Rolo com Nikon D500 e Nikon 200-500 f/5.6
A ação rápida está no coração da fotografia da vida selvagem. A ação da vida selvagem é rápida e imprevisível. A maioria da vida selvagem, incluindo predadores, está ativa durante o amanhecer e o anoitecer. Durante a borda do dia, as condições de luz são baixas. Ter uma variedade de distâncias focais é essencial para fotografar fotos distantes da vida selvagem. As condições climáticas são duras na natureza. Além disso, os fotógrafos da vida selvagem tentam encontrar uma câmera capaz de capturar imagens impressionantes em todas as situações possíveis na natureza.
A Nikon criou uma câmera DSLR de formato DX emblemática - a Nikon D500, com excelente desempenho ISO alto, uma taxa de quadros mais rápida e um foco rápido e preciso - mesmo com pouca luz.
O que é?
Nikon D500 com a lente Nikon 80-200 f/2.8 montada no tripé Gitzo
O corpo da câmera Nikon D500 pesa cerca de 870g (30 oz), incluindo bateria e cartão XD. É um sensor de corte (formato DX) DSLR com um sensor CMOS de 20,9 MP. A faixa ISO é de ISO 100 a ISO 51200. Essa faixa ISO é útil para obter melhor qualidade de imagem mesmo com pouca luz. Além do alto desempenho ISO, a taxa de quadros e o desempenho do foco automático da Nikon D500 são excelentes. Quadros por segundo para Nikon D500 está gritando 10 FPS. O foco automático também é rápido e preciso com pouca luz. A Nikon D500 é totalmente capaz de focar até f/8 com pontos de foco central. Esses recursos-chave tornam a Nikon D500 excelente para fotografia de vida selvagem e pássaros.
Este artigo é uma revisão de campo da Nikon D500 da perspectiva do fotógrafo da vida selvagem. Esta revisão irá ajudá-lo a entender como a Nikon D500 se comporta em campo.
Observação: Todas as imagens de animais selvagens e pássaros são fotografadas na floresta natural com condições de luz descontroladas e dentro de seu habitat natural.
As imagens são capturadas com a Nikon D500 e a lente Nikon 200-500 f/5.6 com um saco de feijão. As imagens são capturadas de um jipe de safári ou de um barco de safári.
Especificações
- Sensor e processador – formato DX (23,5 mm x 15,7 mm) sensor CMOS com processador EXPEED 5
- ISO – ISO 100 a ISO 51200 (ISO expansível do intervalo ISO 50 a ISO 1640000)
- Modos AF – Servo Único (AF-S), Servo Contínuo (AF-C), Servo Manual e em Tempo Integral na Visualização ao Vivo
- Modos de área de AF – AF de ponto único, AD de área de grupo, rastreamento 3D, AF de área dinâmica com 25, 72 e 153 pontos, AF de área automática
- Energia – Bateria de íon de lítio EN-EL 15 com carregador MH-25a
- Cartões de armazenamento – cartões SD, SDHC, SDXC e XQD. Um slot para cartão SD e outro slot para cartão XQD
- Dimensões e peso – O peso aproximado do corpo, incluindo bateria e cartão, é de 870 g (30 onças) e as dimensões são (largura x altura x profundidade) 5,8 pol (147 mm) x 4,6 pol (115 mm) x 3,2 pol ( 81 milímetros)
- Taxa de quadros (FPS:quadros por segundo) – 10 FPS no modo contínuo alto e no modo contínuo baixo FPS selecionável de 2 a 9 FPS
- Modos de liberação do obturador – Único, Contínuo Baixo (2-9 FPS) e Contínuo Alto (10 FPS), Espelhar para cima, Auto-temporizador e Liberação silenciosa
- Intervalo de velocidade do obturador – A velocidade mais lenta do obturador é de 30 s e a velocidade mais rápida do obturador é de 1/8000 s
- Modos de medição – medição pontual, medição central ponderada e medição matricial
- Modo de exposição - Manual (M), Prioridade de abertura (A), Prioridade do obturador (S) e Automático programado (P)
- Equilíbrio de branco – Automático, Nublado, Luz solar direta, Flash, Fluorescente, Temperatura de cor (2.500 k a 10.000 k)
- Flash – Não é necessário flash embutido e flash externo
- Formato de imagem – JPEG (Básico, Normal, Fino), NEF / RAW (12 bits ou 14 bits com opção de Perder menos compactado, compactado e descompactado)
- Compatibilidade da lente – Compatibilidade total com lentes Nikon AF com lentes tipo G, E, D e formato DX. Compatibilidade parcial com lentes de PC, lentes AI-P e sem CPU
Controles e ergonomia
AF-ON é útil na focagem automática do botão traseiro. O botão de seleção da área de foco fica ao lado do botão AF-ON. A Nikon D500 possui uma tela sensível ao toque e pode inclinar até um determinado ângulo.
Botões para seleção de Balanço de Branco, Modo de Exposição, Medição e Qualidade de Imagem.
Seletor de modo de liberação do obturador.
Botões para compensação de exposição, seleção ISO e gravação de filme.
Botão de seleção do modo de foco.
Controles
Os controles da câmera são perfeitos para fotografia da vida selvagem.
Aqui está o porquê:
- Modo de seleção de exposição – Este botão ajuda a selecionar os modos de exposição – Manual (M), Prioridade de Abertura (A), Prioridade do Obturador (S) e Automático Programado (P)
- Configuração da taxa de quadros – Este dial ajuda a definir a taxa de quadros como Único (S), Contínuo Baixo (CL), Contínuo Alto (CH), Temporizador e Bloqueio de Espelho
- Configuração de compensação de exposição e ISO – o botão ISO permite que você altere o ISO rapidamente
- Seletor de seleção de ponto de foco – O seletor de ponto de foco ajuda a selecionar o ponto de foco
- Seleção do modo de foco e do modo de área de foco – Este botão, juntamente com os seletores primário e secundário (os seletores usados para alterar a velocidade do obturador e a abertura), é usado para selecionar os modos de foco como Único, Contínuo e Automático. O mesmo botão é usado para escolher áreas de foco como Único, 3D, Dinâmico com 25,72 e 153 pontos focais, Área de grupo e Área automática
- Botão de seleção de medição – Você pode selecionar a medição pontual, centro da matriz a partir deste botão rapidamente. Na fotografia da vida selvagem, muitas vezes é necessário alternar entre a medição matricial e pontual, dependendo das condições de luz
- Botão AF-ON – Este é um dos botões mais úteis da Nikon D500 para fotografia da vida selvagem. Se o pássaro estiver em um galho de árvore ou fizer um voo rápido, o botão AF-ON ajuda a capturar a imagem com foco preciso.
Qualidade de construção e vedação contra intempéries
- A Nikon D500 é composta principalmente de liga de magnésio, fibra de carbono e plástico
- O peso e o tamanho da Nikon D500 são adequados para fotografar durante todo o dia e até mesmo na mão. O tamanho do D500 é perfeito enquanto você viaja no deserto e é perfeitamente dimensionado para caminhadas e viagens no veículo de safári.
- A resistência do corpo da Nikon D500 é decente, mas não tão boa quanto a da Nikon D5. Acho que a durabilidade das versões anteriores, como Nikon D200, D300 ou D700, era melhor que a D500. No entanto, a qualidade de construção da Nikon D500 parece um pouco melhor do que a Nikon D7100 ou a Nikon D7200, mas até o padrão do corpo DX principal.
- A proteção contra poeira e respingos de água é decente o suficiente
- Usei a Nikon D500 em ambientes moderadamente empoeirados e com garoa média. A câmera funciona bem. Na verdade, eu limpo a câmera depois de uma sessão de fotos na chuva ou poeira pesada e recomendo que você faça isso também. Esse tipo de vedação contra intempéries pode ser suficiente para poeira leve e respingos de água, mas não parece bom o suficiente em condições climáticas extremas.
Ergonomia e manuseio
- Ergonomicamente, a Nikon D500 parece perfeita. Mostradores de comando importantes para fotografia de vida selvagem e pássaros estão localizados no próprio corpo da câmera. Isso ajuda você a alterar as configurações rapidamente.
- De mãos dadas, a Nikon D500, parece melhor. Uma ressalva é que o botão de gravação de vídeo está localizado um pouco estranho. Apesar de usá-lo várias vezes, ainda fico confuso ao localizar o botão de gravação de vídeo. Além do botão de gravação de vídeo, você encontrará os botões e mostradores no lugar certo com o tamanho correto.
Desempenho da câmera da perspectiva do fotógrafo de natureza e vida selvagem
Águia em voo. O desempenho de foco da Nikon D500 para pássaros em voo é excelente. Exif:1/800s, f/8 e ISO 450
A ação dos pássaros acontece rápido e pode ser errática. O movimento da vida selvagem também é rápido, pois ocorre ao amanhecer ou ao anoitecer. A capacidade da câmera para focar rápido e preciso é uma obrigação. Com o módulo Sensor de foco automático Multi-Cam 20K, os recursos de foco automático da Nikon D500 são excelentes. A Nikon D500 foca com precisão (desde que você escolha o modo de foco e o modo de área de foco apropriados).
Eu uso o foco automático do botão Voltar para focar. Há um botão dedicado para foco automático no botão traseiro, que é AF-ON.
Lebre na desordem. A Nikon D500 adquire foco preciso no objeto principal, mesmo através da desordem da floresta.
A Nikon D500 foca extremamente bem nas seguintes condições:
- Luz do dia
- Tempo nublado e chuvoso
- Baixa luz
- Objetos distantes
- Na desordem da floresta e no dossel da floresta
- Tempo de poeira e neve
- Pássaros voando e animais em ação
Em termos de desempenho de foco automático, a Nikon D500 é uma vencedora absoluta.
Veado cruzando a pista de safári. O desempenho de foco da câmera para objetos distantes é excelente. Este cervo estava atravessando a estrada Safari. A distância entre o veado e nosso veículo era de cerca de 100 metros
Qualidade da imagem – cores, detalhes e faixa dinâmica
Cores do pavão. A reprodução de cores e a qualidade de imagem da Nikon D500 são ótimas. Exif:1/100s, f/5.6 e ISO 720
Cores, faixa de tons e faixa dinâmica das imagens da Nikon D500 são excelentes. A medição da Nikon D500 é fantástica. Avalia e produz a exposição correta da imagem.
Olhar de águia. A Nikon D500 captura os detalhes perfeitamente. Exif:1/400s, f/5.6 e ISO 500
Para a maioria das minhas imagens de vida selvagem, uso a medição Matrix. Para algumas situações de luz complicadas, como luzes fortes ou sombras, e se o animal estiver escuro ou claro, mudo para o modo de medição pontual. A medição matricial lhe dará uma excelente exposição à luz.
Galinha da selva chamando. Detalhes de penas são excelentes. Exif:1/250s, f/5.6 e ISO 450
O elefante em seu reino. As cores e os detalhes do elefante são precisos. Exif:1/1000s, f/5.6 e ISO 2200
A faixa dinâmica da Nikon D500 foi aprimorada em comparação com as versões anteriores das câmeras Nikon no formato DX. Se a luz for suficiente, defino a compensação da exposição para +0,3 ou +0,7. A compensação de exposição desloca o histograma para a direita. Ele ajuda a destacar os detalhes e melhorar as cores em uma imagem.
A Faixa Dinâmica da Nikon D500 é ampla. A câmera foi capaz de capturar os olhos e as penas na sombra. Da mesma forma, a Nikon D500 capturou perfeitamente a crista destacada na cabeça.
A qualidade da imagem e o desempenho ISO com pouca luz são muito aprimorados na Nikon D500. O ISO da câmera tem um intervalo de ISO 100 a ISO 51200. Em condições de luz controlada ou teste de laboratório, as imagens Nikon D500 podem parecer menos ruidosas. No entanto, quando você está fotografando com a Nikon D500 na selva real e em condições de luz natural, você precisa ser realista ao selecionar seu ISO.
Pavão na ISO 1600
Eu uso um ISO máximo de até 6400 na maioria dos casos e, para alguns raros momentos de vida selvagem, vou até o ISO 12800. Na floresta, especialmente durante o início da manhã ou tarde da noite, um ISO de até 6400 ajuda. Com ISO 6400, posso obter uma imagem nítida com excelente faixa dinâmica. As cores também são boas. Essas imagens são perfeitamente utilizáveis para impressões grandes e imagens do tamanho da web.
Vínculo da Natureza. Retrato de família na ISO 4000
Considerando que, se você for ridiculamente alto em ISO, como ISO 51200, ainda obterá uma imagem, mas terá que aplicar redução de ruído no pós-processamento. Além disso, a imagem perde os detalhes finos. Se você for imprimir a imagem, selecione o ISO alto razoável nas condições de luz disponíveis.
Resumo
A Nikon D500 melhorou o ISO alto e o desempenho com pouca luz. Até ISO 6400 máximo, as imagens são ótimas. A nitidez e as cores são fantásticas e os níveis de ruído são baixos e gerenciáveis no pós-processamento.
Cervo Sambar na ISO 6400. Estava quase escuro na floresta. O ruído de luminância é visível na imagem.
Mangusto em ISO 6400. Estava quase escuro na floresta.
Balanço de branco
Águia de peixes no poleiro. O balanço de branco automático para a Nikon D500 produz temperaturas de cor e tonalidade com precisão.
O balanço de branco automático da Nikon D500 é preciso. A câmera produz balanço de branco sem qualquer mudança de cor ou tonalidade. Todas as temperaturas de cor parecem corretas.
Além do Balanço de branco automático, existem diferentes balanços de branco disponíveis, como Luz do dia e Sombra. Todos produzem bons resultados.
Para fotografia de vida selvagem e pássaros, recomendo que você escolha Auto White Balance. Isso ajudará a reproduzir o equilíbrio de branco correto para suas imagens. Se você deseja adicionar efeitos criativos, sempre pode ajustar a imagem bruta no pós-processamento.
Bônus:configurações da minha câmera D500 para fotografia de vida selvagem e pássaros
- Qualidade de imagem:RAW
- Gravação NEF (RAW):Compressão NEF RAW:compactação sem folga e profundidade de bits:profundidade de 14 bits
- Espaço de cores:Adobe RGB
- Controle de imagem:padrão (SD)
- ISO:ISO automático com ISO máximo de 6400 (depende das condições de iluminação, mas acho que 6400 é o equilíbrio certo para qualidade de imagem e baixo ruído)
- Modo de foco automático:AF-C (contínuo)
- Modo de área de foco automático:foco dinâmico (25 pontos) ou área de grupo
- Modo de exposição:Manual (a velocidade do obturador e a abertura serão definidas com base na luz disponível no ambiente). Você também pode usar a prioridade de abertura como um modo de exposição.
- Equilíbrio de branco:automático
- Medição:Matriz
- Para foco automático, use o foco automático do botão Voltar:AF-ON
- Modo de liberação do obturador:CH contínuo alto (10 FPS) ou CL baixo contínuo (6 FPS)
Conclusão e recomendações
Prós
- 10 FPS (quadros por segundo)
- Foco rápido e preciso mesmo com pouca luz
- Bom desempenho ISO alto
- Excelente qualidade de imagem e alcance dinâmico
- Excelente ergonomia
- Localização perfeita dos botões e mostradores da câmera
- Foco automático com pontos de foco automático central até abertura de f/8
Contras
- Sem flash e GPS integrados
- Localização do botão de gravação de vídeo
- Acima da média Qualidade de construção e vedação contra intempéries (não é a melhor da classe)
Em resumo
O sensor DX, desempenho de foco automático superior, alto desempenho ISO, os melhores quadros por segundo da classe (10 FPS) e tamanho ideal para viagens tornam a Nikon D500 perfeita para fotografia de vida selvagem e pássaros.
Você vai adorar usar a Nikon D500 na natureza.
O que você acha da câmera Nikon D500? Por favor, deixe-nos saber nos comentários abaixo!
Índice
Fotografia da vida selvagem
- GERAL
- Dicas de fotografia de natureza e vida selvagem para iniciantes
- 6 dicas para capturar fotos da vida selvagem com impacto
- 5 maneiras de se desafiar como fotógrafo da vida selvagem
- Como tirar melhores fotos da vida selvagem:seja um naturalista primeiro
- 5 abordagens diferentes para fotografar a vida selvagem
- 5 coisas que eu gostaria de saber quando comecei a fotografar a vida selvagem
- PREPARAÇÃO
- Como encontrar animais para iniciantes em fotografia de vida selvagem
- Guia para atrair bichos para seu jardim para fotografia da vida selvagem no quintal
- Como ser respeitoso e seguro fotografando a vida selvagem
- Fotografia da vida selvagem – considere seu assunto primeiro
- CONFIGURAÇÕES
- Como expor corretamente para animais selvagens de alto contraste
- Como fazer fotografias mais nítidas da vida selvagem – [Parte 1 de 2]
- Por que o modo semiautomático é a melhor escolha para fotografia de vida selvagem
- A importância da profundidade de campo 'suficiente' na fotografia da vida selvagem
- Por que a exposição manual é melhor para a fotografia da vida selvagem no inverno
- ILUMINAÇÃO
- Manipulação da luz natural na fotografia da vida selvagem
- Como fazer uma fotografia mais criativa da vida selvagem usando a iluminação de borda
- GEAR
- Transforme sua câmera DSLR em uma armadilha fotográfica para animais selvagens
- 6 dicas para obter fotos mais nítidas da vida selvagem com uma superteleobjetiva
- Como usar uma lente grande angular com a vida selvagem para uma nova perspectiva
- Vida Selvagem em Contexto – A Abordagem de Lente Curta para Fotografia da Vida Selvagem
- Teste de campo:a Nikon 200-500mm f/5.6 pode ser a lente de vida selvagem mais versátil?
- Full Frame ou APS-C para fotografia de vida selvagem – qual é o melhor?
- 5 lentes de alto valor para começar a fotografar a vida selvagem
- Revisão da Nikon D500 para fotografia de vida selvagem e pássaros
- O que é?
- Especificações
- Controles e ergonomia
- Controles
- Qualidade de construção e vedação contra intempéries
- Ergonomia e manuseio
- Desempenho da câmera da perspectiva do fotógrafo de natureza e vida selvagem
- Desempenho do foco automático
- Qualidade da imagem – Cores, detalhes e faixa dinâmica
- ISO alto e desempenho com pouca luz
- Resumo
- Balanço de branco
- Bônus:configurações da minha câmera D500 para fotografia de vida selvagem e pássaros
- Conclusão e recomendações
- Prós
- Contras
- Em resumo
- Alguns dos prós do uso de micro câmeras de quatro terços para fotografia da vida selvagem
- Revisão:Sigma 60-600mm f/4.5 – 6.3 DG OS HSM para fotografia de vida selvagem
- Como escolher a melhor lente para fotografia de vida selvagem
- Como escolher a bolsa de câmera certa para fotografia ao ar livre e vida selvagem
- Lente de vida selvagem favorita do escritor – Tamron 150-600mm
- GUIAS AVANÇADOS
- 5 dicas para fotografar a vida selvagem em condições de pouca luz
- 7 dicas para uma melhor fotografia da vida selvagem marinha
- 6 dicas para capturar ação em suas fotos da vida selvagem
- 6 dicas para capturar o caráter e a personalidade na fotografia da vida selvagem
- Fotografia remota da vida selvagem do meu porão
- TÉCNICAS CRIATIVAS
- Dicas para fotografia em preto e branco da vida selvagem
- PÓS-PROCESSAMENTO
- 3 ferramentas do Lightroom para aprimorar sua fotografia de natureza e vida selvagem
- INSPIRAÇÃO
- Um passeio pelo lado selvagem:uma coleção de fotografias da vida selvagem
- RECURSOS
- Histórias de fotografia da vida selvagem do campo [Resenha do livro]