Em dezembro de 2018, a DJI lançou um produto revolucionário:o Osmo Pocket.
A DJI basicamente pegou o mesmo sensor de câmera encontrado em seus populares drones Mavic Pro e Mavic Air e o colocou no Osmo Pocket. O resultado é uma pequena câmera de bolso que pode capturar vídeo 4K de alta qualidade e fotos de 12 megapixels. Dada a presença do gimbal de 3 eixos, esta câmera é amplamente comercializada como uma câmera de vídeo compacta ideal. Mas como é para a fotografia estática? Leia para saber mais!
Recursos de vídeo
Com apenas cerca de 12,19 cm de altura e pesando 113,4 g, o Osmo Pocket parece mais um brinquedo do que uma câmera. Isso o torna ultra furtivo. Apesar de seu tamanho, esta câmera vem com recursos profissionais. A pequena câmera fica em um cardan completo de 3 eixos para fornecer um vídeo estável. Você pode fotografar em até 4K 60fps, notável por seu sensor de 1/2,3 polegadas. Existem dois microfones integrados com cancelamento de ruído para capturar áudio de alta qualidade.
O Osmo Pocket possui muitos outros recursos de vídeo, incluindo ActiveTrack para seguir assuntos, FaceTrack para reconhecer rostos automaticamente, disparo em câmera lenta, Timelapse e Motionlapse.
Recursos de fotografia
Com base apenas nos recursos, esta é claramente uma câmera para os interessados em gravar vídeos. Mas também existem recursos notáveis para fotografia estática. A câmera possui uma lente fixa de cerca de 26 mm (equivalente ao formato de 35 mm) e uma abertura rápida de f/2.0.
Ele também possui o modo de foto panorâmica, que é brilhante em uma câmera com um cardan embutido. Ao fotografar um panorama, a câmera automaticamente faz uma panorâmica e fotografa 4 imagens em sequência. Isso é muito mais preciso do que segurar sua câmera precariamente durante a panorâmica ou ter que carregar um tripé. A única desvantagem é que a câmera não costura a panela automaticamente, a menos que você fotografe com um telefone celular conectado (mais sobre isso abaixo).
tela LCD Osmo Pocket
Uma câmera tão pequena tem seus desafios, especialmente quando se trata de ver o que você está fotografando. A tela LCD embutida é pequena e pode ser bastante difícil de ver se você não tiver a melhor visão. Achei um desafio não apenas compor minhas imagens, mas também ver se minhas fotos estavam em foco. Felizmente, a DJI tem uma solução.
Há uma porta ao lado do LCD para conectar um smartphone via USB-C (ou conector Lightning para iPhones). Ao usar o aplicativo DJI Mimo gratuito, um smartphone conectado se torna uma extensão da tela LCD.
Isso faz com que fotografar com o Osmo Pocket seja uma experiência totalmente diferente. É muito mais fácil compor suas imagens e até mesmo desbloquear mais recursos de foto e vídeo, como unir panoramas automaticamente.
No entanto, isso torna o equipamento da câmera significativamente maior. Também é muito mais difícil fotografar com uma mão com um celular precariamente conectado ao Osmo Pocket por meio de uma conexão USB-C.
Fotografar com o Osmo Pocket
Usar uma câmera tão pequena é divertido, mas desafiador. Seu design é muito diferente dos telefones celulares ou câmeras tradicionais, então pode demorar um pouco para se acostumar. Ao usar o Osmo Pocket sozinho, é um dispositivo de uma mão. Existem apenas dois botões e uma pequena tela LCD sensível ao toque que você desliza para cima e para baixo para controlar o gimbal e para a esquerda e para a direita para ativar vários recursos. Conectar o telefone transforma o Osmo Pocket em uma câmera de duas mãos, que pode parecer mais ergonômica e natural.
Ao fotografar com o smartphone, meus instintos eram usar o dispositivo como usaria uma câmera de smartphone. Em vez disso, tive que usar o aplicativo DJI Mimo, que possui uma interface muito diferente da maioria dos aplicativos de smartphone. Ele também não permite zoom e, em vez disso, você precisa avançar fisicamente para aumentar o zoom.
Além disso, era difícil lembrar onde minha câmera estava. Costumo fotografar com as câmeras do meu smartphone à esquerda e, neste caso, a câmera Osmo Pocket está à direita, pois está conectada à porta USB-C do telefone. Isso tornou a composição de imagens um desafio enquanto eu lutava para lembrar a localização da minha câmera principal.
Qualidade da foto do Osmo Pocket
Se você tirou fotos ou vídeos com drones DJI, a qualidade da foto que sai do Osmo Pocket é muito semelhante. As cores são bastante naturais e as imagens são nítidas (quase nítidas demais, dependendo do seu gosto). Embora a lente fixa definitivamente não seja uma macro, você pode se aproximar razoavelmente do assunto e capturar fotos com um bokeh muito bom. O Osmo Pocket demora para focar (toque no LCD para focar), o que pode ser frustrante se você estiver tentando filmar em ação.
Para quem é esta câmera?
O Osmo Pocket não é destinado a um público profissional, embora certamente possa ser usado por um profissional para capturar o rolo B (imagens suplementares). No entanto, o tamanho desta câmera e algumas de suas limitações sugerem que isso é para usuários casuais de câmeras.
Se você deseja se envolver em videografia sem investir em estabilizadores de câmera grandes e caros, o Osmo Pocket é uma ótima opção a considerar. Tenha em mente que não é à prova d'água e definitivamente não é uma câmera de ação resistente como a GoPro; na verdade, esta câmera é um pouco frágil devido à natureza solta do gimbal.
A DJI está lançando lentamente acessórios para adicionar ao Osmo Pocket, como adaptador de microfone externo de 3,5 mm, montagem, haste de extensão e módulo WiFi. Há também polarizadores e filtros ND que você pode montar na frente da câmera. Esses pequenos acessórios aumentam o custo da câmera já cara e também apontam alguns dos recursos aparentemente básicos que estão faltando nesta câmera.
Resumo
Se você deseja uma câmera ultracompacta e furtiva para capturar imagens de vídeo suaves e de alta qualidade, o Osmo Pocket é uma ótima opção a ser considerada. No entanto, na maioria dos casos, esta não é uma câmera para tudo e é um dispositivo complementar para capturar imagens muito específicas.
Amostras de fotos
Vídeo