Cada gênero de foto tem seu arsenal de acessórios. Os fotógrafos de retratos escolhem modificadores de luz; fotógrafos macro têm tubos de extensão e fotógrafos esportivos andam com monopés para suportar lentes telefoto pesadas no campo. Da mesma forma, os fotógrafos de paisagem trazem alguns acessórios para ajudá-los a trabalhar com o ambiente natural, a hora do dia e os elementos para maximizar seu tempo. Aqui estão alguns acessórios importantes que você vai querer deixar na bolsa da câmera.
1. Filtros (Polarizador, ND, GND, UV)
Os filtros são uma ótima maneira de moldar a luz natural disponível e existem muitos tipos diferentes. Os mais comuns usados para paisagem são o polarizador e os filtros graduados de densidade neutra.
Polarizador / Filtro de polarização circular (CPL)
Alguns fotógrafos de paisagem nunca saem de casa sem este acessório. As principais vantagens das CPLs incluem a maneira como elas aprimoram suas cores (pense no céu azul) e também cortam o brilho/reflexão. Em contraste, há situações em que você não deseja usar um polarizador.
Adicionar um polarizador à cena anterior corta o brilho na água e realça as cores do oceano
Densidade neutra (ND)
Este filtro é basicamente um pedaço de resina/vidro escurecido que reduz a quantidade de luz que entra em sua lente. Além disso, em um filtro ND adequado, a cor da luz não é afetada (neutra). É mais útil em condições de muita luz, onde você deseja usar uma velocidade do obturador mais longa/baixa ou uma abertura mais ampla. Os filtros ND vêm em diferentes incrementos, que variam a quantidade de luz que você bloqueia.
Densidade neutra graduada (GND)
Também conhecido como filtro de densidade neutra dividido, os GNDs transmitem luz seletivamente. Portanto, é essencialmente um ND onde apenas parte do filtro é mais escuro, o que permite reduzir o brilho em parte da sua imagem. Como resultado, é particularmente útil em uma cena contrastante com um céu claro.
Um filtro de densidade neutra graduada ajuda a equilibrar o céu
Ultravioleta (UV)/Haze/Clear
Embora esses filtros façam pouco para afetar sua imagem, seu principal objetivo é proteger o elemento frontal da lente contra poeira e arranhões. Dito isto, comprometer a qualidade de um filtro UV pode degradar a qualidade de suas imagens. A melhor razão para adicionar um filtro UV seria para lentes que precisam de um filtro para completar sua vedação contra intempéries.
2. Obturador/Intervalômetro remoto
Então, agora, você sabe que, ao capturar uma imagem, minimizar as vibrações ajuda bastante na eventual nitidez. É uma das razões pelas quais a maioria das câmeras possui uma função de obturador retardado embutida (geralmente 2 ou 10 segundos). Um disparo remoto do obturador oferece ainda mais controle sobre essa funcionalidade e vem em opções sem fio/com fio. Alguns disparadores remotos do obturador (ou disparadores de cabo) têm opções básicas ou expandidas.
Uma dessas opções, disponível em obturadores remotos avançados, é o tempo de intervalo. Um temporizador de intervalo (intervalometro ou intervalômetro) oferece a opção de capturar imagens automaticamente em intervalos predefinidos por um período definido. Assim, os intervalos podem ser pequenos (segundos) ou longos (horas). Esse recurso permite capturar a luz conforme ela muda ao longo de um período de tempo e é mais comumente conhecido como fotografia com lapso de tempo. Consequentemente, as linhas entre os controles remotos avançados do obturador e os intervalômetros ficaram borradas ao longo dos anos, pois cada um agora tem funções semelhantes. A maioria dos mais recentes agora são mais fáceis de usar, pois são integrados a aplicativos de telefone.
Diversão com um temporizador de intervalo
Alguns modelos de câmera vêm com temporizadores de intervalo integrados. Se sua câmera já tiver isso, você precisará de um intervalômetro apenas quando os recursos mais avançados forem necessários. Isso inclui configurar o temporizador para esperar mais de 10 segundos antes de fotografar ou mais opções de tempo antes/entre cada imagem. Outra boa razão é se você quiser ajustar suas configurações entre suas imagens. Ao usar a função integrada, o temporizador de intervalo bloqueia sua câmera por muito tempo antes que você possa fazer ajustes.
3. Proteção contra chuva
Mesmo se você tiver uma câmera à prova de intempéries, grandes quantidades de água ainda podem danificá-la. Como fotógrafo de paisagem, você deve estar preparado para as mudanças climáticas. Alternativamente, pode ser sua escolha fotografar na chuva ou na neve. Se for o caso, é melhor jogar pelo seguro e proteger o corpo da câmera, as lentes e quaisquer acessórios eletrônicos conectados.
A proteção pode ser uma solução simples ou cara, que vai desde toucas de banho ou sacos plásticos/lixo com furos recortados ou uma opção de compra. A proteção contra chuva da câmera (ponchos, mangas, jaquetas, capas de chuva) são todas variações de soluções plásticas personalizadas, feitas sob medida para fotografar com mais facilidade em condições climáticas adversas. Portanto, eles geralmente são resistentes ou finos o suficiente para manter o acesso aos seus controles, mas são mais duráveis do que suas sacolas plásticas diárias.
Um filtro de densidade neutra permite fotografar exposições mais longas durante o dia.
Ponchos/mangas são capas plásticas mais grossas que se encaixam perfeitamente na câmera e geralmente têm um cordão para cobrir com segurança o corpo da lente. As jaquetas são feitas de um material à prova de intempéries semelhante às capas de chuva, que geralmente são mais respiráveis. Estes têm tiras fáceis para tamanhos médios e grandes e deslizam para dentro e para fora com bastante facilidade. Assim, jaquetas e capas de chuva para sua câmera são mais duráveis (e mais caras) do que ponchos e mangas. Qualquer que seja a solução que funcione para você, a maioria ocupa muito pouco espaço e deve ter um lugar na bolsa da câmera.
4. Lanterna
Considerado um pacote essencial para fotógrafos noturnos, esta pequena ferramenta é útil quando você menos espera, então mantenha uma na sua bolsa. Se você é um caçador do pôr do sol, um pequeno lembrete de que a noite segue de perto. Uma lanterna pode ser útil para fazer uma varredura rápida da área para garantir que você não deixe nada para trás. Além disso, se você é um fotógrafo noturno, eles são úteis para focar ou pintar com luz um assunto no escuro.
Dica profissional:escolha uma lanterna resistente e leve e guarde-a em um bolso externo de fácil acesso da bolsa da câmera. 5. Pés de tripé
Provavelmente, você já sabe a importância de ter um bom tripé. Em algumas condições, como lama, neve, terreno irregular ou areia molhada, adicionar pés de tripé eleva sua estabilidade. Além disso, você pode comprar um para todos, embora a maioria dos tripés com melhor classificação personalize seus pés de tripé por terreno.
Conclusão
Alguns dos acessórios que você leva consigo podem fazer a diferença entre uma expedição bem-sucedida e uma média. Escolha o que você embala com sabedoria ou personalize-o com base na localização. De qualquer forma, alguns acessórios devem fazer parte da sua bolsa do dia a dia, por precaução.
Quais acessórios você sempre tem com você?