>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Quando e com que frequência você deve atualizar seu equipamento fotográfico?


Todos nós já ouvimos falar da síndrome do objeto brilhante, não é? Talvez você tenha sido vítima disso? É uma armadilha fácil; especialmente quando somos novatos. Eu certamente fui vítima disso quando comecei e sempre pensei que minha fotografia melhoraria se eu tivesse equipamentos melhores. Certo? Errado! No entanto, sua fotografia será melhor se você tiver o equipamento CORRETO.



Da minha experiência de fotografar profissionalmente ao longo de uma década, percebi algumas coisas. Uma delas é que VOCÊ controla seu equipamento – seu equipamento não controla você. Em outras palavras, você pode definitivamente produzir imagens alucinantes com o equipamento que possui atualmente, se souber usá-los corretamente. Adicione uma pitada de criatividade e você estará levando suas imagens para o próximo nível.

Se você é um fotógrafo, as coisas fundamentais que você precisa dominar seriam entender o triângulo de exposição, a iluminação (seja natural ou artificial) e fotografar no modo Manual. O primeiro sustenta o último. Sem uma compreensão sólida do triângulo de exposição, você pode ter dificuldades para fotografar no modo Manual.

Não há nada de errado em fotografar em modos semiautomáticos como Prioridade de Abertura ou Prioridade de Velocidade, mas você se encontra em cenários complicados se confiar inteiramente em fotografar no modo Automático. Suas imagens serão inconsistentes e você encontrará problemas no pós-processamento. Fotografar no modo semi-manual ainda requer uma compreensão do que esses modos fazem, então por que não ir ao máximo e dedicar um tempo para entender o triângulo de exposição.

Com esse preâmbulo fora do caminho, gostaria de abordar a questão “Quando e com que frequência você deve atualizar seu equipamento?” Eu ofereço meus pensamentos abaixo, que podem diferir muito das opiniões de outras pessoas. Isso está tudo bem. É um país livre e podemos exercer a liberdade de expressão.

Aspectos a serem considerados ao comprar equipamentos pela primeira vez



1. Seu orçamento


Sente-se e pense em quanto você pode pagar sem se endividar. Se você está comprando equipamentos para aprender, eu não sugiro se endividar para comprar seu primeiro equipamento. É verdade que as câmeras profissionais full-frame são melhores, mas você precisa delas para aprender a fotografar? Absolutamente não! Você só consegue produzir boas fotos com essas câmeras topo de linha e não com modelos antigos de segunda mão? Claro que não.

2. Seu assunto


Pense no que você quer filmar. Sua escolha de lente depende de qual assunto você quer aprender a fotografar. Por exemplo, se você quiser fotografar paisagens, não compre uma lente zoom. Se você quiser fotografar retratos, não compre uma lente super grande angular. Se você quiser aprender os dois, explore suas opções de zoom. Isso me leva à questão de comprar o corpo da câmera e a lente separadamente ou comprar um kit.

As marcas geralmente oferecem um pacote de kits para economizar dinheiro e têm uma variedade de opções para escolher. Isso não é necessariamente uma má escolha, mas também pode ser um grande desperdício de dinheiro.

Um pacote geralmente tem uma câmera, um zoom amplo a médio e um zoom mais longo. Estes são bons se você quiser fotografar ao ar livre com muita luz. No entanto, você perceberá rapidamente que, se quiser fazer retratos internos, essas lentes funcionam abaixo do par. Essas lentes de kit são geralmente a faixa mais barata com uma abertura variável a partir de f/3.5 até a abertura máxima de f/5.6 à medida que você aumenta a distância focal. Estes seriam inadequados para iluminação muito fraca ou luz ambiente interior sem flash. Idealmente, você precisaria de aberturas de f/2.8 e maiores.

Se você optar por comprar um corpo de câmera separadamente, terá mais opções, tanto novas quanto usadas. Apenas certifique-se de verificar a contagem do obturador dos de segunda mão para garantir que eles não tenham esgotado a faixa superior do clique do obturador garantido pelo fabricante antes que o mecanismo do obturador comece a se deteriorar. A maioria dos vendedores de segunda mão fornece essa informação; se não, você deve perguntar.

Comprar a lente correta para o seu propósito fotográfico o colocará em uma boa posição logo de cara. Por quê? Porque se você quiser fotografar retratos, comprar a lente certa ajudará você a obter belos retratos. Retratos que tenho certeza que você já viu feitos por outras pessoas em comparação com se você os fotografasse com a lente errada. Você estaria sempre se perguntando por que não conseguiu alcançar a aparência desejada.

3. Acessórios


Não vá com tudo para comprar todos os acessórios no mercado. Estes podem ser bastante tentadores, mas vão queimar um buraco no seu bolso e usar o dinheiro destinado ao seu equipamento principal. Seria melhor comprar a melhor câmera principal e lente que seu orçamento pode pagar e um ou dois acessórios essenciais do que espalhar seu orçamento e fazer concessões em tudo.

Se você quer ser um fotógrafo de paisagens, por exemplo, comprar um tripé e um obturador remoto é uma obrigação, caso contrário, há pouco sentido em tentar. Se o seu interesse está na natureza morta, pegue um refletor. Você nem sempre precisa de um tripé para fotografia de natureza morta, mas um refletor sempre é útil. Se você quiser fotografar pessoas dentro de casa, eu diria que pegue uma pistola de flash, mesmo que você queira usar apenas luz natural. Chegará um momento em que você perceberá que confiar apenas na luz natural o deixa em apuros eventualmente e não é mais suficiente.

No entanto, você não deve esquecer de comprar acessórios absolutamente essenciais – não importa o que você está fotografando:

a. Cartões de memória - não economize nestes. Você quer os decentes que você pode confiar em suas imagens!

b. Uma bolsa acolchoada – não adianta gastar um bom dinheiro com equipamentos e não ter a bolsa de proteção adequada para eles!


Quando você deve atualizar seu equipamento?

1. Investimento inicial


Essa questão meio que depende de suas decisões iniciais de investimento. Veja bem, as marcas geralmente lançam novos modelos de câmeras a cada ano ou mais para atrair as pessoas a continuar atualizando. No entanto, embora seja verdade que alguns desses novos modelos tenham recursos aprimorados, hoje em dia, as coisas estão sendo inventadas e aprimoradas em um ritmo alarmantemente rápido. Então, se você seguir as tendências, em breve estará fora do bolso.

Meu conselho seria comprar a melhor lente que você puder pagar com seu dinheiro e comprar uma câmera com o restante do orçamento. Novas câmeras continuam sendo lançadas todos os anos, mas as lentes permanecem as mesmas por muitos e muitos anos! Eles mantêm seu valor mais em comparação com os corpos das câmeras também. Nem todas as lentes boas são caras. Você pode comprar a 35mm f/1.8 (somente DX) e a 50mm f/1.8, e elas são excelentes lentes pelo preço.

Escrevi um artigo aprofundado sobre lentes que pode ajudá-lo a decidir ao comprar como primeira compra ou como atualização. Veja-os aqui e aqui.

2. Atualizando


A atualização é uma boa mentalidade para ter, mas não para fazer com frequência. Tenha um plano para atualização (o que você pode ter que fazer eventualmente), mas não atualize toda vez que um novo modelo for lançado.

Considere o seguinte ao atualizar:
  1. Você usou sua câmera para a finalidade para a qual a comprou?
  2. Agora é inadequado para suas necessidades? Você está achando que precisa de recursos melhores agora que já o domina? Por exemplo, você pode querer uma câmera com melhor capacidade de lidar com ruído, modo silencioso ou um LCD giratório para permitir que você tire fotos altas, ou talvez uma com slots duplos?
  3. Você chegou a um ponto em que precisa de outra câmera para poder usar a primeira como backup?
  4. Sua câmera atual está quebrada ou tem peças quebradas? Então sim, agora seria um bom momento para atualizar! No entanto, se você realmente gosta, pode optar pelo reparo.

Minha primeira câmera profissional full-frame é a Nikon D700. Eu comprei modelos mais novos desde então, mas quer saber? Eu ainda uso a D700 para minhas próprias fotos de família; especialmente ao ar livre. Adoro as cores que o sensor produz e, na minha opinião, nunca conseguiram replicá-lo nas marcas mais recentes. As imagens RAW que recebo dessa câmera são as mais próximas daquela aparência de filme que eu amo e as edições necessárias são mínimas. No entanto, é pobre em lidar com ruído, é grande e pesado e tem apenas um slot para cartão. No entanto, nunca vou me separar dele e fico feliz em usá-lo para fotos pessoais até que ele quebre.


Conclusão


Espero que essas considerações o ajudem em suas decisões de compra e atualização! Comentários e sugestões de mais fatores a serem considerados são bem-vindos abaixo!