Até agora, a Nikon ficou fora do espaço da câmera mirrorless APS-C (sensor de corte). Eles deixaram a Sony e a Fujifilm assumirem a liderança com suas respectivas linhas a6000 e X-T. Até a Canon, que fica na parte de trás do pacote mirrorless, produziu sua série 'M'.
Mas as coisas estão mudando no mundo das câmeras digitais, especialmente à medida que as DSLRs perdem terreno para os sistemas sem espelho e as linhas de DSLR são arquivadas. A Nikon, uma empresa (relativamente) pequena cercada por grandes players, impulsionou a inovação, lançando o Z6 e o Z7 full-frame no outono passado. O Z7 imediatamente fez ondas no mundo das câmeras sem espelho com seu sensor de 45,7 megapixels e desempenho impressionante com pouca luz.
E agora a Nikon está tentando fazer isso de novo.
Rumores recentes indicam que a Nikon entrará em breve no mundo sem espelho APS-C com a Nikon Z50, um corpo sem espelho com um sensor de 20 megapixels.
Outras especificações relatadas incluem um LCD de 3 polegadas, uma velocidade de disparo contínuo de 11 quadros por segundo e um visor eletrônico.
Para os fotógrafos DSLR da Nikon que estão pensando em mudar para o mirrorless, isso será uma surpresa bem-vinda, especialmente se você se desanimar com o alto preço da Nikon Z6 e Z7. Esta nova câmera é voltada para o público entusiasta, com seu visor eletrônico e velocidade de disparo contínuo de 11 fps, colocando-a um corte acima dos corpos de nível básico.
O sensor de 20 megapixels é um degrau na resolução dos modelos concorrentes da Canon, Fujifilm e Sony, mas a câmera pode impressionar em termos de foco automático e disparo de ação, possibilidades sugeridas com a velocidade de disparo contínuo de 11 fps.
A Nikon Z50 também deve dar acesso às lentes Nikkor Z. Atualmente, a linha é muito pesada em lentes amplas e padrão, mas isso deve mudar à medida que a Nikon dedica cada vez mais recursos à sua engenharia sem espelho. E os rumores da Z50 vêm ao lado de duas novas lentes Nikon Z:a lente Z-Nikkor 16-55mm f/3.5-6.3 DX e a lente Z-Nikkor 50-250mm f/4.5-6.3 DX.
(Observe a etiqueta 'DX':nenhuma dessas lentes pode ser usada em corpos sem espelho full-frame.)
Estas são lentes de kit, por completo, e resta ver como elas funcionam. Mas tenho grandes esperanças para a linha mirrorless da Nikon, especialmente quando ela começa a se completar.
Agora é sua vez: O que você acha da Nikon Z50? É algo que você estaria interessado? Ou você esperava ver uma atualização do Z6/Z7? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!