu modo de disparo, tomam decisões sobre quão claras ou escuras suas imagens são com base nas configurações de exposição. O contraste se torna a diferença geral entre as partes mais claras e mais escuras de suas fotos. Aumentar o contraste torna as partes claras mais claras e as partes escuras mais escuras, enquanto a redução do valor terá o efeito oposto.
Ajustar o valor de contraste me ajudou a obter a foto que eu queria.
O contraste pode parecer uma coisa tão simples e, na maioria das vezes, é. Mas é algo que muitas vezes passa despercebido por fotógrafos casuais. Eles podem querer ter boas fotos JPEG diretamente de suas câmeras e não se preocupar em se preocupar com todos os detalhes técnicos. Você pode achar que prefere que suas fotos tenham um pouco de contraste, dando um elemento dinâmico interessante a elas. Ou talvez você queira que suas imagens sejam um pouco mais suaves. Tente ajustar o controle deslizante de contraste e você perceberá que ele faz o tipo de coisa que você sempre tentou alcançar, mas nunca soube como conseguir.
Saturação
Se você já brincou com filtros em aplicativos como o Instagram, provavelmente notou que alguns deles fazem suas cores se destacarem e se destacarem, enquanto outros têm tons mais suaves e suaves. Este efeito é devido em grande parte (mas não exclusivo) aos ajustes de saturação. Você pode ajustar isso em sua câmera para personalizar a aparência de suas imagens. Alguns fotógrafos preferem um visual supersaturado – especialmente ao tirar fotos da natureza ou da paisagem. Também funciona bem para certos tipos de retratos.
Ajustar sua saturação depois de tirar uma foto pode funcionar, mas é melhor acertar na câmera, se possível.
Alguns fotógrafos gostam de um toque mais suave e preferem que seus arquivos JPEG sejam menos saturados para uma aparência calma e atemporal. Tudo é baseado na preferência pessoal do fotógrafo. Pode ser útil e economizar tempo alterar a saturação na câmera em vez de em um programa de edição de imagem. Ajustar a saturação é tão simples quanto aumentar ou diminuir o valor em sua câmera. Você pode descobrir, após várias fotos de teste, que prefere que suas imagens sejam um pouco mais ou menos saturadas. De qualquer forma, vale a pena tentar para ver o que você acaba gostando.
Outras configurações
A maioria das câmeras tem configurações personalizadas adicionais que você pode alterar além das básicas abordadas até agora. Eles podem incluir coisas como simulações de filme, efeitos de granulação, ajustes de realce/sombra e redução de ruído, o que pode ser muito útil ao fotografar em níveis ISO mais altos. Se você nunca explorou essas configurações antes, é uma boa ideia mergulhar nos menus da câmera e fazer algumas experiências.
Se você pesquisar os menus da câmera, encontrará muitas outras configurações que podem ser alteradas para obter a aparência certa que deseja.
Altere alguns números, tire algumas fotos de teste e veja como os resultados se comparam ao seu modo de disparo normal. É uma boa aposta que você vai acabar com alguns resultados atraentes. No mínimo, você pode aprender mais sobre sua câmera do que antes.
Bancos personalizados
Um recurso oferecido por muitas câmeras é a capacidade de salvar bancos de configurações personalizadas que você pode ativar à vontade. Até minha antiga Nikon D200, lançada em 2006, tinha essa capacidade. O mesmo também é verdade para todas as câmeras que possuo hoje. Você pode salvar valores específicos da maioria dos seus ajustes de imagem, como Saturação e Contraste, em um banco que você pode recuperar à vontade. Usar essas configurações personalizadas significa que você não precisa alterar valores individuais toda vez que quiser fotografar com um estilo específico.
Este Fuji X100F possui sete bancos personalizados onde você pode salvar uma enorme variedade de configurações. Você pode alternar entre cada banco com o toque de um botão.
Pense nesse método como a criação de predefinições personalizadas no Lightroom que você pode aplicar à sua câmera com o toque de um botão. Se você estiver fotografando ao ar livre, poderá ter uma predefinição na câmera com maior saturação e contraste. Talvez você esteja atirando em jogos de basquete da escola, então crie uma predefinição com balanço de branco personalizado e níveis de nitidez. Se sua câmera oferece esse recurso, você pode encontrá-lo nos menus ou pode pesquisar on-line por sua câmera, bem como a frase "banco de configuração personalizada".
Encerrar
Eu sei que nem todo mundo fotografa em JPEG, mas se você fizer isso, algumas dessas configurações personalizadas podem ser úteis e economizar muito tempo. No entanto, esteja ciente de que é difícil desfazê-los depois. Ao contrário do RAW, seus arquivos JPEG contêm muito menos espaço de manobra e, se você aumentar a saturação e o contraste em sua câmera, será difícil desfazer essas alterações em seu computador. Ainda assim, se você prestar atenção ao que está fazendo e fizer seus ajustes com cuidado, poderá se surpreender com a utilidade dessas configurações.