Um dos heróis desconhecidos da fotografia moderna é o porta-retratos digital testado e comprovado. Esses dispositivos simples existem há anos e, no entanto, raramente são discutidos nos círculos de fotografia. Com enormes televisores adornando nossas paredes e smartphones enfiados em nossos bolsos, alguém pode se perguntar por que existe alguma razão para possuir um porta-retratos digital. Nos últimos anos, passei a apreciar muito esses dispositivos e percebi o quão valiosos, úteis e absolutamente práticos eles são. Se você ou alguém que você conhece precisa de uma boa solução para visualizar fotos, um porta-retratos digital pode ser exatamente o que você está procurando.
Quando os primeiros porta-retratos digitais chegaram ao mercado em meados dos anos 2000, eles eram uma ótima ideia severamente prejudicada pela tecnologia ruim. As molduras eram enormes, as telas eram pequenas e as imagens eram escuras e borradas. A configuração de quadros exigia trabalhar em uma infinidade de menus com botões sem sentido e dicas de contexto na tela.
Adicionar imagens a um porta-retratos digital era um exercício de frustração e exigia muitas etapas por parte do usuário. Além disso, as transições entre as imagens eram extravagantes e muitas vezes impróprias para as memórias em exibição.
Não é à toa que a maioria das pessoas parou de pensar em molduras digitais!
Se isso soa como você, você não está sozinho.
Eu estava no mesmo barco até recentemente. No entanto, quanto mais eu investigava o que a tecnologia moderna oferece, mais impressionado eu ficava. Em contraste com suas contrapartes de uma década atrás, os porta-retratos digitais de hoje têm telas brilhantes, mostram fotos grandes de alta resolução, são finos e elegantes e custam menos do que você imagina. Eles geralmente têm interfaces baseadas em nuvem, oferecem aplicativos de smartphone complementares e podem até exibir videoclipes.
O Nixplay Seed Wave possui uma tela grande e conectividade wi-fi.
One-Trick Pony
Uma das melhores razões para obter um porta-retratos digital não é o que eles podem fazer, mas o que eles não podem fazer. Parece bobagem ter mais um dispositivo em um mundo onde as telas já nos cercam, mas os porta-retratos digitais fogem da ideia tradicional de uma tela de computador, virando-a de cabeça para baixo. Eles seguem o ditado de fazer uma coisa e fazê-la bem.
A maioria dos porta-retratos digitais não permite que você faça nada além de ver fotos. E é precisamente isso que os torna tão grandes. Eles não executam milhares de aplicativos, permitem que você navegue em redes sociais ou faça chamadas de vídeo. Eles não jogam, não permitem que você assista Netflix ou YouTube e não o bombardeiem com notificações.
Molduras digitais ficam lá, passivamente fazendo apenas uma coisa:mostrando suas fotos.
O Aura Digital Photo Frame possui reconhecimento facial integrado em seu aplicativo complementar e uma tela sensível ao toque para opções de navegação.
Em uma era em que cada dispositivo e gadget continuamente implora por nossa atenção, os porta-retratos digitais são como um oásis no meio do deserto. É absolutamente revigorante ver um porta-retrato digital brilhante em uma prateleira, sabendo que você não pode fazer nada com ele além de ver fotos.
Você não precisa se preocupar com atualizações de software e sua experiência de visualização não está cheia de dezenas de ícones e bolhas disputando sua atenção. Em um mundo saturado de mídia, os porta-retratos digitais são uma ótima maneira de desacelerar e apreciar, apreciar e refletir sobre suas fotos sem distração.
Alguns aparelhos inteligentes como o Amazon Echo Show e o Google Nest Hub funcionam como porta-retratos, mas eu prefiro a simplicidade e o foco de um porta-retratos dedicado. Outros dispositivos como esse são bons, mas os recursos que eles oferecem muitas vezes podem distraí-lo de apenas curtir suas fotos.
Quadros avançados como o Google Nest Hub Max fazem muitas coisas, mas prefiro quadros mais simples que não tenham câmeras integradas, assistentes digitais ou bolhas de alerta implorando por sua atenção.
Para imprimir ou não para imprimir
Como muitas pessoas, minha esposa e eu lutamos há anos com a questão do que fazer para obter impressões de nossas fotos. Fizemos anuários que adornam nossas mesas de canto, montamos fotos emolduradas em cômodas e enfeitamos nossas paredes com grandes gravuras e telas. Eles são ótimos, e nós gostamos muito deles, mas cada um deles eventualmente envelhece com o tempo.
Quando isso inevitavelmente acontece, temos que considerar o que fazer a seguir. Mantemos as impressões antigas por perto? Colocamos novas imagens no lugar do que já existia? Há também preocupações práticas, como onde fazer as impressões, que tamanho fazer e o que acontece quando nossa editora favorita de livros de fotos fecha as portas?
Nós gostamos de ver impressões tanto quanto qualquer um, mas as dificuldades logísticas adicionaram camadas de estresse e indecisão sobre o que deveria ser um processo agradável.
A moldura Pix-Star de 15 polegadas permite que você veja suas fotos sem imprimi-las.
Um porta-retratos digital resolve quase todos esses problemas. Nosso Nixplay Seed 8×10″ fica em nossa sala de estar mostrando uma enorme variedade de imagens sem nenhum esforço nosso. No decorrer de um único dia, vemos fotos de férias em família, nossos filhos quando eram bebês e slides antigos que digitalizamos a partir de negativos. Não precisamos pensar em trocar fotos, passar noites inteiras tentando decidir quais imagens valem a pena imprimir ou se perguntar se uma determinada foto vale a pena ser exibida para todos verem.
Claro, ainda há muitas razões para imprimir fotos. Mas se você quiser uma maneira simples de aproveitar suas fotos sem o incômodo de fazer cópias físicas, um porta-retratos digital pode ser ideal para você.
Como é o caso da maioria dos gadgets digitais atualmente, o espaço de armazenamento não é mais a mesma restrição que costumava ser. Muitos quadros têm armazenamento interno de pelo menos 8 GB, o que é suficiente para quase 10.000 imagens. Se isso não for suficiente, você pode procurar um com um slot para cartão de memória removível para adicionar ainda mais espaço.
Os porta-retratos digitais modernos têm espaço de armazenamento mais do que suficiente para suas fotos. Ao contrário de suas paredes e estantes, que podem se encher rapidamente de impressões físicas.
Qualidade da imagem
Se você acha que exibir suas imagens em um porta-retratos digital significa sacrificar a qualidade geral, pense novamente. Isso pode ter sido verdade em 2005, mas agora, os quadros são trancos e barrancos além de onde costumavam estar. Há alguns anos, muitos quadros tinham resoluções de cerca de 72 ou 96 dpi – semelhante à de computadores mais antigos.
Essa resolução é boa se você estiver visualizando suas imagens à distância, como costuma acontecer ao usar quadros em um ambiente doméstico. No entanto, os quadros atuais geralmente têm densidades de pixel muito mais altas ou entre 150 e 300 dpi, o que os coloca no mesmo nível da maioria das telas de laptop e até mesmo de alguns telefones celulares.
Isso significa que suas imagens, mesmo quando vistas de perto, são tão nítidas e nítidas quanto você veria se as imprimisse e você poderá distinguir todos os detalhes, desde mechas de cabelo até folhas de grama.
Aura faz um quadro de 9,7 polegadas com resolução de 2048×1536, que mostra suas memórias em detalhes nítidos e claros.
A maioria dos porta-retratos digitais modernos usa telas brilhantes que agora são visíveis de qualquer ângulo, ao contrário das versões mais antigas que exigiam que você ficasse no local certo para ver suas imagens. Suas fotos aparecem brilhantes e coloridas, e alguns quadros digitais permitem que você mostre videoclipes ao lado de suas imagens.
Compartilhamento sem preocupações
Com todos os problemas recentes relacionados à privacidade de dados em sites de redes sociais como Instagram e Facebook, não é de admirar que tantas pessoas estejam excluindo suas contas! Se você ou seus amigos e familiares estão limitando o uso de mídia social, mas ainda querem ver fotos das coisas importantes da sua vida, um porta-retratos digital é a resposta. Para ilustrar isso, vou usar meus sogros como exemplo.
Os pais da minha esposa não estão em nenhuma mídia social e preferem passar o tempo lendo, cuidando do jardim, passeando com os cachorros e saindo com os amigos. Isso significa que eles não podem ver nenhuma foto de seus netos, a menos que enviemos impressões físicas, que eles precisam encontrar um local para exibir. Alguns meses atrás, minha esposa e eu compramos para eles um porta-retratos digital e, desde então, o preenchemos com mais de mil imagens nossas e de nossos filhos.
Você tem amigos ou familiares que não estão nas redes sociais? Pegue um porta-retratos digital e preencha-o com fotos para eles aproveitarem.
Compartilhamos as informações do porta-retratos com outros membros da família que também enviaram fotos para o porta-retratos. Os pais da minha esposa adoram! A moldura fica em sua sala de estar, mostrando fotos das pessoas que amam sem nenhum esforço de sua parte. E eles não precisavam participar de uma rede social ou compartilhar dados pessoais.
Se você tem pessoas em sua vida que estão preocupadas com mineração de dados e privacidade, considere um porta-retratos digital como um meio feliz. Ele permite que você compartilhe fotos de forma mais limitada e intencional do que sites como Instagram ou Flickr. Mas a desvantagem é que você está no controle total das imagens e nenhuma de suas informações pessoais é vendida a terceiros para publicidade.
Este simples quadro Tenker de 7 polegadas, e outros semelhantes, não enviarão suas fotos para serem analisadas para publicidade.
Dicas
Aqui estão mais algumas dicas que podem ajudá-lo com porta-retratos digitais.
- Configure sua tela para mudar as fotos com menos frequência. Cada hora ou menos é muito melhor do que a cada 30 segundos. Vai parecer lento no começo, mas você terá muito mais prazer a longo prazo. Você não sentirá que está vendo as mesmas imagens repetidamente.
- Exporte suas fotos para a resolução do seu porta-retratos para economizar espaço de armazenamento. Enviar uma imagem de 24 megapixels para um quadro de 3 megapixels não fará nenhum bem.
- Defina seus amigos e familiares com permissões de compartilhamento para que eles possam enviar fotos. Em seguida, certifique-se de retribuir o favor e enviar fotos para seus porta-retratos também.
- Você pode criar seu próprio porta-retratos com um tablet Android barato e algum software, mas recomendo comprar um modelo pronto para uso. É apenas mais fácil e provavelmente tornará sua vida muito mais simples a longo prazo.
- Os quadros mais modernos têm memória integrada, mas também são sincronizados com opções de armazenamento em nuvem, como Dropbox e Google Drive. Talvez você precise definir algumas configurações, mas isso pode tornar o processo já fácil de enviar fotos ainda mais simples.
Você usa um porta-retratos digital? Ou há razões para não o fazer? Sinta-se à vontade para compartilhar conosco nos comentários abaixo.