A Square acaba de anunciar um novo serviço, que permite que as empresas obtenham fotos de produtos baratos – apenas US $ 10 por um conjunto de três fotos de produtos.
A única ressalva?
As fotos do produto são todas tiradas por um robô.
Sim, você leu corretamente. A Square, uma empresa conhecida por suas ferramentas de transação com cartão de crédito, construiu um robô de US$ 20.000 que tira fotos simples de produtos com fundo branco.
Veja como funciona:
Você envia seus produtos para o Brooklyn, onde mora o robô. A equipe organiza os produtos em uma mesa cercada por luzes e um fundo branco.
Em seguida, um braço se move em torno de seus produtos enquanto segura uma Nikon DSLR, afastando-se com um único dedo robótico.
A equipe da Square seleciona então as três melhores fotos de produtos. Eles fazem um pouco de pós-processamento antes de enviá-los para você, o proprietário.
Se você é proprietário de uma pequena empresa que não possui habilidades de fotografia de produtos e não pode gastar com um fotógrafo, isso pode ser exatamente o que você precisa.
Mas se você é um fotógrafo de produtos que depende de configurações básicas de produtos para sua renda, essa notícia não é um bom presságio. Se o robô Square Photo Studio for bem-sucedido, é provável que a ideia se espalhe rapidamente, afastando os fotógrafos profissionais dos mercados de fotografia de produtos mais básicos.
E as notícias de um fotógrafo robô não são relevantes apenas para fotógrafos de produtos. É importante para atiradores de todos os matizes.
A fotografia automatizada pode começar com imagens de produtos, mas onde ela vai parar? Os fotógrafos de robôs vão se expandir? Qual poderia ser o próximo alvo para automação?
Por exemplo, podemos ver robôs entrando em fotografia de retrato de estúdio? Que tal fotografia de automóveis? Fotografia esportiva?
Podem parecer perguntas bobas, mas vale a pena perguntar.
Por isso essa história é tão importante. Chega a uma questão que muitos de nós ignoramos até agora:
Daqui a dez anos, a maioria das fotografias será feita por humanos? Ou por robôs?
O que você acha dos fotógrafos robôs? Você acha que um robô de fotografia de produto vai pegar? Deixe-me saber nos comentários!