>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Sensor sem destaques soprados pode ser o futuro da fotografia




Como você gostaria de nunca mais explodir um destaque?

A maioria dos fotógrafos aproveitaria a chance, e é por isso que um artigo recente publicado por pesquisadores alemães gerou tanto entusiasmo.

O artigo discute um novo sensor de imagem que os pesquisadores construíram com sucesso, que oferece o potencial de evitar todos os destaques queimados.

Atualmente, os sensores CMOS funcionam por meio de fotodiodos de célula de pixel. Você aperta o botão do obturador, expondo o sensor à luz. Cada célula de pixel possui um fotodiodo, que recebe ondas de luz e as converte em corrente. Essa corrente é então medida pela câmera e finalmente transformada em um arquivo de imagem.

Mas aqui está a coisa:

Os pixels em nossas câmeras podem atingir um ponto de saturação. Uma vez que uma certa quantidade de luz atinge um fotodiodo, essa célula de pixel individual para de processar as ondas de luz. E cria uma mancha completamente branca e estourada. Quando isso acontece muitas vezes durante a mesma exposição, você acaba com destaques estourados.

No entanto, os pesquisadores deste novo projeto encontraram uma maneira de contornar isso.

Imagine um pixel. Uma vez que está totalmente saturado, não pode medir mais luz.

A menos que ele possa se redefinir, voltando a zero, para que esteja pronto para processar a luz mais uma vez.

Foi isso que esses pesquisadores desenvolveram. Eles criaram pixels de “auto-redefinição”, que voltam a zero ao ficarem saturados. Mas os dados iniciais não são perdidos; em vez disso, é gravado pelo pixel, para que a câmera obtenha uma leitura precisa da quantidade de luz na cena.

A imagem final, teoricamente, manteria os detalhes em cada destaque, mesmo quando os níveis de luz fossem extremamente altos.

Agora, enquanto os pesquisadores já criaram um sensor experimental com pixels de autorredefinição, levará algum tempo até que essa invenção seja incorporada à eletrônica (se for incorporada). No entanto, se essa linha de pesquisa der certo, a fotografia será totalmente transformada. De repente, será possível parar de pensar na exposição ao fotografar com boa luz. Tudo o que você precisa fazer é superexpor e suas imagens ficarão bem. Em vez disso, você poderá se concentrar inteiramente em outros aspectos da fotografia:cor, composição, iluminação e muito mais.

O que você acha dessa nova invenção? Você gostaria de ver câmeras que não estouram os destaques? Ou você acha que isso tornaria a fotografia muito fácil? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!