Tendo acabado de comprar a Sony A7r III no início deste ano, não esperava adicionar outra câmera à minha coleção tão rapidamente. Até que… o Sony A7r IV anunciou que estava em pré-venda. Normalmente, não investirei em mais um corpo, a menos que algo realmente monumental aconteça, e essa foi uma situação dessas. O A7r IV é uma máquina diferente de qualquer outra – e não me arrependo de um único centavo gasto. Esta análise do Sony A7r IV explicará o porquê.
Sem espelho versus digital
Até agora, 2019, muitos fotógrafos estão bem cientes das câmeras sem espelho invadindo o mercado de fotografia digital. Apenas para atualizar algumas das principais diferenças de tecnologia entre DSLRs/SLRs e câmeras sem espelho…
As câmeras sem espelho, como o nome sugere, não utilizam um espelho para refletir a imagem no visor. A maneira como uma câmera digital funciona é que um espelho dentro da câmera reflete a luz até o visor óptico. É também assim que você vê a imagem antes de tirá-la.
Em uma câmera sem espelho, o sensor de imagem é exposto à luz o tempo todo. Isso oferece uma visualização digital de sua imagem na tela LCD traseira ou em um visor eletrônico (EVF). Isso permite que você veja as alterações de exposição em tempo real em uma câmera sem espelho. A falta de espelho também ajuda no tamanho da câmera, permitindo que o modelo mirrorless seja menor e mais leve que uma DSLR tradicional.
Os aficionados por DSLR não confiam na representação do visor digital em câmeras sem espelho, pois isso é baseado em sistema, enquanto a DSLR usa uma aplicação prática para mostrar um sistema de visor óptico realista através da lente. Isso usa uma série de espelhos para refletir a luz em seu olho. No entanto, como um novo usuário sem espelho, posso testemunhar que a tela do visor eletrônico é extremamente precisa para a imagem que crio ao clicar no botão do obturador.
Em relação à qualidade, ambos podem se destacar em qualidade óptica, sensores de imagem, aspectos técnicos e destreza nas condições de disparo. Ambos são igualmente espetaculares, com cada modelo tendo seus próprios prós e contras (é claro). Depende muito da escolha pessoal.
Especificações
Agora que tiramos isso do caminho, vamos voltar ao A7r IV digno de babar. As especificações deste mais novo membro da linha Alpha é o que me fez cair da cadeira e precisar encomendar este modelo.
E não decepcionou.
Um verdadeiro feito da tecnologia moderna, inclui as seguintes especificações:
- Um enorme Exmor R™ CMOS de 61 MP e 35 mm de quadro completo e sistema de processamento aprimorado. Isso produz uma imagem com tamanho de 9504 x 6336. Para fotógrafos de paisagem e comerciais, a a7r IV possui um modo de deslocamento de pixel de 240MP.
- ISO 100–32000 (Números ISO de ISO 50 a ISO 102400 podem ser definidos como intervalo ISO expandido.)
- AF híbrido rápido com amplo (567 pontos (AF com detecção de fase), 425 pontos (AF com detecção de contraste))/Zona/Centro/Ponto flexível (S/M/L)/Ponto flexível expandido/Acompanhamento ( Grande angular/Zona/Centro/Ponto flexível (S/M/L)/Ponto flexível expandido) Os modos de foco incluem AF-A (AF automático), AF-S (AF de disparo único), AF-C (AF contínuo), DMF (Foco Manual Direto), Foco Manual.
- AF de início ocular, AF de bloqueio [Estático] Humano (Seleção do olho direito/esquerdo)/Animal, [Filme] Humano (Seleção do olho direito/esquerdo), microajuste de AF e controle de AF preditivo.
- Disparo contínuo de alta velocidade de até 10 fps12 com rastreamento AF/AE.
- Estabilização de imagem de 5 eixos com vantagem de exposição de 5,5 pontos20.
- Vídeo em 4K nos modos de largura total e corte.
- Slots de cartão duplo com gravação simultânea ou consecutiva.
- Modo de disparo silencioso.
- Você pode operar a câmera por meio de funções remotas de PC sem fio recém-suportadas via Wi-Fi.
Assim como os outros modelos da linha Alpha, esta câmera é um E-mount que aceita apenas lentes E-mount (a menos que você use um adaptador). A coisa incrível sobre o E-mount, porém, é que muitas marcas (ao lado da Sony) fabricam lentes para ele, incluindo Zeiss, Sigma e Tamron.
Construir
Eu não esperava um redesenho do corpo do A7r IV. Bobo eu! Esperava uma réplica perfeita do A7r III com tecnologia mais avançada. De fato, o A7r IV melhorou o corpo e a ergonomia de seu antecessor. Eles mudaram o design, provando que a Sony ouviu as reclamações e sugestões dos fotógrafos ao redesenhar esta câmera.
Em primeiro lugar, a aderência é diferente. A Sony modificou o contorno e o aperto se aprofundou – por falta de um termo melhor. Achei muito mais confortável, e minha mão apertava menos durante o uso prolongado (fotógrafos, vocês sabem do que estou falando aqui).
O punho da câmera me lembrou minhas grandes DSLRs em vez de uma mirrorless, e eu gostei muito disso. Embora eu tenha mãos pequenas e femininas, tenho certeza de que esse novo design de aderência também funcionará bem com mãos maiores.
A Sony também redesenhou os botões. Eles são mais macios e “mais macios” ao toque. Há também um joystick redesenhado e um dial de compensação de exposição alterado que agora inclui um botão de bloqueio (felizmente!).
Uma grande mudança é a porta do slot de cartão. A nova porta do cartão não precisa mais de uma alavanca de travamento. Basta puxar para trás como Canon e Nikon. Isso também fornece uma vedação muito mais apertada. Ah, e por falar em cartas… o slot 1 está agora no topo, não para trás como o A7r III (que constantemente me confundia).
O Sony A7r IV tem o tamanho de 5,07 x 3,8 x 3,05″/128,9 x 96,4 x 77,5 mm e 1,46 lb/665 g.
Facilidade de uso
No meu cérebro, Sony Alpha e facilidade de uso são frases sinônimas. Esta câmera é rápida de configurar, ainda mais simples de usar, e você pode correr e jogar imediatamente quando a bateria estiver carregada. O menu e as configurações são destinados a profissionais, mas se você faz fotografia e entende como uma câmera funciona, descobrir é rápido.
Ouvi reclamações sobre o menu da Sony, mas pessoalmente não tive problemas com isso. Encontrei facilmente tudo o que precisava e fiz todos os meus ajustes em cerca de 10 minutos.
Isso vem de um usuário da Canon que possui um menu totalmente diferente.
Eu gostaria que o modo de rastreamento ocular fosse um botão real na câmera, pois você pode alternar entre assunto humano ou assunto animal. Seria conveniente ter isso como um botão em vez de ter que cavar no menu para alterar esse recurso. Eu me vejo continuamente mudando de um lado para o outro (sendo um fotógrafo humano e um animal de estimação).
Foco automático, nitidez e clareza
Apenas uma palavra:fenomenal.
Eu poderia terminar a resenha com apenas uma palavra e ficar satisfeito. No entanto, para entrar em detalhes… o foco automático é nítido. Definitivamente o foco automático mais rápido de todas as minhas câmeras – e eu tenho muitas delas! Acho o foco automático ainda mais rápido e preciso que o A7r III – e isso é muito, já que o A7r III também é muito rápido.
Eu capturei cães correndo – em alta velocidade – diretamente na minha câmera sem perder o foco em seus olhos por um segundo. É assim que o modo de rastreamento ocular é excelente. Vejo muito uso para esta câmera na fotografia de esportes se você tiver cartões grandes o suficiente para acomodar os 61 megapixels, é claro! Você pode reduzir a câmera para 24 megapixels, se necessário, mas isso não é divertido.
O foco preditivo de IA realmente revolucionou a maneira como você pode fotografar assuntos em movimento errático ou rápido, e estou vivendo para isso. Isso facilitou muito meu trabalho com animais de estimação, ou pequenos humanos que adoram fugir da mamãe!
No que diz respeito à nitidez e clareza, (enquanto grande parte da qualidade e aparência final vem da lente), neste caso, a câmera desempenha um grande papel. É aqui que as câmeras sem espelho da Sony começam a se destacar significativamente. As imagens são extremamente nítidas e claras. Para alguns, talvez até artificialmente. O visual é bem diferenciado. Fotógrafos profissionais podem facilmente escolher uma fotografia sem espelho da Sony do resto. Os 61 megapixels mostram uma imensa quantidade de detalhes, excelente para trabalhos comerciais e detalhados.
Buffering
Apesar da enorme quantidade de megapixels, a A7R IV ainda pode disparar até 10 quadros por segundo com foco automático e exposição automática ativos. Isso é impressionante! A câmera pode manter isso por até 68 imagens raw compactadas.
Renderização de cores
Com cores vivas, vibrantes e profundas, há pouca edição que preciso fazer com esta câmera. Mesmo com pouca luz, as cores tendem a ser bem verdadeiras. A faixa dinâmica é excelente com 15 pontos de faixa dinâmica. Consegui extrair detalhes, cores e informações incríveis de imagens mais escuras.
Recurso de baixa luminosidade
A única reclamação que tenho com este modelo é que a capacidade de pouca luz não é melhorada em relação à versão anterior. Isso não significa que a capacidade de pouca luz seja ruim – apenas não é melhor. Para uma câmera que melhorou de tantas maneiras, eu gostaria de ver um sensor de pouca luz ainda melhor neste modelo em particular.
No entanto, a maior contagem de megapixels permite uma manipulação significativamente maior, e isso não me impediu de cuidar do ruído por meio de um movimento rápido do controle deslizante de ruído no Lightroom. Idealmente, teria sido bom não precisar fazer isso.
Com isso dito, eu pessoalmente não notei ruído pior nos mesmos níveis ISO, como alguns fotógrafos relataram. O foco automático com pouca luz é excelente. É ótimo para meus esforços de fotografia de concertos e ainda melhor do que a atualização de firmware no meu A7r III.
Duração da bateria
Para a duração da bateria, meu quadro de referência original são minhas muitas câmeras Canon DSLR. A 5D Mark IV, 5D Mark III, 7D Mark II e 1Dx Mark II são os modelos que eu uso. Na minha experiência, as baterias da Sony não são tão poderosas ou duradouras quanto as baterias da Canon. No entanto, isso faz sentido, pois a energia necessária para operar um mirrorless tende a ser mais desgastante do que as DSLRs devido às câmeras sem espelho usando um visor digital e display LCD.
Quando comprei minha primeira câmera Sony, fui em frente e comprei uma segunda bateria. A bateria é a mesma que o Sony A7r IV usa, então agora tenho duas baterias adicionais para ela. Estou feliz por ter feito isso porque a bateria não dura o dia todo como as câmeras Canon. Raramente acabo trocando por uma segunda bateria Canon. Mesmo depois de filmar um teste de agilidade canina por oito horas sem desligar o corpo. Na Sony, encontrei-me trocando a bateria no meio do dia em filmagens durante todo o dia.
É fundamental notar que não estou usando um aperto de bateria. Com um punho de bateria, a energia dura significativamente mais.
No entanto, ao comparar com a própria Sony, a bateria nas câmeras mais recentes da série Alpha é significativamente melhor e muito mais excelente do que os modelos anteriores. A bateria recarregável Sony NPFZ100 Z-Series não é brincadeira - muito mais poderosa do que as baterias anteriores usadas pela empresa.
Considerações finais
Você precisa do poder do Sony A7r IV? Geralmente, provavelmente não. Para trabalhos especializados? Absolutamente. As especificações são muito exageradas para o fotógrafo médio, mas para aqueles que encontraram um uso para sua enorme quantidade de megapixels ou a facilidade com que a IA se concentra, esse é um investimento absolutamente digno.
É provável que seja bom o suficiente vender equipamentos anteriores para comprar o A7r IV.
Eu trabalho muito em fotografia comercial, e esta câmera me permite produzir melhor imagens comerciais para meus clientes corporativos – algo que eu não poderia deixar passar.
Você gostaria de ter esta câmera? Por quê? Ou você tem a sorte de ter tentado o Sony A7r IV? Quais são seus pensamentos? Compartilhe conosco nos comentários!