Viajar sempre foi meu primeiro amor. Em 1994 comprei minha primeira câmera – uma Pentax Zoom 90 WR point and shoot – porque estava indo para a Europa para umas férias de trabalho de dois anos. A única maneira de compartilhar fotos com a família naquela época era revelar o filme e postar as impressões em casa!
Embora a fotografia (e a tecnologia) tenha mudado notavelmente nos últimos 25 anos, o que você deve procurar em uma câmera para fotografia de viagem é praticamente o mesmo:pequena, leve, capaz de ótimos resultados e, de preferência, resistente às intempéries.
Eu usei todos os tipos de marcas de câmeras ao longo dos anos. No entanto, para mim, as câmeras e lentes Fujifilm X-Series são as companheiras de viagem perfeitas. Seja uma viagem ao interior australiano, visitando templos budistas remotos na selva javanesa, fotografando papagaios-do-mar nas Ilhas Faroé ou capturando trilhas de trânsito em Taiwan, minhas câmeras X-Series sempre produziram resultados impressionantes. Aqui estão meus kits Fujifilm X-Series recomendados para sua próxima grande aventura.
Melhor kit minimalista
Câmera: Fujifilm X100F
Lente: Lente Fujinon F2 fixa
Peso: 469 gramas
A melhor escolha de kit minimalista foi facilmente a deslumbrante Fujifilm X100F. Esta é a melhor câmera digital compacta já feita. Sim, é realmente muito bom!
Muitos fotógrafos – incluindo usuários obstinados de outras marcas – usam isso como seu fotógrafo “leve para todos os lugares”. A X100F é pequena e silenciosa, e a rápida lente Fujinon f/2 cria belas imagens. Pode ser pequeno, mas possui uma impressionante variedade de recursos, incluindo um obturador de folha e um filtro de densidade neutra integrado.
Como todas as câmeras que apresento neste artigo, a X100F pode gravar RAW junto com a variedade de impressionantes simulações de filmes JPG da Fujifilm, que replicam a aparência de filmes clássicos como Provia e Velvia. As câmeras Fujifilm produzem os melhores JPGs que já vi direto da câmera.
Esta escolha é um pouco inusitada, pois possui uma lente fixa. Isso mesmo. Você não pode tirá-lo e trocá-lo por outra lente. Se a distância focal de 23 mm (35 mm em termos de quadro completo) não for sua escolha preferida, o sistema também possui conversão grande angular e lentes conversoras de telefoto. No entanto, estes adicionam peso extra ao seu kit. Uma das poucas desvantagens do X100F é que ele não é resistente às intempéries. Mas, pelo menos, é pequeno o suficiente para caber no seu bolso durante uma chuva.
Um corpo mais um kit de lentes
Corpo da câmera: X-T30
Lente: Lente XF 18-55mm F2.8-4 R LM OIS
Peso aproximado: 693 gramas
Se você só tem espaço para levar um corpo e uma lente em uma viagem, eu recomendaria a novíssima Fujifilm X-T30 com a lente XF 18-55mm F/2.8-4 R LM OIS. Eu tenho usado essa linha de câmeras desde que comprei o X-T10 como um segundo corpo de volta ao meu X-T1, e também usei o X-T20. As câmeras X-T com um “0” depois delas são versões mais leves, baratas e não resistentes às intempéries dos modelos emblemáticos, mas geralmente apresentam a mesma tecnologia. Por exemplo, o X-T30 possui o mesmo sensor CMOS X-Trans 4 de 26,1 MP que o X-T3.
Alternativas para o corpo da câmera seriam a X-T20 e a X-E3. O X-T20 oferece uma tela que se inclina para cima e para baixo para fotos aéreas e baixas no solo. Considerando que, o X-E3 é a escolha mais minimalista e possui um joystick que controla onde o ponto de foco está no quadro. O X-T30 e o X-T3 possuem esses dois recursos.
Minha escolha de lente para este kit é a XF 18-55mm F/2.8-4 R LM OIS. Não só é uma das minhas lentes Fujifilm favoritas, mas também é a lente que mais usei nos últimos três anos.
Frequentemente vendida com corpos de câmera, muitos recém-chegados à série X comentam que a lente XF 18-55mm F2.8-4 R LM OIS é “surpreendentemente boa para uma lente de kit”. De forma alguma esta lente é como as lentes do kit para iniciantes abaixo da média produzidas por outros fabricantes. A XF 18-55mm F/2.8-4 R LM OIS é uma lente incrivelmente nítida por si só e produziu algumas das minhas imagens favoritas de todos os tempos.
Pode não ser resistente às intempéries, mas possui OIS (estabilização óptica de imagem) para garantir que suas fotos sejam o mais nítidas possível em velocidades mais baixas do obturador. É uma lente de zoom de abertura variável, o que significa que a abertura máxima muda à medida que você amplia o alcance. No entanto, você ainda pode fotografar em f/2.8 na distância focal de 18 mm e f/4 na extremidade de 55 mm. É uma lente superior para paisagem, paisagem urbana e retratos.
Melhor kit com menos de 1kg
Corpo da câmera: X-T30
Lentes: XF 18-55mm F/2.8-4 R LM OIS + XF 35mm f/1.4 R
Peso aproximado: 880 gramas
Minhas escolhas para o melhor kit pesando menos de 1kg incluem as mesmas opções do kit 'Um corpo mais uma lente' acima, com a adição da XF 35mm f/1.4 R. A primeira vez que usei essa lente, fiquei impressionado com sua nitidez e bokeh impressionante. É uma objetiva de topo para retratos, motivos de natureza morta e até fotografia de rua.
Ele tinha a reputação de ser lento para focar, mas com as atualizações contínuas de firmware da Fujifilm para lentes e corpos de câmera, isso melhorou bastante. Eu não hesitaria em usá-lo em qualquer situação. Esta lente possui uma abertura máxima rápida de f/1.4 que permite que você capture imagens à noite sem aumentar o ISO muito alto ou diminuir a velocidade do obturador muito baixa.
Um zoom, dois kits de prime rápida
Corpos da câmera: X-T30
Lentes: XF 18-55mm F2.8-4 R LM OIS + XF 35 1.4 R + XF 60mm f2.4 R Macro
Peso aproximado: 1,095kg
Para um kit de viagem leve pesando pouco mais de 1kg e com duas lentes prime rápidas, adicione a XF 60mm f/2.4 R Macro ao kit acima. Esta é outra opção muitas vezes ignorada por lentes mais recentes no bloco, mas oferece excelente qualidade de imagem para retratos e fotos macro.
Embora não seja uma lente macro verdadeira (oferece ampliação de 1:2 em vez da ampliação padrão de 1:1 para uma lente macro verdadeira), é uma opção incrivelmente leve para fotos em close. Ela pesa menos de um terço do peso da lente Macro XF 80mm F/2.8 R LM OIS WR da Fujifilm.
Melhor kit resistente a intempéries
Corpos da câmera: X-T3
Lentes: XF 16mm F1.4 R WR, 23f2, XF 50-140mmF2.8 R LM OIS WR.
Peso aproximado: cheque de 2,6 kg
O melhor kit resistente às intempéries apresenta a mais nova câmera principal da Série X da Fujifilm. O X-T3 recebeu muitos elogios de usuários e críticos desde seu lançamento em meados de 2018. É um executor impressionante, com o foco automático mais rápido da linha X-Series e uma taxa de disparo contínuo de até 20 quadros por segundo. Gostei muito de usar esta câmera ao lado da minha X-T2, que ainda é uma excelente câmera.
A novidade neste kit é a lente XF 16 f/1.4 WR – muitas vezes elogiada como a melhor lente da linha X-Series. Resistente às intempéries, a lente é opticamente impressionante e tem um desempenho sólido para paisagens, paisagens urbanas e fotos com pouca luz. Com uma distância de foco próximo de 15 cm, a lente XF 16 f1.4 WR é altamente versátil. Eu amei usá-lo para fotografia de alimentos.
Melhor kit de viagem com lentes de zoom
Corpos da câmera: X-T3 e X-T30
Lentes: XF 18-55mm F/2.8-4 R LM OIS e XF 50-140mm F/2.8 R LM OIS WR.
Peso: 1,8 kg
Este kit oferece o melhor dos dois mundos:a leve X-T30 com a lente XF 18-55mm F/2.8-4 R LM OIS e uma combinação resistente às intempéries da X-T3 com a impressionante XF 50-140mm F/ Lente 2.8 R LM OIS WR.
Pesando 995 gramas, você pode realmente questionar por que eu escolheria essa lente como parte de um kit de viagem? Já me riram até quando sugeri esta lente para viajar. Apesar de pesada, essa lente é indispensável no meu kit de fotografia de viagem.
Como uma faixa focal equivalente de 70-200mm, a lente possui uma abertura máxima constante de f/2.8, o que significa que você pode fotografar com uma profundidade de campo rasa em toda a faixa de zoom. Isso é particularmente útil em situações de pouca luz ou para obter profundidade de campo rasa a qualquer momento.
Esta lente XF 50-140mm F/2.8 R LM OIS WR também possui OIS (estabilização ótica de imagem) e tem um bokeh agradável. Eu usei essa lente para paisagem, paisagem urbana e retratos. Se eu pudesse escolher apenas uma lente para viajar, teria que jogar uma moeda para escolher entre os dois zooms incríveis deste kit.
Se você tiver considerações diferentes de peso ou orçamento, poderá substituir a excelente lente XF 55-200mm F/3.5-4.8 R LM OIS neste kit. Nunca me arrependi de levar essa lente comigo em viagens, mas se você planeja fotografar com pouca luz no alcance distante do zoom, estará fotografando com uma abertura máxima de f/4.8, o que pode diminuir a velocidade do obturador . Felizmente, esta é outra lente com OIS (estabilização óptica de imagem).
Meu kit favorito
Corpos da câmera: X-T3 e X-T2
Lentes: XF 16mm F/1.4 R WR + XF 18-55mm F/2.8-4 R LM OIS + XF 35mm f/1.4 R + XF 50-140mm F/2.8 R LM OIS WR
Peso aproximado: 2,9 kg
Este é o meu kit favorito. Pode ser o mais pesado listado nesta lista, mas é o que eu normalmente levaria em minhas aventuras de viagem. Ele combina dois corpos de câmera resistentes a intempéries com meus dois zooms favoritos e dois primos favoritos. Este kit tem um alcance de 16 a 140 mm (24 a 210 em termos de quadro completo) e abrange muitas situações de disparo. A lente XF 50-140mm F/2.8 R LM OIS WR pode não ser a mais longa da linha X-Series, mas ainda é capaz de capturar imagens impressionantes da vida selvagem.
Opções da série X que não recomendo para kits de viagem
X-T100
Em 2018, a Fujifilm lançou o X-T100 de nível básico. Embora esta câmera de aparência atraente se pareça muito com o restante da linha X-Series, seu foco automático não pode corresponder às câmeras que mostrei acima.
lente 18-135mm
A lente XF18-135mm está frequentemente na lista de lentes recomendadas para fotografia de viagem Fujifilm. Tendo possuído e usado um, não faz parte da minha lista. Para um zoom de viagem mais lento e completo, não acho que tenha alcance suficiente.
lente de 27 mm
A lente panqueca de 27 mm F/2.8 é nítida e muitas vezes você pode comprá-las a um preço de banana. É uma das favoritas entre muitos fotógrafos da Fujifilm, mas não faz parte da minha lista, pois é a única lente da linha que não tem um anel na lente para alterar a abertura.
Conclusão
A gama Fujifilm X-Series é perfeita para fotógrafos de viagem por vários motivos.
Com uma linha impressionante de lentes prime e zoom para todos os orçamentos, a Série X oferece cobertura para uma ampla variedade de situações, incluindo fotografia com pouca luz e condições climáticas adversas. Os corpos da câmera apresentam charme retrô e excelente ergonomia, e nenhum outro sistema pode igualar a beleza dos JPGs diretos da câmera da Fujifilm.
Quer seja uma viagem de um dia perto de casa ou a viagem da sua vida, a Fujifilm X-Series é a minha recomendação número um para fotografia de viagem.
Você usa câmeras Fujifilm para sua fotografia de viagem? Deixe-nos saber o que você usa nos comentários abaixo.
Índice
Fotografia de viagem
- GERAL
- 8 ideias do que fazer com suas fotos de férias
- Quais habilidades você precisa para ser um fotógrafo de viagens?
- Como capturar a essência de um lugar – dicas de fotografia de viagem
- 7 dicas para tornar a fotografia de viagem interessante novamente
- Evite estes 5 grandes erros cometidos por fotógrafos de viagens
- Fotografia de viagem – você pede permissão antes, depois ou não?
- Fluxo de trabalho de fotógrafos de viagem – em casa e na estrada
- A crítica fotográfica:edição de fotos de viagem
- 6 razões pelas quais suas fotos de viagem não se parecem com as das revistas
- A linha tênue entre fotografia de viagem e férias em família
- 10 maneiras de melhorar suas fotos de férias
- Qual é o seu maior desafio de fotografia de viagem?
- 7 truques de fotografia de viagem para você ir a lugares
- PREPARAÇÃO
- Como usar uma lista de fotos de viagem para voltar para casa com fotos melhores
- Por que você precisa ser um fotógrafo de viagens de guerrilha – e como se tornar um
- Como aproveitar ao máximo um local de fotografia de viagem
- Fotografia de viagem, mochila e bagagem leve
- 6 dos melhores aplicativos de smartphone para fotografia de viagens e paisagens
- Como manter o equipamento da câmera seguro durante a viagem
- 5 maneiras de encontrar ótimos locais para fotografia de viagem
- 15 dicas para proteger suas imagens ao viajar
- Dicas de segurança para fotógrafos de viagem (especialmente mulheres)
- ILUMINAÇÃO
- Flash fora da câmera para sua fotografia de viagem
- Como usar a luz natural na fotografia de viagem
- COMPOSIÇÃO
- Dicas de composição de fotos de Bob Holmes – composição em fotos de viagem
- A importância das pessoas em suas fotos de viagem
- Crie mais fotos de viagem exclusivas adicionando um modelo
- GEAR
- 5 lições aprendidas na mudança de DSLR para Mirrorless para fotografia de viagem
- Como manter suas baterias carregadas durante a viagem – Edição de localização remota
- 5 dicas para viajar com apenas uma lente
- 5 lições aprendidas ao usar uma lente do kit para fotografia de viagem
- 7 dicas para usar um tripé na fotografia de paisagens e viagens
- Os Melhores Kits Fujifilm Série X para Fotografia de Viagem
- Melhor kit minimalista
- Um corpo mais um kit de lentes
- Melhor kit com menos de 1kg
- Um zoom, dois kits de primos rápidos
- Melhor kit resistente a intempéries
- Melhor kit de viagem com lentes de zoom
- Meu kit favorito
- Opções da série X que não recomendo para kits de viagem
- X-T100
- lente 18-135mm
- lente de 27 mm
- Conclusão
- As 10 primeiras coisas que você precisa comprar depois de sua câmera para fotografia de viagem
- As menores câmeras de quatro terços com lente intercambiável para viagens com qualidade incrível
- As únicas três lentes que você precisa para fotografia de viagem
- Equipamento obrigatório para iniciantes em fotografia de viagem
- Por que as câmeras sem espelho da Olympus são excelentes para fotografia de viagem
- As melhores lentes para fotografia de viagem:nossas 12 principais escolhas
- 5 bolsas para câmeras que todo fotógrafo de viagens precisa em algum momento
- Um tripé de viagem que também pode funcionar como suporte de luz
- O iPad como auxiliar de viagem de um fotógrafo [uma avaliação]
- 7 itens não fotográficos que nenhum fotógrafo de viagens deve deixar de casa sem
- 7 razões pelas quais um tripé é o melhor amigo de um fotógrafo de viagens
- Equipamento de fotografia de viagem – O que levar?
- GUIAS AVANÇADOS
- 10 maneiras de melhorar seus retratos fotográficos de viagem
- Como planejar e tirar fotos incríveis do pôr do sol em suas próximas férias
- Dicas para fotografar parques locais
- Como encontrar os melhores tipos de pessoas para fotografar enquanto viaja
- 4 maneiras de fazer melhores retratos de rua enquanto viaja
- Como fotografar pessoas ao viajar
- Como tirar retratos de viagem ambientais mais criativos
- Sinais de fotografia – Dica de fotografia de viagem
- Dicas para criar melhores fotos documentais de viagem
- 6 dicas para ser um fotógrafo de viagens culturalmente sensível
- Assuntos de fotografia de viagem:pessoas idosas
- Como colocar as belas artes na fotografia de viagem
- Fotografia de viagem sem viajar – indo para o local
- Como contar histórias visuais melhores com fotografia de viagem
- Crie um tema para aprimorar sua fotografia de viagem
- Fotografia de viagem ~ Pense fora do cartão postal ao fotografar monumentos famosos
- Fotografar Festivais e Eventos – Dicas para Fotógrafos de Viagem
- Vídeo:Dicas de fotografia de viagem – fotografe com um propósito
- 7 razões pelas quais você deve dirigir sua fotografia de viagem com arte
- Compre menos equipamentos:viaje e experimente mais
- Fotografia editorial de viagem – contando a história de um local
- Assuntos de fotografia de viagem:religião
- Assuntos de fotografia de viagem:visualizações
- Dicas de fotografia de viagem – Fotografando a costa
- Tirar fotos em destinos turísticos movimentados sem pessoas na foto
- PÓS-PROCESSAMENTO
- Como fazer backup e gerenciar suas fotos ao viajar sem um computador
- Dicas para criar um álbum de fotos de férias incrível
- Fluxo de trabalho de edição de fotos para fotografia de viagem
- EMPRESA
- Como criar um portfólio de fotografia de viagem
- Como se tornar um fotógrafo de viagens profissional – dois caminhos
- 11 dicas para fotografar imagens de viagem para ganhar dinheiro
- Como vender uma história de viagem para uma revista e ajudar a financiar suas viagens
- 7 realidades que acontecem quando você se torna um fotógrafo de viagens profissional
- A carreira em fotografia de viagem é ideal para você?
- INSPIRAÇÃO
- Inspiração de viagem:Bali
- Relatório de viagens canadense – Introdução
- Projeto de inspiração para fotografia de viagem:África do Sul
- Projeto de inspiração para fotografia de viagem:Tailândia
- Relatório de viagens canadense – Terra Nova – Parque Nacional Gros Morne
- Projeto de inspiração para fotografia de viagem:Índia
- Projeto de inspiração para fotografia de viagem:Japão
- Projeto de inspiração para fotografia de viagem:Quênia
- Projeto de inspiração para fotografia de viagem:Marrocos
- Projeto de inspiração para fotografia de viagem:Vietnã
- Uma entrevista com o viajante mundial Gary Arndt
- Entrevista:Oded Wagenstein – Autor do Snapn Travel Guide e dPS Writer