Eu vou admitir algo para você – algo que eu realmente não falei com muitos. Algo que pode soar estranho vindo de alguém que vive da fotografia…
Eu tive quase zero inspiração para fazer fotografia de paisagem por vários meses – apesar de estar em campo a maior parte do inverno.
Há muitas razões pelas quais me faltou inspiração, mas a maioria delas volta ao desejo de criar algo diferente, que continuo me perguntando se é possível. Já foi tudo feito? Não somos todos influenciados de uma forma ou de outra pelos fotógrafos que admiramos? Durante anos, meu trabalho se concentrou na fotografia de paisagem em grande angular. Enquanto ainda gosto, fiquei mais fascinado com as vistas íntimas oferecidas pelo uso de um telezoom. Foi assim que minha inspiração floresceu novamente.
O zoom força você a desacelerar
Uma das grandes vantagens de usar lentes ultra grande angulares é que é relativamente fácil tirar uma foto decente. Encontre um primeiro plano, aproxime-se dele, bata em um filtro ou dois e, olá, bela imagem. Pode não ser digno de portfólio imediatamente, mas certamente impressionará seus amigos e familiares.
Trabalhar com um telezoom é bem diferente, no entanto. Simplesmente dar zoom em algo não vai criar uma foto interessante. Você precisa encontrar algo especial escondido na grande paisagem. Além disso, você é ainda mais dependente de ter a luz e as condições climáticas certas.
Quando eu peguei um telezoom pela primeira vez há muitos anos, o fato de que ele me forçou a desacelerar foi um dos melhores benefícios. Mudou minha abordagem à fotografia e ao mundo de muitas maneiras. Antes desse momento, eu saía fotografando, mas não fazia muita observação.
Isso é diferente agora.
Na verdade, muitas vezes observo mais do que fotografo.
Muitas vezes eu volto para casa de passeios sem a câmera deixando minha mochila.
Não se trata apenas de estar por aí tirando o máximo de imagens possível. É sobre aproveitar o tempo que você passa lá fora. Isso é algo que me voltou novamente quando, no final do ano passado, comecei a tocar mais com minha Fuji 100-400mm novamente.
Criar trabalhos mais exclusivos
Bem, não tenho certeza se simplesmente aumentar o zoom ajudará a criar um trabalho mais exclusivo, mas acho que, em muitos casos, é possível mostrar cenas conhecidas sob uma luz totalmente nova. Até agora, a “caça ao troféu” normalmente acontecia em paisagens de grande angular. Acho que isso tem muito a ver com o fato de que a paisagem geral não precisa ser impressionante ao trabalhar com um telezoom. Você pode obter imagens impressionantes em qualquer lugar que você olhar.
O tipo de imagem capturada em uma distância focal de, por exemplo, 400 mm, geralmente é o que chamo de “paisagens sem nome”. O que quero dizer com isso é que não importa exatamente onde você tira a foto; é simplesmente lindo, e você pode apenas apreciar a imagem.
Desafie sua criatividade
Quando estou orientando workshops de fotografia, muitas vezes percebo que muitos dos participantes tendem a ficar com uma lente, independentemente do que estamos fotografando e do clima. Isso ocorre apesar do fato de que eles geralmente têm uma ampla seleção de lentes para escolher em sua mochila.
Agora, eu estive lá, e estou disposto a apostar que você também esteve lá. A razão é que tendemos a ter uma lente favorita e rapidamente esquecemos de todas as outras. Minha lente preferida por muitos anos foi a Nikon 16-35mm. Olhando para trás agora, sei que perdi muitas fotos excelentes porque aprendi a ver o mundo dentro dessa distância focal.
Conclusão
Misturar e tirar o telezoom força você a quebrar esse mau hábito e ver o mundo em uma distância focal não fixa. Quando estou em um local hoje, estou continuamente analisando meus arredores procurando imagens de grande angular e telezoom.
Talvez eu esteja apenas divagando e não fazendo sentido. Em última análise, acredito que qualquer artista é livre para fazer o que quiser com seu trabalho. Quem sou eu para dizer a alguém o que fazer ou não fazer? A única coisa que sei com certeza é que me concentrar mais em trabalhar com uma distância focal longa me deu um impulso muito necessário de inspiração e me levou a gostar de trabalhar em vários projetos novos e interessantes.
Você começou a tirar fotos com um telezoom? Adoraríamos que você os compartilhasse com a comunidade dPS na seção de comentários abaixo.