A lente Helios 44M-4 58mm f/2 é provavelmente uma das lentes de câmera mais produzidas em massa do mundo. Tive a sorte de encontrar a versão M42 com montagem por parafuso desta lente Helios em uma loja de câmeras próxima. Usando um adaptador ‘M42 para EF’, consegui usar essa lente 58mm f/2 no corpo da minha câmera Canon APS-C.
Depois de usar esta lente manual por mais de 3 meses, invejo sua qualidade de construção. A lente Helios 58mm f/2 é construída como um tanque e você pode literalmente esmagar uma cebola com ela. Mas não foi por isso que comprei esta lente. Seu efeito bokeh em espiral é a única razão pela qual tenho pesquisado essa lente nos últimos meses.
Essa lente sempre foi famosa pelo efeito bokeh em espiral que produz à medida que você se move em direção às bordas da imagem. Portanto, se você posicionar seu assunto no centro, a lente produzirá o que também é conhecido como efeito Bokeh ‘Olho de Gato’. Espero que as fotos mostradas ajudem você a entender melhor.
Desempenho óptico
Esta não é uma daquelas lentes nítidas que você teria hoje em dia, mas também não é tão ruim. Sendo uma lente manual f/2 e a 58mm em um sensor APS-C, significa que você terá que ser paciente ao focar. A profundidade de campo é estreita, mas uma vez que você tem o assunto em foco, você obtém fotos mágicas. O bokeh espiralado, se usado corretamente, pode transformar completamente a aparência de suas imagens.
Os destaques estão um pouco mais altos, mas novamente tem seu próprio charme se se adequar ao seu gosto de fotografia. Eu tive que aumentar o contraste e a saturação durante o processo de edição para se adequar ao meu estilo de fotos.
No entanto, se você está comprando esta lente, deve ser por sua superpotência de bokeh e não para obter as imagens mais nítidas ou fortes. Graças ao Photoshop e Lightroom, podemos ajustar posteriormente os controles deslizantes conforme a necessidade.
Graças à tecnologia de câmera sem espelho, usando o recurso de 'assistência de foco', posso focar facilmente em uma lente de foco manual. Confie em mim – isso economiza muito tempo. E se você tem pavio curto, deve usar esse recurso, se possível. As fotos que você vê neste artigo são todas clicadas usando uma câmera sem espelho Canon M50. Graças a Deus, alguém inventou essa tecnologia.
Anel de abertura
Como você deve estar ciente de que o valor de abertura das lentes de foco manual é ajustado usando o anel físico na lente. Um dos poucos problemas que tive com essa lente foi o anel ser muito liso. O menor toque no anel pode fazê-lo girar para um valor de abertura diferente. Durante esta filmagem, eu não sabia que meu valor de abertura havia mudado de f/2 para f/4, e tirei cerca de 20 imagens até perceber.
Conclusão
Como fotógrafo digital, ser capaz de capturar imagens tão sonhadoras com uma lente de US$ 30 é inacreditável. A lente Helios 58mm f/2 foi idealmente produzida em massa para câmeras Zenit, mas o fato de que você ainda pode usá-la em uma câmera digital moderna é incrível. Estou muito impressionado com os resultados e o efeito bokeh que essa lente me permitiu capturar em f/2. Embora essa lente não esteja facilmente disponível on-line, você pode verificar alguns sites para encontrar uma em boas condições.