Quando comprei uma Fujifilm Finepix X100 pela primeira vez em 2012, fiquei absolutamente impressionado com a qualidade das imagens produzidas. Como a primeira iteração na linha de excelentes câmeras compactas de lente fixa da Fujifilm, ela abriu o caminho para o restante da linha da série X com sua excelente ótica e usabilidade fantástica.
O que mais me impressionou, talvez, foi a qualidade dos JPGs que a câmera produziu – eles estavam anos-luz à frente de qualquer coisa que eu já tinha visto com outros sistemas de câmeras.
Neste artigo, apresentarei as simulações de filme Fujifilm JPG comumente disponíveis, incluindo as características de cada uma e quando você gostaria de usá-las.
Ainda tenho um X100 – mas esta é a última versão da série, o X100F.
história do filme da Fujifilm
A Fujifilm é líder na indústria fotográfica há décadas. Eles não são apenas líderes mundiais em óptica, mas também são os maiores produtores de filmes instantâneos e câmeras restantes no mercado.
No auge do cinema, eles também foram uma das marcas líderes na produção de filmes 35mm e 120, fazendo emulsões cinematográficas adoradas por fotógrafos em todos os lugares. Alguns desses filmes famosos (Acros e Fuji Pro 400 H) ainda existem.
A Fujifilm pegou seu know-how em ciência de cores dos dias do cinema e criou uma série de simulações de filmes para suas câmeras digitais que apresentam um nível muito alto de precisão e reprodução de cores.
Você pode escolher facilmente as simulações de filme Fujifilm por meio de um botão na parte traseira dos corpos das câmeras da Série X.
Todas as câmeras têm todas as simulações de filme Fujifilm JPG?
Não, as simulações de filme Fujifilm JPG disponíveis para sua câmera X-Series dependem do modelo e das atualizações de firmware que você aplicou. Embora o número de simulações de filmes tenha crescido ao longo dos anos com o lançamento de novas gerações de câmeras e sensores, novas simulações de filmes nem sempre são implementadas em câmeras de modelos mais antigos.
Por exemplo, há rumores de que a mais nova simulação de filme lançada com o X-Pro 3 – Classic Negative – será lançada em câmeras, incluindo o X-T3 e o X-T30, muito em breve por meio de uma atualização de firmware.
Isso faz parte das melhorias contínuas que a Fujifilm faz em suas câmeras e lentes.
Como posso fotografar com simulações de filme Fujifilm JPG?
Em primeiro lugar, você precisará de um corpo de câmera da série X. Em seguida, você precisa configurá-lo para gravar JPGs.
Ao fazer isso, a configuração padrão para fotografar é a simulação de filme Provia. Esta configuração será aplicada a todos os JPGs produzidos até que você a altere. Você pode fazer isso facilmente por meio de um botão na parte de trás do corpo da câmera, onde pode percorrer todas as opções disponíveis.
É divertido mudar as simulações de filmes para ver quais efeitos diferentes elas oferecem a você. Outra razão pela qual eu amo câmeras sem espelho é que você pode até ver o efeito que cada simulação de filme terá através do visor e na tela LCD – muito útil.
Posso alterar a simulação do filme depois de filmar um JPG?
Não, depois de filmar o JPG com essa simulação de filme, você não pode alterá-lo. Portanto, se você estiver fotografando apenas JPGs, certifique-se de selecionar um que complemente seu assunto ou fotografe JPG + RAW.
Você pode até converter imagens RAW para JPG com simulações de filme Fujifilm JPG na câmera, mas isso é assunto para outro dia.
Posso aplicar uma simulação de filme Fujifilm JPG se fotografar em RAW?
Sim, existem algumas maneiras diferentes de fazer isso depois de tirar uma imagem. A primeira é usar softwares como o Adobe Photoshop Lightroom. A segunda é aplicar a simulação a um arquivo RAW na câmera depois de tirá-lo. Isso é algo que muitas vezes surpreende os usuários da série X. Sim, você pode realmente processar seus arquivos RAW como diferentes simulações de filme na câmera.
Introdução às simulações de filmes JPG da Fujifilm
Provia
Provia era o nome do filme de transparência colorida (slide) mais popular da Fujifilm. Com seu contraste e saturação médios, esta é a simulação de filme mais neutra e adequada para a maioria dos gêneros de fotografia. É a simulação de filme padrão nas câmeras da série X e também é rotulada como “padrão” no menu.
Esquerda:arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:Provia JPG. Existem algumas diferenças notáveis em relação ao arquivo RAW, como maior contraste e mais saturação.
Acima:Crianças em um arquivo RAW arquivado. Abaixo:Provia JPG.
Velvia
Velvia era o filme preferido do fotógrafo de natureza no auge do cinema. Suas cores ousadas trouxeram vida ao mundo natural. O alto contraste e a alta saturação do Velvia o tornam uma fórmula vencedora para a vida selvagem e as paisagens, embora seja evitada para retratos.
Esquerda:arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:Velvia JPG. Velvia está mostrando suas cores ricas aqui, com os verdes e os azuis altamente saturados.
Acima:Crianças em um arquivo RAW arquivado. Abaixo:Velvia JPG. Os tons de pele parecem muito saturados e não naturais, portanto, é melhor evitar isso para retratos.
Ástia
Esta é outra simulação com o nome de um filme de slides, neste caso, o filme que foi muito popular entre os fotógrafos de retratos e moda. Astia é conhecida por suas cores e contraste mais suaves, dando uma aparência mais suave em geral com belos tons. Costumo usar esta simulação para fotografar retratos.
Esquerda:arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:Astia JPG. Ótimos tons e cores, embora um pouco suaves.
Acima:Crianças em um arquivo RAW arquivado. Abaixo:Asita JPG. Cores e tons encantadores, embora não sejam exagerados.
Chrome clássico
Esta simulação de filme Fujifilm JPG não é baseada em uma emulsão de filme clássico. Em vez disso, a Fujifilm a desenvolveu para emular a aparência da fotografia clássica em estilo documental.
Classic Chrome tem menor saturação de cor e tons encorpados, dando-lhe uma aparência distinta. Os céus parecem diferentes com esta simulação, pois remove a magenta. Vermelhos e verdes também parecem bastante únicos.
Muitos fotógrafos de rua parecem usar essa simulação de filme se estiverem fotografando em cores para uma aparência mais crua e ousada.
Esquerda:arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:JPG clássico do Chrome. Veja a diferença entre o céu e a grama nessas fotos.
Acima:Crianças em um arquivo RAW arquivado. Inferior:JPG clássico do Chrome.
Pro Neg Hi
O Pro Neg Hi é ideal para retratos com contraste ligeiramente aprimorado, especialmente quando contrastado com o Pro Neg Standard. Modelado a partir do filme de impressão mais popular da Fujifilm para retratos, Fuji Pro 400H, é a simulação de filme que mais uso para retratos (ao lado de Astia).
Esquerda:arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:Pro Neg High JPG.
Acima:Crianças em um arquivo RAW arquivado. Abaixo:Pro Neg Hi JPG. Eu amo as cores, contraste e tons desta simulação de filme.
Pro Neg Std
Esta é outra das simulações de filme JPG da Fujifilm que é ideal para retratos. Simula o NS160, um filme negativo colorido profissional para retratos em estúdio. Possui graduações e tons de pele mais suaves, principalmente quando comparado ao Pro Neg High.
Para melhores resultados, use-o com opções de iluminação criativas, ou você pode acabar com uma imagem plana e de aparência chata.
Esquerda:arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:JPG padrão Pro Neg. A tonalidade desta imagem é bastante suave em comparação com outras.
Acima:Crianças em um arquivo RAW arquivado. Inferior:Pro Neg Std JPG. Fora da caixa, produz um arquivo mais plano com cores e tonalidades mais suaves.
Acros
A emulsão preta e branca clássica da Fujifilm ganhou vida digitalmente com detalhes ricos e excelente nitidez. A Fujifilm afirma que esta simulação de filme corresponde à faixa tonal e até mesmo ao grão de filme de sua oferta analógica, o que é bastante impressionante.
Você ainda tem a capacidade com a simulação de filme Acros para aplicar filtros amarelo, vermelho e verde na câmera.
O filtro vermelho dá mais contraste e uma sensação dramática. O filtro amarelo parece mais sutil. Os filtros verdes parecem funcionar melhor ao fotografar pessoas.
Esquerda:arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:Acro JPG.
Acima:Crianças em um arquivo RAW arquivado. Abaixo:Acros JPG.
Esquerda:arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:Acros JPG com o filtro vermelho. Os filtros vermelhos são usados há muito tempo na fotografia em preto e branco para aumentar o contraste e tornar as imagens mais dramáticas.
Esquerda:arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:Acros JPG com o filtro verde.
Monocromático
Esta foi a simulação original do filme Fujifilm JPG em preto e branco nas câmeras da série X até o surgimento da Acros. Muitas pessoas ignoram isso completamente, optando por criar imagens em preto e branco na postagem.
Tal como acontece com o Acros, existem três variantes para este modo; você pode adicionar um filtro vermelho, amarelo ou verde.
Arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:JPG monocromático.
Sépia
Sépia dá à sua imagem uma aparência marrom-avermelhada para imitar a sensação de uma foto vintage. Não sei por que alguém usaria esse filtro, mas cada um na sua.
Esquerda:arquivo RAW da Ilha de Wight. Direita:JPG Sépia.
Conclusão
Espero que você tenha gostado desta introdução ao mundo das simulações de filmes Fujifilm JPG. A Fujifilm produz os melhores JPGs diretos da câmera de qualquer fabricante de câmera. A capacidade de escolher uma simulação de filme Fujifilm JPG, muitas delas baseadas em emulsões clássicas de filme, é a cereja do bolo.
Eu amei brincar com diferentes looks para minhas imagens ao longo dos anos. A capacidade de ver através do visor ou LCD é incrível.
Qual é o seu favorito das simulações de filme JPG da Fujifilm? Compartilhe conosco nos comentários.