Você finalmente colocou as mãos na estimada lente Canon EF 11-24mm F/4L USM. É uma coisa de beleza pesada, nítida e ultra ampla com uma perspectiva incrível. Agora você está se perguntando, além de capturar toda a cena à sua frente, como maximizar essa lente? Aqui estão algumas maneiras de usar a lente Canon 11-24MM:
1. Impacto Composicional
Quando você olha pela primeira vez através da lente Canon 11-24mm, tudo parece de alto impacto e com um fator “uau”, pois a visão é bastante única. No entanto, fotografar em uma distância focal ultra ampla não se traduz automaticamente em fotos melhores. Não importa qual lente você use, todos os elementos que fazem uma ótima imagem ainda se aplicam.
As lentes grande angulares são amplamente usadas na fotografia de paisagem para o estilo de composição “perto-distante”. Isso se traduz na capacidade de incluir elementos de primeiro plano generosos, bem como um meio e um plano de fundo (por exemplo, céu). Tenha em mente que um ultra-amplo amplifica ainda mais suas distâncias. Tudo isso equivale a criar uma imagem com grande profundidade e impacto composicional.
Uma das razões pelas quais uma lente 11-24mm precisa de tempo para dominar é porque, por padrão, as lentes ultra largas incluem tudo em uma cena. Quando você está criando uma fotografia, no entanto, ainda se trata de compor para incluir (e excluir) todos os elementos que você deseja.
2. Linhas e espaço
A distorção mínima na lente Canon 11-24mm permite que você mantenha suas linhas retas. Quando você precisa de um grande ângulo de visão em sua fotografia arquitetônica, esse recurso é bastante útil. Isso também é ótimo se você estiver dentro de um espaço com muitos detalhes para capturar. Por outro lado, é claro, funciona contra você quando deseja excluir os detalhes.
Em espaços fechados, muitas vezes é difícil capturar uma sala inteira, a menos que você use uma lente ultra grande angular. O ângulo de visão da lente Canon 11-24mm (montada em full-frame) faz o trabalho com nitidez e distorção mínima. No entanto, não se limita a construir interiores, pense naquela caverna ou canyon que você deseja capturar.
Usar um ultrawide (que não é um olho de peixe) ajudará bastante a capturar esses espaços.
Imagem 1:Horizonte centrado Imagem 2:Lente ligeiramente inclinada para cima Imagem 3:Lente ligeiramente inclinada para baixo
Todas as lentes dão o efeito de linhas convergentes quando apontadas acima ou abaixo do horizonte. No entanto, é mais perceptível quando você usa uma lente grande angular, pois captura uma extensão maior. Além disso, com lentes wide e ultrawide, você altera a localização do seu “ponto de fuga” mesmo com pequenas variações em sua composição. Portanto, fique atento às suas verticais.
Observação:o ponto de fuga é aquele ponto onde as linhas convergem ou se encontram e parecem desaparecer. 3. Exagero de perspectiva
Como mencionado anteriormente, uma lente ultra grande angular exagera as distâncias. Esse exagero de perspectiva faz com que os objetos próximos pareçam ainda maiores (mais próximos) e os mais distantes pareçam ainda menores (mais distantes). Grandes imagens de alto impacto ocorrem quando você domina a arte da perspectiva.
Tiro de Frente
Isso ajuda a lembrar que distâncias focais mais curtas, além de ter a câmera mais próxima do assunto, se prestam a uma perspectiva mais forte/efeito de exagero de perspectiva maior. Também é importante notar que os ângulos desempenham um papel importante quando você está mostrando perspectivas. Ao fotografar em um ângulo de 45 graus, por exemplo, a imagem terá mais profundidade do que se você fotografar em um ângulo mais frontal (plano/alinhado no plano).
A mesma imagem acima, filmada em um ângulo
Então, praticamente falando, ao usar uma lente grande angular, muitas vezes há uma necessidade inata de se aproximar do assunto, que é o que afeta a perspectiva. Embora o exagero de perspectiva funcione bem com paisagens, não funciona bem para retratos (ninguém quer que o nariz pareça maior, certo?)
4. Artístico
O exagero de perspectiva (acima) é uma das maneiras pelas quais você pode ser criativo com sua lente Canon 11-24mm. Você pode usá-lo para enfatizar detalhes em seu primeiro plano, enquanto ainda captura a cena de fundo. Se você fotografar flores, por exemplo, aproximar-se fará com que pareçam maiores do que realmente são.
Se você quiser evitar o exagero da perspectiva, coloque o assunto no centro do quadro. Para uma abordagem mais artística, porém, você pode enfatizar o exagero da perspectiva colocando o assunto mais próximo das bordas.
Fotografar de posições mais baixas é outra ótima maneira de ser criativo com essa lente.
Conclusão
A lente Canon EF 11-24mm F/4L USM é uma ótima lente para ter em seu arsenal.
Depois de investir em uma lente tão incrível, você deve maximizá-la. Experimente com arquitetura e interiores, aproximando-se do seu assunto e deixe seu lado criativo jogar.
Lembre-se, mais amplo não significa automaticamente melhor, e as regras de composição ainda se aplicam (e podem até ser mais desafiadoras).
Compartilhe suas perspectivas conosco abaixo!