Você pode comprar um filtro ND caro para fazer uma imagem de longa exposição como esta. Ou você pode fazer isso “barato” com o truque que aprenderá neste artigo. 162 segundos f/8, ISO 100
Você já viu aquelas fotos de paisagens em que a água ficou suave como seda, as ondas do mar parecem mais neblina ou as nuvens têm efeitos de movimento listrados? Como eles são feitos? São fotos de longa exposição. A velocidade do obturador geralmente é medida em segundos completos, em vez de frações de segundo. Alguns até medidos em minutos de exposição. Com pouca luz, às vezes você pode diminuir a velocidade do obturador diminuindo o tamanho da abertura e definindo o ISO o mais baixo possível.
É claro que, se você estiver trabalhando com luz forte, poderá descobrir que, mesmo com a menor abertura e o ISO mais baixo, ainda não poderá obter a velocidade do obturador lenta o suficiente para produzir o efeito desejado, mantendo a exposição adequada. O que você pode fazer então? É hora de um filtro de densidade neutra.
Então, o que são, como funcionam e como você pode obter um efeito semelhante sem investir imediatamente cerca de US $ 100 por um? Leia meu amigo.
Este foi feito com um filtro ND variável. Com uma exposição de 30 segundos, qualquer movimento ficará borrado. Observe a água e as nuvens.
O que é ND e por que usá-lo?
Em um dia ensolarado, você pode pegar um par de óculos de sol para reduzir a quantidade de luz que entra em nossos olhos. Um filtro de densidade neutra (ND) é praticamente o mesmo para sua câmera. A parte “densidade” desse termo refere-se a quão denso ou escuro o filtro pode ser. A parte “neutra” do termo refere-se à coloração que o filtro pode adicionar à imagem.
Se estivermos criando imagens coloridas, gostaríamos de um filtro que ajudasse a reduzir a quantidade de luz, mantendo a cor neutra e sem colocar um tom de cor em nossas imagens. Portanto, queremos um filtro neutro que possa cortar a luz em situações em que a luz ambiente é muito brilhante para obter uma velocidade lenta do obturador além daquela obtida com uma combinação do ISO mais baixo e a menor abertura.
Um filtro ND de 6 paradas foi usado aqui. 30 segundos, f/20 ISO 100
Tipos de filtros ND
A abordagem DIY para a fotografia de longa exposição a ser discutida aqui usa um método nunca inicialmente projetado para fotografia, mas permitirá que você experimente essa técnica “com baixo custo”. Em vez de gastar cerca de US $ 100, custará um décimo disso. Antes de revelar o “segredo”, vamos primeiro falar sobre os filtros ND fotográficos comerciais que você pode comprar.
Os filtros de câmera geralmente se dividem em dois tipos:
Montagem de parafuso - Aqueles que aparafusam nas roscas do filtro na frente da sua lente
Filtros quadrados – Aqueles que são montados na lente com um suporte de filtro.
Ambos estão disponíveis em vários graus de densidade. O quão escuro é o filtro é normalmente descrito em quantas “paradas” de luz ele reduz em comparação com uma exposição sem o filtro.
Por exemplo, se você fez uma exposição adequada em ISO 100, f/5.6, 125 segundos, e depois que o filtro foi montado, você precisou diminuir a velocidade do obturador para 1/2 segundo para obter a mesma exposição, (assumindo que você deixou o ISO em 100 e f-stop em 5,6), esse filtro seria um filtro ND de 6 pontos. (1/125 –> 1/60 -> 1/30 – 1/15 -> 1/8 -> 1/4 -> 1/2 segundo). A densidade do filtro teria reduzido a quantidade de luz em 6 pontos.
Você pode comprar filtros de montagem de parafuso e quadrados em várias “forças” ou número de paradas que reduzem a luz.
Por exemplo, este filtro ND de 6 pontos de montagem em parafuso de 77 mm fabricado pela B&W custa cerca de US$ 71, enquanto este popular filtro ND de montagem quadrada de 10 pontos, o Lee “Big Stopper”, custa US$ 129,00.
Uma variável ND pode funcionar, mas vá longe demais…
… e você terá artefatos estranhos.
Filtros de ND variável – Outro tipo de filtro ND usa dois filtros polarizados montados juntos para que possam ser girados de forma a produzir densidade variável. Pode-se pensar que esta é uma solução melhor do que um filtro ND fixo, permitindo ao fotógrafo os meios de ajustar as paradas de redução desejadas.
Isso seria o ideal, e funciona – até certo ponto.
O problema com filtros ND variáveis é que às vezes eles podem produzir “artefatos” desagradáveis que estragam a imagem, especialmente em lentes grande angulares em configurações de densidade mais altas com filtros ND variáveis mais baratos.
Filtros ND variáveis mais caros serão melhores, mas, claro, custarão ainda mais.
O filtro ND “One Weird Trick”
Você já viu aquela frase “um truque estranho” usada na web antes, certo? Normalmente, é para um truque que é menos do que um produto de qualidade. Confesso, o que vou sugerir aqui é um truque e não, não vai entregar os resultados dos filtros ND de fotografia dedicados mais caros. Você tem que executar algumas soluções alternativas para obter resultados decentes e montá-lo em sua câmera será um pouco… “funky”, digamos? A vantagem é que provavelmente custará cerca de 1/10 do que um verdadeiro filtro ND fotográfico.
Portanto, pode ser uma boa introdução à fotografia de longa exposição, permitindo que você explore essa técnica com um orçamento para ver se é para você.
Então aqui está a grande revelação…
O que você vai usar é um pedaço de vidro de capacete de soldador.
Você já viu soldadores usando capacetes enquanto trabalham e talvez notou uma “janela” de vidro pela qual eles olham para observar seu trabalho? A intensidade da soldagem a arco é tão grande que, sem uma maneira de escurecer a faísca de soldagem, o soldador ficaria cego. Então, um pedaço de vidro muito escuro, um “filtro de densidade”, é o que eles têm em seus capacetes. O denominador comum é que o soldador quer escurecer o arco de soldagem e você, como fotógrafo, quer escurecer a luz que entra em sua lente.
Estes não são astronautas. Eles são soldadores e aquele pedaço de vidro que você vê em seus capacetes é o que você precisa para esse “truque estranho”.
O que e onde obtê-lo
O que você está procurando é um pedaço de vidro de solda usado em um capacete. As peças podem ser adquiridas sozinhas (como substitutos dos capacetes) e em vários tamanhos e “graus”. Você pode ter uma loja local de suprimentos de soldagem onde pode obtê-los ou comprá-los on-line. Aqui está um link para um exemplo. O vidro mede 4,5″ x 5,25′ (114,3 mm x 133,35 mm), o que é grande o suficiente para cobrir a maioria das lentes da câmera. Ele vem nas classes 4, 5, 6, 8, 10, 11, 12 e 14, com os números mais altos sendo mais escuros / mais densos.
Este gráfico pode ajudá-lo a determinar a conversão de “nota” para a quantidade de redução f-stop:
Para simplificar, na maioria das vezes você usará um filtro ND de 6 ou 10 paradas. Uma marca popular de filtros ND é Lee. Seu “Little Stopper” é um filtro de 6 paradas e seu “Big Stopper” é um filtro de 10 paradas. Portanto, consultando o gráfico, se você deseja um filtro de vidro de soldagem de 6 pontos, obtenha um grau 6 e, para uma redução de 10 pontos, obtenha um grau 8.
A metade esquerda desta foto mostra a aparência da imagem não corrigida devido à cor verde pesada do vidro do soldador. A direita foi balanceada usando o método de balanço de branco personalizado discutido.
Densidade Sim, Neutro… nem perto
Esta é provavelmente a maior desvantagem de usar um pedaço de vidro de solda como filtro ND. Você pode obter pedaços de vidro de solda muito escuros, então a densidade não é um problema. O problema é que a maioria dos filtros de soldagem tem um tom verde muito pronunciado, ou em alguns casos, dourado.
Os filtros ND dedicados para fotografia podem ter um pouco de coloração, mas tente chegar o mais próximo possível do neutro. Você pagará mais por filtros mais neutros, pois prefere escurecer sem coloração. Então, o que fazer ao usar um filtro de vidro de soldagem?
Três opções para lidar com o tom de cor
Há três coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir a coloração distinta que um filtro de vidro de solda causa:
- Fotografe em Raw (o que você faz de qualquer maneira, certo?) e ajuste o balanço de branco ao editar para compensar.
- Defina um equilíbrio de branco personalizado na câmera
- Planeje tornar suas imagens monocromáticas onde as cores não serão um problema.
Vamos discutir essas opções.
O primeiro é bastante simples. Sim, quando você revisar suas imagens depois de fotografar no LCD da câmera, elas parecerão
muito verde. (Usei apenas o vidro de soldador verde, não o dourado). Saiba que você adicionará
lotes de magenta, (o oposto de verde), ao balanço de branco ao editar. Mesmo assim, uma boa cor pode ser uma luta.
Em vez de combater o elenco de cores, talvez o monocromático seja o ingresso ao usar o truque ND de vidro do soldador.
A segunda opção, definir um balanço de branco personalizado, é uma boa ideia. Para fazer isso, monte seu filtro de vidro de solda (mais sobre isso em um minuto) e faça uma exposição ao sol ou céu claro. Em seguida, usando a função de balanço de branco personalizado da sua câmera (consulte seu manual sobre como fazer isso), armazene essa imagem e o balanço de branco nela, criando um balanço de branco personalizado que você pode usar para fotografar ao usar o filtro de vidro de solda.
A vantagem disso é que a reprodução da imagem no LCD ficará mais próxima de uma cor normal.
Ajustes adicionais provavelmente serão necessários no pós-processamento, mas isso pode ajudá-lo um pouco ao fotografar.
A terceira opção (e para mim talvez a melhor) é não lutar contra o elenco de cores e planejar fazer suas fotos de filtro de vidro de soldagem monocromáticas. As imagens de longa exposição têm uma aparência “etérea” geralmente aprimorada em uma imagem monocromática. Então, em vez de lutar tentando restaurar a boa cor daquela imagem verde alienígena, adote o monocromático.
Se você decidir que gosta de fotografia de longa exposição, provavelmente comprará um filtro ND fotográfico que fará fotos coloridas muito melhores.
Calculando sua exposição
Antes de montar seu vidro de solda em sua lente, você vai querer compor sua foto como de costume. Você também vai querer obter um bom foco. Faça isso primeiro, porque você não poderá ver muita coisa com o vidro de soldagem montado.
Depois de obter o foco, mude o foco para manual. Considere colocar um pedaço de fita no anel de foco para que ele não se mova mais tarde.
Agora faça uma foto com boa exposição
sem o filtro. Você mudará a velocidade do obturador assim que o filtro estiver montado, então escolha uma abertura e ISO. A configuração que você escolher dependerá da profundidade de campo necessária e também de quanto tempo você deseja que sua exposição seja. Quanto mais lenta for a velocidade do obturador definida aqui (enquanto ainda obtém uma exposição adequada), mais longa pode ser a sua exposição com o filtro.
Seu assunto ditará em grande parte o comprimento de exposição desejado e a aparência que você está tentando alcançar. Uma cachoeira sedosa pode exigir apenas uma exposição de 2 segundos, enquanto a suavização das ondas do oceano pode levar 30 segundos e as nuvens no céu alguns minutos. Não há fórmula aqui – tentativa e erro o ajudarão a aprender o que funciona corretamente.
A versão monocromática desta foto acima foi feita com o vidro dos soldadores e um tempo de exposição de 1,6 seg. Esta foto foi tirada mais tarde, quando os últimos raios de sol iluminaram as turbinas e também usou 1,6 segundos. Uma velocidade do obturador muito curta e as lâminas foram congeladas. Muito tempo e eles desapareceram. 1,6 segundos foi o “ponto ideal”.
Usar um aplicativo para calcular a velocidade do obturador com o filtro
Seu medidor provavelmente será inútil quando você montar o filtro ND de vidro de solda, então você precisará calcular a velocidade do obturador usando as informações de exposição anteriores como ponto de partida. Existem vários aplicativos de smartphone disponíveis para ajudá-lo. Eu gosto do feito por Lee Filters (Android / iOS). Feito para uso com seus filtros Little (6-stop)/Big (10-stop)/Super (15-Stop), você precisará ajustar um pouco ao usá-lo com seu vidro de soldagem. No entanto, isso o levará ao estádio e você poderá ajustar a partir daí.
Vamos usar um exemplo:você fez uma foto sem o filtro e com o ISO definido em 100 e a abertura em f/22 você pode reduzir a velocidade do obturador para 1/15 de segundo e fazer uma exposição adequada. Você comprou peças de vidro de soldagem de grau 6 (6,67 pontos) e grau 8 (10 pontos). Qual será a sua nova velocidade do obturador com cada filtro instalado? Usando o aplicativo Lee, podemos ver que a redução de 6 paradas nos colocaria entre 4 e 8 segundos e a redução de 10 paradas em 1 minuto.
Novamente, planeje usar essas configurações ajustadas como pontos de partida. Experimente-os e ajuste a velocidade do obturador (ou possivelmente outras configurações) conforme necessário. Definitivamente, planeje tirar várias fotos à medida que você disca as coisas. A fotografia de longa exposição não é algo que você faz com pressa.
É funky, mas funciona. Inverta o parassol da lente e use elásticos para prender o filtro de vidro do soldador.
Conectando o filtro de vidro de soldagem
Você configurou a câmera, compôs, focou, bloqueou tudo, calculou sua nova velocidade do obturador e está pronto para montar o filtro ND de vidro de solda. Acho que usei a palavra “funky” no início do artigo para descrever como você anexará seu filtro ND DIY à sua lente. A foto aqui, mostrando como inverter o pára-sol na sua lente e depois usar elásticos retrata muito bem a técnica.
Algo para melhorar um pouco – coloque uma fita adesiva preta nas bordas do seu pedaço de vidro de soldador. Isso dará aos elásticos uma superfície com mais atrito para agarrar. (Também ajuda você a pendurar no vidro). Não tenho certeza se as bordas do vidro transmitiriam luz para a imagem, mas a fita também impedirá que isso ocorra. Se a sua lente não tiver um para-sol para reverter, tente faixas maiores que permitirão que você as estique de volta ao redor do corpo da câmera.
Tente não perturbar o anel de foco ao montar o filtro. Você não poderá verificar o foco novamente depois que o filtro estiver no lugar.
Defina seu foco ANTES de montar o filtro e gire a chave para foco manual (MF)
Fazendo o arremesso
Com o filtro de vidro do soldador montado, você praticamente estará “voando às cegas”. Você não poderá ver nada através do visor e, talvez, se o filtro não estiver muito escuro, poderá ver um pouco usando a visualização ao vivo, se sua câmera suportar isso. É melhor você ter composto e focado antes de montar o filtro, pois não pode fazer isso agora. Seu medidor também não funcionará com pouca luz.
Embora você possa usar o temporizador de 2 segundos para disparar, sugiro uma liberação remota. Você também precisará de um se estiver fazendo exposições de mais de 30 segundos (na maioria das câmeras), caso em que colocará sua câmera no modo Bulb.
Uma liberação que permite bloquear o obturador aberto durante a exposição ajudará muito aqui. O aplicativo de calculadora de exposição Lee também possui um cronômetro de contagem regressiva. Ative-o quando você abrir o obturador e ele fará uma contagem regressiva e um bipe no final do tempo de exposição calculado, informando quando fechar o obturador.
Se a velocidade do obturador exceder 30 segundos, você provavelmente precisará usar o modo bulb. Uma versão remota é uma boa ideia nesses casos.
Você também pode considerar o uso do recurso de redução de ruído de sua câmera. O ruído pode ser um problema com exposições longas. O recurso de redução de ruído fará uma segunda imagem de quadro preto com o mesmo comprimento da primeira foto e, em seguida, subtrairá qualquer ruído aleatório ou pixels quentes de sua imagem usando o quadro preto como referência.
No entanto, lembre-se de que a exposição do quadro preto será tão longa quanto a foto original; portanto, se você estiver, por exemplo, fazendo uma exposição de 2 minutos, sua câmera ficará ocupada por quatro minutos. Eu te disse, você não faz fotografia de longa exposição com pressa.
Sem filtro. Um tiro certeiro – 1/25 seg. f/8 ISO 100
De volta à pós-produção
Você edita suas imagens de longa exposição da mesma forma que faz com qualquer foto normal, com a grande exceção desse elenco de cores malucas. Existem muitos recursos da web que dizem como ajudar a corrigir esse elenco, então não vou gastar tempo com isso aqui. Apenas saiba que com esta técnica de soldagem de vidro você nunca obterá a cor tão boa quanto sem o filtro. Eu ainda acredito que o monocromático é o caminho a seguir aqui.
Usando o vidro do soldador ND. Branco personalizado balanceado na câmera, cor corrigida novamente no Lightroom e no Photoshop. 162 segundos, f/8 ISO 100. A versão monocromática está no início deste artigo.
Frustrações e limitações
Desde então, comprei um filtro ND real, o 6-stop B+W que mencionei, então meu vidro de solda não teve muito uso até que o tirei para fazer este artigo. Ao fazer as fotos das turbinas eólicas, descobri o que penso, (após alguns testes de comparação), é um vidro de grau 10, muito escuro, mas ainda não escuro o suficiente para fazer uma foto curta de 1,6 segundo (a velocidade do obturador que determinei foi a melhor para obter a sugestão de movimento que eu queria nas lâminas da turbina.) Exposições mais longas simplesmente faziam com que as lâminas desaparecessem completamente.
Uma nota lateral aqui:exposições longas podem ser uma ótima maneira de fazer uma multidão desaparecer ao fotografar uma paisagem urbana movimentada. As pessoas se movem e desaparecem durante uma longa exposição, enquanto os prédios estáticos e afins ficam parados e aparecem na foto.
Tentando escurecer ainda mais a foto, coloquei um polarizador na lente (diminuindo a exposição 2 pontos) e, em seguida, empilhei o vidro do soldador ND sobre isso. Não foi uma boa combinação. Demasiado, como dizem os britânicos, “faffing about”, e eu provavelmente tirei meu foco um pouco. Além disso, fotografar através do polarizador e do vidro de solda colocou muito “vidro barato” entre a câmera e a imagem, então a nitidez foi prejudicada.
Um tiro certeiro sem filtro. 125/seg. f/22 ISO 100
Uma segunda viagem ao rio Boise proporcionou a oportunidade de ver como uma longa exposição retrataria o escoamento rápido da primavera. Consegui usar exposições muito mais longas aqui, pouco mais de dois minutos. Também fiz uma exposição de 30 segundos com o sol na foto, algo que não seria possível sem filtro mesmo com o ISO mínimo de 50 e a menor abertura de f/22. Fotografar longas exposições com luz forte é um grande motivo para usar um filtro ND.
Uma foto diretamente no sol e uma velocidade do obturador de 20 segundos provavelmente não é possível sem um filtro ND forte. Eu calculo o vidro do soldador de grau 10 usado aqui para dar cerca de 13 pontos de redução de luz. 20 segundos f/14 ISO 100
Quando comprar um real Filtro ND
Você pode achar a técnica do vidro do soldador uma maneira divertida de mergulhar seu dedo do pé fotográfico nas águas da fotografia de longa exposição. Se você achar que gosta e gosta dos tipos de imagens que pode fazer, economize e compre um bom filtro ND. No entanto, se a técnica for interessante, mas não for realmente sua bolsa, você descobrirá que gastou apenas alguns dólares na versão DIY de vidro do seu soldador.
De qualquer forma, você aprenderá muito mais sobre como usar criativamente os controles da câmera para fazer fotos emocionantes e é disso que se trata. Aprenda e divirta-se!