Sigma ocupa um espaço interessante e um tanto único na indústria da fotografia. Eles são mais conhecidos por sua linha de lentes de terceiros para câmeras Nikon, Canon e Sony. A Sigma também fabrica outros equipamentos, como flashes, filtros e até mesmo seus próprios corpos de câmera digital, usando o sensor de imagem Foveon caseiro.
Embora as lentes Sigma sempre tenham sido muito bem vistas por fotógrafos amadores e profissionais, sua recente série de lentes Art realmente deu aos fabricantes iniciantes uma corrida pelo seu dinheiro. Com desempenho óptico que atende e, em muitos casos, excede as lentes fabricadas pela maioria das empresas de câmeras convencionais, a Sigma realmente começou a fazer incursões significativas em produtos de imagem profissional.
O exemplo mais recente disso é sua excelente lente 40mm f/1.4 Art.
Sigma 40mm f/1.4:1/180 segundo, f/1.4, ISO 720.
A história dessa lente em particular começa há alguns anos com a lente 18-35mm f/1.8 Art da Sigma para câmeras APS-C. Essa foi a primeira iteração do que se tornou uma estratégia de muito sucesso para a Sigma:produzir lentes com desempenho óptico superior, mesmo que isso signifique vendê-las a um preço mais alto do que os consumidores estão acostumados a uma empresa terceirizada.
Desde então, a Sigma desenvolveu sua série Art de lentes com uma variedade de distâncias focais, tanto em primes quanto em zooms. Muitos fotógrafos e cinegrafistas começaram a perceber, e a Sigma desde então se ramificou em uma linha de lentes Cine projetadas especificamente para atender às demandas e desafios do vídeo.
Esta lente é tão grande que várias pessoas pensaram que eu estava usando um zoom.
Entre na Sigma 40mm f/1.4 DG HSM Art Lens (Nikon, Canon, Sony) - projetada com recursos que os fotógrafos desejam e os cinegrafistas exigem.
Seu caminho óptico e elementos de lente se encaixam no molde do que suas outras lentes Art oferecem, enquanto sua construção totalmente metálica e foco baseado em engrenagem o tornam adequado para vídeo. Embora eu não seja cinegrafista e não possa falar sobre como essa lente funciona a esse respeito, posso dizer com certeza que é uma das lentes de fotografia mais surpreendentes que já usei.
O preço é um pouco alto, mas a desvantagem é uma lente com nitidez suprema - mesmo em sua abertura mais ampla - e praticamente nenhum dos problemas que afligem tantas outras lentes.
Nikon D750, 40mm, 1/500 segundo, f/1.4, ISO 100.
Como eu estava usando essa lente, pensei na minha primeira lente, a humilde Nikon 50mm f/1.8. Quando peguei aquele pequeno pedaço de vidro, lembro de fotografar quase tudo em f/1.8 porque parecia tão legal ter meu assunto em foco com o resto da foto cheia de um belo bokeh desfocado. No entanto, logo percebi que esses tipos de fotos eram um pouco problemáticos, principalmente devido a todos os tipos de problemas ópticos, como falta de nitidez geral, vinhetas e aberrações cromáticas muito ruins.
Logo me acostumei a fotografar com minha lente de 50mm um pouco parada. É o mesmo com outras lentes que adquiri ao longo dos anos. Embora eles definitivamente funcionem bem abertos, geralmente há alguma compensação.
A Sigma 40mm f/1.4 é uma fera totalmente diferente. Usá-lo é uma alegria absoluta porque você pode basicamente fotografar o que quiser, da maneira que quiser, com total impunidade.
Crop 100% da imagem acima. A nitidez desta lente em f/1.4 é incrível.
Devo salientar, antes de ir muito longe nesta análise, que o desempenho desta lente não sai barato. Por quase US$ 1.400, essa lente é quase dez vezes mais cara que uma 50mm f/1.8 de nível básico.
No entanto, essa lente não é exatamente voltada para fotógrafos iniciantes. Ele foi projetado para pessoas que não querem (até onde eu posso dizer usando-o extensivamente) nenhum comprometimento em termos de desempenho óptico. Como resultado, a lente é grande, pesada, cara e não exatamente do tipo que você usaria como uma adição casual a qualquer lugar ao seu kit de câmera. Embora, se você priorizar uma qualidade de imagem excelente acima de tudo, essa pode ser a lente que você está procurando.
Nitidez
Não quero que a essência desta análise se perca em hipérboles ou platitudes vãs, mas de alguma forma, essa lente Sigma 40mm f/1.4 realmente opera em um nível totalmente diferente em termos de nitidez. Eu já usei lentes nítidas antes, mas nada parecido com isso – especialmente ao fotografar com a abertura máxima.
Eu levei isso para um show equestre com minha família e apenas por diversão. Então eu fotografei quase exclusivamente em f/1.4 só para ver o que essa lente poderia fazer.
Fiquei constantemente impressionado com os resultados.
Nikon D750, 40mm, f/1.4, 1/2000 segundo, ISO 100.
Na imagem acima, concentrei-me no olho do cavalo, que foi um pouco complicado, pois ele estava constantemente movendo a cabeça para cima e para baixo. As imagens resultantes foram muito mais nítidas do que eu imaginava. A abertura f/1.4 também oferece um agradável desfoque de primeiro e segundo plano, especialmente na camisa xadrez do homem. A distância focal de 40 mm oferece um campo de visão amplo o suficiente para obter muitos elementos no quadro.
Para ilustrar ainda mais a nitidez, o seguinte é um corte de 100% do original. Você pode distinguir claramente cabelos e cílios individuais.
100% crop da imagem original.
Claro, esse tipo de resultado realmente não é tão especial. Muitas lentes são bastante nítidas no centro, mas e o resto da armação? Eu estava curioso para ver como a Sigma 40mm f/1.4 se comportava em uma variedade de condições, então gravei cenas como a abaixo para ver como essa lente lidaria com situações mais complicadas.
Normalmente, em uma foto como essa, as árvores no centro seriam nítidas, enquanto as bordas externas seriam significativamente menos. Eles também teriam problemas significativos de aberração cromática nos galhos ao redor do perímetro.
Nikon D750, 40mm, f/1.4, 1/250 segundo, ISO 100.
Investigar um corte de 100% mostra que a qualidade da imagem é rigidamente controlada mesmo nas bordas. Ramos individuais são afiados e claramente distinguíveis, sem franjas verdes ou roxas.
É verdade que isso não foi filmado em plena luz do dia, mas descobri que resultados como esse são consistentes em uma variedade de condições de filmagem.
100% crop da imagem acima.
No geral, fiquei muito impressionado com a nitidez desta lente, especialmente em f/1.4. Mas, novamente, esta é uma lente de US $ 1400. Quando você gasta tanto em uma lente como essa, naturalmente espera esses resultados. Se você quiser economizar mais de mil dólares em uma lente de 40mm de grande abertura, você sempre pode optar pela Canon 40mm f/2.8 Pancake, que é uma ótima lente e certamente vale a pena olhar. No entanto, em termos de desempenho óptico, a Sigma 40mm f/1.4 é um jogo totalmente diferente. Vale a pena considerar se você prioriza recursos como nitidez e desempenho geral acima de tudo.
Desfoque de primeiro plano/fundo
Algumas qualidades do equipamento da câmera podem ser medidas objetivamente, enquanto outras são difíceis de explicar ou descrever completamente sem se aprofundar em um domínio mais qualitativo.
Você pode colocar a lente Sigma 40mm f/1.4 contra lentes semelhantes em um laboratório e sair com gráficos e diagramas que ilustram várias propriedades ópticas de cada uma.
No entanto, no final do dia, há algo em algumas lentes em particular que me agarra ou me afasta. Não sei exatamente o que há nessa lente em particular, mas o primeiro plano e os fundos fora de foco parecem, como diz o ditado, suaves como manteiga.
Nikon D750, 40mm, f/1.4, 1/180 segundo, ISO 1000
A maneira como os tijolos no fundo desaparecem lentamente enquanto as linhas de argamassa limpas permanecem visíveis, e a transição suave em todo o quadro de foco para desfocado, está muito além do que estou acostumado no meu equipamento habitual. Não sei se sei bem como descrever isso e não quero parecer um idiota para a Sigma (eles não me pagaram para fazer esta revisão e não tenho nenhum relacionamento com eles), mas eu realmente, realmente gosto das fotos que eu estava tirando desta lente.
Coloque algumas luzes no fundo e você começa a ver ainda mais o que gosta com a Sigma 40mm f/1.4 DG HSM.
Nikon D750, 40mm, f/1.4, 1/400 segundo, ISO 1250
Os pontos de luz limpos e claros por trás desta estátua de bronze são agradáveis e embaçados sem nenhum dos artefatos de anel de cebola que são tão comuns em muitas outras lentes. É parte do que torna essa lente tão divertida de usar – especialmente sabendo que quando você tira fotos com a abertura máxima, você não está perdendo nada (pelo menos, nada que eu pudesse notar) em termos de nitidez ou manuseio geral de aberração cromática.
Claro, há algumas vinhetas em f/1.4, mas nada que eu considere fora do comum, e vale a pena a troca em comparação com fotografar em aberturas menores. Por exemplo, aqui está outra foto de uma flor de magnólia roxa que tirei em f/2.8.
Nikon D750, 40mm, f/2.8, 1/180 segundo, ISO 1800
Esta não é uma foto ruim, e a flor no centro é brilhante e nítida, que eu sempre gosto de ver em qualquer lente. A distância focal de 40 mm me permite preencher o quadro com galhos, botões e outros elementos que adicionam uma sensação de contexto. No entanto, a cena se transforma em algo quase sobrenatural quando filmada em f/1.4.
Nikon D750, 40mm, f/1.4, 1/180 segundo, ISO 400
Os cantos são mais escuros devido à vinheta em uma abertura tão ampla, mas o resto da imagem é quase totalmente obscurecido em um belo bokeh. As áreas fora de foco são borradas sem serem enlameadas. Enquanto a flor no centro agora é um farol de cor entre marrom e amarelo. Eu não sei exatamente como descrever exatamente o que é sobre a representação de elementos de primeiro e segundo plano que eu acho tão agradável nesta lente. Mas certamente é algo para se ver e muito divertido de ter disponível ao seu alcance.
Foco automático
Se há uma área em que essa lente não me impressionou tanto, foi o foco automático. Não é que seja ruim, mas também não é exatamente superlativo. Acho que poderia descrevê-lo melhor dizendo que ele simplesmente faz o trabalho na maioria das vezes. Descobri que não conseguia acompanhar meus dois filhos quando eles estavam correndo do lado de fora, mas para a maioria das condições normais de filmagem funciona muito bem. O foco automático é rápido e silencioso – tão silencioso que eu tive que segurar meu ouvido na lente para ouvir as engrenagens girando – mas se você está acostumado com a velocidade de uma lente orientada para esportes como a 70-200 f/2.8, você pode achar que isso está faltando muito para o seu gosto.
Nikon D750, 40mm, f/1.4, 1/180 segundo, ISO 360.
Eu tirei várias dezenas de imagens semelhantes a essa acima, e a lente Sigma 40mm f/1.4 teve um desempenho muito bom. A maioria dos tiros eram bons e nítidos, no entanto, os movimentos do cavalo eram um trote – não um galope – e em uma linha reta quase previsível. Meu equipamento para a maioria das fotos diárias é uma Fuji X100F e essa lente Sigma é certamente mais rápida e confiável do que essa câmera.
Nikon D750, 40mm, f/1.4, 1/180 segundo, ISO 800. O foco automático manteve-se bastante bem com este helicóptero de controle remoto.
Talvez a melhor coisa que eu possa dizer sobre o foco automático nesta lente é que ele funciona como você esperaria. Não vai quebrar nenhum recorde de velocidade, mas é confiável, previsível e eficaz.
Manuseio
Semelhante ao foco automático, o manuseio geral dessa lente é algo que posso descrever em termos de sensação, mas não sei se posso quantificá-lo com precisão com números e dados concretos. Simplificando, esta lente é uma fera. É grande, grosso, pesado e parece que pode suportar uma surra. Sigma afirma que é à prova de poeira e respingos. Embora eu não tenha testado isso pessoalmente, dada a qualidade geral de construção, certamente esperaria que essa lente fosse capaz de resistir aos elementos.
A focagem manual acontece com engrenagens, não eletrônicas, para que você sempre tenha uma experiência tátil suave ao girar o anel de foco. Não há paradas bruscas ao girar o anel de foco, mas após cerca de 160° de deslocamento, há um clique suave indicando que você atingiu o limite de foco mais próximo ou mais distante. Há um único interruptor na lateral que alterna entre foco automático e foco manual, que achei simples e eficaz no uso regular.
A estabilização de imagem é inexistente. No entanto, não senti muita falta. Com uma qualidade de imagem tão boa em f/1.4, eu poderia usar velocidades rápidas do obturador sem a necessidade de estabilização. Gravadores de vídeo podem ter esta lente montada firmemente em um tripé, então a falta de estabilização de imagem pode não ser uma marca contra ela.
Nikon D750, 40mm, f/1.4, 1/2000 segundo, ISO 100.
Apesar de ser uma lente tão pesada, não achei difícil carregá-la para fotografar em geral. Com 1300 gramas, é quase tão pesada quanto a minha 70-200 f/2.8 que chega a 1540 gramas. A Sigma 40mm f/1.4 tem todo esse peso em um pacote muito menor. Por causa disso, não senti o peso tanto quanto pensei que sentiria, mas é o tipo de lente que certamente vai forçar seu braço com o tempo. Eu realmente gostei de fotografar com um cabo de bateria na minha câmera para ajudar a equilibrar um pouco as coisas.
Conclusão
Meus pensamentos sobre essa lente talvez possam ser melhor resumidos com esta foto:
Nikon D750, 40mm, f/1.4, 1/1500 segundo, ISO 100.
Acho que não conseguiria tirar essa foto com qualquer outra lente, e é uma prova da qualidade e engenharia que entrou nesta Sigma 40mm f/1.4.
Concentrei-me na flor à esquerda do sol enquanto ela espreitava no horizonte e era afiada como uma tachinha. O zoom de 100% revela um nível de nitidez e detalhes, bem como uma ausência quase completa de aberração cromática.
Isso foi altamente impressionante.
100% crop da imagem acima.
Esta é uma das melhores lentes que já usei, e vale o preço se você valoriza a qualidade da imagem acima de tudo. É grande, pesado e não é exatamente fácil na carteira. Mas o que você obtém pelo preço é uma lente robusta, confiável e extremamente nítida em todas as aberturas – especialmente na abertura máxima.
Se você está procurando uma lente que ofereça um desempenho ótico excepcional em primeiro lugar e seja projetada para atender às necessidades de fotógrafos e cinegrafistas exigentes, acho que não posso recomendar a Sigma 40mm f / 1.4 Art o suficiente. Revisor de resumo Simon Ringsmuth Data da revisão Item revisado Sigma 40mm f/1.4 DG HSM Art LensAvaliação do autor 5