A nova lente Laowa 17mm f1.8 para MFT
Há muitas revisões de equipamentos para novos equipamentos de fotografia. Muitos focam nas especificações técnicas e outros focam na nitidez e precisão da ótica. Eu tive a chance de passar algumas semanas com a lente Laowa 17mm f1.8 para montagem Micro-Four-Thirds (MFT). Esta é uma lente um pouco diferente que requer uma abordagem ligeiramente diferente para uma revisão. Espero que esta abordagem o ajude a decidir se esta é uma lente para você.
A lente New Laowa 17mm f1.8 é um design compacto totalmente manual com construção metálica, uma pequena cobertura metálica e marcações claras no corpo
Esta lente se encaixa em filtros rosqueados de 46 mm (comum para MFT)
Especificações técnicas
Vou analisar as especificações técnicas da lente Laowa 17mm f1.8, pois elas têm um impacto interessante, mas limitado, nesta análise (além do preço). Como uma lente de 17 mm em uma montagem MFT, ela tem um campo de visão correspondente que corresponde a uma lente de 34 mm em um sensor full-frame (FF) (65 graus). A lente tem nove elementos em sete grupos com uma íris de sete lâminas. O diâmetro do filtro é de 46 mm e o peso é de 172g. Não é à prova de intempéries e o preço sugerido é de $ 149USD.
Funciona muito bem mesmo em condições de pouca luz
Detalhes práticos
Além da matemática das especificações técnicas, acho que uma revisão da lente deve fornecer detalhes mais práticos. Detalhes que descrevem os intangíveis sobre a lente. Coisas que você só percebe quando está com a lente na mão ou na câmera.
Perfeitamente equilibrado com corpos de câmera MFT menores, como a Pen F
Para começar, esta é uma lente totalmente manual com foco manual e controle de abertura manual.
É uma lente pequena, mas sólida – realmente sólida – com construção de metal e até um pequeno para-sol de metal (não há muito sombreamento desse cara). Esta lente não parece plástica de forma alguma. O movimento do anel de abertura e o controle de foco são ótimos, e o anel de abertura possui configurações de clique silencioso (não é sem clique, mas se move com facilidade) e as marcações no anel de foco são claras.
Esta lente parece algo das melhores lentes vintage da era do cinema e é bem dimensionada para combinar com o tamanho de corpos de câmeras MFT menores.
Funciona bem com o Olympus EM5 MK II
Alcance focal
Com o equivalente a 34 mm FF, a Laowa 17 mm f1.8 é um tamanho de lente principal que, junto com um equivalente a 50 mm FF, deve estar na bolsa de qualquer fotógrafo. Alguns fotógrafos famosos operaram apenas com lentes dessa faixa. Com um equivalente FF de 34 mm, fornece um campo de visão relativamente amplo e uma faixa mais tolerante para foco. Lentes mais amplas tendem a ser mais tolerantes ao tentar focalizá-las. Com o foco manual nesta lente, não obter o foco perfeito ainda pode resultar em imagens utilizáveis.
Por ter um amplo campo de visão, você pode chegar bem perto.
Uma vez que o foco está definido, a lente funciona bem.
Nitidez
Quanto à qualidade da imagem, a lente se sai razoavelmente bem. Não é o mais nítido (mesmo quando você foca) e é claro que quando totalmente aberta, a lente é mais nítida no centro da imagem, mas mais suave nas bordas. Dizer isso não descreve realmente os resultados da imagem dessa lente. A imagem é nítida onde precisa ser e mais suave onde não há problema em ser mais suave. A aparência da lente é ótima. Além disso, a íris de sete lâminas produz explosões estelares muito boas quando fechada para fotos noturnas de fontes de luz.
Mesmo com close-ups, há pequenos problemas para resolver as imagens e pouca vinheta.
A íris de sete lâminas permite explosões estelares muito agradáveis à noite
Tamanho
Quanto ao tamanho e usabilidade, esta lente Laowa 17mm f1.8 se encaixa muito bem em corpos MFT menores (como uma Pen F) e parece um pouco menor em um corpo maior (como um EM1X). Essa lente não apenas se encaixa bem em corpos menores, mas parece totalmente antiga, como as câmeras que adotam essa abordagem estilística.
Muitas pessoas me perguntaram se eu estava fotografando com uma câmera de filme quando eu tinha essa lente na minha caneta F. Eu parecia reforçar esse sentimento quando tentei focar e tirar uma foto e levei uma eternidade. Esta não é uma lente de corrida e arma.
A lente é pequena e pode parecer muito pequena em corpos MFT maiores
Sensação antiga e abordagem lenta da fotografia
Tenho idade suficiente para ter filmado com câmeras manuais. Eu pensei que tinha deixado tudo para trás para usar toda a potência técnica das câmeras modernas para realmente acertar circunstâncias tecnicamente desafiadoras tentando obter as melhores imagens. Como consequência, eu tinha esquecido o processo mais lento de tirar fotos quando tudo o que você tinha era um prisma dividido e uma agulha para um fotômetro.
Quando você conecta uma lente manual em uma câmera MFT, você opera principalmente com o histograma/medidor de luz para obter uma boa exposição. Você tem que pensar em ISO, velocidade do obturador, abertura e foco. Leva tempo.
Divertido para experimentar quando tiver tempo
Fotografia lenta é como comida lenta
Lembro-me de anos atrás viajando pela Itália e indo a um restaurante de comida lenta.
Todo o conceito do slow food é torná-lo mais uma experiência e ter tempo para saborear os sabores e texturas. Acho que fotografar com uma lente manual é semelhante. Isso significa que você está fotografando mais devagar e precisa pensar muito mais sobre suas imagens – sem correr e atirar.
A fotografia lenta é forçada quando você fotografa com esse tipo de lente. Com telefones celulares, você os puxa e atira. Você mal se concentra. Não há pensamento no processo, e talvez isso signifique que as pessoas podem se concentrar no assunto de suas imagens. No entanto, em outros momentos, isso significa que você realmente não está pensando muito nas imagens que está tirando.
Apesar de ser uma lente bastante ampla, há pouca distorção óbvia com a lente Laowa 17mm f1.8.
Acertar o foco
Tentar focar com uma lente de foco manual também significa que você precisa desacelerar. Nos velhos tempos das câmeras de filme com foco manual, você tinha prismas divididos e microprismas em seu visor para ajudá-lo a obter o foco certo. Essas ferramentas não estão disponíveis em câmeras digitais modernas.
No entanto, com corpos sem espelho em câmeras MFT, você tem outras ferramentas à sua disposição, incluindo ampliação e pico de foco. Consegui configurar os botões da minha câmera de forma personalizada para permitir que eu defina um botão para ampliação e outro para pico de foco. Ainda não é rápido, mas funcionou muito bem.
Mesmo para assuntos em movimento, como de um balão, depois de definir a exposição e o foco, ela funciona como qualquer outra lente.
Essa mágica desse tipo de lente é que você precisa desacelerar e pensar na imagem que está compondo. Você precisa pensar em tudo, desde ISO até abertura, velocidade do obturador e, finalmente, foco. Se algum estiver desligado, você pode ver instantaneamente que estragou tudo. Se você pensar nos dias do cinema, não seria até que você desenvolvesse suas imagens que você saberia que estragou tudo. Quando eu estava usando essa lente, eu sabia imediatamente quando errei, mesmo quando achava que tinha todas as configurações corretas.
Distorção limitada mesmo para edifícios
Esse processo de desacelerar e entender o que você está fazendo foi muito divertido. A lente era larga o suficiente e rápida o suficiente (em termos de abertura, não de qualquer outra forma) que eu me sentiria confortável tirando apenas essa lente para tirar algumas fotos.
Não para os fracos de coração
Lento significa que você não pode atirar rápido. Isso parece óbvio, mas quando alguém diz para você “tirar nossa foto”, eles posam e esperam por você. Esta lente não fará isso rapidamente, independentemente de quão bom você seja.
Você pode tirar retratos, mas precisa planejar as fotos e estar pronto quando a oportunidade surgir. Um velho truque de fotografia de rua costumava ser definir sua exposição com uma abertura intermediária, colocar seu foco em 3 pés e apontar e disparar. Na prática, isso não é tão simples. Pregar a exposição é um pouco mais complicado porque você precisa olhar através da lente para equilibrar a exposição.
Esta lente é ótima para viajar devido à sua largura e tamanho pequeno
Os resultados
Gostei muito da lente prime Laowa 17mm f1.8. Tenho outras lentes prime semelhantes, mas todas são equipadas com foco automático e aberturas eletrônicas. Eles também se sentem muito plásticos. Eles são mais caros, mas mais afiados. Esta lente é ótima, é super sólida, fotografa bem e precisa de muita atenção às suas imagens. Obriga você a fotografar como um fotógrafo. Você se sente como um fotógrafo. Também faz você parecer um fotógrafo.
Por US $ 149, a lente Laowa 17mm f1.8 é um bom valor. Minhas imagens ficaram ótimas e eu me apaixonei por tirar fotos mais lentas novamente. Eu tive a chance de desacelerar e cheirar as rosas, ou neste caso, tirar imagens pensativas mais deliberadas.
Você usaria uma lente como essa? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.