>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Lente Sigma 14-24mm f/2.8 para Sony – Reflexões e teste de campo




A lente Sigma 14-24mm f/2.8 é uma nova lente zoom ultra grande angular destinada a câmeras sem espelho full-frame. Lançada em agosto de 2019, esta lente segue os passos da lente principal Sigma 45mm f/2.8. Semelhante a essa lente, a Sigma 14-24mm está disponível para câmeras Sony E-Mount ou câmeras sem espelho L-Mount fabricadas pela Panasonic, Sigma e Leica. Atualmente, é a lente zoom de quadro completo mais ampla e rápida feita para a Sony E-Mount, com FE 12-24mm f/4 como a correspondência mais próxima.

No mundo DSLR, a lente 14-24mm f/2.8 não é estranha. A Nikon fez sua própria versão, e a Sigma vem fabricando essa lente para DSLRs full-frame há algum tempo. Mas a faixa focal de 14 a 24 mm é realmente para casos de uso especiais, com a maioria dos fotógrafos preferindo a faixa de 16 a 35 mm para atender às suas necessidades de grande angular. A Tamron ecoa esse sentimento com o recente lançamento da lente 17-28mm f/2.8 E-Mount. Então, o que diferencia a lente 14-24mm e para quem é essa lente? Leia mais para descobrir!


Especificações técnicas


A Sigma 14-24mm tem abertura máxima de f/2.8 e mínima de f/22. Oferece um ângulo de visão de 114,2 graus a 84,1 graus e tem uma distância mínima de foco de 11 polegadas (27,94 cm). Esta é uma lente de foco automático que também oferece foco manual ao virar de um entalhe. Não há estabilização de imagem ou redução de vibração, tornando-o ideal para vídeo. É no lado maior com dimensões de 3,35 x 5,16″ e um peso de 28,04 onças. Mas é um pouco mais estreito e mais leve do que suas contrapartes DSLR.

Esta lente também é à prova de intempéries, mas o elemento da lente frontal é curvo e, portanto, não pode ser protegido por filtros UV de rosca padrão. Nessa nota, você também não pode usar filtros ND ou polarizadores aparafusados ​​com esta lente.

Atualmente, a lente é vendida por US$ 1.399,00. Não é barato, mas custa menos que a Sony FE 12-24mm f/4 e a Sony 16-35mm f/2.8.


Prós

Alcance focal ultra-amplo


O maior benefício desta lente é o alcance focal ultra-amplo. Se você estiver fotografando em espaços apertados ou quiser colocar o máximo de detalhes visuais possível em sua imagem, esta é a lente a ser usada. É perfeito para fotografar arquitetura, imóveis ou paisagens. No entanto, ultra-wides também podem ser difíceis de trabalhar devido a distorções (mais sobre isso abaixo).

Qualidade de construção sólida


A Sigma declara que esta lente é à prova de poeira e respingos (em outras palavras, semi-à prova de intempéries). A lente frontal também possui um revestimento que repele água e óleo. Dado o peso dessa lente, parece que ela pode suportar vários ambientes externos, mas eu não a levaria a uma chuva torrencial.

Bom efeito bokeh


Com uma abertura f/2.8 relativamente rápida, esta lente é muito mais rápida do que sua prima mais ampla, porém mais lenta, a 12-24mm f/4. No entanto, as lentes ultra largas são normalmente usadas para paisagem e arquitetura, quando você fotografa f/9 ou f/11 para obter o máximo de foco possível da cena. Portanto, se você realmente precisa da abertura f/2.8 depende do tipo de fotos que pretende tirar.

Embora as ultra-amplas não sejam uma lente padrão de retrato ou fotografia de assunto, a f / 2.8 oferece um bom desfoque de fundo se você preferir fotografar em ampla. O bokeh suave é graças às 11 lâminas de diafragma arredondadas, um aumento para as 9 lâminas encontradas nos modelos anteriores.


Contras

Grande e pesado


Praticamente todas as lentes f/2.8 são maiores e mais pesadas do que suas contrapartes mais lentas, e essa lente não é exceção. É uma lente grande e volumosa que você provavelmente não usará para fotografia de viagem casual, não apenas por causa de seu tamanho, mas porque o elemento frontal está completamente exposto.

Distorção


Todas as lentes grande angulares enfrentam o desafio de diminuir as quantidades de distorção de barril ou almofada de alfinetes. Em outras palavras, quanto maior a lente, maior a probabilidade de suas linhas verticais não serem retas.

A Sigma 14-24mm lida com isso moderadamente. Em sua distância focal mais ampla, há de fato alguma distorção de barril. Para certos cenários, como astrofotografia ou fotografia de paisagem, isso é um problema menor. Mas para imóveis, arquitetura ou qualquer coisa que exija linhas verticais super retas, essa lente pode não ser a melhor escolha.

Você pode, é claro, tentar algum controle de perspectiva no Photoshop.

Não é possível usar filtros padrão


Como mencionado anteriormente, a curva frontal desta lente impede o uso de filtros ou polarizadores ND padrão. A Sigma diz que a lente vem com um suporte de filtro traseiro, mas você precisaria investir nesse tipo específico de filtro para usá-lo. Filtros padrão que aparafusam na frente da lente não funcionariam.


Para quem é esta lente?


Em suma, a 14-24mm f/2.8 é uma lente especial. Em sua distância focal mais ampla, normalmente há um pouco de distorção de barril. Isso cria um trabalho extra de pós-processamento para aqueles que tentam fotografar imóveis ou arquitetura, mas o controle de perspectiva melhorou no software de pós-processamento.

Embora a distorção do barril seja um problema menor para paisagens ou astrofotografias, essa lente não permite que você conecte filtros ND e polarizadores aparafusados ​​que geralmente são necessários ao fotografar ao ar livre. A Sigma declara que a 14-24mm f/2.8 pretende ser “a lente definitiva para astrofotografia”. Infelizmente, não é a época para fotos do céu noturno, então não pude testar esse aspecto dessa lente.

Com tudo isso dito, a qualidade da imagem é fantástica. Esta lente produz imagens nítidas com cores excelentes. Requer apenas um pouco de trabalho extra na pós-produção para compensar algumas de suas deficiências.

Você compraria essa lente? Deixe-me saber nos comentários abaixo!


Assista à análise do vídeo de Suzi