Você usa uma Canon DSLR?
Se sim, fique atento. Porque
hackers podem explorar sua câmera e manter suas imagens como reféns. Seriamente.
Deixe-me explicar:
Ransomware é um software malicioso que os hackers podem usar para infectar sua câmera. Assim que o ransomware obtém acesso à sua câmera, ele criptografa suas imagens, tornando-as completamente inacessíveis para você.
É quando o hacker faz uma demanda:
Se você quiser ver suas fotos novamente, você deve pagar uma quantia em dinheiro. Em troca, o hacker lhe dará uma chave de criptografia, que permite quebrar a criptografia e acessar suas imagens.
Em outras palavras:
O hacker mantém suas imagens como reféns. E se você os quiser de volta, terá que pagar o resgate.
Para alguns, o ransomware pode não ser novidade. Os ataques de ransomware acontecem há décadas.
Exceto que foi apenas este ano que uma empresa chamada CheckPoint demonstrou a capacidade de hackear as câmeras Canon. A CheckPoint percebeu que o Picture Transfer Protocol (PTP) da Canon poderia ser facilmente explorado por hackers por meio de uma conexão USB ou, mais preocupante, por Wi-Fi.
Então a CheckPoint realizou um ataque de ransomware em uma Canon 80D, e eles fizeram isso pela conexão Wi-Fi da câmera. O ataque não exigiu absolutamente nenhuma interação com o proprietário da câmera.
A CheckPoint compartilhou suas descobertas com a Canon, levando a empresa a produzir um aviso de segurança que alerta os consumidores sobre os perigos de um “ataque de terceiros”. Leia o aviso de segurança completo no site da Canon.
A Canon está agora trabalhando duro em um patch para esta vulnerabilidade e já produziu uma atualização de firmware para a Canon 80D.
Enquanto isso, a Canon divulgou recomendações para outros usuários de câmeras:
- Garantir a adequação das configurações relacionadas à segurança dos dispositivos conectados à câmera, como o PC, o dispositivo móvel e o roteador em uso.
- Não conecte a câmera a um PC ou dispositivo móvel que esteja sendo usado em uma rede não segura, como em um ambiente Wi-Fi gratuito.
- Não conecte a câmera a um PC ou dispositivo móvel que esteja potencialmente exposto a infecções por vírus.
- Desative as funções de rede da câmera quando não estiverem sendo usadas.
- Faça o download do firmware oficial do site da Canon ao realizar uma atualização de firmware da câmera.
Portanto, para os proprietários da Canon 80D, sugiro que atualize sua câmera. Você não quer permanecer vulnerável.
E para qualquer pessoa com uma câmera Canon, fique de olho nas atualizações de firmware da Canon. Isso é especialmente crítico se sua câmera tiver uma conexão Wi-Fi, que pode ser explorada com muito mais facilidade do que uma conexão USB.
Você possui uma Canon com conexão wi-fi? Você atualizará seu firmware?