>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Teste de campo:a Nikon 200-500mm f/5.6 pode ser a lente de vida selvagem mais versátil?


A fotografia da vida selvagem é emocionante e desafiadora. Imagine que você está fotografando um Tigre à distância e de repente o Tigre ataca um veado! Alternativamente, imagine que você está em uma savana africana onde você está fotografando uma manada de elefantes pastando à distância, e logo depois disso, você vê uma bela águia na árvore próxima. Para fotografar este tipo de objetos, você precisa ter uma ampla gama de lentes de zoom. Você pode ter experimentado isso durante um Safari na selva. Mudar uma lente enquanto estiver em campo pode ser difícil.

Lente Nikon 200-500 f/5.6 montada em uma câmera, com zoom de 500 mm

Parece que a Nikon considerou as necessidades dos fotógrafos da vida selvagem e produziu uma lente telefoto versátil de abertura fixa a um preço bastante razoável; a Nikon 200-500mm f/5.6.

A lente Nikon 200-500 f/5.6, com preço em torno de US$ 1.400, pesa cerca de 2300g (81,02oz). A melhor parte é que a lente tem uma abertura máxima fixa de f/5.6. Além de uma abertura fixa, existem três elementos de vidro de dispersão extra baixa (ED), poderosa redução de vibração (VR) – tornando esta lente opticamente excelente – e também vem com um colar de tripé. A lente é estável quando montada em um tripé e vem com para-sol HB-71. A lente também funciona muito bem com câmeras Nikon full-frame (FX) e crop-sensor (DX). A faixa de zoom telefoto e a bela óptica tornam esta lente perfeita para fotografia de pássaros, natureza e vida selvagem.



Esta revisão de campo da lente Nikon 200-500 f/5.6 analisa o desempenho da lente da perspectiva de um fotógrafo de natureza e vida selvagem. Ele examina o desempenho dessa lente na natureza, além de observar os controles e a ergonomia da lente. Isso é importante, especialmente se a lente tiver que ser usada do amanhecer ao anoitecer no deserto.

Esta lente é versátil para fotografar a vida selvagem, principalmente por causa de:
  • Capacidade de fotografar objetos pequenos e grandes
  • Conveniência para capturar objetos mais próximos e mais distantes, graças ao alcance do zoom!
  • Excelente compatibilidade com câmeras full-frame (FX) e crop-sensor (D), o que significa que você pode usar a mesma lente em qualquer um dos corpos de sua câmera
  • Compatibilidade com as câmeras Mirrorless mais recentes (requer um adaptador de lente FTZ)
  • Tamanho adequado para viagens
  • Excelente redução de vibração
  • Aderência conveniente ao segurar o colar da lente

Especificações

Distância focal


A distância focal da lente é de 200mm a 500mm. Sendo uma lente FX, a distância focal efetiva em corpos FX é de 200 mm a 500 mm. Em corpos DX Nikon, a distância focal efetiva é de aproximadamente 300 mm a 750 mm.

A lente é capaz de fotografar pequenos objetos como esta orquídea terrestre (na distância focal de 310mm)

Imagem de um elefante de grande porte se aproximando de uma distância de cerca de 300 pés (110 jardas) a uma distância focal de 200 mm.

Imagem do grande Elefante se aproximou a uma distância focal de 500 mm.

Ave oriental de olhos brancos de pequeno porte fotografada a uma distância próxima de 8 pés a uma distância focal de 500 mm.

Abertura


A abertura máxima é f/5.6 e a mínima é f/32. A Nikon 200-500 f/5.6 é uma lente tipo E (mecanismo de diafragma eletromagnético). Ele fornece melhor controle na lâmina de abertura em comparação com as ligações mecânicas. Esse recurso é compatível com câmeras mais recentes; no entanto, com câmeras DSLR mais antigas, a abertura é fixada em f/5.6.

Elementos de vidro de dispersão extremamente baixa


A lente tem 3 elementos de vidro ED. O elemento de vidro ED ajuda a reduzir as aberrações cromáticas e oferece melhor qualidade geral de imagem.

Distância mínima de foco


Esta é a distância mínima entre a lente e um objeto no qual a lente focaliza. A Nikon 200-500 f/5.6 tem uma distância mínima de foco de 2,2 m (7,2 pés). Para fotografia de vida selvagem e pássaros, esta é uma distância mínima perfeita. Com uma distância mínima de foco de 7,2 pés, a lente adquire foco perfeito na maioria dos casos.

Foco automático


Graças aos Silent Wave Motors (SWM), a lente foca silenciosamente e com precisão. A lente indica esse recurso como AF-S. Enquanto você foca automaticamente, você pode substituir instantaneamente o foco automático pelo foco manual e vice-versa (M/A). A lente também pode ser focalizada manualmente (M).

Suporte para teleconversores


A Nikon 200-500 f/5.6 é compatível com os teleconversores da série TC-14E ​​III (1.4X) quando usada com câmeras DSLR que podem focar automaticamente até f/8. Em condições de pouca luz, o desempenho do foco automático da lente junto com o TC-14E ​​III é satisfatório e utilizável. Com o TC-17E (1.7X) e TC-20E (2X), a abertura vai além de f/8, portanto, o foco automático não é possível. Por esse motivo, não é recomendável usar a lente Nikon 200-500 com os teleconversores TC-17E e TC-20E.

Compatibilidade da câmera


Câmeras full-frame (FX), câmeras DSLR com sensor de corte (DX) e câmeras mirrorless Nikon (adaptador de montagem FTZ opcional necessário) são compatíveis com a lente. Esta lente tipo E (diafragma eletrônico) funcionará com as seguintes câmeras (você pode alterar a abertura da lente nesses corpos de câmera):D5,D500, D4,D4S, D3, D3s, Df, D850, D810, D810A, D800, D750, D700, D610, D600, D300, D7500, D7200, D7100, D7000, D5600, D5500, D5300, D5200, D5100, D5000, D3400, D3300, D3200, D3100.

Em versões mais antigas de câmeras, como Nikon D200, você não pode alterar a abertura. A abertura será fixada em f/5.6.

Filtros (opcionais)


A Nikon 200-500 f/5.6 aceita filtros de rosca de 95 mm. Ao transportar esta lente para o deserto, recomendo que você tenha um filtro. Protege o elemento de vidro frontal contra poeira, chuviscos leves e pequenos arranhões. Eu uso o filtro enquanto fotografo e não vejo nenhuma perda significativa na qualidade da imagem. No entanto, certifique-se de usar um filtro de lente de alta qualidade para garantir uma perda mínima de qualidade.

Redução de vibração


Esta lente tem excelente desempenho de redução de vibração. Consegui imagens nítidas em 1/30 em condições de pouca luz. A Nikon afirma ter o benefício de 4½ paradas. Eu sempre mantenho o VR “ON”.

Existem dois modos de RV - Normal e Esportes. O modo normal funciona bem para mim enquanto segura a lente no chão e também no veículo de safári. Eu costumo mantê-lo definido para o modo Normal.

Imagem do pássaro Warbler com redução de vibração OFF. As penas não são claramente visíveis Exif:500mm f/5.6 1/400s ISO 2000, VR OFF

Imagem como é de uma câmera com Redução de vibração LIGADA. As penas são afiadas. A lente é portátil. Exif:500mm f/5.6 1/400th ISO 2000, VR LIGADO

Peso


Pesando aproximadamente 2300g (81,2 onças), a lente inicialmente parece um pouco pesada. No entanto, à medida que você começa a segurar essa lente regularmente, você se acostuma com o peso. Agora sou capaz de segurar essa lente por duas a três horas sem nenhum problema.

Cobertura da lente (incluída)


A cobertura da lente HB-71 é uma cobertura de plástico. É um capuz decente, mas um pouco grande para caber na bolsa. No entanto, eu uso um capuz na lente principalmente para proteger o elemento de vidro frontal da lente de pequenos solavancos, galhos de árvores e chuva.

Tamanho da lente


O diâmetro da lente é de 4,2 polegadas (108 mm) e o comprimento é de 10,5 polegadas (267,5 mm) com zoom de 200 mm. A lente se encaixa perfeitamente em bolsas de câmera de tamanho médio, como Lowepro Flipside 400, com o corpo conectado. Você também pode inverter e encaixar o pára-sol da lente.

Controles e ergonomia

Controles


Controles de lente

A Nikon 200-500mm f/4.5 tem cinco controles:

M/A – M

M/A significa que, durante o foco automático, você pode substituí-lo pelo foco manual, se necessário.

M é um foco totalmente manual.

Total/Infinito – 6m

Full permite que a lente foque em toda a faixa de foco. Eu uso Full o tempo todo e nunca perdi o foco.

A opção Infinity – 6m limita o alcance de foco da lente. A lente focará de 6m até o infinito. Qualquer objeto que esteja a menos de 6m não estará em foco. Eu recomendo usar a opção Completo.

VR LIGADO – DESLIGADO

Redução de vibração (VR) ON-OFF. Defina isso como LIGADO. Eu defini-lo para ON mesmo quando montado em um tripé.

NORMAL-ESPORTES

Defina o tipo de VR para NORMAL. Para vida selvagem e pássaros, o modo NORMAL funciona muito bem. O modo NORMAL funciona muito bem enquanto estou segurando a lente na mão e até mesmo no jipe ​​de safári.

BLOQUEAR 200

O botão Lock 200 trava a lente em 200mm. Você não pode ampliar a lente se ela estiver travada. O interruptor de bloqueio é perfeito para quando você está viajando e sua lente está embalada. Evita o zoom não intencional durante a viagem.

Ergonomia


A lente é um pouco pesada, mas à medida que você continuar a usá-la, poderá segurá-la facilmente. Descobri que ao segurar a lente com a mão, remover o colar da lente ou girá-lo para cima tornava mais fácil segurar com a mão. No entanto, caminhar com esta lente pode ser difícil devido ao seu peso, especialmente carregá-la pelas montanhas.

O anel de zoom é suave com uma excelente aderência de borracha. O zoom é suave e preciso. No entanto, o anel de foco manual parece um pouco solto. Mas, acho a qualidade do foco manual excelente.

A Nikon 200-500 f/5.6 cabe em uma bolsa de câmera de tamanho médio. No entanto, para acomodar a lente e a câmera, é necessária uma bolsa maior. A única parte estranha é o para-sol da lente. Ou você pode inverter a cobertura da lente e guardá-la na bolsa ou usar uma bolsa um pouco maior. Eu uso esta lente com Lowepro Flipside 300 (apenas lente), e a Lowepro Flipside 400 quando a câmera está acoplada.

Vedação contra intempéries


A vedação contra intempéries desta lente é bastante decente, e eu usei essa lente em uma floresta moderadamente empoeirada e com alguma garoa. A lente ofereceu boa vedação contra intempéries. Certifique-se de limpar a lente após o uso em poeira e chuvisco. Eu limpo o elemento frontal, o barril externo da lente e a montagem. Eu uso um kit Nikon Lenspen Pro para limpeza que é fácil de usar e fácil de viajar.

A construção geral da lente é boa. Ele pode lidar com pequenos solavancos. No entanto, algumas peças são feitas de plástico, tornando a construção da lente não tão sólida quanto as lentes profissionais.


Qualidades da lente da perspectiva do fotógrafo de natureza e vida selvagem

Velocidade de foco


As ações da vida selvagem acontecem em poucos segundos. A velocidade de focagem é mais crítica para a fotografia da vida selvagem. A velocidade de foco com a Nikon 200-500 f/5.6 é boa. Quando as condições de luz são boas – como de manhã e no início da noite – esta lente foca com rapidez e precisão. Eu uso o foco automático do botão Voltar. Eu usei essa lente na floresta, safári, pastagens e garoa. Veja como essa lente funciona exatamente em campo –

A lente foca soberbamente nas seguintes condições de luz e cenários:

  • Luz brilhante, como luz da manhã e da noite
  • Chuva e ambiente empoeirado normal
  • Pássaros em vôo (movendo-se em um ritmo lento a médio e não rápido)
  • Animais e pássaros atrás de uma árvore ou grama (atrás da desordem)
  • Animais em ação (movendo-se em ritmo lento, médio e rápido)
  • Pássaros e animais selvagens menores, como pássaros-sol, sapos e gafanhotos (quando estão em movimento lento ou parados)

Pássaro cuco falcão na chuva. Imagem com pouca luz e fotografada de um veículo de safári.

Vôo do papa-moscas do paraíso de mergulho rápido. Lente focada neste pássaro em movimento rápido em boas condições de luz.

Este pássaro estava atrás da grama. Havia uma desordem significativa na frente dele e a lente focalizava com precisão o pássaro.

O desempenho de foco da lente é médio nas seguintes condições e cenários de luz:

  • Luz da manhã ou do fim da tarde – esta é a hora em que a ação acontece para leopardos, tigres, corujas e criaturas noturnas. Você pode precisar de uma luz externa, como lanternas ou faróis (não flash da câmera)
  • Quando o tempo está chuvoso ou empoeirado, o desempenho do foco da lente é satisfatório
  • Se a ação da vida selvagem for muito rápida, como um pássaro Martim-pescador mergulhando em busca de peixes ou uma andorinha voando sobre a água
  • Se a vida selvagem for muito pequena em tamanhos, como pássaro-sol, caranguejo ou abelhas, e se mover

Desempenho de foco médio ao fotografar objetos pequenos, como um martim-pescador voador à distância.

Um pavão fotografado quando estava chovendo. A lente conseguiu foco automático decentemente em condições de pouca luz e chuva.

O desempenho de foco da lente é ruim nas seguintes condições e cenários de luz:

  • Quando as condições de luz são ruins, como noite e chuva forte.
  • Quando os pássaros em vôo estão a uma distância muito longa contra o plano de fundo simples e desordenado – a lente se esforça para focar neste caso. Esse tipo de caça ao foco eu experimentei ao fotografar pássaros em voo contra o céu azul a distâncias maiores.

Águia-de-gavião-de-crista perseguindo garça-real. As aves estavam a uma distância maior e fotografadas em condições de pouca luz. O desempenho do foco da lente é um pouco ruim.

O River Tern estava voando a longa distância contra um fundo azul liso. Nesse tipo de cenário, a lente se esforça para focar no objeto principal.

Desempenho com pouca luz


Este é complicado! Como também depende de como sua câmera se comporta com pouca luz e como você fotografa. Muitas das câmeras mais recentes da Nikon são boas o suficiente para fotografar com pouca luz. Portanto, existem apenas duas coisas que afetam a imagem final:o desempenho da lente com pouca luz e seu estilo de fotografia.

No geral, o desempenho da lente está entre bom e médio com pouca luz. Mas se você seguir as técnicas abaixo, ficará surpreso com suas imagens. É tão bom! Eu segui essas técnicas e consegui imagens incríveis com pouca luz:
  • Use um saco de feijão ou tripé
  • Usar abertura f/5.6
  • Como não há fonte de luz externa (como flash), use velocidades do obturador de 1/30 a 1/60 de segundo
  • Se a lente estiver com dificuldade para focar automaticamente, foque manualmente
  • Fotografe em raw para poder recuperar e processar imagens com eficiência
  • Fotografe com um ISO razoavelmente alto (depende da sua câmera), mas geralmente ISO de 2.000 a 4.000 pode fornecer um ótimo equilíbrio entre qualidade de imagem e ruído.

Aqui está uma imagem que tirei quase na escuridão durante uma tarde de inverno. Usei um saco de feijão, a abertura foi definida para f/5.6 e a velocidade do obturador 1/30s. O ISO foi em torno de 2500.

Um leopardo durante uma tarde de inverno. O desempenho do foco foi decente com pouca luz. Exif:480mm f/5.6 1/30º ISO 2500

Esse tipo de performance eu consegui repetir várias vezes.

Em suma, em cenários de pouca luz, o desempenho da lente é médio. Mas se você o dominar usando as técnicas mencionadas acima, poderá obter imagens impressionantes.

Uma variedade de distâncias focais


A Nikon 200-500mm conquistou o mercado de forma agressiva em pouco tempo. Sua distância focal é uma das principais razões. Essa faixa é ideal para fotografia da vida selvagem e também é uma ótima faixa de distância focal em câmeras full-frame e com sensor de corte. 500 mm é um ótimo alcance para pássaros, enquanto a distância focal de 200 a 400 é ótima para animais selvagens de tamanho grande e menor.

Se você estiver usando uma câmera full-frame, obterá uma distância focal de 200 mm a 500 mm. Se você é um atirador DX, a distância focal efetiva que você obterá é de cerca de 300 mm a 750 mm. 750mm é excelente para fotografia de pássaros. 300mm é ótimo para animais e outros animais selvagens. Eu uso Nikon 200-500 f/5.6 no corpo do sensor de corte (formato DX). Quando estou em um safári com a distância focal efetiva de 300 mm a 750 mm, posso fotografar facilmente águias, pica-paus, pequenos pássaros da floresta, tigres, elefantes e cobras.

Uma cobra Rat apareceu nos arbustos que estavam muito perto de mim. Afastei a lente para capturar esta bela cobra. Distância focal:200mm.

Flamingos são muito sensíveis a um barco. Por isso, tenho que manter uma boa distância deles. Eu capturei esta imagem de uma longa distância enquanto estava em um barco. O longo alcance do zoom ajudou a fotografar esta cena distante, mas bonita. Distância focal:480 mm



A única ressalva é que você não pode capturar a vida selvagem quando eles se aproximam do seu cigano ou barco de safári. Eu precisava mudar para a lente telefoto menor, como Nikon 80-200 f/2.8 neste cenário.

Tigresa na pastagem empoeirada. A lente conseguiu focar em um ambiente empoeirado. Esta imagem é capturada com Nikon 200-500 f/5.6

Como a Tigresa se aproximou muito, mudei para a lente 80-200 f/2.8, pois foi um encontro próximo.

Melhor abertura, nitidez de imagem e cores


Quando a lente está aberta, a abertura é f/5.6 de 200mm a 500mm. Em 200mm, a abertura f/5.6 é um pouco lenta, mas em 500mm f/5.6 é excelente. Este é o lugar onde você vai usá-lo mais.

Eu uso a lente aberta 70% do tempo. Eu uso a lente bem aberta para pássaros e animais selvagens em movimento lento. Se os objetos estiverem relativamente próximos, obtenho imagens nítidas usando f/5.6.

Em alguns casos, como pássaros em voo, vida selvagem em movimento rápido e vida selvagem à distância, paro a lente para f/7.1 ou f/8. Isto é principalmente para estender a profundidade de campo.

Pá em voo fotografado em f/8 – voo afiado.

Pássaro pá capturado em f/5.6, nitidez nesta abertura é ótima

Se os objetos estiverem a uma distância menor e não se moverem muito rápido, a abertura f/5.6 produz cores e nitidez agradáveis. Se os objetos estiverem se movendo rapidamente, use f/8 para obter imagens nítidas. Enquanto você ajusta sua abertura para a nitidez da imagem, também garanta que você tenha velocidade do obturador suficiente para congelar a ação.

Aqui estão as técnicas para obter sempre imagens nítidas com esta lente. Eu usei essas técnicas na natureza e produzi repetidamente uma imagem nítida:
  • Defina a abertura da lente para f/5.6 ou f/8 dependendo do assunto
  • Defina a velocidade do obturador para pelo menos 2x a distância focal (por exemplo, se você estiver em 500 mm, use uma velocidade do obturador de pelo menos 1/1000s)
  • Caso você não consiga usar uma velocidade alta do obturador devido à pouca luz, use a Redução de vibração junto com um suporte estável, como um tripé ou saco de feijão (as velocidades do obturador podem ser tão baixas quanto 1/30)
  • Use foco automático contínuo com áreas de foco como d9 (AF-C + d9) ou foco automático único com área de foco como S (ponto central) ( AF-S )
  • Caso seja necessário aumentar os valores ISO. Valores ISO que variam de ISO 2000 a ISO 4000 (isso depende de quão bem sua câmera pode lidar com o ruído). Mas para a maioria das câmeras Nikon mais recentes, este é um ponto ideal

Estes são os principais valores de abertura úteis na fotografia da vida selvagem e da natureza. Achei f/5.6 a f/11 os mais versáteis. Mas não se limite a esses números. Experimente diferentes valores de abertura com base na assinatura criativa que você deseja criar com sua imagem.

Substituição de foco manual


A substituição manual do foco (botão M/A) é útil quando a lente se esforça para focar automaticamente. Normalmente, isso acontece se houver desordem na frente do objeto principal. Exemplos são grama ou folhas na frente de pássaros e animais. Neste caso, use o anel de foco manual para focar. O anel de foco manual parece um pouco solto, mas a qualidade e a precisão do foco manual são boas.

A substituição manual do foco também é útil em condições de pouca luz. Na verdade, eu recomendo quando houver pouca luz ou se a vida selvagem estiver bagunçada, use a substituição manual do foco. Você acabará obtendo imagens perfeitamente focadas todas as vezes.

Imagem de um chacal. Inicialmente, tentei usar o foco automático. Como havia muita confusão na frente do Jackal, usei a substituição de foco manual. A transição foi suave e a precisão do foco manual funcionou bem.

Redução de vibração


A redução de vibração na Nikon 200-500 f/5.6 é ótima. Alcancei ótimos resultados ao segurar essa lente na velocidade do obturador de 1/30 em pouca luz. Quando você está em um safári ou caminhando, é bom ter esse tipo de VR excelente para que você possa fazer imagens nítidas enquanto segura a lente com a mão.

Veado latindo fotografado a 1/30 da velocidade do obturador do veículo de safári. Exif:em 360mm, f/5.6 1/30th ISO 1600

Recomendações

Prós:

  • Abertura máxima de f/5.6 para toda a faixa de zoom
  • Excelente desempenho de redução de vibração
  • A distância focal é perfeita para fotografia da vida selvagem e da natureza
  • Boa velocidade de foco e qualidade de imagem
  • Preço mais acessível para uma super teleobjetiva

Contras:

  • O tamanho do capuz é grande para caber na bolsa pequena
  • Algumas pessoas podem achar essa lente um pouco pesada
  • Filtro maior (95mm) – adiciona algum preço. Se você não quiser usar um filtro, pode ignorá-lo.

Conclusão


A Nikon 200-500 f/5.6E VR é uma linda lente versátil. É perfeito para animais e pássaros. Se você está procurando a lente mais versátil para a vida selvagem e a natureza, a Nikon 200-500 f/5.6 E VR é para você! Especialmente com o preço de US$ 1.400, nenhuma outra lente chega perto.

É compatível com todas as câmeras Nikon DSLR e sem espelho atuais. A Nikon 200-500 f/5.6E VR é sua melhor amiga no deserto. Você vai adorar fotografar a vida selvagem com a Nikon 200-500 f/5.6E VR. Boa sorte!

Qual lente telefoto você usa? O que você acha da lente Nikon 200-500 f/5.6? Por favor, deixe-nos saber nos comentários abaixo.




Índice

Fotografia da vida selvagem

  • GERAL
    • Dicas de fotografia de natureza e vida selvagem para iniciantes
      • 6 dicas para capturar fotos da vida selvagem com impacto
      • 5 maneiras de se desafiar como fotógrafo da vida selvagem
      • Como tirar melhores fotos da vida selvagem:seja um naturalista primeiro
      • 5 abordagens diferentes para fotografar a vida selvagem
      • 5 coisas que eu gostaria de saber quando comecei a fotografar a vida selvagem
    • PREPARAÇÃO
      • Como encontrar animais para iniciantes em fotografia de vida selvagem
      • Guia para atrair bichos para seu jardim para fotografia da vida selvagem no quintal
      • Como ser respeitoso e seguro fotografando a vida selvagem
      • Fotografia da vida selvagem – considere seu assunto primeiro
    • CONFIGURAÇÕES
      • Como expor corretamente para animais selvagens de alto contraste
      • Como fazer fotografias mais nítidas da vida selvagem – [Parte 1 de 2]
        • Por que o modo semiautomático é a melhor escolha para fotografia de vida selvagem
        • A importância da profundidade de campo 'suficiente' na fotografia da vida selvagem
        • Por que a exposição manual é melhor para a fotografia da vida selvagem no inverno
      • ILUMINAÇÃO
        • Manipulação da luz natural na fotografia da vida selvagem
        • Como fazer uma fotografia mais criativa da vida selvagem usando a iluminação de borda
      • GEAR
        • Transforme sua câmera DSLR em uma armadilha fotográfica para animais selvagens
        • 6 dicas para obter fotos mais nítidas da vida selvagem com uma superteleobjetiva
        • Como usar uma lente grande angular com a vida selvagem para uma nova perspectiva
        • Vida Selvagem em Contexto – A Abordagem de Lente Curta para Fotografia da Vida Selvagem
        • Teste de campo:a Nikon 200-500mm f/5.6 pode ser a lente de vida selvagem mais versátil?
        • Full Frame ou APS-C para fotografia de vida selvagem – qual é o melhor?
        • 5 lentes de alto valor para começar a fotografar a vida selvagem
        • Revisão da Nikon D500 para fotografia de vida selvagem e pássaros
        • Alguns dos prós do uso de micro câmeras de quatro terços para fotografia da vida selvagem
        • Revisão:Sigma 60-600mm f/4.5 – 6.3 DG OS HSM para fotografia de vida selvagem
        • Como escolher a melhor lente para fotografia de vida selvagem
        • Como escolher a bolsa de câmera certa para fotografia ao ar livre e vida selvagem
        • Lente de vida selvagem favorita do escritor – Tamron 150-600mm
      • GUIAS AVANÇADOS
        • 5 dicas para fotografar a vida selvagem em condições de pouca luz
        • 7 dicas para uma melhor fotografia da vida selvagem marinha
        • 6 dicas para capturar ação em suas fotos da vida selvagem
        • 6 dicas para capturar o caráter e a personalidade na fotografia da vida selvagem
        • Fotografia remota da vida selvagem do meu porão
      • TÉCNICAS CRIATIVAS
        • Dicas para fotografia em preto e branco da vida selvagem
      • PÓS-PROCESSAMENTO
        • 3 ferramentas do Lightroom para aprimorar sua fotografia de natureza e vida selvagem
      • INSPIRAÇÃO
        • Um passeio pelo lado selvagem:uma coleção de fotografias da vida selvagem
      • RECURSOS
        • Histórias de fotografia da vida selvagem do campo [Resenha do livro]