Nos últimos meses, surgiram muitos rumores sobre uma Canon EOS R “profissional”. Mas notícias recentes nos deram o mês de lançamento, tornando esta nova câmera Canon mais emocionante do que nunca.
Conforme relatado inicialmente pela Canon Rumors, este snapper sem espelho da Canon está prestes a entrar no mercado, com uma resolução muito além de qualquer coisa oferecida anteriormente pela Canon.
A Canon EOS Rs (como o pessoal da Canon Rumours está chamando) aparentemente será anunciada em fevereiro do próximo ano, provavelmente na mesma época que a Canon 1D X Mark III
e a Nikon D6, embora seja destinada a um público completamente diferente.
Então, o que devemos esperar do modelo mirrorless de nível profissional da Canon?
A EOS Rs terá muitos recursos que você esperaria com base na EOS R, mas melhor:
- O melhor e mais recente processador da Canon, o DIGIC 9.
- Uma velocidade de disparo contínuo “semelhante” à EOS R (que atinge 8 qps em One-Shot AF).
- Um EVF aprimorado.
- Vedação contra intempéries.
Mas também há rumores de que a Canon EOS Rs possui características que devem despertar o interesse de alguns fotógrafos profissionais:
- Slots de cartão duplo e um sensor de 75 MP.
Os slots de cartão duplo são um pouco esperados, dadas as muitas reclamações que a Canon recebeu sobre a falta de slots duplos na EOS R. Mas um sensor de 75 MP é inovador para uma câmera de 35 mm, oferecendo uma contagem de pixels mais alta do que a Canon 5DS e 5DSR duo ou o Sony A7R IV. Seria, de fato, a câmera digital de 35 mm de mais alta resolução atualmente disponível.
Agora, uma câmera como a EOS Rs foi projetada com fotógrafos profissionais em mente. A enorme contagem de megapixels é exigida, por exemplo, por fotógrafos comerciais, bem como por aqueles que desejam fazer impressões de paisagens gigantes.
Mas enquanto os monstros de megapixels são indubitavelmente poderosos, eles vêm com algumas desvantagens.
O primeiro é o preço; a Canon 5DS estreou em cerca de US $ 3700 USD, e não espero que a Canon tire muitos dólares do preço sugerido da EOS Rs.
A segunda é o tamanho do arquivo. Os arquivos RAW produzidos por uma câmera de 75 MP serão enormes, o que torna o armazenamento (tanto em cartões de memória quanto em computadores) potencialmente frustrante.
E terceiro, contagens de megapixels mais altas resultam em pixels menores. Isso prejudica o alto desempenho ISO até mesmo nas câmeras mais profissionais, que é uma das razões pelas quais os monstros de megapixel são frequentemente superados por outras câmeras full-frame em cenários de pouca luz, especialmente quando as imagens são comparadas em resoluções nativas.
O que você acha da Canon EOS Rs? É algo que você estaria interessado? O que você gostaria de ver nele? Deixe-me saber nos comentários!