A Nikon acaba de anunciar sua mais recente lente Z-mount:
A lente Nikkor Z 58mm S Noct, que inclui uma enorme abertura máxima de f/0.95. A lente está programada para chegar às prateleiras em 31 de outubro, e vai estrear com um hype considerável, tendo conquistado a designação como a lente Nikkor mais rápida já feita.
Para aqueles de nós que esperavam que a Nikon cumprisse suas alegações de que o diâmetro de 55 mm do Z-mount permite a produção de ópticas melhores, essa nova lente deve nos dar uma dica do que está por vir. Mas enquanto a abertura máxima de f/0.95 é atraente, ela é realmente útil? E os fotógrafos realmente se interessarão por essa lente?
Vamos olhar mais de perto.
Enquanto as lentes com aberturas ultra-amplas raramente são pequenas, a Nikkor 58mm f/0.95 fica no outro extremo, com um peso de quase 2 kg. Isso vem de sua abertura, os 17 elementos da lente e uma construção em liga de magnésio. Claro, existem benefícios reais para todos esses recursos, como maior qualidade óptica e maior robustez. Mas vale a pena o custo? Para muitos, um grande benefício das configurações sem espelho é o tamanho e o peso reduzidos. No entanto, esta lente não será nada conveniente para transportar. Além disso, todo esse vidro ocupa muito espaço, e é por isso que é embalado em um corpo de 15,3 cm.
Observe também que uma abertura f/0.95 fornecerá um plano de foco muito pequeno. E dado que esta lente apenas foca manualmente para começar, você pode se esforçar um pouco para travar seus assuntos com velocidade.
A lente é projetada principalmente para astrofotógrafos e outros fotógrafos noturnos (daí a designação 'Noct'). E para os astrofotógrafos, a profundidade de campo rasa não será um problema, pois eles raramente precisam pensar sobre a profundidade de campo de qualquer maneira. Mas fotógrafos de retratos ambiciosos podem ficar frustrados com a combinação de um plano de foco raso em f/0.95 e uma lente de foco manual, e qualquer um que tente focar em assuntos que não sejam o céu noturno pode sair das fotos sem muita sorte.
Agora, não me entenda mal:
A Nikon 58mm f/0.95 é provavelmente uma lente incrível, opticamente falando. A Nikon está prometendo uma nitidez incrível, e espero que isso seja confirmado em testes. Também estou impressionado com a grande abertura, que permitirá fotografar sem precedentes com pouca luz e à noite. Os astrofotógrafos, em particular, vão gostar desta lente, independentemente do seu tamanho.
Mas, ao mesmo tempo, é difícil não se perguntar se muitos outros fotógrafos estarão interessados. Especialmente porque o preço sugerido da Nikon para esta nova lente é de incríveis US$ 7.999,95.
Então agora eu gostaria de te perguntar:
O que você acha? Você teria interesse nesta lente? Alguém vai comprar? Existe alguma coisa que você preferiria sucatear ou modificar da Nikon? Deixe-me saber nos comentários!