Fotógrafos gostam de falar sobre equipamentos. A discussão sobre os melhores e mais recentes equipamentos de câmera é comum. Não há problema em focar se você acha que pode melhorar sua fotografia ou se gosta de falar sobre coisas novas e brilhantes. E você tem o dinheiro para satisfazer seus desejos.
Tirada usando uma Micro-NIKKOR-P de 55 mm fabricada por volta de 1970 © Kevin Landwer-Johan
Fotógrafos que não podem continuar atualizando seus equipamentos tendem a não falar muito sobre isso. Pode se tornar deprimente. Alguns deles também entendem que comprar o equipamento de câmera mais recente pode fazer muito pouco para melhorar sua fotografia. Às vezes, usar equipamentos mais antigos invoca mais criatividade.
O que são as lentes antigas de foco manual?
Faz muito tempo que fotografo. Passaram-se anos antes de eu ter uma câmera capaz de foco automático, quanto mais lentes de foco automático. Tive que aprender à moda antiga.
Esta foi minha primeira câmera e lente – uma Nikkormat FTN com 50mm f/1.4 anexada. Continuei a usar essa lente por 27 anos até que finalmente ela não estava em foco o tempo todo. Acho que está desgastado; os elementos de vidro estão se espalhando por dentro.
Tirada com meu telefone 🙂 © Kevin Landwer-Johan
A focagem manual não é tão difícil. É como aprender a dirigir um carro de câmbio manual. É preciso alguma prática. Uma vez que você pode, você nunca esquece como. Você pode ficar um pouco enferrujado se não fizer isso por um tempo, mas em pouco tempo você estará dirigindo e não pensando nisso.
As lentes antigas foram construídas de forma mais sólida e parecem diferentes em uso. Devido à sua qualidade de construção, eles podem durar mais tempo. Muitos deles são tão nítidos, se não mais nítidos, do que as lentes modernas.
Dê uma olhada em alguns dos fotógrafos famosos do século passado. Fotógrafos como Sebastião Salgado, Don McCullin, Henri Cartier-Bresson e outros não confiavam nas modernas lentes de foco automático.
Tirada usando minha Nikkormat FTN e lente 50mm. Digitalizado a partir de um slide. © Kevin Landwer-Johan
O uso de lentes de foco manual pode ajudar você a melhorar sua fotografia
Você tem que desacelerar e pensar mais sobre o que está fazendo enquanto usa uma lente manual. Bem, inicialmente, você faz. Depois de alguma prática, você descobrirá que o foco manual vem naturalmente.
Tanta atenção na fotografia está em fazer as coisas rapidamente. O foco manual tem uma má reputação porque é mais lento que o foco automático. Eu não percebo que isso sempre tem que ser uma coisa negativa.
Desacelerar pode ajudá-lo a ver mais e a pensar mais sobre o que está fazendo. Usar uma lente de foco manual pode incentivá-lo a ficar mais absorto em sua fotografia. Sem depender da tecnologia de foco automático, você precisa usar meios alternativos para capturar as fotos que deseja.
Tomado usando um foco manual 20mm. © Kevin Landwer-Johan
O pensamento criativo fica mais à frente quando você não tem lentes de foco automático para usar. Você deve considerar com mais cuidado o que deseja focar. Isso nunca é uma coisa ruim para dominar.
Aprender a pré-focar para que seu assunto fique nítido na hora de tirar a foto é uma ótima habilidade. Com uma lente de foco manual, isso se torna menos opcional.
Qualquer um desses métodos, quando praticado o suficiente, se tornará uma segunda natureza. Você os usará, independentemente da lente que tiver em sua câmera.
Lente Nikon 20mm © Kevin Landwer-Johan
Diversificar suas opções de lentes não precisa ser caro
Lentes antigas estão disponíveis em segunda mão em quase todos os lugares a preços razoáveis. Se você tiver uma câmera nova com uma lente de kit e quiser adicionar outra ou duas lentes, considere comprar uma usada.
Pegar uma lente de 50 mm mais antiga não o prejudicará tanto quanto uma lente nova. Dependendo da marca da câmera que você possui, talvez seja necessário comprar um adaptador. Isso permitirá que você monte lentes mais antigas em sua câmera digital. Os usuários da Nikon têm a vantagem aqui.
Consegui continuar usando minha lente original em cada câmera que atualizei porque a Nikon nunca mudou a montagem da lente. Qualquer lente Nikon mais antiga será anexada a todas as câmeras Nikon. Algumas lentes muito antigas podem perder alguma funcionalidade de medição, mas por outro lado, funcionam muito bem. Alguns também podem precisar de pequenas modificações.
Adaptadores estão disponíveis para praticamente todas as combinações de câmeras e lentes. Depois de comprar sua primeira lente de foco manual antiga, pode valer a pena comprar a mesma marca. Dessa forma, você pode usar o mesmo adaptador.
Tirada com uma lente de foco manual de 105 mm fabricada por volta de 1973 © Kevin Landwer-Johan
A estrutura e a construção da lente de foco manual são muito menos complicadas do que as lentes de foco automático. As lentes antigas de maior qualidade são robustas e robustas. Há três coisas principais a serem observadas em lentes de segunda mão:
- Indicações de que eles foram descartados ou maltratados. Amassados e arranhões pesados em uma lente não são um bom sinal.
- Fungo na lente é outra coisa a ser observada. A sujeira do lado de fora é fácil de limpar. Uma lente com fungos na parte externa ou em qualquer um dos elementos internos da lente pode ser cara para limpar e pode ser danificada além do reparo.
- Em terceiro lugar, o anel de foco pode ficar rígido e difícil de girar, principalmente se a lente não for usada por muito tempo. Você pode consertá-lo, mas os reparos podem ficar caros, dependendo de onde você mora.
Tomado usando um foco manual 85mm. © Kevin Landwer-Johan
Eu peguei um saco de equipamento de câmera em um leilão doméstico geral anos atrás. Nele havia um corpo Nikon FM2 com um motor MD4. Eu sabia que poderia vender a unidade por US $ 400. A câmera tinha uma lente de 135 mm com tanto mofo que você não conseguia ver através dela. Isso foi inútil. Também na bolsa havia uma micro Nikkor de 55 mm em ótimas condições.
Comprei o lote por US$ 250, depois vendi a câmera e o motor e guardei a lente. Ganhei cerca de US $ 350 no negócio, além de ficar com a lente, que ainda adoro usar. Se você sabe o que está comprando, pode ter a sorte de acabar com outra lente e não custa nada.
Tirada usando uma Micro-NIKKOR-P de 55 mm fabricada por volta de 1970 © Kevin Landwer-Johan
Principal desvantagem das lentes mais antigas
A qualidade de construção e o vidro não costumam ser um problema em lentes antigas de boa qualidade. Os revestimentos das lentes melhoraram ao longo do tempo. As lentes modernas têm revestimentos desenvolvidos para uso com câmeras digitais.
A aberração cromática, também conhecida como franja roxa, é mais prevalente em lentes antigas. Isso ocorre porque os revestimentos das lentes são diferentes. No entanto, o software de pós-processamento geralmente pode corrigir o problema muito bem.
A falta de nitidez em grandes aberturas às vezes pode ser um problema com lentes mais antigas. Evitar usar a configuração de abertura mais ampla geralmente pode aliviar esse problema.
© Kevin Landwer-Johan
Conclusão
Vale a pena considerar diversificar suas opções de equipamento com lentes de foco manual mais antigas. Se você é um estudante com orçamento limitado (ou qualquer outra pessoa com orçamento limitado!), pegar uma ou duas lentes de segunda mão o ajudará de várias maneiras:
- Você economizará dinheiro
- Você terá que aprender a usar o foco manual
- As lentes usadas mantêm seu valor de revenda mais do que as lentes novas
- Trabalhar mais devagar também ajudará sua fotografia de outras maneiras
Ao procurar comprar lentes mais antigas, é melhor fazer sua pesquisa com cuidado primeiro. Não adianta comprar uma lente que não funcione com o seu modelo de câmera. Entre na internet e pesquise especificamente a câmera e a lente que deseja combinar. Se isso puder ser feito, alguém provavelmente já blogou sobre isso ou postou um vídeo no Youtube.
Você usa lentes antigas de foco manual? Qual é a sua experiência com eles? Compartilhe suas experiências e imagens conosco nos comentários!